Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Will »

rui mig escreveu:Vai adquirir Will? Contigo serao 0.38%


É, junte-se aos bons vc também, e atrapalhe Bill Gates III a comer o caviar-deles de cada dia. :emoticon10:

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por o anátema »

Johnny escreveu:Resumindo: O que é bom avança, o que não presta... :emoticon16:


Religião, pagode, funk carioca são bons então.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
rui mig
Mensagens: 133
Registrado em: 06 Jan 2007, 10:40

Mensagem por rui mig »

sao bons a ter boas percentagens... o que nao é o caso do linux :emoticon16:

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por o anátema »

Quantos % será das cópias de windows no mundo todo são piratas?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
rui mig
Mensagens: 133
Registrado em: 06 Jan 2007, 10:40

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por rui mig »

a maioria. é uma estratégia de reproduçao. Quanto ao linux... nem sendo gratuito consegue atingir crescimento exponencial. Deveria custar pelo menos um dolar para haver motivaçao para fazer pirataria...

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por o anátema »

:emoticon12:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Fernando »

Johnny escreveu:Windows fica com 94% do mercado em 2006

05/01/2007 17:37


O Windows dominou 94% do mercado de sistemas operacionais em 2006. Só a versão XP correspondeu a 85,3% desse número, seguida pela Windows 2000, com 5%. Os dados são do mês de dezembro de 2006 e foram divulgados em pesquisa mensal sobre o uso de sistemas operacionais realizada pela Net Applications. A pesquisa apontou que a versão Windows Vista, lançada para o meio corporativo em novembro de 2006, correspondeu a 0,16% do total do mercado.

Com 4,1% de market share, o Mac OS, da Apple, foi o segundo colocado entre os sistemas operacionais mais utilizados em 2006. O Linux, embora tenha registrado um ligeiro aumento de 0,07% em relação ao mesmo período de 2005, ainda conta com uma fina fatia de 0,37% do mercado.


A torcida do flamengo é a maior do brasil. Logo o mengão é o melhor time do brasil. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

"Eu não prometo o melhor sistema operacional. Mas prometo atualizá-lo" (Bill Gates)

Traduzindo:

Eu vendo um produto ruim pra vc. Depois de alguns anos eu vendo umas poucas atualizações que corrigem os problemas do sistema que eu vendi.

A idéia básica é a seguinte. Vc compra o meu produto cheio de bugs. Eu ganho dinheiro. Vc fica de saco cheio com os bugs. Eu vendo uma atualização que resolve alguns dos bugs. Vc compra. E assim eu tenho uma garantia de que vc sempre vai comprar. Os bugs.

A Microsoft não é a maior empresa do mundo pq possui os melhores softwares. Ela é a maior empresa do mundo pq tem um dos maiores homens de negócio da história como cabeça. Ou seja. Estes números só são reais hoje pq um cara chamdo Bill Gates teve a idéia genial de lançar um sistema fuleiro e barato (se comparado com o Mac) para a nova arquitetura que estava sendo lançada por um preço muito mais acessível que o da Apple, por um preço muito mais baixo que o sistema Macintosh.

Agora eu pergunto. Ser um gênio no mundo dos negócios é o mesmo que conseguir produzir o melhor sistema operacional?
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Fernando »

cópia pirata é coisa de terceiro mundo. Primeiro mundo compra windows com caixinha e código de segurança e tudo. Quem usa Windows XP pirata ganha um presentinho da MS.

A MS fala: Muito bem, querido! Vc ganhou uma estrelinha azul.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por King In Crimson »

rui mig escreveu:
Johnny escreveu:

... não preciso instalar e atualizar um anti virus...

é verdade. não precisava. mas já começam a aparecer virus para o linux



Os Hackers só atacam coisas relevantes. Se o Linux tivesse uma boa fatia do mercado... o rapha já estaria aflito...[/quote]Desculpe a resposta pronta, mas o que seria mais interessante para um hacker: atacar compuputador de peão ou servidores comerciais?

Let me think for a while escreveu:
King In Crimson escreveu:
Let me think for a while escreveu:ligeiramente mais lenta
Contrução engraçada.:emoticon12:
Let me think for a while escreveu: (como é bonita a língua inglesa: "slower")
?


