Energia Escura

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fayman

Energia Escura

Mensagem por Fayman »

Para quem curte Física em seus mais palpitantes temas, a Astronomy Brasil deste mês vem recheada, um verdadeiro prato cheio.

Além da reportagem de capa, "Energia Escura - O Enigma da Expansão Cósmica", ainda há mais dois artigos, um deles, "Ondulações do Espaço-Tempo", trata das Ondas Gravitacionais Primordiais, que guardariam informações anteriores a um trilhonésimo de segundo após o Big Bang. Já o outro, o título diz tudo. Trata-se de "Promessas da Ciência para Viagens no Tempo".

Além disso, a revista traz os costumeiros, e maravilhosamente ilustrados, artigos sobre Astronomia.

Ainda estou no começo do artigo sobre Energia Escura, mas há uma curiosidade que, aparentemente, não é explorada de maneira mais profunda, uma pena. É uma hipótese da Energia Escura ser apanas uma ilusão, e os efeitos observados (da expansão acelerada) resultar do colapso da Relatividade Geral quando aplicada a distâncias demasiadamente grandes.

Hipótese curiosa, muito embora não consiga imaginar de imediato porque isso se daria.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Storydor
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Energia Escura

Mensagem por Storydor »

E eu aqui, tentando entender Capacitância...

Pobre Eu, até quando?
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Interessante, achei esse artigo sobre a Energia Escura do Universo.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Hrrr

Re: Re.: Energia Escura

Mensagem por Hrrr »

Storydor escreveu:E eu aqui, tentando entender Capacitância...

Pobre Eu, até quando?

vc eh adiantado... com 15/16 anos fazendo 3º ano :emoticon1: (capacitancia cai na fisica do 3º ano) :emoticon1:
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

APODman

Mensagem por APODman »

Fayman escreveu:Ainda estou no começo do artigo sobre Energia Escura, mas há uma curiosidade que, aparentemente, não é explorada de maneira mais profunda, uma pena. É uma hipótese da Energia Escura ser apanas uma ilusão, e os efeitos observados (da expansão acelerada) resultar do colapso da Relatividade Geral quando aplicada a distâncias demasiadamente grandes.

Eu não tenho acompanhado as pesquisas o suficiente para saber em que pé estão mas me recordo de algumas evidências de que a velocidade da luz teria variado infimamente desde 14-13 bilhões de anos atrás.

Poderia ser algo relacionado a isto Nelson ?

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

APODman escreveu:
Eu não tenho acompanhado as pesquisas o suficiente para saber em que pé estão mas me recordo de algumas evidências de que a velocidade da luz teria variado infimamente desde 14-13 bilhões de anos atrás.

Poderia ser algo relacionado a isto Nelson ?

[ ]´s

Posso estar enganado, mas o colapso da Relatividade Geral em distância demasiadamente grande é uma possibilidade de que a teoria e equações da RG estão incompletas, em outras palavras, que para tais escalas de distância é possível que nos deparemos com uma antigravidade.
Uma outra possibilidade é a simples inadequação da teoria ao tratar destas mesmas escalas (o que parece recair na mesma coisa da outra especulação).
Vamos ver se o Fayman têm informações diferentes ou + precisas.
Abç
Leo

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

:emoticon1:

Uma coisa que eu achei engraçada até foi a menção a "matéria desconhecida" quando comentaram sobre a matéria escura dias atrás quando verificaram que ela existe mesmo a partir das observações.

O que de fato é desconhecido é a natureza dessa energia escura. :emoticon1:

Eu acho que pode ser uma distorção sim, algo como um "fantasma" bem ao estilo de várias partículas quânticas que surgem "acidentalmente" na calculeira toda e que não se pode provar a existência através de experimentação direta mas que, contudo, está "ali"... :emoticon19:
Imagem

Fayman

Mensagem por Fayman »

APODman, acho que não. Pelo que entendi, deve ser algo relacionado à Relatividade Geral e adescrição da Gravidade.

