Mãe que vingou filho por defesa de honra é absolvida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

A justiça agiu certo em absolver por "defesa de honra"?

Não
6
26%
Sim
17
74%

Total de votos: 23

Temporal

Mãe que vingou filho por defesa de honra é absolvida

Mensagem por Temporal »

Após cerca de nove horas de julgamento, a dona de casa Maria do Carmo Ghislotti, de 31 anos, acusada de matar um adolescente de 15 anos que teria violentado sexualmente seu filho de 3 anos, em fevereiro deste ano, foi absolvida nesta terça-feira, 14, em São Carlos, na região de Ribeirão Preto. Os jurados entenderam que ela agiu em legítima defesa da honra do filho. O promotor Marcelo Mizuno pode recorrer da sentença ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

O advogado de defesa, Helder Clay Biz, disse que sua atuação usou como tese o artigo 25 do Código Penal, ou seja, a legítima defesa da honra de terceiro. Sete jurados analisaram os vários quesitos e a absolvição ocorreu pela maioria. Maria do Carmo já estava em liberdade provisória, desde 17 de fevereiro, concedida pela Justiça. Agora ela retorna à sua rotina normal, sem problemas com a Justiça.

Em 7 de fevereiro, Maria do Carmo usou uma faca, que teria encontrado na própria Delegacia da Defesa da Mulher (DDM), segundo a sua versão, para matar o vizinho adolescente Robson Xavier Francelino de Andrade, de 15 anos. Andrade foi flagrado pelo pai do menino, violentando-o sexualmente, num bambuzal, perto de casa, no distrito de Santa Eudóxia (zona rural).

A polícia foi acionada e enquanto a criança era levada para fazer o exame de corpo de delito no Pronto-Socorro, Maria do Carmo cometeu o crime, desferindo um golpe de faca no pescoço de Andrade, que morreu no local. A mulher foi presa em flagrante e o promotor a denunciou por homicídio qualificado. A acusação defendia a tese de que Maria do Carmo dificultou a defesa da vítima.

http://www.estadao.com.br/ultimas/cidad ... 14/296.htm

Malamen
Contato:

Re.: Mãe que vingou filho por defesa de honra é absolvida

Mensagem por Malamen »

Eu faria o mesmo.
Imagem

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

:emoticon45:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Sim, e eu também. Mas isso não implica que a justiça deva fazê-lo...

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

:emoticon1:

Eu ia abrir um tópico sobre isso ontem, pois tinha visto a noticia na TV, mas passei meio apressado pela net e acabei não o fazendo.
Fiquei muito feliz com a atitude da justiça.
Não sei se os que condenaram a atitude da mãe sabem que, legalmente, não aconteceria absolutamente nada com o marginalzinho que violentou a criança.
Sim, eu também teria feito igual!

:emoticon1: :emoticon1: :emoticon1:
"Noite escura agora é manhã..."

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Unanimidade. :emoticon12:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Huxley

Mensagem por Huxley »

Esse foi o caso, onde o adolescente que cometeu o abuso riu na cara da mãe e disse que não ia dá em nada (coisa que gerou o ataque com a faca)?Se for, lembro que a mãe disse: "Matei, e mataria de novo."
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Alter-ego

Re: Re.: Mãe que vingou filho por defesa de honra é absolvid

Mensagem por Alter-ego »

Huxley escreveu:Esse foi o caso, onde o adolescente que cometeu o abuso riu na cara da mãe e disse que não ia dá em nada (coisa que gerou o ataque com a faca)?Se for, lembro que a mãe disse: "Matei, e mataria de novo."

Se ele disse isso - não lembro - mereceu mais ainda a morte.

Qualquer deus ou justiça que condenasse essa mulher seria absolutamente injusto.

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Moleque vagabundo. Tinha mais é que morrer mesmo. Essa mulher sim merecia uma medalha.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Faria exatamente o mesmo. Se não fizesse jamais me perdoaria. Qual a culpa maior? A de não vingar um crime contra um filho, óbvio.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Não tenho conhecimento técnico em direito muito avançado, mas, e o Ateu Tímido ou o Tranca-ruas poderiam confirmar, que legítima defesa só se configura no momento da agressão, e que os dispositivos de defesa da honra foram abolidos justamente para evitar crimes de vingança (como o marido corno).

Não concordo com a decisão. Acho que a justiça ocorreria se houvesse flexibilidade para se julgar o infrator como adulto e puni-lo com rigor severo. Não é razoável que a Justiça conceda o direito às pessoas de fazer "justiça com as próprias mãos", mesmo quando se trata da Justiça no Brasil.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Apocaliptica

Tem casos que realmente fogem de todos os parâmetros legais . Alguns são até bem mais praticados do que imaginamos...por que a lei não é mais rígida e coloca na mão de um grupo de pessoas a responsabilidade de decidir se o réu é culpado ou inocente.
Aposto que se a mãe não fizesse justiça...é bem provável que o bandido precoce continuasse fazendo coisas assim com crianças de todas as idades.

Não tem perdão.

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

A justiça está abaixo da nossa vontade.

