A Verdade e a Água

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Washington

Mensagem por Washington »

A verdade é antes de tudo terrível. Não é de se estranhar que as pessoas prefiram o sonho, a fantasia, a ilusão, etc.

Vivemos na mentira... e gostamos disso, mais do que isso, precisamos dela. Há uma indústria da mentira, melhor dizendo várias.

Tive certa vez um transtorno psicológico relativo à verdade e à mentira. A fase aguda durou pouco, mas foi terrível. Não podiam perguntar como eu estava ou qualquer opinião sobre qualquer coisa: Eu dizia a verdade, ou o que pensava ser a verdade. E ainda via um mérito nisso.

Não fiz tratamento, passou, mas mesmo assim tem hora que é difícil aceitar a mentira como é aceita por todos.

Sou gerente de uma unidade de uma empresa com cerca de 6.000 funcionários; então é mentira para todo lado: Minto para funcionários que chefio, que mentem para mim. Mentimos todos para o escritório central, que mente para todos os demais e mente para a diretoria, que por sua vez mente de volta para todos. É uma festa.

Estou gostando muito, mais algum tempo vou estar zero bala.

Estou nessa função tem 4 meses, quero sair e vou. Espero que eu o faça em cerca de 3 meses. Poderia sair antes e mesmo hoje, mas este é o tempo que eu estimo para estar totalmente curado.

É show. :emoticon16:

A mentira é boa demais. :emoticon12:

:emoticon19:
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Najma
Gênero: Feminino

Re.: A Verdade e a Água

Mensagem por Najma »

Bonito... :emoticon1:

Sobre a verdade só tenho uma coisa a dizer:

"Show light to the birds of the night-time, and you hide their light; it is the light which blinds them and for them is darker than darkness."
E. Levi
Imagem

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Re.: A Verdade e a Água

Mensagem por Acauan »

Najma escreveu:Bonito... :emoticon1:

"Show light to the birds of the night-time, and you hide their light; it is the light which blinds them and for them is darker than darkness."
E. Levi

Luz é luz, e os pássaros noturnos precisam dela para enxergar tanto quanto nós.
A diferença está apenas na correlação entre intensidade e sensibilidade de cada qual, que define o que é falta e o que é excesso para cada um.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Cris
Contato:

Re: A Verdade e a Água

Mensagem por Cris »

Acauan escreveu:A Verdade e a Água

Por Acauan

A Verdade é como a água que brota da pedra em meio à montanha.
Cristalina e pura.
Sob ela há a rocha firme, que lhe dá fundamento sólido.
Em seu entorno a mata, com toda a vida que irriga.
Acima dela, apenas o céu.
Ela transmite frescor ao toque.
Levada à boca não é insípida, tem o sabor do caminho que iniciou na nuvem, cruzou os ares e penetrou a terra antes de repousar no leito pétreo.
Tomada, sacia e refresca.
Traz satisfação e prazer.
Sustenta a vida, que sem ela seca e se esvai.
Por estas qualidades a reconhecemos, mesmo que ninguém nos lhas aponte.
E sem estas a refutamos, mesmo que muitos a recomendem.

Nobre Guerreiro, parabéns pelo texto, ele é lindo e profundamente inspirador!
Anauê Acauan! :emoticon4:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Acauan escreveu:
Najma escreveu:Bonito... :emoticon1:

E. Levi

Luz é luz, e os pássaros noturnos precisam dela para enxergar tanto quanto nós.
A diferença está apenas na correlação entre intensidade e sensibilidade de cada qual, que define o que é falta e o que é excesso para cada um.

Concordo Acauan. Mas entenda: verdade é verdade, seja ela qual for e esteja ela onde estiver. Aos acostumados a viver sem ela ou com um mínimo dela, a agressão é verem-se expostos à mesma quando ela lhes é atirada à cara.