Leonardo, a hipótese é exatamente essa, mas não por causa de uma hipotética antigravidade. Essa antigravidade é a hipótese por detrás da aceleração da expansão. O que se tem levantado seria que não existe essa aceleração e o erro na medida, ou seja, a menor intensidade de brilho das Supernovas Ia, seria devido a não validade das equações da RR para grandes distâncias. Curioso é que não chega a ser algo fenomenal, como o Universo primordial, onde hipoteticamente poderia ter havido variação no valor de algumas constantes, como a velocidade da luz ou a constante gravitacional, como o APODman comentou. O curioso é que o início desse aumento da expansão se dá há uns 5 bilhões de anos.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Márcio escreveu:Interessante, achei esse artigo sobre a Energia Escura do Universo.

Olá, Márcio!

Artigo muito bom, inclusive a maneira ilustrativa de como os dados do WMAP confirmam um Universo plano.

Aproveito e coloca mais dois links:

Matéria Escura

Energia Escura
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Najma escreveu:O que de fato é desconhecido é a natureza dessa energia escura.

Olá, Lígia!

De fato. E além do que ela pode ser, o que desencadeou a sua atuação a partir de uns 5 bilhões de anos. Não tenho detalhes, mas parece que as últimas pesquisas apontam mesmo para uma Constante Cosmológica. A chamada Quintessencia, aparentemente, seria uma explicação mais lógica, ao meu ver, por ser um Campo Escalar, o qual poderia variar de intensidade, mas como bem diz a matéria da Astronomy, o estudo da Energia Escura nem começou, e será um dos campos dominantes em Cosmologia no século XXI
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

mais um tópico em chinês... :emoticon8:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Bird of Prey

Mensagem por Bird of Prey »

Espera até o pensador aparecer...

Storydor
Contato:

Mensagem por Storydor »

Hrrr escreveu:
Storydor escreveu:E eu aqui, tentando entender Capacitância...

Pobre Eu, até quando?

vc eh adiantado... com 15/16 anos fazendo 3º ano :emoticon1: (capacitancia cai na fisica do 3º ano) :emoticon1:

Aqui no CBV tá caindo no 2º ano. Não sei se vai ser por completo, entrar em detalhes e tal.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Fayman,

A quintessência de facto nâo é uma possibilidade lógica.O apontamento real dessa disperção antigravitacionista como sugere a teoria da Grande Explosâo faz mais sentido nâo em um contexto aerolítico da quintessência, e sim de uma tri-essência, derivada do Grande Atrator que é infinito em potenciabilidade, inteligência e informaçâo. A tri-essência promulgada pela doutrina cristâ da trindade é plenamente compatível com a existência do Atrator de massa e vontade infinitos, podendo-se interpretá-la como a junção de três segmentos de reta sobre uma dimensâo mais elevada,resolvendo assim também os problemas da teoria das Cordas.

Abc
Imagem

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Azathoth escreveu:Fayman,

A quintessência de facto nâo é uma possibilidade lógica.O apontamento real dessa disperção antigravitacionista como sugere a teoria da Grande Explosâo faz mais sentido nâo em um contexto aerolítico da quintessência, e sim de uma tri-essência, derivada do Grande Atrator que é infinito em potenciabilidade, inteligência e informaçâo. A tri-essência promulgada pela doutrina cristâ da trindade é plenamente compatível com a existência do Atrator de massa e vontade infinitos, podendo-se interpretá-la como a junção de três segmentos de reta sobre uma dimensâo mais elevada,resolvendo assim também os problemas da teoria das Cordas.

Abc

Problema na teoria das cordas? O problema que existe é a ausência de possibilidade experimental, até onde li (tem a dependência de fundo também, mas...)
Abç
Leo

o pensador

Mensagem por o pensador »

duplicado
Editado pela última vez por o pensador em 31 Ago 2006, 10:33, em um total de 1 vez.

o pensador

Leonardo escreveu:

Abc

Problema na teoria das cordas? O problema que existe é a ausência de possibilidade experimental, até onde li (tem a dependência de fundo também, mas...)
Abç
Leo

Viu? Tem gente que entende :emoticon14:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Fayman ou qualquer um que possa informar.

