Você acredita na confiabilidade das eleições eletrônicas?
- RicardoVitor
Você acredita na confiabilidade das eleições eletrônicas?
Vocês acreditam que o método de eleição através de urnas eletrônicas é confiável?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
- RicardoVitor
Re.: Você acredita na confiabilidade das eleições eletrônica
Eu não confio em nada que não possa ser verificado. O que me garante que dentro do código-fonte proprietário existente no sistema das urnas não existam linhas de código maliciosas?
O problema é justamente não poder ser sujeito à conferência.
Não.
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.
- Storydor
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: Re.: Você acredita na confiabilidade das eleições eletrô
RicardoVitor escreveu:Eu não confio em nada que não possa ser verificado. O que me garante que dentro do código-fonte proprietário existente no sistema das urnas não existam linhas de código maliciosas?
Como vamos conferir 190 milhões de votos? Vão gravar a contagem manual de 1 a 1?
Confio no sistema eletrônico.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science

Acho que pode ser confiável sim, mas acho também que todos os partidos têm que ter um setor de fiscalização com profissionais de em programação que possam conferir os códigos das urnas eletrônicas
Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?
- Apáte
- Contato:
O que eu não confio é na capacidade do brasileiro em utilizar as urnas eletrônicas. A própria retardada da tia do Lula não conseguiu votar nele, e mesmo os mais "espertos" que conseguem, não conseguem raciocionar sobre a cagada que estão fazendo.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Eu cheguei a votar em urna eleitoral de papel... Era um saco...
Lembro-me de casos onde presidente de mesa chegou a levar urnas para casa e só entregava no outro dia.
Hoje, com os meios eletrônicos, não é qualquer um para adulterar as informações gravadas em uma flash ram.
Lógico que "HECHA LA LAY, HECHA LA TRAMPA"... não existe sistema 100% imune a fraude... mas acredito ser o meio eletrônico mais seguro que o papel.
Lembro-me de casos onde presidente de mesa chegou a levar urnas para casa e só entregava no outro dia.
Hoje, com os meios eletrônicos, não é qualquer um para adulterar as informações gravadas em uma flash ram.
Lógico que "HECHA LA LAY, HECHA LA TRAMPA"... não existe sistema 100% imune a fraude... mas acredito ser o meio eletrônico mais seguro que o papel.
- RicardoVitor
Spitfire escreveu:mas acredito ser o meio eletrônico mais seguro que o papel.
A questão é: como identificar fraudes no sistema eletrônico? No voto manual, no papel, as fraudes são identificáveis através de uma simples recontagem dos votos. Agora, e no meio eletrônico? O que garante a confiabilidade da leitura dos dados, desde o momento da digitação pelo eleitor até a entrega dos dados na base central? Existe alguma auditoria externa ao TSE? O código-fonte da aplicação das urnas é aberto para a visualização de qualquer eleitor? Por que não?
- RicardoVitor
Uma idéia interessante que li por aí: se disponibiliza online o código-fonte do sistema das urnas, junto com um checksum do aplicativo em questão. Cada eleitor então poderia, através de um simples dispositivo de disquete, checar na hora de votar se o programa em execução na urna é o mesmo que estava disponível online, com o código-fonte íntegro. É uma solução simples, que garante um pouco a confiabilidade do sistema. Por que não fazem algo do tipo?
Editado pela última vez por RicardoVitor em 29 Out 2006, 21:29, em um total de 1 vez.
Fraudes no sistema de papel não eram simplesmente colocar mais votos dentro de uma urna... só os burros faziam isto (para ver a fragilidade deste sistema, até os burros tentavam fraudar). Na maioria das vezes era uma questão de retirar X votos de uma urna que davam vitória a um candidato Y e substituir pela mesma quantidade X em candidato Z.
Qualquer graficazinha furreca tinha condições de produzir cédulas iguais as da JE.
Quantas pessoas podem alterar, sem deixar nenhum rastro, uma flash ram?
Quanto a auditoria, não quero chutar... não tenho certeza, mas imagino que exista algum tipo de auditoria externa internacional.
Qualquer graficazinha furreca tinha condições de produzir cédulas iguais as da JE.
Quantas pessoas podem alterar, sem deixar nenhum rastro, uma flash ram?

Quanto a auditoria, não quero chutar... não tenho certeza, mas imagino que exista algum tipo de auditoria externa internacional.

Se houvesse realmente fraudes nas urnas eletronicas, teríamos resultados completamente diferentes daqueles previstos pelas dezenas e mais dezenas de diferentes instituições que realizam pesquisas eleitorais.
Pesquisas eleitorais estas que com métodos diferentes e pessoas diferentes, em geral convergiram para um mesmo lugar em comum.
E como ja dito antes, por serem muitos institutos, é improvável que todos sejam "comprados" - (no sentido 'dinheiro' da expressão).
Pesquisas eleitorais estas que com métodos diferentes e pessoas diferentes, em geral convergiram para um mesmo lugar em comum.
E como ja dito antes, por serem muitos institutos, é improvável que todos sejam "comprados" - (no sentido 'dinheiro' da expressão).
"Uau! O Brasil é grande"
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
- Ateu Tímido
- Contato:
As possibilidades são muito menores que nas cédulas de papel. Além disso, certamente todos os partidos devem pagar consultores na área de informática para orientá-los sobre as máquinas e programas adotados pela Justiça Eleitoral. Se fosse fácil fraudar, não acredito que os partidos, todos, aceitassem tão rapidamente os resultados, como acontece hoje.
Apáte escreveu:A própria retardada da tia do Lula não conseguiu votar nele,
RACISMO!!!!!
ela eh analfabeta, analfabetismo e falta de estudo nao sao problemas mentais

JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic
- Flavio Costa
- Contato:
TRE-PT escreveu:Após as 17h a urna fica preparada para aceitar a instrução de encerramento da coleta de votos;
Após o encerramento da coleta de votos a urna grava internamente o Boletim de Urna (BU), emite as vias impressas e grava, de forma cifrada, uma cópia do BU em um disquete;
Em cada local de votação o Boletim de Urna impresso é assinado pelo Presidente da Mesa e pelo Primeiro Secretário, tornando-o público a toda a comunidade. Uma via impressa é entregue ao Comitê Interpartidário.
Se a contagem dos votos também é impressa, se existe alguma falha na segurança deve ser na codificação do programa. Não adianta ficar desconfiando da urna sem pesquisar os mecanismos de segurança que oferece.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Ou os partidos são muito ingênuos e se deixam enganar com facilidade (por quem?) ou eles fiscalizam o processo. O fato é que, apesar da briga de foice e do festival de irregularidades que são as eleições neste país, nenhum partido jamais reclamou do resultado.
Eles se acusam de tudo, menos de fraudar as urnas.
Se eles próprios não reclamam, eu não vou duvidar (embora não esteja em condições de verificar nada).
Eles se acusam de tudo, menos de fraudar as urnas.
Se eles próprios não reclamam, eu não vou duvidar (embora não esteja em condições de verificar nada).