Efeitos do seriado CSI

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

Efeitos do seriado CSI

Mensagem por Res Cogitans »

Além disso, os investigadores verdadeiros não conseguem ser tão precisos quanto suas contrapartes televisivas. Ao analisar uma amostra desconhecida em um aparelho com telas brilhantes e luzes piscantes, o investigador de um desses seriados pode conseguir uma resposta do tipo "batom da marca Maybelline, cor 42, lote A-439". O mesmo personagem talvez interrogue uma testemunha e declare "sabemos que a vítima estava com você pois identificamos o batom dela no seu colarinho". No mundo real, os resultados quase nunca são tão exatos, e o investigador forense provavelmente não confrontaria diretamente um suspeito. Esse desencontro entre ficção e realidade pode acarretar conseqüências bizarras. Em Knoxville, Tennessee, um policial relatou: "Estou com um homem que teve seu carro roubado. Ele viu uma fibra vermelha no banco traseiro e quer que eu descubra de onde ela veio, em que loja foi comprada e qual cartão de crédito foi usado".

Impacto nas Universidades
O lado bom disso tudo é que o público desenvolveu fascinação e respeito, pela ciência algo sem precedentes desde o programa espacial Apollo. As inscrições em cursos de ciência forense vêm aumentando assustadoramente nos Estados Unidos. O programa da Universidade Chaminade de Honolulu, por exemplo, passou de 15 alunos para cem em quatro anos. Na minha instituição, a Universidade da Virgínia Ocidental, o curso de ciência forense e investigativa, que em 2000 tinha quatro alunos, atualmente é o terceiro maior do campus, com mais de 500 alunos inscritos.

O crescimento de cursos que já existem e o surgimento de novos ganharam proporções tão grandes que o Instituto Nacional de Justiça e a Universidade da Virgínia Ocidental elaboraram um guia de formação e treinamento para laboratórios, instituições educacionais e alunos de ciência forense. O relatório foi usado como base para a formação de uma comissão certificadora sob a responsabilidade da Academia Americana de Ciências Forenses. Com isso, até janeiro, 11 programas já receberam certificação provisória, condicional ou total.

Matéria completa:
http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/m ... a_103.html
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Trancado