É que "slower" (1 palavra) substitui "mais lenta". A língua inglesa (geralmente) é mais parcimoniosa.
Realmente ela tem uma tendência a possuir menos sílabas, mas acho que tem mais nuance4s de pronúncia e menor riqueza de construções.

Avatar do usuário
Snake
Mensagens: 651
Registrado em: 14 Mai 2006, 17:53

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Snake »

King In Crimson escreveu:Desculpe a resposta pronta, mas o que seria mais interessante para um hacker: atacar compuputador de peão ou servidores comerciais?


Servidores comerciais são ultra-protegidos, muitas vezes é melhor invadir "computadores de peão" para fazer coisas como roubar senhas e ataques DoS, por exemplo.

Em tempo: não existe nenhum vírus para Linux. É verdade que ele não é invulnerável, mas ainda assim está muito mais avançado que o Windows no quesito segurança (caso contrário, os dois sofreriam o mesmo número de ataques que não dependem do sistema). Os únicos "vírus" produzidos foram feitos apenas para testes.
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Johnny »

Quanto ao Ruindows :emoticon12: pirata, vejam bem, os OEM da vida vem e pronto. Ah, mas vai morrer com o PC...Bem, uma máquina dura muito tempo. Meu PC por exemplo veio com W98 OEM. Se eu comprar um computador novo :emoticon19: e quiser instalar ele eu instalo e pronto. O mesmo será com o XP ou Vista. Sou usuário final e não to bnem ai pro Bill gates, se assim não fosse não teria nenhum software em casa (ou então teria de baixar o openoffice entre outros. Até aqui nenhum problema. O problema é resolver pepinos de ultima hora como reconhecimento de hardware entre outros. Por exemplo, meu colega do lado instalou o Kurumin (que dizem ser o que mais reconhece hardware) e ele não consegue reconhecer o DVD LG dele. Aí fica difícil. E olha que ele está "fazendo" Ciência da Computação, tem procurado sobre o assunto na NET e mantendo contadto com o pessoal do Clube do Hardware e até agora nenhuma solução. E aí, como fica? Ele vai ter de esperar concuir o curso de CC e desenvolver um script para reconhecer o DVD? Hoje de manhçã fui instalar o CNL10 que eu tinha baixado e tinha me esquecido porque eu não tinha instalado ainda. Foi fácil lembrar. Ele não particiona automaticamente (tem que ser na unha, mas até aí tudo bem pois já fazia isso antes com os nux antigos). Escolhi instalar os pacotes que EU queria. Conclusão: Ele dá boot pelo lilo (não quis o grub pois não tenho afinidade com ele) mas agora não acho onde alterar o lilo pois antes usava o linuxconfig e a CNL tirou essa ferramenta. Agora ela usa um tal de Webmin (ou sei lá o que) que não aceita rodar nem como root. Será que isso é algo para encorajar o uso do Linux? Vou ver se acho uma revist9inha que tenha alguma distro decente pois a CNL é sofrível (diria até pior que a slackware para configurar).
Mas aqui em Aracaju está difícil encontrar até revistas com CD (coisa que em SP encontrava até em buteco...)

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Alter-ego »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Se eu que não sou um usuário leigo já tenho dificuldades com um monte de coisa, imaginem a maioria esmagadora de usuários. E não é querer chamar a todos de tapados. É questão de bom senso.


"Tapado" não é o cara que usa Windows, é o cara que:

-Me chama às pressas porque não aparece nada no monitor. E nem poderia: não está ligado.

-Reclama que não está recebendo mensagens: ou não bateu a senha ou nem abriu o programa de email. Ou escreve os endereços errados e depois insiste que "antes funcionava". Ou manda anexos de 40MB com cópias para um monte de gente.

-Reclama que os arquivos sumiram. Várias opções: arrastou a mesa e arrancou o cabo de rede. Ou arrastou a pasta para o lugar errado. Ou deletou tudo por engano.