Crédulos de um modo geral que não abdicam de uma cômoda mentira enquanto refutam e/ou ignoram a verdade que o digam... :emoticon4:

Beijos
Imagem

Migs

Mensagem por Migs »

Como é que essa coisa da verdade funciona se tudo for mutação... até a própria mutação? :emoticon14:

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Reload.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Por Acauan

Cristalina e pura.
Levada à boca não é insípida, tem o sabor do caminho que iniciou na nuvem, cruzou os ares e penetrou a terra antes de repousar no leito pétreo.

Escreveu em uma manhã de ressaca.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

CAVEIRA

Mensagem por CAVEIRA »

Já que o tema é a verdade os camaradas poderiam ser sinceros com o acuan, não é?

Na minha opnião a frase é boa pra se colocar em livros "pré-infantil", por favor sem ressentimentos, é a verdade do meu pensamento!
"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja"

CAVEIRA

Mensagem por CAVEIRA »

Fernando Silva escreveu:A verdade não é democrática. Ela ainda será a verdade, aqui e em qualquer lugar do universo, mesmo que ninguém a aceite.

A verdade é aquilo em que se acredita... Por isso a verdade pode ser interpretada de forma diferente por diferentes idéias e crenças...
"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja"

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

CAVEIRA escreveu:Já que o tema é a verdade os camaradas poderiam ser sinceros com o acuan, não é?

Na minha opnião a frase é boa pra se colocar em livros "pré-infantil", por favor sem ressentimentos, é a verdade do meu pensamento!

O poema é bonito sim.Agora cá para nós agua em dia de ressaca deve inspirar qualquer poeta.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

CAVEIRA escreveu:
Fernando Silva escreveu:A verdade não é democrática. Ela ainda será a verdade, aqui e em qualquer lugar do universo, mesmo que ninguém a aceite.

A verdade é aquilo em que se acredita... Por isso a verdade pode ser interpretada de forma diferente por diferentes idéias e crenças...

A verdade é uma coisa absoluta e não depende de alguém acreditar nela.

Eu complementaria com:

"Respeite quem busca a verdade; duvide de quem diz que a encontrou".

Talvez você esteja confundindo "verdade" com "nossa percepção da verdade", que é o que temos e com a qual temos que nos contentar.

CAVEIRA

Mensagem por CAVEIRA »

Fernando Silva escreveu:
CAVEIRA escreveu:

Eu complementaria com:

Talvez você esteja confundindo "verdade" com "nossa percepção da verdade", que é o que temos e com a qual temos que nos contentar.

A frase é perfeita, mas acho que a verdade pode ser aceita ou não, isso é, se realmente for a verdade... é complicado... :emoticon5:

André

Mensagem por André »

Fernando Silva escreveu:
CAVEIRA escreveu:

Eu complementaria com:

A nossa percepção faz para nos a verdade ser relativa.Se ela é absoluta em termos ideais, não devemos nos ocupar, pois tais termos são inatingiveis.

Já atentar para rigor, ser capaz de resistir a critica, e ser sustentavel, já são perspectivas sobre a Verdade mais possiveis e viaveis.Reconhecendo que ela é relativa para nos, mas ao menos tempo que devemos busca-lá tendo-a como Norte, e os criterios rigorosos como presuposto para sua validade, mesmo que seja provisoria.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Sr. Incógnito

Mensagem por Sr. Incógnito »

ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 08 Abr 2007, 23:42, em um total de 1 vez.

André

Mensagem por André »

Sr. Incógnito escreveu:Bem relativa: Por exemplo: Aquela mulher (digamos a Sra. X) está grávida!
Realmente, se alguém não percebe isso, então ela não está gravida... É assim? Claro que não, gente. O que é isso? O que é água é água, o que é pedra é pedra.

Ela não deixa de estar gravida se alguém não perceber.Mas para essa pessoa que não percebeu ela não está gravida, logo a verdade relativa a essa pessoa é que ela não está gravida, tal verdade é temporaria, somente a gravida dizer a essa pessoa, ou essa pessoa descobrir de outra forma, e tal construção se desfaz.

