Erros Científicos e o Espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vitor Moura

Re: Re.: Erros Científicos e o Espiritismo

Mensagem por Vitor Moura »

miguell escreveu:Marcelo Gleiser falhou... logo kardec está certo.

Logo é esperado encontrar erros em psicografias, mesmo no caso de espíritos que se dizem espíritos de grandes cientistas

Vitor Moura

miguell escreveu:A ciencia baseia-se no erro e na sua correçao... e os espíritos sao uns sacanas mentirosos.

Isso Kardec já dizia.

miguell

Re.: Erros Científicos e o Espiritismo

Mensagem por miguell »

só Kardec é que é honesto...

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Esse é um ponto interessante que encontro quase a cada postagem. Porque teria que existir perfeição em qualquer religião ? Porque a perfeição seria o aval ? Alguém conhece algo perfeito até para poder fazer uma analogia ?

Bjs

miguell

Mensagem por miguell »

ignorando a questao da perfeiçao... Porque razao nao levantar a hipótese de Kardec ser mentiroso. Conhecem o fenómeno eu creio mesmo perante provas de ter sido enganado? Este fenómeno existe (vide os da Igreja Universal). Muita gente nao admite estar a ser enganada, mesmo perante provas. Entao prefere continuar a acreditar invocando o demo como fabricador de provas falsas 100% convincentes para a razao. Ou entao pode-se dizer que Kardec... esse racista... é apenas um simples mortal da era vitoriana. Até Darwin era racista num sentido vitoriano. Pode-se enganar. E os espíritos, por coincidencia, cometem os mesmo erros vitorianos... mesmo que sejam do tempo de Ramsés...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

miguell escreveu:ignorando a questao da perfeiçao... Porque razao nao levantar a hipótese de Kardec ser mentiroso. Conhecem o fenómeno eu creio mesmo perante provas de ter sido enganado? Este fenómeno existe (vide os da Igreja Universal). Muita gente nao admite estar a ser enganada, mesmo perante provas. Entao prefere continuar a acreditar invocando o demo como fabricador de provas falsas 100% convincentes para a razao. Ou entao pode-se dizer que Kardec... esse racista... é apenas um simples mortal da era vitoriana. Até Darwin era racista num sentido vitoriano. Pode-se enganar. E os espíritos, por coincidencia, cometem os mesmo erros vitorianos... mesmo que sejam do tempo de Ramsés...

Kardec era um simples mortal da era vitoriana e racista sim como tantos de sua época. Foi um cara que teve a hombridade de avisar dos cuidados que deviam ser tomados ao se tratar dessas questões.

Os fenômenos não se restringiram a uma determinada época, a de Kardec, acontecem diariamente até hoje

Bjs

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Vitor Moura escreveu:Exame da caligrafia, conjunto de informações que só pertenciam ao morto, etc

Mas DO QUE você está falando????????? Foi VOCÊ que disse que o morto apenas DITA as palavras para O MÉDIUM escrever e às vezes ASSINA a mensagem!!!! QUE "caligrafia"???? :emoticon17:
É um problema espiritual, chupe pau!

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Acho que o Vitor deveria explicar antes o que seriam vidente, clarividente, audiente, clariaudiente, psicógrafo e psicofônico.

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Vitor Moura

betossantana escreveu:
Vitor Moura escreveu:Exame da caligrafia, conjunto de informações que só pertenciam ao morto, etc

Mas DO QUE você está falando????????? Foi VOCÊ que disse que o morto apenas DITA as palavras para O MÉDIUM escrever e às vezes ASSINA a mensagem!!!! QUE "caligrafia"???? :emoticon17:

...e às vezes escreve a carta também! Na maior parte do tempo, só assina. Então comparemos as assinaturas. Geralmente, dá informações de cunho pessoal , então, vejamos a possibilidade de vazamento sensorial.

Vitor Moura

Johnny escreveu:Acho que o Vitor deveria explicar antes o que seriam vidente, clarividente, audiente, clariaudiente, psicógrafo e psicofônico.

Abraços

Isso aí é só consultar o livro dos Médiuns que explica. Isso tem na internetgratuito para baixar.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Vitor Moura escreveu:
Johnny escreveu:Acho que o Vitor deveria explicar antes o que seriam vidente, clarividente, audiente, clariaudiente, psicógrafo e psicofônico.

Abraços

Isso aí é só consultar o livro dos Médiuns que explica. Isso tem na internetgratuito para baixar.