Às vezes o cara reclama que o boot demora muito. Claro, ele instalou tudo o que tinha e não tinha direito, e cada programa mantém alguma coisa rodando por trás, monitorando atualizações do Adobe ou Realplayer, mostrando a previsão do tempo, verifificando sei lá o quê.
E sempre abre tudo ao mesmo tempo durante o boot: Skype, MSN, Office, Outlook, Mediaplayer.

Quando instala o driver de uma câmera ou scanner ou impressora, sempre instala tudo o que há no CD, mesmo sem saber para que serve, e não apenas os drivers.

Quando entra numa página com alguma coisa em coreano, clica em "instalar suporte para o coreano" (e japonês, e russo e o que pintar).

Bota o CD ao contrário na gaveta. Deixa os .TMP se acumularem até acabar o espaço do HD. Etc. Etc.

Lembro-me de um cadista que era muito bom desenhando. Fazia qualquer coisa com o AutoCAD. O problema é que ele não conseguia entender o conceito de disco C:, diretórios e arquivos. Ele salvava tudo no mesmo lugar e depois procurava lá usando o File/Open. Se não estivesse no lugar de sempre, ele ficava perdido.

Aí é foda mesmo. :emoticon12:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Alter-ego »

Fernando escreveu:cópia pirata é coisa de terceiro mundo. Primeiro mundo compra windows com caixinha e código de segurança e tudo. Quem usa Windows XP pirata ganha um presentinho da MS.

A MS fala: Muito bem, querido! Vc ganhou uma estrelinha azul.

Só os zero beginer ficam com a estrelinha... :emoticon16:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
RCAdeBH
Mensagens: 1563
Registrado em: 14 Dez 2005, 08:32

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por RCAdeBH »

Johnny escreveu:Deveriam ensinar bem primeiro o PORTUGUES. Se for para ensinar a lingua mais falada do mundo então vamos aprender MANDARIM.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
" ...I'm running to stand still... "

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Shanaista »

Bom... o relatório de 2006 parece não estar pronto ainda... mas a quem interessar, olhem e tirem suas conclusões!!!

http://www.us-cert.gov/cas/bulletins/SB2005.html

Avatar do usuário
Snake
Mensagens: 651
Registrado em: 14 Mai 2006, 17:53

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Snake »

Shanaista escreveu:Bom... o relatório de 2006 parece não estar pronto ainda... mas a quem interessar, olhem e tirem suas conclusões!!!

http://www.us-cert.gov/cas/bulletins/SB2005.html


Não se pode tirar nenhuma conclusão dessa lista.
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Shanaista »

Snake escreveu:Não se pode tirar nenhuma conclusão dessa lista.


O marketing gerado sobre o Linux é fictício... pois ele é o típico sistema barato que sai caro!!! É isso que a Microsoft procura alertar aos usuários e empresas... e é o que ela faz ao justificar os benefícios de se pagar por um sistema operacional!!! E isso é visto na prática... pois como que a plataforma Linux/Unix pode ser confiável/estável possuindo um nível de vulnerabilidade 3 vezes maior que a do Windows???

Há empresas que oferecem serviços baseados no Linux... como o Google por exemplo... mas qual o custo de homem/hora para customizar todo sistema???

Outra ficção... o Linux não domina a plataforma de servidores corporativos... quem dita as regras nesse mercado é a Novell e a Microsoft... o que sustenta o Linux são aplicações de serviços web, dominios e emails!!! Supondo que não houvesse um Apache ou aplicação similar... acho que o Linux não teria chego tão longe...

O governo brasileiro procurou utilizar Linux para reduzir custos... tempos depois desembolsou R$ 7Milhões para migrar de volta para o mundo Microsoft... agora imagino o samba que outros paises que fizeram o mesmo, o de migrar para o Linux, devem dançar para lidar com ferramentas open source de edição eletronica por exemplo... pois a performance de um OpenOffice é lamentável...