Agora com exemplos mais complexos:Seria o novo Deus dos neo-conservadores o dinheiro?Qualquer resposta tem que se levar em conta a perspectiva do falante.Não existe verdade absoluta sobre isso, apenas pontos de vista fundamentados em teorias e evidencias, capazes de sustentar argumentos.

Existem dimensoes objetivas e subjetivas na verdade.A verdade da mulher gravida tem uma dimensão objetiva que atraves de ultra-som pode ser verificada, e mesmo essa pode ter relatividade na percepção de outros,de outra forma, embora seja apenas um caso de demonstrar que na mente dos razoaveis a relatividade imediata sobre a gravidez desaparece.Mas existem dimensoes subjetivas.Por exemplo: Será que foi o marido dela que a engravidou?A suspeita pode surgir na impressão de alguém, se essa pessoa se convencer atraves de alguma evidencia que a tal mulher foi infiel, e que o marido estava viajando no periodo da concepção, pode chegar a conclusão que o pai é o amante.Mas tal conclusão é tb uma construção uma verdade que pode ser futuramente confirmada ou demonstrada como falsa.

Se o questionamento da agua ou da pedra não existi-se não existiria conhecimento cientifico.A maior parte dos avanços mostram que uma teoria anterior estava incompleta ou falsa, e o que antes era Verdade se mostra incapaz de explicar, assim uma nova verdade a substitui.Em ciencias sociais, em literatura, existem construçoes subjetivas que formam mais de uma verdade.Até na matematica em debates diferentes cientistas divergem sobre qual teorema seria o verdadeiro ou o que melhor explica, ou é capaz de resolver um problema.

O fato da verdade ser relativa não torna futil busca-la, muito pelo contrario, somente a torna mais interessante e complexa.Vc apontou para aspectos da dimensão objetiva que concordo podem ser verificados e se tornam muitas vezes irrefutaveis, embora na ciencia seja preferivel não falar nesses termos, mas a dimensão subjetiva, essa depende de ponto de vista, é relativa ao individuo.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Sr. Incógnito

Mensagem por Sr. Incógnito »

ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 08 Abr 2007, 23:43, em um total de 1 vez.

zencem

Mensagem por zencem »

Migs escreveu:

Por Acauan

Cristalina e pura.

Isso faz lembrar o poema antimetafísico de Fernando pessoa: O Mistério das cousas. A verdade simplesmente é. Não há mistério.

É isso aí Migs!

Como não somos preservados, nossa mente é invadida pelos mistérios que passam a governá-la e atrofiá-la.
Deteriorada, ela se incapacita para a verdade, atada que está às confusões que os mistérios criaram.
Em vêz de pensar, temos pensamentos, uma patologia que julgamos representar a comprovação de nossa existência.
Perdemos aí a iniciativa e, então, ficamos cégos, surdos, ...e mudos.

E a inteligência circula por um sistema degenerado e entupido de gordura trans, onde há pouco a fazer. :emoticon16:

zencem

Mensagem por zencem »

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Alter-ego escreveu:
Fernando Silva escreveu:Ubi dubium, ibi libertas
"Onde há dúvida, há liberdade".

Essa é uma das mais belas e verdadeiras frases que já vi. Confesso que tive muita dificuldade em aceitá-la. É dificil passar do Verdade=liberdade, para o duvida=liberdade. Afinal, verdade inquestionável é dogmatismo, não é liberdade.

Por outro lado, quando você deixa as decisões a cargo dos outros e apenas segue ordens, você se livra da obrigação de decidir e arcar com as consequências.

Eu ainda prefiro decidir e arcar com as consequências. Sou independente demais para deixar os outros fazerem isto por mim!

