ímpio escreveu:Ectoplasma é citoplasma periférico, a menos que passe por alterações moleculares que façam o ectoplasma do espiritismo ser outra coisa diferente do da biologia...
Eu tenho quase certeza que o ectoplasma das materializações tem pouco a ver com o da biologia.
ímpio escreveu:Quanto ao cheiro, os fantasmas tem cheiro de ectoplasma?
Difícil dizer, em várias materializações sente-se o cheiro de rosas. Também já se sentiu o cheiro de cadáveres.
ímpio escreveu:Acho que a espécie fonte do ectoplasma é totalmente irrelevante para a reprodução das características humanas ou de outra espécie, haja visto que reproduziria características também das roupas, feitas de material processado de espécies bem distantes; sem falar que o citoplasma das células menos vitais também tem muito pouco a ver com a causa da aparência de todos os tecidos (e células também?) reproduzidos.
É complicado responder isso, já que, no meu entender, não se sabe todos os constituintes do ectoplasma. Talvez seja possível usar o ectoplasma de animais ou mesmo plantas, não sei. O que se encontra na literatura é o seguinte:
"Em pesquisas da constituição do ectoplasma, por meio de análises químicas e histológicas, foi detectado: cloreto de sódio, fosfato de cálcio, células epiteliais e leucócitos, além de matéria gordurosa. Outros pesquisadores dizem que o ectoplasma seria substância originária do protoplasma, das usinas celulares, onde o ATP (trifosfato de adenosina) teria expressiva participação, ao lado de outros elementos, não podendo deixar de considerar a importância do fósforo nas atividades bioquímicas orgânicas".
ímpio escreveu:Os fantasmas tem também células? Em um dos textos que passou, parece que de um lado tinha tecidos diversos do braço, mas no outro era uma massa que imitava apenas externamente. Se fazem células diversas a partir de materual de células não-vitais do médium, a pesquisa de materializações talvez possa contribuir com a pesquisa de células-tronco, sugerindo que talvez as células tronco mesmo sejam bem desnecessárias.
´
Puxa...nem tinha pensado nessa possível utilidade. O ectoplasma, como registra a literatura, é constituído de células. Fantasmas já não sei.
Abraço,
Vitor