Choque do futuro...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
XuMbO¯\(º_o)/¯

Re.: Choque do futuro...

Mensagem por XuMbO¯\(º_o)/¯ »

Lei de Murphy: Quanto maior o espalhafato tecnológico maior a oportunidade para a merda acontecer

XuMbO¯\(º_o)/¯

As leis de Murphy sao interessantes porque combinam factos sobre o mundo em que vivemos com a nossa psicologia que evoluiu no paleolítico. Cabeça da idade da pedra na era do microchip. Há quem tenha ilusoes que a tecnologia elevará a nossa cabeça. Nao será a tecnologia de certeza...

XuMbO¯\(º_o)/¯

Talvez os leitores de MP3 sejam excepçao...

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Já houve um tempo em que morrer de cancro era uma raridade.

SÓ AGORA entendi que esse "cancro" é câncer, não a doença venérea!!!!
É um problema espiritual, chupe pau!

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

Viva a tecnologia! :emoticon16:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

XuMbO¯\(º_o)/¯

Biba :emoticon16:

XuMbO¯\(º_o)/¯

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

Boa

XuMbO¯\(º_o)/¯

"A tecnologia nao é boa ou má - nem é neutra"

muito Zen

Neuromancer

Mensagem por Neuromancer »

betossantana escreveu:
XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Já houve um tempo em que morrer de cancro era uma raridade.

SÓ AGORA entendi que esse "cancro" é câncer, não a doença venérea!!!!

Quanto mais vive uma pessoa maiores são as chances dela desenvolver câncer, o câncer não é um efeito colateral da vida moderna...
Quanto à explosão demográfica na Grécia antiga: não é nada de excepcional ter uma explosão demográfica onde não existiam meios de contracepção eficientes, não devia ser nada raro um casal ter mais de 15 descendentes....
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Rui

Mensagem por Rui »

Cancros em crianças... mais frequentes do que seria desejável...

Rui

Mensagem por Rui »

Nao acho que seja um mal. Apesar de 90% (contas feitas por mim :emoticon16: ) do seu conteudo ser lixo

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

é que o grau de mudança actual nao é exponencial, a chegada de novos produtos relevantes nao é mais rápida que a do passado

Eu jurava que o avanço tecnológico crescia em PG. Vou ver se compro pra ler nestas férias.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

betossantana
Contato:

Re: Re.: Choque do futuro...

Mensagem por betossantana »

Rui escreveu:Cancros em crianças... mais frequentes do que seria desejável...

Também temos MAIS crianças hoje do que na antiguidade, né!
É um problema espiritual, chupe pau!

Rui

Mensagem por Rui »

Estatística...

Rui

Mensagem por Rui »

Apáte escreveu:
é que o grau de mudança actual nao é exponencial, a chegada de novos produtos relevantes nao é mais rápida que a do passado

Eu jurava que o avanço tecnológico crescia em PG. Vou ver se compro pra ler nestas férias.

Do livro:

"O primeiro passo ao analisarmos as previsoes passa pela desvalorizaçao das que se relacionam com a mudança exponencial. Se este tipo de mudança fosse comum, descobririamos que a maior parte das previsoes se baseava em subavaliaçoes e que seriam ultrapassadas pela realidade. No entanto, é no oposto que reside a verdade. Na maior parte dos casos, aquilo que muda de forma exponencial sao as expectativas e nao a tecnologia."

Depois dá uma série de exemplos de previsoes do passado... baseadas na ideia da progressao geométrica, o cinema 3D que existe há 50 anos e que insiste em ser desprezado, avioes atómicos hipersónicos, bases na lua, videofones...

Muitas destas má previsoes resultam do facto de se ignorar o consumidor e o mercado. Em última análise quem decide o crescimento tecnológico é o consumidor e o mercado. Qual a lógica do consumidor? Por exemplo, imaginemos que surge um novo leitor de audio cujo som é perfeito... muito melhor que o mp3. E é mais barato. De certeza que o consumidor vai abandonar Zens e Ipods. Talvez... mas o consumidor pensará assim: será que o novo formato suporta ficheiros de CD ou mp3 (posso copiar a minha coleçao que está no meu Ipod para o novo aparelho)?, será que vai dar para sacar da net?, Será compatível com o meu PC?, As companhias discográficas irao disponibilizar o novo formato?

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Apáte escreveu:

queria viver a epoca em que a velocidade do processador dobrasse a cada ano (se bem que isso ja aconteceu, ha uns 10 anos, mas estranhamente nao acontece mais hoje)
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Rui

Mensagem por Rui »

A velocidade dobra... e dobra também o peso dos programas. No fim temos gráficos mais bonitinhos e pormenorizados... uma aproximaçao suave á realidade...

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Hrrr escreveu:
Apáte escreveu:

queria viver a epoca em que a velocidade do processador dobrasse a cada ano (se bem que isso ja aconteceu, ha uns 10 anos, mas estranhamente nao acontece mais hoje)

Isso é meio complicado de avaliar... Pode ser que, até então, os computadores da época não ofereciam quase nada, e assim sendo, tiveram que turbinar os processadores rapidamente para que eles atendessem às novas tecnologias que estavam surgindo.

Vou citar um exemplo um tanto irreal.
Suponhamos que determinada tecnologia estava no marco 0 e, então, deu-se o primeiro passo. "Proporcionalmente" o salto que ele dera foi infinito. Já agora estanos no passo 10 e saltamos para passo 15. Apesar de progredir 5 aritimeticamente, o salto "proporcional" é extremamente menor que os do passado (0 pra 1 ou 1 pra 2).
Espero ter sido claro.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Neuromancer

Mensagem por Neuromancer »

Os computadores continuam aumentando a velocidade em progressão geométrica, a tal Lei de Moore que dizia que a velocidade dobrava a cada 18 meses aproximadamente...
Mas surgiram outros problemas, como manter esses novos chips resfriados tornou-se um desafio e tanto, além disso temos o problema do consumo de energia, quem vai querer um computador que torne tão cara a conta de energia que o impeça de usá-lo?
Surgiram processadores que não aumentam a velocidade do clock mas possuem mais de um núcleo (dual core) que na prática são capazes de processar um maior número de informações mantendo a tal lei em vigor.
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Adoro essas coisas de derrubam mitos e invertem a lógica que levamos séculos para elaborar e acreditar como única forma de raciocínio.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Por falar nisso o programa " Destruidores de Mitos " é bem interessante.

Alguém já viu na tv a cabo? Não sei se passa no satélite.

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Apocaliptica escreveu:Por falar nisso o programa " Destruidores de Mitos " é bem interessante.

Alguém já viu na tv a cabo? Não sei se passa no satélite.

Seria Mythbusters, os Caçadores de Mitos? Ou o programa O X da Questão?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Trancado