Lá vou eu com minhas imagens mentais, não compreendo muito modelos matemáticos complicados.

Vejam, por favor, se está correto essa minha forma de conceber o universo.

Imagino-o tal qual uma bolha, semelhante à uma daquelas de sabão que fazíamos quanto crianças, a maior parte, senão toda, da matéria estaria concentrada na membrana da bolha, no interior haveria o vácuo interno com a energia escura preenchendo-o e causando uma pressão positiva, que em tese empurraria a membrana para fora, causando a expansão acelerada que é observada. A energia escura, estaria contida pela membrana devido à força gravitacional das massas, principalmente. Ao redor haveria o vácuo neutro, o nada.

Bem, dessa forma dá-se prá inferir que com a expansão acelerando, chegaria-se a um ponto em que a membrana ficaria tão tênue que causaria o colapso do sistema com uma ruptura e consequente espalhamento de tudo ao redor, formando então uma ''nuvem'' aproximadamente esférica, composta dos elementos básicos mais a energia escura que agora não exerceria mais pressão alguma, ou melhor dizendo haveria um equilíbrio momentâneo das interações entre está e o caldo de elementos que antes compunham a membrana.

Daí por diante não sei.

Abraços...

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

o pensador

Márcio escreveu:Fayman ou qualquer um que possa informar.

Lá vou eu com minhas imagens mentais, não compreendo muito modelos matemáticos complicados.

Vejam, por favor, se está correto essa minha forma de conceber o universo.

Imagino-o tal qual uma bolha, semelhante à uma daquelas de sabão que fazíamos quanto crianças, a maior parte, senão toda, da matéria estaria concentrada na membrana da bolha, no interior haveria o vácuo interno com a energia escura preenchendo-o e causando uma pressão positiva, que em tese empurraria a membrana para fora, causando a expansão acelerada que é observada. A energia escura, estaria contida pela membrana devido à força gravitacional das massas, principalmente. Ao redor haveria o vácuo neutro, o nada.

Bem, dessa forma dá-se prá inferir que com a expansão acelerando, chegaria-se a um ponto em que a membrana ficaria tão tênue que causaria o colapso do sistema com uma ruptura e consequente espalhamento de tudo ao redor, formando então uma ''nuvem'' aproximadamente esférica, composta dos elementos básicos mais a energia escura que agora não exerceria mais pressão alguma, ou melhor dizendo haveria um equilíbrio momentâneo das interações entre está e o caldo de elementos que antes compunham a membrana.

Daí por diante não sei.

Abraços...

Interessante modo de pensar Márcio.Idéia criativa..Pegando carona nas idéias mentais..Acredito que se tua representaçâo estiver correta,mesmo assim ela nâo soluciona o problema do agrupamento de matéria em galáxias e sistemas estelares.

Isto por um simples atestado de sucessâo temporal;A expansâo ainda está ocorrendo e portanto ainda nâo existe um equilíbrio entre a força antigravitacional do Big Bang e a força centrífuga dos fragmentos de matéria.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

o pensador escreveu:Interessante modo de pensar Márcio.Idéia criativa..Pegando carona nas idéias mentais..Acredito que se tua representaçâo estiver correta,mesmo assim ela nâo soluciona o problema do agrupamento de matéria em galáxias e sistemas estelares.

Isto por um simples atestado de sucessâo temporal;A expansâo ainda está ocorrendo e portanto ainda nâo existe um equilíbrio entre a força antigravitacional do Big Bang e a força centrífuga dos fragmentos de matéria.

O agrupamento seria mantido devido à força gravitacional que para pequenas distâncias entre massas é bem mais significativa que para grandes separações(óbvio). Da mesma forma que a membrana real de uma bolha de sabão é mantida coesa até um certo ponto crítico, à partir do qual, devido ao seu menor espessamento, as forças que manteriam a membrana (análogo à gravidade) seriam menores que a força de pressão interna (análogo à matéria escura), então se daria a ruptura.

Grato e abraços, Carlus.

