Sobre o sentido da vida.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Raphael Ferraz
Mensagens: 26
Registrado em: 17 Set 2006, 21:06
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Raphael Ferraz »

Olá a todos.

Bem, queria saber qual é o sentido da vida pra vocês, ateus ou qualquer outro participante que venha a possuir uma crença que porventura, venha a participar dos debates do fórum.

Sou novo no fórum, não sei se este assunto já foi discutido, mas é só mais umas de minhas perguntas, que são muitas.

Abraços
Editado pela última vez por Raphael Ferraz em 17 Set 2006, 22:31, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por King In Crimson »

Defina "sentido da vida".

Avatar do usuário
Raphael Ferraz
Mensagens: 26
Registrado em: 17 Set 2006, 21:06
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Raphael Ferraz »

Me desculpem, esqueci de dar minha opinião sobre a pergunta.

Tenho pra mim que não precisa de sentido algum, pois o significado da vida, pra mim, é o simples viver.

O sentido, penso eu, é o próprio sentido que o ser pensante dá, o resto é resto.

Abraços.

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Mensagem por RicardoVitor »

Comer, cagar, meter, dormir, para no final morrer.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por King In Crimson »

Meu objetivo na vida é satisfazer os meus próprios anseios.

Avatar do usuário
Raphael Ferraz
Mensagens: 26
Registrado em: 17 Set 2006, 21:06
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Raphael Ferraz »

King In Crimson escreveu:Defina "sentido da vida".


Você respondeu antes de mim, esqueci de citar minha opinião.

Bem, somos um conglomerado de céluluas, estas células se interagem umas com as outras e com isso, o perfeito funcionamento de nossos orgãos vitais, visão, audição, etc, dão o próprio funcionamento daquilo que chamamos de vida.

Normalmente, penso eu, que somos egocêntricos ao pensar que a vida tem que ter algum sentido, mas é exatamente esta a pergunta.

Qual é o sentido da vida pra você?

É o sentido que você dá, tem que se acreditar em algo para ter algum sentido?

Abraços.

Avatar do usuário
Raphael Ferraz
Mensagens: 26
Registrado em: 17 Set 2006, 21:06
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Raphael Ferraz »

RicardoVitor escreveu:Comer, cagar, meter, dormir, para no final morrer.


A falar Biológicamente, com a sua morte se geram outras vidas, já parou pra pensar nisso???

Acho magnífico o quanto somos ínfimos.

Abraços.

Avatar do usuário
Raphael Ferraz
Mensagens: 26
Registrado em: 17 Set 2006, 21:06
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Raphael Ferraz »

King In Crimson escreveu:Meu objetivo na vida é satisfazer os meus próprios anseios.


Vou usar suas próprias "armas".

E quais são estes anseios?

Abraços.

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Mensagem por RicardoVitor »

Raphael Ferraz escreveu:
RicardoVitor escreveu:Comer, cagar, meter, dormir, para no final morrer.


A falar Biológicamente, com a sua morte se geram outras vidas, já parou pra pensar nisso???

Acho magnífico o quanto somos ínfimos.

Abraços.


Geram bactérias, microorganismos e larvas que irão comer minha carne já putrefata. Magnífico.

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

RicardoVitor escreveu:Comer, cagar, meter, dormir, para no final morrer.



Quando ateu pensave isso mesmo.
Outra resposta atéia é e sempre é tentando tornar romântica a trajédia da existência.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Perseus
Mensagens: 1944
Registrado em: 26 Out 2005, 00:44

Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Perseus »

A questão que eu realmente acho pertinente: porque a vida teria de ter algum sentido?
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Avatar do usuário
Raphael Ferraz
Mensagens: 26
Registrado em: 17 Set 2006, 21:06
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Raphael Ferraz »

porque a vida teria de ter algum sentido?


É, porque?

Avatar do usuário
Hrrr
Mensagens: 3532
Registrado em: 22 Jan 2006, 00:02
Localização: recife

Mensagem por Hrrr »

emmmcri escreveu:
RicardoVitor escreveu:Comer, cagar, meter, dormir, para no final morrer.



Quando ateu pensave isso mesmo.
Outra resposta atéia é e sempre é tentando tornar romântica a trajédia da existência.


a vida terrena eh uma trajédia, mas em compensassao a vida heterna no séu eh uma reconpença diço tudo, ne cricri?
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re: Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por King In Crimson »

Raphael Ferraz escreveu:
King In Crimson escreveu:Meu objetivo na vida é satisfazer os meus próprios anseios.


Vou usar suas próprias "armas".

E quais são estes anseios?

Abraços.
Qualquer desejo que eu vier a ter. Desde tomar água daqui a pouco a formar uma família.

