Respeito pela religião
Respeito pela religião
Ok, eu posso compreender a religião... posso aceitar que é um fenómeno complexo, que muitos religiosos são espertos, etc. Mas isso não é argumento para aceitar que a religião é uma coisa que merece um respeito especial. Eu, por exemplo, acho que a ciência é profundamente desrespeitada por todo o tipo de religiosos. Normalmente ninguém exige pedidos de desculpa quando se insultam os cientistas dizendo que são frios ou que a ciencia mata o deslumbramento. Mas quando se trata de religião não é assim. Aperecem sempre malucos a exigir desculpas porque se ofendeu um tal de Maomé, ou Jesus, ou Moisés que viveram no tempo da pedra lascada e, naturalmente, foram ignorantes de muitas coisas que nós hoje não somos.
Acho que a religião não merece um tratamento especial no que respeita á critica
Acho que a religião não merece um tratamento especial no que respeita á critica
Re.: Respeito pela religião
Basta colocar cada macaco no seu galho...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

-
respeito sempre é bom... é questão de educação.
Primeiro deve-se dar-se ao respeito.
- francioalmeida
- Gênero: Masculino
- Contato:
Pra mim também é uma tremenda leseira esse negócio de ofensa religiosa. Se eu ofendo jesus, ele que venha reclamar! Ele não é o cara!
- Flavio Costa
- Contato:
Re: Respeito pela religião
A relação das pessoas com a religião é mais apaixonada que a relação com a ciência. Se o fato dos insultos à ciência serem tolerados é desculpa para ofender a religião, igualmente serve de pretexto para ofender o pai e a mãe alheios. E os pais e mães que venham se defender...
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
Flavio Costa escreveu:A relação das pessoas com a religião é mais apaixonada que a relação com a ciência. Se o fato dos insultos à ciência serem tolerados é desculpa para ofender a religião, igualmente serve de pretexto para ofender o pai e a mãe alheios. E os pais e mães que venham se defender...
simples e eficaz

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Não é o caso de se ofenderem os religiosos ou os cientistas.
O problema é que podemos criticar uma teoria, mas há o risco de uma guerra se criticarmos um dogma.
Por que a diferença?
Será que a porcaria dos deuses não sabem se defender sozinhos?
O problema é que podemos criticar uma teoria, mas há o risco de uma guerra se criticarmos um dogma.
Por que a diferença?
Será que a porcaria dos deuses não sabem se defender sozinhos?
Basicamente, o meu respeito pelas religiões se dá pela minha crença de que as pessoas têm o direito de acreditar no que quiserem, mesmo que seja nas coisas mais estúpidas do mundo.
E a minha restrição contra as mesmas se dá no sentido de que nenhuma crença deve suplantar a liberdade e os iguais direitos alheios, principalmente o respeito à vida.
E a minha restrição contra as mesmas se dá no sentido de que nenhuma crença deve suplantar a liberdade e os iguais direitos alheios, principalmente o respeito à vida.
Editado pela última vez por Tranca em 18 Out 2006, 10:27, em um total de 1 vez.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
Flavio Costa escreveu:A relação das pessoas com a religião é mais apaixonada que a relação com a ciência. Se o fato dos insultos à ciência serem tolerados é desculpa para ofender a religião, igualmente serve de pretexto para ofender o pai e a mãe alheios. E os pais e mães que venham se defender...
Flavio, na ausência de palavra melhor: perfeito!
Aos demais,
Eu entendo que expressões do tipo “Ele que venha se defender” não devem ser lidas literalmente. Elas traduzem a indignação do autor, não sua maneira de pensar. Mas elas também contêm um erro de julgamento. Fincam um pé na imprecisão ao supor que uma divindade seria tão suscetível quanto nós.
Quando o homem criou deus à sua imagem e semelhança, atribuiu a este todos os elementos inerentes ao caráter humano. Do ódio à vingança, passando por momentos de bondade e gratidão, tudo está lá, como componente indispensável ao deus-criatura.
O Deus-criador (não sou criacionista!) é um “pouquinho” mais impermeável do que supomos.
Re: Re.: Respeito pela religião
Sr. Incógnito escreveu:respeito sempre é bom... é questão de educação.
O que eu quis dizer é que nada está acima da crítica. Para muitos, dizer que Jesus teve uma relação com Maria Madalena, ou que a Virgem Maria não era nenhuma virgem, pode ser ofensivo... ou dizer que Maomé era apenas um político esperto que queria unir a tribos Árabes e manipulou toda a gente usando a religião como arma... fazendo-se passar por profeta com uma mensagem de Deus... pode até ser perigoso para a saúde de quem dá essa opinião. Ora, nesse caso não há que respeitar a opinião da pessoa que acha isso ofensivo. Pode-se criticar a religião a muitos níveis... os rituais, a tendência que a religião tem para considerar a fé uma virtude (atitude que torna mais fácil fazer derrapar para a fé cega e perigosa)... mesmo perante provas de a fé está errada (vejam os criacionistas), etc.
É disso que eu estou a falar. Não estou a falar em dizer que Jesus ou Maomé eram fdp (o que até pode ser verdade, mas não há provas:emoticon16:). Isso já é ofensivo. Mas não percebo mesmo assim porque os crentes ficam incomodados com palavras chulas contra a sua religião... ou cartoons do Maomé. Ficar ofendido com isso chega a ser ridículo.
Obviamente, não falei em ofenças chulas mas em algo que até pode ser pior na cabeça dos crentes. Aquilo que expliquei no Post em cima.
RETIRADO escreveu:Flavio Costa escreveu:A relação das pessoas com a religião é mais apaixonada que a relação com a ciência. Se o fato dos insultos à ciência serem tolerados é desculpa para ofender a religião, igualmente serve de pretexto para ofender o pai e a mãe alheios. E os pais e mães que venham se defender...
simples e eficaz
Errando o alvo...
Resumindo, não respeito as religiões só porque são religiões e todos têm o direito de acreditar no que quiserem. Existem muitas religiões e não podem ter todas a verdade. Só isto já as torna um alvo legítimo.
Se eu respeitasse as religiões, nesse caso acharia bem os sacrificios Humanos da religião Azteca, ou a mutilação feminina em África, ou o conceito de Bode Expiatório comum a muitas culturas que nem sempre tem de morrer para expiar os pecados (pode simplesmente ser expulso da Aldeia levando os pecados para longe), ou de que o pecado se transmite de pais para filhos (que a máfia concorda). Não respeito nada disto... e metafísicamente falando, acho a teologia uma coisa confusa que não merece grande consideração...
Se eu respeitasse as religiões, nesse caso acharia bem os sacrificios Humanos da religião Azteca, ou a mutilação feminina em África, ou o conceito de Bode Expiatório comum a muitas culturas que nem sempre tem de morrer para expiar os pecados (pode simplesmente ser expulso da Aldeia levando os pecados para longe), ou de que o pecado se transmite de pais para filhos (que a máfia concorda). Não respeito nada disto... e metafísicamente falando, acho a teologia uma coisa confusa que não merece grande consideração...
- Flavio Costa
- Contato:
devil escreveu:Mas não percebo mesmo assim porque os crentes ficam incomodados com palavras chulas contra a sua religião... ou cartoons do Maomé. Ficar ofendido com isso chega a ser ridículo.
Já eu entendo e o motivo também é o que eu coloquei acima, embora concorde com você que muitos deles fazem escândalo por muito pouco. Enfim, há os que são muito melindrosos, mas não é difícil entender que se sintam ofendidos quando suas crenças são atacadas.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
Tranca-Ruas escreveu:Basicamente, o meu respeito pelas religiões se dá pela minha crença de que as pessoas têm o direito de acreditar no que quiserem, mesmo que seja nas coisas mais estúpidas do mundo.
Isso e não deve criar estado dentro do estado...