O Windows XP é caro??? É... paguei R$ 700,00 no Pro... mas vale a pena... é rápido, estável, reconhece praticamente tudo que se conecta na porta USB ou infravermelha... ou seja, é prático e robusto... uma coisa que o Linux ainda não é... considero o Linux apenas funcional... assim como Fusca e Ferrari são carros... mas um deles é o melhor enquanto o outro atende apenas uma necessidade

Imagino que se o Linux tivesse virado o jogo nesses 10 anos... é bem provável que Linus Torvald parafraseasse Bill Gates com um trocadilho... "Um 486 com 16MB de RAM é o suficiente para todo mundo!!!" :emoticon14:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Johnny »

Noooossaaaaaaaa. Veja o que o Linux fez:
Fui à enésima banca para procurar uma porra de uma revista e perguntei pra dona do porque não estar encontrando NENHUMA revista com CD. Ela me disse que o antigo governador (aliado da oposição que perdeu) havia feito uma lei que toda revista com CD deveria ser taxada pelo CD (???). Bem, liguei para a acesssoria do recém eleito governador Marcelo Deda e informei a situação. Espero ter resolvido um problemão dos nossos amigos donos de banca e livraria.

Tá vendo, se não fosse pelo Linux, eu não teria feito esta boa ação! :emoticon16:

Abraços!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Fernando Silva »

Shanaista escreveu:O governo brasileiro procurou utilizar Linux para reduzir custos... tempos depois desembolsou R$ 7Milhões para migrar de volta para o mundo Microsoft... agora imagino o samba que outros paises que fizeram o mesmo, o de migrar para o Linux, devem dançar para lidar com ferramentas open source de edição eletronica por exemplo... pois a performance de um OpenOffice é lamentável...

Eu uso o OpenOffice há muitos anos (antes era o StarOffice) sem problemas (a não ser com macros, que a MS faz questão de tornar incompatíveis com todos os Offices (há vários)).

E o governo não voltou atrás. O que aconteceu é que alguns parlamentares frescos não quiseram usar o OpenOffice e exigiram a compra do MS Office. Se você vai julgar as coisas pelo que fazem os parlamentares brasileiros, estamos mal.

E você está deixando de considerar os muitos lugares onde o OpenOffice foi adotado com sucesso (as frescuras foram ignoradas).

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Shanaista »

É... que os méritos sejam dados... o OpenOffice 2.x está bonzinho sim!!! Mas o 1.1, sem condições...

Sobre as frescuras... acho que isso se traduz em insatisfação do usuário com a aplicação... já usei OpenOffice e pelo menos comigo, as compatibilidades não eram 100% com documentos do Office. Isso desestimula!!!

Mas assim... reconheço que o OpenOffice supre as necessidades do dia-a-dia, mas acho que não satisfaz... e digo isso por mim!!! Pois se se levar em consideração o site do OpenOffice, que informa que já são 6 Milhões de usuários... a minha insatisfação é irrelevante!!! :emoticon1:

Porém prezo muito pela velocidade de execução da aplicação... tipo clicar e abrir... nunca vi o OpenOffice ser executado em uma máquina com Linux... mas no Windows, ele "arranha" por um tempo o HD!!! Mas acho que isso é detalhe pífio para quem se simpatiza com ele...

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por rapha... »

Uso o KOffice.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Johnny »

Uso o notepad. Rapidíssimo. Agora, para quem já fez cursos e mais cursos de MS Office e ter de esquecer todos os VBscripts de automatização para embarcar num openoffice, nem vou falar nada. Não é questão de frescura e sim de operacionalidade e agilização de tarefas. A Microsoft desenvolveu além do SO, os aplicativos que desbancaram os anteriormente lideres como Lotus e WordStar. Porque? Frescura? Nada disso, enchergou (e longe) o que estava por vir. O Linux é de graça? Sim mas não está ao alcance do usuário doméstico pois este usa além do SO MS os aplicativos que são muitos e estão muito maduros, bem diferente dos para LInux. Como já disse, se preocuparam tanto com o SO e ficaram no tempo com relação ao resto. Uma vez fiz uma pesquisa para implantar Linux numa clicheria muito grande (ClicherLux). COntatei vários profissionais da área Unix/Linux. Fazendo as contas saia MUITO mais caro a implantação do Linux como estações de trabalho. Para não dizer que tudo estava perdido convenci os diretores a implantar o Openoffice. Tudo ia bem ATÉ o momento em que lembraram dos diversos aplicativos em VB e access que deveriam ser mantidos. A solução foi contratar um programador e desenvolver os aplicativos de banco de dados e usar o MySQL. Resumindo, Linux está ainda MUITO longe de ser algo palpável, para tristeza do Fernando e da minha também. Digo minha porque fui um dos primeiros a levantar a bandeira do pinguim. Queria até me aventurar a ir mais fundo nisso mas em nenhum local que eu trabalhava tinha algo para continuar. Desisti por fim. Hoje, depois de quase 10 anos de Linux vi que nada mudou. Criaram-se outras distros, outras sumiram e os melhores aplicativos para Linux que achei que deveriam nos dias de hoje estarem prontos e rodando simplesmente desapareceram.
Triste fim para o pinguim...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Snake
Mensagens: 651
Registrado em: 14 Mai 2006, 17:53

