Ofendida no Orkut, jovem ganha indenização

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Ofendida no Orkut, jovem ganha indenização

Mensagem por Apáte »

Mas vai ser tapada! Fizesse um fake e tinha economizado 14 pila.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Também tenho os dados de endereço e telefone completos no orkut, só não fico enchendo o saco de ninguém. Resolvi colocar os dados assim que soube que, se o fizesse, o psicopata-net viria até minha casa me matar.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Will

Re: Re.: Ofendida no Orkut, jovem ganha indenização

Mensagem por Will »

Apáte escreveu:Também tenho os dados de endereço e telefone completos no orkut, só não fico enchendo o saco de ninguém. Resolvi colocar os dados assim que soube que, se o fizesse, o psicopata-net viria até minha casa me matar.

Sei, vc queria experimentar empiricamente a hipótese pró-deus? :emoticon12:

Temporal

Mensagem por Temporal »

é.. internet cresceu tanto que começou a servir como um ótimo meio pra se propagar racismo, praticar crimes como venda de drogas e outras merdas destes tipos... a justiça começou a punir mesmo quem também faz essas paradas pela internet e acha que vai ficar ileso.. bom trabalho da justiça, vai servir de exemplo, com certeza

Temporal

Mensagem por Temporal »

quando nego não se identifica, é covarde, isso e aquilo..
quando se identifica, acontece uma parada como essa, heh

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Procurei no orkut mas só achei isso em alguns profiles:
A universitária Jamille Paula Gluchowski, 23 anos, ganhou um ação inédita na Justiça brasileira. Estudante de direito, ela conseguiu uma indenização por danos morais, no valor de R$ 14 mil, contra duas mulheres que criaram uma comunidade contra ela no Orkut, o maior site de relacionamentos do mundo. Um amigo de Jamille recebeu uma mensagem sobre a comunidade “Eu odeio Jamille, Jamel”, que tinha uma foto da universitária. “Ele imprimiu o convite e me mostrou. Entrei no Orkut e acompanhei alguns diálogos entre a autora da comunidade e uma amiga”, conta a estudante. “Elas me chamaram de biscate, mentirosa, falsa, invejosa e outros adjetivos pejorativos”.

Indignada com a descoberta, ela registrou um boletim de ocorrência de injúria e difamação contra Julyana Eiki Sonoda, dona da comunidade, e a amiga Mahyara de Oliveira e conseguiu, na Justiça, uma ordem para que a comunidade fosse tirada do ar dois meses depois. Na semana passada, a juíza Maria Aparecida Ribeiro, do Segundo Juizado Especial Cível de Mato Grosso, condenou as reús a pagarem indenização a Jamille, por danos morais.

Piadas
“O valor é pequeno, mas a repercussão é importante. Espero que sirva de exemplo”, desabafa Jamille. “Na época, sofri muito. Todo mundo ficou sabendo da comunidade e ouvi muitas piadianhas de mau gosto.” Mahyara afirma que não foi notificada oficialmente da decisão judicial e prefere não comentar o assunto. Julyana, segundo amigos, viajou para o Japão.

Segundo Jamille, Julyana e Mahyara não têm como recorrer da decisão, pois não compareceram às audiências e foram condenadas “à revelia”. A universitária conta que ainda corre um processo na Justiça criminal. Se condenadas, elas podem pegar até um ano e meio de cadeia ou serem obrigadas a prestar serviços comunitários. Ela ainda não tem certeza sobre o motivo da criação da comunidade e acredita que a raiva pode ter sido motivada pelo seu envolvimento com um rapaz que teria namorado Julyana.

Para a vítima, a vitória tem ainda um sabor especial. Foi a primeira ação que ela advogou. “Entrei com o processo no Juizado Especial porque ainda era estudante (ela se formou neste ano). Mas compareci a todas as audiências e tive ajuda de profissionais”, comenta.

E isso: http://olhardireto.com.br/noticias/noti ... ?cod=23637
Justiça de Mato Grosso decide primeira ''briga'' no Orkut e condena jovens
10/12/2006 às 18:18
ImagemEm decisão inédita e que certamente vai causar muita polêmica, a juíza Maria Aparecida Ribeirio, do Segundo Juizado Especial Cível, condenou as jovens Julyana Eiki Sonoda e Mayara de Oliveira a indenizar em R$ 14 mil, por danos morais, por terem atacado e ofendido a honra de Jamile Paula Gluchowski. O caso é emblemático pois as ofensas estão no Orkut, um site mundial de relacionamento que encontra no Brasil uma de suas maiores bases. Só não é maior porque o número de computadores no país ainda é abaixo da expectativa da demanda mundial.