Malamen escreveu:Que se FODA a religião.
Tudo é religião

p.s já tinhamos visto na primeira vez!

fazer caricaturas de maomé também é religião... haja respeito pelos caricaturistas sagrados de maomé.
Aliás, se uma pessoa diz ou faz algo porque é da sua crença religiosa parece que merece logo um respeito automático. Andar á roda da Kaaba é algo que deve ser muito respeitado por quem pratica... o que não deve impedir que outros vejam o ridiculo esmagador e muitas vezes mortal dessa prática idolatra. E os outros também devem dizer que acham ridiculo, se for essa a sua vontade (através de cartoons ou Cubos da Google).
Depende...
Eu não vejo problemas em críticas à religião. Nem em debater dogmas...
O problema é que, de fato, alguns agem de forma muito rasteira.
Exemplo: uma coisa é dizer que é irracional crer que Maria tenha engravidado virgem e se mantido virgem após o parto. Outra, totalmente diferente é dizer que Maria foi uma *#%$ de uma %$#@@, e por umas imagens lascivas sobre o assunto. Embora eu concorde que, ainda que alguem faça isso, não é motivo para uma turba ensandecida sair fazendo escândalo e matando gente.
Eu não vejo problemas em críticas à religião. Nem em debater dogmas...
O problema é que, de fato, alguns agem de forma muito rasteira.
Exemplo: uma coisa é dizer que é irracional crer que Maria tenha engravidado virgem e se mantido virgem após o parto. Outra, totalmente diferente é dizer que Maria foi uma *#%$ de uma %$#@@, e por umas imagens lascivas sobre o assunto. Embora eu concorde que, ainda que alguem faça isso, não é motivo para uma turba ensandecida sair fazendo escândalo e matando gente.
"Noite escura agora é manhã..."
MARIA FOI #&%@£§ PELO DEUS PAIZÂO.
Devo as religiões o mesmíssimo respeito que elas tem entre elas.... ou seja, nenhum. 

- Jeanioz
Para mim, o que importa mesmo numa religião não é suas crenças. Se elas acreditam no Deus cristão-judeu, em Allah, Buda, Shiva, Odin, Zeus, O Unicórnio Rosa, etc.. Isso tudo não importa muito para quem é de outras religiões ou não tem religião.
O que importa mesmo é como os fiéis agem na sociedade! Se a religião prega a convivência ou a conversão, se ele tem membros influentes corruptos, se seus dogmas obrigam os fiéis a agredir membros de outras religiões, se ela estimula o fanatismo ou não, etc.. Pois é sua que realmente vai influenciar na vida de todos que convivem com a religião, sendo fiel ou não.
Essa é minha opinião.
O que importa mesmo é como os fiéis agem na sociedade! Se a religião prega a convivência ou a conversão, se ele tem membros influentes corruptos, se seus dogmas obrigam os fiéis a agredir membros de outras religiões, se ela estimula o fanatismo ou não, etc.. Pois é sua que realmente vai influenciar na vida de todos que convivem com a religião, sendo fiel ou não.
Essa é minha opinião.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte