Quando não há vencedores

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Quando não há vencedores

Mensagem por Res Cogitans »

Este é um dos experimentos de pensamento do livro O Porco Filósofo, Julian comenta este experimento mas eu não vou colocar aqui os comentários.

Quando não há vencedores

O soldado Sacks estava prestes a fazer algo horrível. Ele recebera ordens de primeiro estuprar e depois assassinar a prisioneira, que para ele não passava de uma civil inocente com a origem étnica errada. Não havia dúvida em sua mente de que aquilo seria uma grande injustiça, na verdade, um crime de guerra.

Mas ao pensar rapidamente sobre aquilo, viu que não tinha escolha além de ir em frente. Se obedecesse à ordem, poderia tornar aquilo o menos doloroso possível para a vítima, assegurando-se que ela não sofresse mais do que o necessário. Se não obedecesse à ordem, ele próprio seria morto e a prisioneira ainda assim seria estuprada e morta, mas provavelmente com maior violência. Era melhor para todo mundo que ele fosse em frente.

Seu raciocínio parecia bem claro, mas é evidente que isso não o deixou tranquilo. Como ele podia, ao mesmo tempo, fazer o melhor possível naquelas circunstâncias e, ainda assim, algo terrivelmente errado?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Res Cogitans »

Obs, só tem as duas possibilidades fazer ou não fazer. É um experimento mental por isso controlamos oq pode ser feito e oq não pode.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Storydor
Mensagens: 2301
Registrado em: 05 Jan 2006, 08:09
Gênero: Masculino
Localização: Recife, Pernambuco
Contato:

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Storydor »

Fazer.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Avatar do usuário
Hrrr
Mensagens: 3532
Registrado em: 22 Jan 2006, 00:02
Localização: recife

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Hrrr »

ou entao fugir com ela pra algum lugar que tenha o menor risco possivel de eles serem encontrados
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Res Cogitans »

Leia a obs Hrrr.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Samael »

É o grande questionamento "pós-guerra" dos julgamentos aos nazistas.

Buscando o menor "mal ético" possível, ele bem que poderia forjar o estupro e apenas executar a vítima. Isso, entretanto, não caberia na observação dada.

Na prática, creio que obedecer as ordens seria o caminho que daria menor sofrimento à vítima.

Avatar do usuário
Storydor
Mensagens: 2301
Registrado em: 05 Jan 2006, 08:09
Gênero: Masculino
Localização: Recife, Pernambuco
Contato:

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Storydor »

Usuário deletado escreveu:"Befehl Ist Befehl"


?
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Avatar do usuário
Storydor
Mensagens: 2301
Registrado em: 05 Jan 2006, 08:09
Gênero: Masculino
Localização: Recife, Pernambuco
Contato:

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Storydor »

Usuário deletado escreveu:
Storydor escreveu:
Usuário deletado escreveu:"Befehl Ist Befehl"


?


Ordem é ordem. Em suma, ordem deve ser obdecida sobre qualquer circunstância.


Ah, sóó. :emoticon7:
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Hugo »

Just do it!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



Não fazer

Bjs


Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Flavio Costa »

Samael escreveu:Buscando o menor "mal ético" possível, ele bem que poderia forjar o estupro e apenas executar a vítima. Isso, entretanto, não caberia na observação dada.

Na prática, creio que obedecer as ordens seria o caminho que daria menor sofrimento à vítima.

O que esse sujeito poderia ter feito é simplesmente não ter participado disso tudo. Não ter ido paraa guerra, ou não aceitado o cargo. O dilema moral, então, começa antes dessa situação ter sido produzida.

Já estando na situação, acho que o melhor seria ele tomar a atitude de menor sofrimento, que seria eliminá-la de maneira rápida e indolor.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Ayyavazhi »


Toda mudança provoca dor e sofrimento. Na história da humanidade, sempre existe um ou diversos mártires por trás de cada grande conquista da liberdade e da justiça.