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Snake »

Shanaista escreveu:O marketing gerado sobre o Linux é fictício... pois ele é o típico sistema barato que sai caro!!! É isso que a Microsoft procura alertar aos usuários e empresas... e é o que ela faz ao justificar os benefícios de se pagar por um sistema operacional!!! E isso é visto na prática... pois como que a plataforma Linux/Unix pode ser confiável/estável possuindo um nível de vulnerabilidade 3 vezes maior que a do Windows???


A lista não diz nada sobre a velocidade com que essas vulnerabilidades são corrigidas.
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por NadaSei »

Bom, o primeiro erro é estarmos tratando apenas sobre "Linux", que é apenas um dos MUITOS sistemas UNIX/UNIX-like.

Vejamos a Wiki:
Wikipedia escreveu:Actualmente, UNIX (ou *NIX) é o nome dado a uma grande família de Sistemas Operativos que partilham muitos dos conceitos dos Sistemas UNIX originais, sendo todos eles desenvolvidos em torno de standards como o POSIX (Portable Operating System Interface) e outros. Alguns dos Sistemas Operativos UNIX actuais são: BSD (FreeBSD, OpenBSD e NetBSD), Solaris (anteriormente conhecido por SunOS), IRIX, AIX, HP-UX, Tru64, Linux (nas suas centenas de distribuições), e até o Mac OS X (baseado em um kernel Mach BSD chamado Darwin). Existem mais de quarenta sistemas operacionais "padrão UNIX", rodando desde celulares a supercomputadores, de relógios de pulso a sistemas de grande porte.

Com esse pequeno trecho podemos ver que o Linux, é apenas uma pequena parte do universo UNIX.
Shanaista escreveu:
Snake escreveu:Não se pode tirar nenhuma conclusão dessa lista.


O marketing gerado sobre o Linux é fictício... pois ele é o típico sistema barato que sai caro!!! É isso que a Microsoft procura alertar aos usuários e empresas... e é o que ela faz ao justificar os benefícios de se pagar por um sistema operacional!!! E isso é visto na prática... pois como que a plataforma Linux/Unix pode ser confiável/estável possuindo um nível de vulnerabilidade 3 vezes maior que a do Windows???

Isso é um engano de percepção.
A lista de vulnerabilidades é 3x maior, porque o Linux possui codigo fonte aberto e, isso permite que programadores procurem com facilidade por falhas e RAPIDAMENTE encontrem suas soluções, equanto que no Windows, as falhas ficam escondidas , podendo ser livremente exploradas por hackers.

A lista de vulnerabilidades escondidas do Windows é 5x maior que isso, estando encriptada jundo com as mais de 5 milhões de linhas de codigo do programa.
Shanaista escreveu:Há empresas que oferecem serviços baseados no Linux... como o Google por exemplo... mas qual o custo de homem/hora para customizar todo sistema???

Sim, profissionais especialistas em Linux são mais caros que especialistas em Windows, visto que são mais escassos. Isso, entretanto, é um problema apenas para grandes empresas que necessitem de profissionais especialistas, como administradores de sistemas, por exemplo.