Mesmo assim, a condenação das duas jovens impõe um limite nos casos de ataques pessoais e/ou ofensas injuriosas via internet, ainda mais levando em conta a questão pessoal. No caso em evidência, por exemplo, Julyana Sonoda e Mayara de Oliveira fizeram ofensas pessoais gravíssimas e perjorativas. "Publicaram, por intermédio do Orkut, ofenssas como biscate, guria chata, invejosa, mentirosa e, pior, incitaram outros membros do site a participar de uma comunidade intitulada EU ODEIO JAMILLE "JAMEL", consta de trecho da decisão.

"A personalidade é o primeiro bem dos homens, concedido a ele não pelo poder ou normas de qualquer natureza; sua aquisição originária e medida diretos a salvaguardas de dignidade, ao desenvolvimento pleno e livre de potencialidades e ao respeito bem estar físico e emocional....Assim, a conduta (das jovens) atentatória a honra entendida em sua dupla projeção interna auto-estima, amor próprio e, de outra forma, externa boa fama, boa reputação, que a dor experimentada e as cicatrizes subjetivas intangíveis não sejam momentariamente mensuráveis, visando atenuar o injusto sofrimento causado e desestimular a reincidência do agente da prática lesiva", consta de trecho da sentença da magistrada.

Em face desse histórico, registra a juíza, induvidosa é a obrigação das jovens Julyana Eiki Sonoda e Mayara de Oliveira em idenizar os danos morais suportados por Jamile Paula Gluchowski, "face as provas documentais produzidas, as quais sequer foram rebatidas pela reclamadas, o que caracteriza revel. A magistrada anota ainda que os textos ofensivos à honra de Jamile Paula repercutiram negativamente emsua vida afetiva, profissional e universitária.

Da Redação

Temporal

Mensagem por Temporal »

Usuário deletado escreveu:Não vejo nada de diferente em comunidades como "Eu odeio a Xuxa".

Sim, não há. Comunidades de famosos acho que é até pior.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:Não vejo nada de diferente em comunidades como "Eu odeio a Xuxa".

Não que justifique, mas essas coisas afetam muito mais pessoas comuns do que famosas.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:
Apáte escreveu:

Não que justifique, mas essas coisas afetam muito mais pessoas comuns do que famosas.

Bem relativo isso.

Por exemplo, se criarem uma comunidade dizendo que determinado conjunto musical só faz músicas de péssima qualidade. A comunidade vai crescendo, acaba que uma pessoa que nunca ouviu o conjunto nem pega pra ouvir já que viu que tanta gente odeia o conjunto.

Sem falar nos boatos que podem soltar sobre a vida pessoal do artista que com certeza o afetam muito mais do que afetaria uma pessoa normal. Pessoas que não estão expostas na mídia não correm o risco de serem temas de programas como o de Leão Lobo.

Realmente depende...
Mas imagine só se fazem uma montagem da Sandy. Em pouco tempo ela prova que é montagem por mais bem-feita que seja, é possível de descobrir o bandido e ele vai ser preso.
Se fizerem uma montagem duma mina underground, vai queimar o filme dela pacas, demorará muito até provar que é montagem (se for bem feita) e ainda é provável que não se descubra quem fez. (mas é óbvio que a repercussão é bem menor)

Temporal

Mensagem por Temporal »

Usuário deletado escreveu:Sem falar nos boatos que podem soltar sobre a vida pessoal do artista que com certeza o afetam muito mais do que afetaria uma pessoa normal. Pessoas que não estão expostas na mídia não correm o risco de serem temas de programas como o de Leão Lobo.

Apáte escreveu:Se fizerem uma montagem duma mina underground, vai queimar o filme dela pacas, demorará muito até provar que é montagem (se for bem feita) e ainda é provável que não se descubra quem fez. (mas é óbvio que a repercussão é bem menor)

Eu acho que a proporção de cada uma é a mesma. Vai depender mais da importância que a pessoa vai dar para aquilo..