Se ele aceitasse a ordem, embora essa fosse a opção melhor para vítima, outras vítimas se seguiriam, no rastro de uma tradição de crimes contra a vida que ele, com a melhor das intenções, ajudou a manter.

Rebelando-se contra essa ordem ele plantaria uma semente de dúvida em seus companheiros e daria a eles uma nova perspectiva e dimensão do valor da vida humana, entregando sua própria vida como um preço a ser pago em nome da causa. Quem sabe, lá na frente, um outro soldado preferisse morrer do que tirar vidas inocentes? Quem sabe, no pós-guerra, teríamos esse comandante no banco dos réus, respondendo por seus crimes?

E, assim, um passado vergonhoso e covarde seria apenas uma lembrança desagradável nesse novo exército que, em futuras batalhas, trataria o inimigo com o respeito e a dignidade que todo ser humano merece.

Quem sabe?


Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Ayyavazhi »

Usuário deletado escreveu:
Storydor escreveu:
Usuário deletado escreveu:"Befehl Ist Befehl"


?


Ordem é ordem. Em suma, ordem deve ser obdecida sobre qualquer circunstância.


Não! Ordem absurda não se cumpre. Isso me foi ensinado no exército e eu tive a oportunidade de passar por essa experiência.

Um bom exemplo disso, você encontrará no filme Maré Vermelha.


Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por zencem »

Usuário deletado escreveu:Interessante isso.

A pessoa de bom caráter sempre procura fazer aquilo que cause menos danos ao próximo.


Éeh! Isso faz me lembrar daquele tratorista que se recusou a demolir a casa da sem teto.
Não tanto dele; mas dos outros que demoliriam a casa, na maiór!!!

Neste caso, todavia, haveria ainda uma chance de exteriorizar a sua indignação:

Mandar uma bala na cabeça do (Co)...mandante.



Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Cris »

Samael escreveu:É o grande questionamento "pós-guerra" dos julgamentos aos nazistas.

Buscando o menor "mal ético" possível, ele bem que poderia forjar o estupro e apenas executar a vítima. Isso, entretanto, não caberia na observação dada.

Na prática, creio que obedecer as ordens seria o caminho que daria menor sofrimento à vítima.


Estou de pleno acordo Samael.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por clara campos »

tinha que se negar e sofrer as consequências, se possível relatar o caso para as autoridades; essa treta de "o comandante mandou" já foi. Se o matassem, teriam que explicar o sucedido para as autoridades, ou talvez não, mas como poderia um homem, para quem este fosse realmente um problema ético, viver consigo mesmo?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Clara escreveu:mas como poderia um homem, para quem este fosse realmente um problema ético, viver consigo mesmo?


Esse é também o meu ponto

Bjs


Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


A expressão "origem étnica errada" indica que a guerra teria motivações racistas (pelo menos pelo lado do soldado).

Indica ainda que ele considera "errada" a etnia da mulher, ou seja, ele concorda com o discurso racista, o que também é sugerido pelo fato dele ser um soldado lutando por essa bandeira.

Nesse caso, a própria situação exige que o protagonista seja alguém de princípios éticos duvidosos. Provavelmente essa não foi a primeira atrocidade com a qual se deparou ou tomou parte. No seu histórico está a subserviência a um regime tirânico e racista, quando poderia estar lutando contra ele, ou no mínimo fugindo do mesmo.

Exigir que usemos de princípios que a priori excluiriam essa possibilidade me parece pouco razoável.

Talvez uma melhor reformulação poderia ser na forma como aparece no filme Jogos Mortais, onde a namorada é induzida a assassinar o namorado para salvar sua pele, do contrário ambos morreriam.

Nesse caso, não existe implicações éticas relevantes para a situação, só que também deve-se levar em consideração que situações extremas e instinto de sobrevivência costumam falar mais alto.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por King In Crimson »

Também tem aquele teoria com nome engraçado que eu esqueci, que diz que a mente humana não consegue racionalizar certas situações, apenas as considera erradas, como no caso do incesto.