CAVEIRA

Mensagem por CAVEIRA »

No brasil eu acho que ela deveria ser absolvida... Por que aqui um menor vive em anarquia total... E alguns adultos também...
"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja"

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Eu talvez fizesse o mesmo, mas não concordo com a decisão.
Vingança, por mais apetecível que seja, não é justiça.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Concordo. No Brasil não há justiça. Se acontecer com alguém próximo a mim, faço o mesmo (ao menos enquanto o sangue estiver quente, quando esfriar, pago alguém pra fazer).
Abç
Leo

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Não tenho conhecimento técnico em direito muito avançado, mas, e o Ateu Tímido ou o Tranca-ruas poderiam confirmar, que legítima defesa só se configura no momento da agressão, e que os dispositivos de defesa da honra foram abolidos justamente para evitar crimes de vingança (como o marido corno).

Não concordo com a decisão. Acho que a justiça ocorreria se houvesse flexibilidade para se julgar o infrator como adulto e puni-lo com rigor severo. Não é razoável que a Justiça conceda o direito às pessoas de fazer "justiça com as próprias mãos", mesmo quando se trata da Justiça no Brasil.

Cabeção, é claro que eu concordo com você quanto a não permitir crimes de honra. Mas precisa levar em conta o fato da justiça não punir adequadamente os "menores". Aquele moleque com certeza sairia impune, e tanto os direitos humanos como os defensores das crianças e dos adolescentes passariam a mão na cabeça dele.

Achei foi bom a mãe da vítima ter matado aquele moleque. Pode perceber que ele próprio tirou sarro da justiça e disse que sairia impune. Provocou morbidamente a mãe e se fodeu. Bem feito, e eu faria a mesma coisa se tivesse no lugar dela.

Apocaliptica

Alenônimo escreveu:

Cabeção, é claro que eu concordo com você quanto a não permitir crimes de honra. Mas precisa levar em conta o fato da justiça não punir adequadamente os "menores". Aquele moleque com certeza sairia impune, e tanto os direitos humanos como os defensores das crianças e dos adolescentes passariam a mão na cabeça dele.

Achei foi bom a mãe da vítima ter matado aquele moleque. Pode perceber que ele próprio tirou sarro da justiça e disse que sairia impune. Provocou morbidamente a mãe e se fodeu. Bem feito, e eu faria a mesma coisa se tivesse no lugar dela.

Realmente , precisa ser muito frio para ver um filho amado violentado por um adolescente bandido , e ainda olhar nos olhos dele e vê-lo rir com desdém e escárnio. Se fosse eu faria o mesmo que ela fez. Mulher forte e digna de ser chamada de mãe.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apocaliptica escreveu:
Alenônimo escreveu:

Realmente , precisa ser muito frio para ver um filho amado violentado por um adolescente bandido , e ainda olhar nos olhos dele e vê-lo rir com desdém e escárnio. Se fosse eu faria o mesmo que ela fez. Mulher forte e digna de ser chamada de mãe.

Também concordo com o Cabeção mas, como deve se lembrar, a justiça para menores de idade aqui no Brasil é uma piada muito de mal gosto.

Por acaso lembram-se daquel pivete que sequestrou aquele casal e estuprou aquela jovem por dois dias e depois a matou sem piedade? Ele fez isso com certeza da impunidade. E teria conseguido o seu intento se o juiz não decidisse interná-lo em uma clínica psiquiatra de onde tão cedo ele não sai.

Eu não sei se mataria aquele desgraçado mas com certeza eu iria espancá-lo por vários dias e, depois quando ele estivesse consciente, eu cortaria o bilau dele fora com uma faca cega e bem enferrujada. E iria cortar bem devagarinho para aproveitar cada momento de agonia do desgraçado.
Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Acho que há uns 20 anos não se alegava a tal "legítima defesa da honra" com sucesso, no Brasil.
Também concordo que a justiça com as próprias mãos não é correta e que somente o estado, não indivíduos isoladamente, tem poder para decretar a pena de morte.
Mas, sabendo que nada, absolutamente nada, aconteceria com o marginalzinho, eu não sei qual juiz com um mínimo de senso de justiça teria condenado essa mãe.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Como não há pena de morte no Brasil, faria o mesmo que a mãe fez. Embora seja provável que antes de matar o marginal, eu o torturaria bastante.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Apáte escreveu:Como não há pena de morte no Brasil, faria o mesmo que a mãe fez. Embora seja provável que antes de matar o marginal, eu o torturaria bastante.

Isso é algo menos justificável.

Para matar, basta o sangue quente no calor do momento, para torturar é necessário ter sangue frio.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Flavio Costa escreveu:
Apáte escreveu:Como não há pena de morte no Brasil, faria o mesmo que a mãe fez. Embora seja provável que antes de matar o marginal, eu o torturaria bastante.

Isso é algo menos justificável.

Para matar, basta o sangue quente no calor do momento, para torturar é necessário ter sangue frio.

Não discordo.
Antes que pensem que sou maníaco, sou um cara calmo e não sou vingativo (ou acho que não). Mas realmente fico sem saber quais seriam meus limites caso alguém molestasse um filho meu.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

x98m03

Mensagem por x98m03 »

Eu faria o mesmo mas nao gostaria de viver numa sociedade que tolerasse vendettas. Nao quero viver na sicilia...

x98m03

Mensagem por x98m03 »

E se o marginal tivesse 6 anos?

Trancado