Allan Kardec, um racista brutal e grosseiro

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Acauan escreveu:
E Vitor, francamente, Orcas na cama?

Faça-me um favor.

Vc diz isso porque não viu a última mulher que eu peguei...uma baleia!!! :emoticon19:

Bird of Prey

Mensagem por Bird of Prey »

Há evidencias de que a doutrina espirita pode estar certa?
Estou a falar da doutrina (Karma, o esquema evolucionista espiritual, etc) e não de espíritos, regressão a vidas passadas, etc.

Não há pois não. Nem há meio de falsear a doutrina espirita, pois não? É apenas fé, não é?

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Acauan escreveu:O objetivo da citação não é fortalecer algum argumento, mas definir os limites aceitos para a argumentação científica quanto a um determinado tema, o que não implica que estes limites se apliquem a outras linhas de argumentação.

Certamente não foi o objetivo, já que a citação foi sua, mas o argumento era do Vitor Moura. O Vitor estava usando esse recurso, implicitamente, na história da orca, mas o fato é que esses exemplos fantasiosos realmente não ajudam a convencer de que seja provável a existência de espíritos. Convence de que eles podem existir, mas não de que devamos considerar a existência como provável.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Bird of Prey escreveu:Há evidencias de que a doutrina espirita pode estar certa?
Estou a falar da doutrina (Karma, o esquema evolucionista espiritual, etc) e não de espíritos, regressão a vidas passadas, etc.

Essa é a parte que os espíritas chamam de "filosófica" e que os opositores chamam de "dogmática".

Se houvesse algum valor filosófico nessas idéias, certamente os filólogos já o teriam reconhecido. Nietzsche é mais recente que Kardec e a diferença da influência de ambos pensadores dispensa comentários.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Bird of Prey escreveu:Há evidencias de que a doutrina espirita pode estar certa?

Não há pois não. Nem há meio de falsear a doutrina espirita, pois não? É apenas fé, não é?

Pois é, Miguel, diante da falta destas respostas, espíritas costumam sair pela tangente e rechear seus posts com ad hocs e apelos emocionais (vide video :emoticon16: ).

Acho que não assumem esta questão de fé em razão do alegado caráter cientifista da doutrina.

Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Flavio Costa escreveu:

Essa é a parte que os espíritas chamam de "filosófica" e que os opositores chamam de "dogmática".

Se houvesse algum valor filosófico nessas idéias, certamente os filólogos já o teriam reconhecido. Nietzsche é mais recente que Kardec e a diferença da influência de ambos pensadores dispensa comentários.

De fato, Kardec ajudou a popularizar a Teoria da Evolução de Darwin, já Nietzche...

APODman

Mensagem por APODman »

Vitor Moura escreveu:
Flavio Costa escreveu:

De fato, Kardec ajudou a popularizar a Teoria da Evolução de Darwin, já Nietzche...

Aé, vc tem dado que após Kardec a TE passou a ser considerada com mais entusiasmo do que antes.

Não me recordo de Kardec ter citado a TE em algum lugar.

Mas certamente se dependesse de Kardec a receita de Von Helmont para criar ratos por geração espontânea ainda estaria em voga.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

cyrix

Mensagem por cyrix »

APODman escreveu:
Aé, vc tem dado que após Kardec a TE passou a ser considerada com mais entusiasmo do que antes.

Não me recordo de Kardec ter citado a TE em algum lugar.

Mas certamente se dependesse de Kardec a receita de Von Helmont para criar ratos por geração espontânea ainda estaria em voga.

[ ]´s

Kardec não foi um evolucionista biológico de primeira hora. No LE ele escarnece da evolução biológica na geração dos tipos humanos. Apenas em A Gênese ele começa a aceitar que as espécies evoluem (não apenas no espírito). Mas ainda assim ele ainda apostava fichas na geração espontânea e não aceitava muito bem o conceito hoje conhecido de "irradiação adaptativa". Apesar do experimento com o frasco "pescoço de cisne" de Pasteur, isto não foi o último suspiro da geração expontânea.
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

Azathoth

Re.: Allan Kardec, um racista brutal e grosseiro

Mensagem por Azathoth »

Up.
Imagem

Wallace

Re: Re.: Allan Kardec, um racista brutal e grosseiro

Mensagem por Wallace »

Azathoth escreveu:Up.