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Schultz »

Hum... se ele não fizesse, seria morto. Aí:

a) Outro poderia fazer, mas sem violência.
b) Outro poderia fazer, com violência.
c) Outros negariam fazer, teríamos mais mortos e no final alguém faria.

Pela hipótese a, valeria a pena ele ter feito. Teríamos somente uma pessoa morta ao invés de duas.
Pela hipótese b, valeria a pena ele ter feito. Teríamos somente uma pessoa morta e sem violência.
Pela hipótese b, valeria a pena ele ter feito. Teríamos somente uma pessoa morta ao invés de várias.

Agora, é como o Cabeção colocou. Ele já concordava com o sistema, então não adianta falar na possibilidade dele se opor ao que estava acontecendo. Existe aqui um erro da parte do soldado. Ele deveria rebelar-se antes mesmo de tudo, e não agora. Não estamos julgando os valores adequadamente. É como discutir se uma adolescente deve ou não abortar quando o problema maior está na responsabilidade (ou falta dela) da guria.

Acho que o que Sacks deveria fazer era estuprá-la, matá-la e depois arranjar uma maneira de desertar. Acredito que seria o melhor a fazer. Não nego que a questão é complicada, e até respeito quem diz que ele não deveria cometer a atrocidade. Porém, é aquela coisa, falar é fácil...

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Schultz »

King In Crimson escreveu:Também tem aquele teoria com nome engraçado que eu esqueci, que diz que a mente humana não consegue racionalizar certas situações, apenas as considera erradas, como no caso do incesto.

Isso lembra-me as "perplexidades morais" que Steven Pinker aborda em Tábula Rasa.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por Samael »

Flavio Costa escreveu:
Samael escreveu:Buscando o menor "mal ético" possível, ele bem que poderia forjar o estupro e apenas executar a vítima. Isso, entretanto, não caberia na observação dada.

Na prática, creio que obedecer as ordens seria o caminho que daria menor sofrimento à vítima.

O que esse sujeito poderia ter feito é simplesmente não ter participado disso tudo. Não ter ido paraa guerra, ou não aceitado o cargo. O dilema moral, então, começa antes dessa situação ter sido produzida.

Já estando na situação, acho que o melhor seria ele tomar a atitude de menor sofrimento, que seria eliminá-la de maneira rápida e indolor.


As circunstâncias do uma guerra nunca envolvem de imediato todos os conhecimentos envolvidos. Até a abertura nazista, havia muita gente "de bem" que simpatizava com o nazi-facismo.

E, além disso, para um patriota, servir à pátria estaria ainda acima de qualquer mal ideológico.

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por clara campos »

sama, é muita ingenuidade partir para uma guerra sem estar consciente de alguns factos, para muita gente, a guerra é apenas uma forma, e eventualmente das mais infames, de se travar uma luta; ai´o flávio tem razão, quem vai para a guerra está, +pelo menos a ceitar matar outras pessoas, das quais nada conhece. Isto é um verdadeiro dilema moral.

cabeção:muito bem, mas e cadê a tua proposta? será que eu passei ao lado?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por clara campos »

Schultz escreveu:Porém, é aquela coisa, falar é fácil...

mas repara que a questão não é "o que terias feito" mas "o que se deveria fazer", creio que nenhum dos foristas poderia garantir, nem mesmo a si próprio, que fizesse o que quer que fosse.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Quando não há vencedores

Mensagem por aknatom »

clara campos escreveu:sama, é muita ingenuidade partir para uma guerra sem estar consciente de alguns factos, para muita gente, a guerra é apenas uma forma, e eventualmente das mais infames, de se travar uma luta; ai´o flávio tem razão, quem vai para a guerra está, +pelo menos a ceitar matar outras pessoas, das quais nada conhece. Isto é um verdadeiro dilema moral.

cabeção:muito bem, mas e cadê a tua proposta? será que eu passei ao lado?


Maturidade é uma das qualidades necessárias mas não disponíveis a todos os jovens.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Trancado