Profissionais para usar Words, Excel, CADs, etc... Não são profissionais expecializados na area de informatica e não são mais caros.
Mesmo certas especialidades como Web master/ designers, não são profissionais caros no linux, podendo inclusive contratar profissionais com conhecimento apenas em Windows e treina-los facilmente para trabalhar com Linux.

Já no caso das grandes empresas e seus especialistas Linux "caros", o "caro" acaba saindo "barato", pois apesar do profissional receber um salario maior, esse não costuma ser mais alto que 20%, quanto comparado ao salario de profissionas Windows. Esses 20% são facilmente compensados pela eficiencia do sistema que não "trava" toda hora, aumentanto a produtividade/hora da empresa.
Os computadores não tem que ser formatados e re-instalados o tempo todo (como ocorre com o Windows), os servidores não saem do "ar" o tempo todo.

O principal é que adiministrar um sistema Linux é mais facil.
Devido a Eficiência do Linux ser maior, após o sistema ser instalado e estar 100% funcional, é mais facil cuidar de sua manutenção e resolver qualquer eventual problema, isso inclusive reduz o número de pessoal necessário para manter o serviço funcionando.

Isso tudo junto, acaba por tornar o custo de um sistema administrado com Linux, mais eficiente e "mais barato".
Perceba que eu nem ao menos citei a questão das "licenças."
Shanaista escreveu:Outra ficção... o Linux não domina a plataforma de servidores corporativos... quem dita as regras nesse mercado é a Novell e a Microsoft... o que sustenta o Linux são aplicações de serviços web, dominios e emails!!! Supondo que não houvesse um Apache ou aplicação similar... acho que o Linux não teria chego tão longe...

Sim, principalmente a Novell, e essa é uma das maiores distribuidoras Linux do mundo, tendo comprado a "SuSE Linux AG".
Atualmente a Novell trabalha com o seu sistema OES (Open Enterprise Server), que trabalha simultaneamente com Netware e Suse Enterprise Server.
Shanaista escreveu: devem dançar para lidar com ferramentas open source de edição eletronica por exemplo...

Isso é mito!
O Linux já possui ferramentas de editoração eletronica equivalentes as do Windows.

Nesse ponto, usuarios domesticos e empresas de Web disigner, e qualquer um que trabalhe com o formato de cores RGB para impressão, não tem problema algum.

O problema nesse ponto, se encontra apenas em graficas, pois empressoas de grande porte trabalham com o padrão CMYK e, softwares como o GIMP (PhotoShop dos UNIXs) usa apenas o RGB.
Nesse caso, para imprimir trabalhos em impressoras jato de tinta (que usa RGB) ou tvisualizar rabalhos de Web disigner (monitores usa RGB) não existe nenhuma dificuldade.

No caso das graficas sim existe um problema (Devido ao CMYK), mas o Windows não resolve o problema, pois em graficas e empresas de editoração eletronica, quem domina é o Mac, visto que um PC rodando Windows se mostrou MUITO menos eficiente na execução do serviço.
Os servidores de impressão das graficas costumam ser o Servidor Splach (MacOS) e o Unix da SUN.
Como servidores de impressão eles dominam o mercado, ficando o UNIX da SUN com uma pequena superioridade no mercado.
Já nos Desktops dessas areas, quem manda é o MacOS.
Shanaista escreveu:O Windows XP é caro??? É... paguei R$ 700,00 no Pro... mas vale a pena... é rápido, estável, reconhece praticamente tudo que se conecta na porta USB ou infravermelha... ou seja, é prático e robusto... uma coisa que o Linux ainda não é...

Eu paguei R$ 000,000 no meu Linux "Kubuntu" e vale a pena... é rapido, estável, seguro, eficiente e facil de usar.
Não tenho que formatar meu computador há 2 anos e, ele continua quase tão bom quanto no dia em que o instalei.

ROBUSTO?????????
O Windows é um software com milhões de linhas de codigo a mais que o Linux, o que também significa milhões de BUGS a mais...
Acho que você está confundindo o significado da palavra robusto.
Um computador com Windows funciona melhor se formatado a cada 3 meses, pois depois desse tempo, perde MUITA eficiência e se torna cada vez mais instavél.