Para quem conhece a doutrina, tudo bem. Mas para a maioria leiga e que não teve tempo ou saco para ler, seria interessante sim colocar aqui, mesmo porque tem gente que acaba lendo aqui por ser mais prático e poder perguntar ou argumentar. Você parece o Botanico, perde oportunidade de colocar seus conhecimentos e testá-los junto à outras pessoas que não são as que ficam gladiando com você.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Vitor Moura

Johnny escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Abraços

Para quem conhece a doutrina, tudo bem. Mas para a maioria leiga e que não teve tempo ou saco para ler,

Se não tem saco pra ler, então também não tenho saco pra postar.

betossantana
Contato:

Abraços

Eu tenho um livro escrito por um clariaudiente, Jason Leen, o Encosto deve conhecer, o nome é Paz, Afinal - As Experiências Pós-Morte De John Lennon, é engraçado, mas na maior parte do tempo chato pra caralho. Tem umas ilustrações bizarras, como John se encontrando cara a cara com Jesus, mas nessa parte o livro é detestavelmente coerente, dizendo que Deus se apresenta perante as pessoas mortas segundo o sistema de crenças que ela possui. Aaaaaaaaaaarrrrrrrgggggggghhhhh! Nem dá pra chamar o livro de intolerante ou cristo-cêntrico!!! SACO!

Mas nas notas do autor eu fiquei curioso pra ler uma outra, ahn, obra. Ele diz que "Jane Roberts escreveu uma série de livros sobre a natureza da realidade, a ela revelados por um ser multidimensional conhecido como Seth", com a observação de que "enquanto elaborava esses livros, Seth falou ou "veiculou-se" diretamente através da Sra. Roberts", ou seja, há um certo paralelo com o espírito de RAMTHA se manifestando na JZ Knight, aquela loura da boca de plástica do filme Quem Somos Nós?. Fiquei bem curioso pra ler os escritos dessa sra. Roberts! Já vi uma outra referência a Seth em mitologia por aí, mas só conheço mesmo o Seth da Marvel, que tinha a ver com os homens-lagartos das histórias de Kull, o conquistador, e com a coroa da serpente, que gerou uma saga própria envolvendo vários super-heróis.

Na Bíblia eu vi que tem um Set também na linhagem de Jesus, seria filho de Adão e Eva. Afinal esses Sets répteis mitológicos e essa da Bíblia tem algo a ver, ou é apenas o nome que talvez tenha uma origem num termo comum?

E, uau, considerações sobre a natureza da realidade reveladas extra-dimensionalmente! Melhor que Marvel, DC, a Prosti ou A Liga Extraordinária, hein?? Quero ler isso!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

O ENCOSTO escreveu:Marcelo Gleiser errou e "todo mundo" ficou quieto.

Logo, a psicografia prova a existencia de espiritos.

É isso?

Trocando em miúdo, é.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Marcelo Gleiser errou e "todo mundo" ficou quieto.

Logo, a psicografia prova a existencia de espiritos.

É isso?

Não. O que quis dizer foi:

Mesmo Marcelo Gleiser, um "mega-físico", errou FEIO, logo, não necessariamente uma psicografia com erros científicos prova sua falsidade. Os céticos normalmente procuram erros científicos nas obras espíritas para mostrar que nenhum espírito se comunicou. Não é poque há erros, como mostrado, que a mensagem é necessariamente falsa, mastambém não quer dizer obviamente que seja verdadeira. É preciso ver outras coisas, como caligrafia, informações d ecunho pessoal, etc.

Mensagens com erros não provam a inexistencia de espiritos. Prova apenas que a doutrina espirita está repleta de erros grosseiros.

É isso que uso como argumento.

É isso que os espiritas não admitem. Vide RCAdeBH defendendo argumentos racistas.

Precisa concordar que 99.9% dos espiritas religiosos são assim.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

betossantana
Contato:

Johnny escreveu:Para quem conhece a doutrina, tudo bem. Mas para a maioria leiga e que não teve tempo ou saco para ler, seria interessante sim colocar aqui, mesmo porque tem gente que acaba lendo aqui por ser mais prático e poder perguntar ou argumentar. Você parece o Botanico, perde oportunidade de colocar seus conhecimentos e testá-los junto à outras pessoas que não são as que ficam gladiando com você.

Eu acho que vale a pena dar uma lida, Johnny, por distração mesmo. Eu li O Livro Dos Espíritos todo em viagens de ônibus, é uma leitura bem leve e fácil. Como foi Kardec que escreveu, o dos Médiuns deve ser tão chatóide quanto o dos Espíritos, mas pra depois do almoço até vale, antes de tirar um cochilo, nos fins-de-semana, por exemplo. Só espero que tenha partes tão BOAS quanto a parte sobre Júpiter no Livro dos Espíritos! Eu sim-ple-men-te A-DO-RO! Valeu o livro todo por mim. Só acho que ele podia ter escalonado os espíritos que habitam todo o sistema solar, do Sol até os asteróides e cometas!!!

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Outra coisa:

Acho interessante o fato de espiritos superiores terem buscado um Racistinha de merda para revelar a "verdade verdadeira".

Será que não havia um único letrado não racista na França? Será que ninguém era moralmente menos condenável que Kardec?

