pergunta para os matemáticos de plantão....

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o anátema

pergunta para os matemáticos de plantão....

Mensagem por o anátema »

Estava pensando numas coisas sobre fixação de genes, aparecidas num tópico do fCC: o dilema de Haldane e a evolução humana

A pergunta principal é como eu faria para saber se, havendo três genes em diferentes loci, igualmente adaptativos e cuja adaptação fornecida não se acumule, mas se sobreponha, algum deles atingiria em algum momento a fixação na população, isso é, estaria presente em todos os indivíduos.

chamamos esses 3 genes de A, B e C, e os seus respectivos alelos selecionados negativamente de X, todos...

na população inicialmente haveriam indivíduos XXX, AXX, XBX e XXC, sendo a imensa maioria XXX, os únicos vulneráveis à seleção natural.

Me parece que algum desses, A, B, ou C, eventualmente se fixaria, porque dos cruzamentos de tipos como AXX e XXC, eventualmente nasceriam XXX, vulneráveis à eliminação, diminuindo a freqüência de X em todos os loci... e eventualmente, chegando a zero em algum momento... acho.

Outra coisa que, ainda que ABX ou ABC, etc, não sejam melhores que AXX, etc, a prole (proveniente de reprodução sexuada, e recombinação) de ABX ou ABC menos provavelmente será XXX do que a prole dos tipos AXX, com só um gene benéfico....

o que não tem tanta relevância se é considerado acasalamento totalmente aleatório, mas acho que começa a ter se pudesse ser simulado algo com um efeito de acasalamentos limitados pela distribuição geográfica local......

podem despejar quanta matemática doida for necessária, depois eu dou um jeito de aprender :emoticon12:

(ps.: como se chamaria esse tipo de progressão?
Imagem

tem um nome, não?)
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Trancado