Adônis
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Set 2006, 00:02

Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Adônis »

"Qual a finalidade da existência"? Essa pergunta é pertinente para alguns. Parece que as pessoas carecem de algum grande ideal para responder ao porquê de suas vidas.

Mas não precisamos de morais para justificar nossas vidas, senhores. Não vou ficar feliz se tiver, no final da minha vida, melhorado a humanidade. Estarei feliz se estiver com 70 anos e estiver fazendo sexo.

Isso responde, né?

Avatar do usuário
Lord of Dreams
Mensagens: 83
Registrado em: 13 Set 2006, 14:25

Re: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Lord of Dreams »

Raphael Ferraz escreveu:Olá a todos.

Bem, queria saber qual é o sentido da vida pra vocês, ateus ou qualquer outro participante que venha a possuir uma crença que porventura, venha a participar dos debates do fórum.

Sou novo no fórum, não sei se este assunto já foi discutido, mas é só mais umas de minhas perguntas, que são muitas.

Abraços


Isso mesmo, viver. A vida não é um meio, é um fim, na minha opinião.
Believe on the power of the dreams, but never on the contents of it.

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Flavio Costa »

Pensar no "sentido da vida" é o primeiro passo para perdê-lo.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Raphael Ferraz
Mensagens: 26
Registrado em: 17 Set 2006, 21:06
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Raphael Ferraz »

Flavio Costa escreveu:Pensar no "sentido da vida" é o primeiro passo para perdê-lo.


Porque?

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Mensagem por videomaker »

RicardoVitor escreveu:Comer, cagar, meter, dormir, para no final morrer.



Xingar , estuprar , ser vaidoso ,beber e vomitar ,se matar e morrer ...

Diria o estupido .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por videomaker »

Adônis escreveu:"Qual a finalidade da existência"? Essa pergunta é pertinente para alguns. Parece que as pessoas carecem de algum grande ideal para responder ao porquê de suas vidas.

Mas não precisamos de morais para justificar nossas vidas, senhores. Não vou ficar feliz se tiver, no final da minha vida, melhorado a humanidade. Estarei feliz se estiver com 70 anos e estiver fazendo sexo.

Isso responde, né?



:emoticon13: Ou se chegar lá e estiver Broxa vai ser um infeliz que não deu sentido pra sua vida né!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Mensagem por Huxley »

Prazer e engajamento no trabalho, no amor e na amizade.Atingir o máximo de seu potencial nestas metas é o que todos querem.Isso resume o significado a vida.

A religião tenta acrescentar a indução do pensamento "se eu não conseguir pagar o aluguel, meu pai vai me ajudar" nas pessoas, como se no final , as injustiças fossem corrigidas e os nossos esforços reconhecidos.Mas isso em si não acrescenta significado na vida, apenas a crença que ele acrescenta.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Mensagem por Hugo »

Hrrr escreveu:
emmmcri escreveu:
RicardoVitor escreveu:Comer, cagar, meter, dormir, para no final morrer.



Quando ateu pensave isso mesmo.
Outra resposta atéia é e sempre é tentando tornar romântica a trajédia da existência.


a vida terrena eh uma trajédia, mas em compensassao a vida heterna no séu eh uma reconpença diço tudo, ne cricri?


:emoticon12:

Maurício
Mensagens: 481
Registrado em: 18 Jun 2006, 21:00

Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Maurício »

qual o sentido, não tenho a menor idéia. só sei que viver é bom demais, por pior que possa estar, e enquanto isso.... vou vivendo !! :emoticon14: :emoticon14:
"Consulte sempre um charlatão !!"

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por clara campos »

Flavio Costa escreveu:Pensar no "sentido da vida" é o primeiro passo para perdê-lo.

lendo alberto caeiro flávio?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Adônis
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Set 2006, 00:02

Re.: Sobre o sentido da vida.

Mensagem por Adônis »

Alberto Caeiro é excelente. Um dos poucos poetas que gosto. Mas ai ai, esse não é o assunto do tópico...

Vejamos, videomaker. Eu só quis dizer que sou uma puta de esquina. Que ponho o prazer dos sentidos antes das obrigações morais.
Um amigo humano! Acredita que me tornaria orgulhoso e feliz de possuir um amigo entre os homens? Mas até então só tive amigos entre demônios, espíritos baixos e espectros mudos na sua ignorância, isto quer dizer: entre literatos.

Encontro pessoas para as quais a poesia é uma suave vingança contra a vida - sempre só sofredores e ansiosos, e pobres; nunca alguém dos outros, dos de olhos azuis, que não necessitam de espírito!

(Tônio Kroeger)

Trancado