Mr. Crowley escreveu:não!
leia o que eu postei!
Beleza, Mr. Crowley!
Teus argumentos são muito famosos entre as pessoas que defendem a superioridade de Pelé.
Todos eles merecem atenção, mas do lado maradoniano também há vários argumentos em sentido oposto.
Desta forma, a preferência entre Pelé e Maradona acaba não tendo como ser totalmente isenta de subjetividade por parte das pessoas.
Por exemplo... o número de gols.
Imagina só te eu te disesse que o melhor jogador do mundo foi o goleiro Taffarel.
Como você compararia Taffarel com Pelé? Pelo número de gols? Impossível, uma vez que Tafarel é um goleiro e goleiros, como sabemos, à exceção de Chilavert e Rogério Ceni, praticamente não tentam fazer gols!
Daí temos que a posição de Maradona não era a mesma de Pelé! Pelé era um atacante. Maradona, não... ele ficava mais no meio de campo, armando as jogadas. Caniggia e Burruchaga, estes sim, eram atacantes.
Tanto o número de gols não tem tanto valor assim na definição do melhor jogador de todos os tempos que, mesmo tendo o Batistuta feito mais gols em sua carreira do que Maradona, não é a Batistuta que os torcedores argentinos rendem suas maiores homenagens!
Com relação ao nível técnico nas duas épocas, acho que ela até favorece Maradona na comparação, uma vez que, na época de Pelé, os goleiros eram mais baixos (o pessoal em geral era mais baixo), e, se campos piores e chuteiras ruins prejudicavam Pelé, também prejudicavam todos os outros 21 jogadores em campo!
Houve até uma época em que a Fifa ordenou o aumento do tamanho das goleiras, porque a média de gols dos principais campeonatos nacionais e internacionais estava simplesmente despencando, e tenho 99% de certeza de que essa ordem foi dada depois da Era Maradona.
A marcação também tem seu papel... quando assistimos os jogos da Copa de 70, salta aos olhos a liberdade que os jogadores tinham para armar jogadas e atacarem a equipe adversária...
Podemos continuar discutindo isso... posso postar mais, só que penso que este tópico não é adequado para discussões mais aprofundadas sobre este assunto.