Já vi espiritas responderem descaradamente que NÃO.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Will

Mensagem por Will »

salgueiro escreveu:

Esse é um ponto interessante que encontro quase a cada postagem. Porque teria que existir perfeição em qualquer religião ? Porque a perfeição seria o aval ? Alguém conhece algo perfeito até para poder fazer uma analogia ?

Bjs

Talvez, justamente por falta de perfeição, que existam tantos céticos e ateus!

Falando por mim, um perfeição e precisão, seria tudo que eu precisaria para deixar de ser ateu! :emoticon12:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

betossantana escreveu:
Johnny escreveu:Para quem conhece a doutrina, tudo bem. Mas para a maioria leiga e que não teve tempo ou saco para ler, seria interessante sim colocar aqui, mesmo porque tem gente que acaba lendo aqui por ser mais prático e poder perguntar ou argumentar. Você parece o Botanico, perde oportunidade de colocar seus conhecimentos e testá-los junto à outras pessoas que não são as que ficam gladiando com você.

Eu acho que vale a pena dar uma lida, Johnny, por distração mesmo. Eu li O Livro Dos Espíritos todo em viagens de ônibus, é uma leitura bem leve e fácil. Como foi Kardec que escreveu, o dos Médiuns deve ser tão chatóide quanto o dos Espíritos, mas pra depois do almoço até vale, antes de tirar um cochilo, nos fins-de-semana, por exemplo. Só espero que tenha partes tão BOAS quanto a parte sobre Júpiter no Livro dos Espíritos! Eu sim-ple-men-te A-DO-RO! Valeu o livro todo por mim. Só acho que ele podia ter escalonado os espíritos que habitam todo o sistema solar, do Sol até os asteróides e cometas!!!

Dentre os livros sagrados espiritas, eu jamais consegui ler "O evangelho segundo o espiritismo". Esse é campeão. O cara que passou das 10 primeiras paginas é muito curioso, masoquista, ou é kardecista mesmo.

Os outros são bem engraçados. Ai vale a pena ler.
O ENCOSTO

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

betossantana escreveu:umas ilustrações bizarras, como John se encontrando cara a cara com Jesus, mas nessa parte o livro é detestavelmente coerente, dizendo que Deus se apresenta perante as pessoas mortas segundo o sistema de crenças que ela possui. Aaaaaaaaaaarrrrrrrgggggggghhhhh! Nem dá pra chamar o livro de intolerante ou cristo-cêntrico!!! SACO!

Isso é um tremendo ad hoc! O bom nesse argumento é que não existe o verdadeiro deus, etc e tal. Todas as religiões levam a deus...
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Talvez, justamente por falta de perfeição, que existam tantos céticos e ateus!

Falando por mim, um perfeição e precisão, seria tudo que eu precisaria para deixar de ser ateu! :emoticon12:

O compromisso com a humildade faz com que eles digam que a sua seita é a mais correta.

Jamais dirão que é perfeita, como maometanos e cristãos.

Isso é muito humilde da parte deles. :emoticon16:
O ENCOSTO

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Ezinho, muitos dos " espíritas religiosos " trazem o ranço da igreja católica. Raciocinar a doutrina torna-se impossível para muitos deles

A doutrina não é a " verdade verdadeira ", é sim uma janela de conhecimento

Bjs

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Um grupo de amigos meus muito próximo ( 2 mulheres e 3 homens) espíritas de carteirinha, começaram a "receber" uma história de amor de um príncipe e uma plebéia de um século qualquer aí. Todos ao mesmo tempo.

Como eram amigos muito próximos, um falou no assunto e os outros abriram o jogo dizendo que o mesmo fenômeno estava se passando com eles.
O que eles contam é que cada um rebebia uma parte desconectada da história e resolver se juntar para montar o quebra -cabeças.
Depois de muitos jantares e idas à praia , com o auxílio de um profissional revisor de texto ( porque a forma gramatical era catastrófica) , lançaram o livro.
Teve lançamento no Pub de um deles, conseguiram até uma editora para colocar o tal romancezinho nas livrarias espíritas.
Mesmo como amiga, me abstive daquilo.
Tenho minhas sinceras dúvidas a respeito do romance psicografado a 10 mãos. Parece que quem colocou sentido na coisa foi o revisor do texto. E me parece estranho que tenho recebido aquilo de um tal espírito Lucas.

Não vendeu nada a não ser as cópias que os amigos amigos compraram para fazer a festa daquela noite.
Eles montaram um escritório para escrever o segundo livro. Que nunca chegou do espaço sideral.
Sou mesmo cética.
Como provar que tal livro é documento científico da existência materializada de um espírito chamado Lucas?

PS: nada entendo de espiritismo. Minhas tentativas de ler Kardec foram, para mim, uma experiência torturante.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

betossantana escreveu:

Achei aquele livro um pé no saco e muito deprimente.
:emoticon20:

Trancado