E Apáte, quando é uma pessoa comum, com certeza é mais fácil achar os suspeitos.

Usuário deletado escreveu:Uma pessoa comum pode mudar de cidade, depois de um tempo a tempestade passa. Já uma pessoa famosa...

Isso é... mas pior que o mundo é pequeno e notícia ruim se espalha que é uma beleza. E parece que o mundo ficou menor ainda depois do Orkut.

Temporal

Mensagem por Temporal »

Temporal escreveu:Aí, na verdade, não tem problema. É uma crítica a música, não é uma ofensa barata a pessoa de ninguém.

Supomos que seja uma calúnia quanto à ideologia de uma banda.

Exemplo: "Iron Maiden é uma banda satanista, olhem aquele disco The Number Of The Beast"

Isto é uma mentira, mas imagine um cristão que comece a gostar de um rock mais pesado e pega essa imagem do Iron Maiden. A imagem da banda como sendo do mau, anti-ética, que faz rituais... Isso afeta demais a imagem tanto do conjunto quanto dos artistas.

Mas eu acho que aí é mais uma questão "inocente" de ignorância mesmo, não é uma questão de racismo ou algum crime contra a personalidade dos integrantes, com aquela intenção maldosa de ofender a integridade moral deles. Por exemplo, não é crime confundir uma banda satânica com uma pagã.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:O foda é quando não é montagem. Quando pegam um fato "exótico" e usam para denigrir. Um caso recente é o caso Cicarelli.

Ela não deve estar conseguindo entrar nem em uma farmácia, todo mundo deve ficar torrando a paciência dela.

Uma pessoa comum pode mudar de cidade, depois de um tempo a tempestade passa. Já uma pessoa famosa...

A fama requer que uma pessoa abra mão de um pouco de privacidade (mas nem tanto). E a Cicarelli não perdeu o emprego nem nada, já a Miss Piroquinha (lembra?) foi quase linchada.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Temporal escreveu:Aí, na verdade, não tem problema. É uma crítica a música, não é uma ofensa barata a pessoa de ninguém.

Supomos que seja uma calúnia quanto à ideologia de uma banda.

Exemplo: "Iron Maiden é uma banda satanista, olhem aquele disco The Number Of The Beast"

Isto é uma mentira, mas imagine um cristão que comece a gostar de um rock mais pesado e pega essa imagem do Iron Maiden. A imagem da banda como sendo do mau, anti-ética, que faz rituais... Isso afeta demais a imagem tanto do conjunto quanto dos artistas.

Quem coloca demoninhos na capa e faz um álbum com esse título também tá caçando, né?
Imagina só se eu começo a usar maquiagem, mini-saia e salto alto. Acha que eu tenho direito a reclamar caso alguém vier me chamar de gay?

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Uma pessoa comum pode mudar de cidade, depois de um tempo a tempestade passa. Já uma pessoa famosa...

Mudar de cidade não é simples. Seguindo o raciocínio uma pessoa com fama nacional poderia simplesmente mudar de país.

E creio que é o contrário. Por exemplo, as fotos da Britney Spears sem calcinha, com o tempo vão caindo no esquecimento. Agora, caso uma mulher normal for fotografada sem o tal acessório, todas as pessoas próximas a ela (bairro, rua, cidade) vão sempre associá-la a aquilo

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Usuário deletado escreveu:Para quem não conhece Carlos Emmanuel é um indivíduo que xingava os outros no Orkut com o perfil real, neste perfil real tinha o telefone e endereço da casa dele. Em um belo dia a polícia foi lá apreendeu o computador dele e o deixou encarceirado por duas noites. Ele teve sorte de não ter sido processado.
Fizeram isso com o Carlos Emmanuel?! :emoticon12:

Sacanagem! Todo mundo sabe que ele fazia aquilo tudo de sacanagem. Dizem que ele já apareceu até aqui no RV.

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Não é o valor da ação que é importante porque é muito pouco pelos danos que me causaram

Pouco? Já pensou se eu ganhasse na justiça 14 mil reais de todos que me odeiam? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

eu poderia começar um processo contra os malas daquele forum que eu participava..
mas fui burro a ponto de nao ter tirado printscreen do meu album do orkut violado por eles!
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Trancado