Fayman

Mensagem por Fayman »

Abc

Só li isto porque havia sido você quem escreveu.

PARABÉNS!!

Agora uma perguntinha valendo meio ponto: você consegue fazer notas de U$100,00 tão perfeitas assim?
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Mário escreveu:Imagino-o tal qual uma bolha, semelhante à uma daquelas de sabão que fazíamos quanto crianças, a maior parte, senão toda, da matéria estaria concentrada na membrana da bolha, no interior haveria o vácuo interno com a energia escura preenchendo-o e causando uma pressão positiva, que em tese empurraria a membrana para fora, causando a expansão acelerada que é observada. A energia escura, estaria contida pela membrana devido à força gravitacional das massas, principalmente. Ao redor haveria o vácuo neutro, o nada.

Olá, Mário!

È uma boa visão, mas um tanto diferente dos modelos Cosmológicos. Primeiramente, tenha em mente quem de acordo com a Relatividade Geral, o Universo é uma Bolha (ou esfera, tanto faz) 4d, e vivemos em sua hiper-superfície 3d.

Segundo ponto, melhor seria dizer que não há NADA do lado de fora, ou seja, NADA existe ao redor. Da mesma forma, NADA existe em seu interior. Sim, entendo que é bem difícil (impossível para ser exato) imaginar isso, mas lembre-se, é uma hiper-esfera 4d.

Terceiro ponto, a Energia Escura, mantendo a sua imagem, estaria, também, na superfície da Bolha, esticando o espaço-tempo.

Curiosamente, há uma vertente denominada Universo Holográfico (embora tenha o mesmo nome, nada a ver com as “idéias espiritualistas” de Bohn e seu Holo-movimento), onde a Física de uma Hipersuperfície a 4d é equivalente à Física do interior de uma Hiperesfera 5d. Nosso mundo seria “apenas” uma projeção desse mundo interior. Tem um artigo não muito claro nem muito simples que saiu em umas das Sciam. Em modelos simplificados, de dimensionalidade menor, pode-se com isso simplificar as equações, etc, chegando-se a ponto de a gravidade ser apenas uma ilusão.

Se você acha maluco imaginar o ET de Einstein, quere “visualizar” estas coisas deixa qualquer um doido!

Mário escreveu:Bem, dessa forma dá-se prá inferir que com a expansão acelerando, chegaria-se a um ponto em que a membrana ficaria tão tênue que causaria o colapso do sistema com uma ruptura

Não me pergunte maiores detalhes, pois a coisa não é fácil, mas o Brian Greene mostra em seus 2 livros que, pelo modelo das Supercordas, não só o ET se rompe, mas ele se “auto-costura” e ainda “esconde” o remendo da realidade!

Uma hora, com mais tempo, dou uma pesquisada e abro um tópico sobre o assunto.

Quanto ao que “sobraria” após uma ruptura, não faço a mínima idéia!! E nem gostaria de estar por perto para ver. Não deve ser nada saudável! :emoticon16:
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Grato pela resposta Nelson.

Realmente é difícil se livrar ou ir além dos limites da visão, ainda que mental, que o nosso ''mundo'' nos impõe.
Eu tento, e prá mim é um delicioso jogo de imaginação sem qualquer pretensão, mas apenas satisfação pessoal de querer entender esse mesmo ''mundo''.

Só hoje pude imprimir os textos presentes nos links que você postou acima, vou devorá-los.

Abraços.

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Márcio escreveu:Grato pela resposta Nelson.

Realmente é difícil se livrar ou ir além dos limites da visão, ainda que mental, que o nosso ''mundo'' nos impõe.
Eu tento, e prá mim é um delicioso jogo de imaginação sem qualquer pretensão, mas apenas satisfação pessoal de querer entender esse mesmo ''mundo''.

Só hoje pude imprimir os textos presentes nos links que você postou acima, vou devorá-los.

Abraços.

Mais links:
Matéria

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Leonardo escreveu:
Márcio escreveu:Grato pela resposta Nelson.

Abraços.

Mais links:
Matéria

Muito bom o artigo deste Link, Leonardo, grato.

Trancado