:emoticon54:

:emoticon147: - Hãããn! É isto aí Dayse.
Continue a ler o evangelho, segundo o Espiritismo sózinha.
Mostre que você é livre. :emoticon12:

zencem

Mensagem por zencem »

CAVEIRA escreveu:

Vamos só dar uma melhoradinha, Caveira:
A verdade é aquilo em que só se acredita depois de compreendê-la.

Só assim, podemos interpretá-la da mesma forma e assim evitar de nos dividir.

A verdade UNE.
A mentira gera o sectarismo.

Por exemplo, a ciência é unida porque respeita a verdade e a liberdade.

Já as religiões são o exemplo de nossas desgraças, de tanto que se dividem e causam conflitos.

André

Mensagem por André »

Sr. Incógnito escreveu:Olá, André.
Me desculpe, mas vou tomar a liberdade de só falar sobre um ponto do seu post, ok? Depois do natal completo...

"Ela não deixa de estar gravida se alguém não perceber.Mas para essa pessoa que não percebeu ela não está gravida, logo a verdade relativa a essa pessoa é que ela não está gravida, tal verdade é temporaria, somente a gravida dizer a essa pessoa, ou essa pessoa descobrir de outra forma, e tal construção se desfaz. "

Para a pessoa que não sabe, não é o caso de falar que para esta não é verdade, mas sim que ela ignora que assim o seja. Vejamos onde poderíamos chegar: (vou numerar, mas não é nenhum argumento interligado):
1. X está grávida
2. Y não sabe disso. Logo, é verdade para Y que ela não está grávida.
3. Z não sabe que Y não sabe. Ele acha que Y sabe. Logo, é verdade para Z que Y sabe que ela está gravida. Portanto, é verdade para Z que é verdade para Y que X está grávida.
4. Para piorar, X está em coma, não sabendo que está grávida. Portanto, para ela, ela não está grávida e isso é verdade. Logo, para X é verdade que X não está grávida. Portanto, X não está grávida.
5. A criança não sabe que irá nascer. Assim, é verdade para ela q~ue não irá nascer, assim coomo é verdade que X não está grávida para Y.

Etc...
Feliz natal. Depois, continuo...

A verdade é algo construido na consciencia.Logo inconsientes, não constroem verdades.

No conhecimento existem divergencias.Para o dialogo admitir que a verdade é relativa ao contexto, que é uma construção temporal, e dependente dos individuos que a constroem, é o que permite o dialogo.Se alguém se considera dono da verdade a monopoliza, e isso é possivel se achar que é absoluta e a conheceu, o dialogo acaba, e conflito e tentativa de convencimento é o que resta.

A verdade tem uma dimensão objetiva e outra subjetiva são como fases de uma moeda.A dimensão objetiva é mensuravel, detectavel.Por exemplo JFK foi assassinado, isso pode ser demonstrado por registros, as balas, e o corpo do ex-presidente americano.Logo tal dimensão objetiva somente poderia ser negada se outras evidencias objetivas, e não surgidas na imaginação de alguém, fossem descobertas.Já a interpretação de pq JFK foi assassinado vai longe, desde de um assassino trabalhando sozinho que simplismente queria ele morto por razoes pessoais, até uma encomenda da extrema direita, até como já vi nesse forum(embora tal hipotese me parece não fundamentada) que teria sido Fidel a encomendar.

As pessoas que não tem a bagagem de estudos de ciencias humanas estão mais acostumadas a pensar apenas a dimensão objetiva.Mas a dimensão subjetiva é fundamental para entender as construçoes que são feitas.Ambas podem mudar com o tempo dependendo de evidencias de diferente natureza.

Repare que uma serie de verdades são necessarias, é necessaria uma confiança, uma crença mesmo, em certas coisas para o dia a dia, se questiona-se tudo seria dificil trasitar.Mas ao mesmo tempo que as utilizamos, podemos ao perceber que é dispensavel, ou não mais se faz verdadeira para nos substitui-lá.

Trancado