Sabe porque o MSOficce abre mais rápido que o OpenOficce?
Porque ele é pré carregado na memória, tomando assim recurso do PC, mesmo quando não está sendo usado.
É possivel configurar o OpenOficce do Windows pra isso também, acho que as novas versões atá já o fazem.
Sim, o OpenOficce funciona melhor no Linux que no Windows, o mesmo ocorre com o GIMP e com o FireFox.

As coisas normalmente funcionam melhor do Linux, afinal, ele é melhor que o Windows.
Existem outros programas Oficces-Like para linux, não se limite ao OpenOficce.

Lembre-se que o Linux é o sistema operacional, OpenOficce é apenas um outro programa que NADA tem haver com o Linux, se não gosta dele, procure outro programa para edição de texto e planilha eletronica, existem varios e, um deles certamente vai lhe servir.
Shanaista escreveu:considero o Linux apenas funcional... assim como Fusca e Ferrari são carros... mas um deles é o melhor enquanto o outro atende apenas uma necessidade

Claro... sendo o Linux a Ferrari e o Windows o Fusca...

Os sitemas UNIX são os preferidos para servidores e aplicações que necessitem de velocidade, segurança e estabilidade, sendo que a propria Microsoft usa o BSD para seu famoso servidor Hotmail. (Ela bem que tentou substituir por Windows, pois não quer essa propagando para os UNIXs, mas não conseguiu.)
E não são apenas servidores Web não, são diversos tipos de servidores (como os já citados servidores de impressão) e computadores de grande porte.
Você dificilmente vai encontrar algum Banco ou empresa de credito que não seja administrada por um sistema sustentado pelos UNIXs.

O Linux como Desktop, é o melhor sistema para ser usado por empresas de grande, médio, pequeno e micro portes, pois não permite que os usuarios façam besteiras e estraguem o sistema. (virus, instalar e desinstalar programas, apagar arquivos de configuração, etc...) Além de exigir 10x menos manutenção.
Claro, salvo raras exceções, como graficas e empresas de dublagem. (Nesse caso o computadores Mac são os melhores).
O ideal é um Mix entre sistemas, podendo usar MacOSs, Linux, BSDs e mesmo Windows, cada um onde é mais indicado e eficiente.

Para computadores domésticos o Linux também é o mais indicado, visto que o usuario doméstico não vai ter que ficar re-instalando o sistema a cada 3 meses.
O linux acaba sendo mais facil de instalar, pois não fica pedindo CDs de drivers que em 70% dos casos, o usuário não tem mais, isso proque não recebeu quando comprou o PC, ou porque perdeu os muitos CDS de drivers, ou esses eram compativeis com versões mais antigas do Windows.

Um usuário leigo pode gastar 100 reais com um suporte para ter o linux fucionando em casa, instalado e funcionando com todos os seus equipamentos, bem como com programas para todos os fins que utiliza, além de outros que talvez venha a utilizar, poupando o trabalho de ter que instalar programas e configurar o HardWare.
Caso tenha que instalar programas, no Kubuntu temos uma lista com muito mais de 3mil programas e jogos que com um único clique, são baixados e instalados automaticamente.

Porque então o Windows manda no mercado?
Saiu para o usuário leigo antes do Windows, o que tornou as pessoas acostumadas e "acomodadas", além de que a pirataria elimina o problema da licença cara...

Outro ponto é a aparente facilidade do Windows, que por um lado permite o usuário leigo instalar e desistalar qualquer coisa, atrai o usuário, dando a esse 10x mais dor de cabeça que teria com o Linux, visto que acaba tendo que re-instalar programas, drivers e o próprio Windows, além de perder a rapidamente a consistencia do disco, ficando com um computador lento e que trava o tempo todo... nem preciso falar sobre virús e sobre a necessidade de ter que usar antivirús e firewalls pesados que pioram ainda mais a eficiência do Windows.

O ponto mais importante são o JOGOS!
As empresas não fazesm jogos para o Linux, porque pouca gente usa, mas pouca gente usa, porque a maioria quer jogos. (toda familia tem alguém que roda jogos no PC e faz questão absoluta disso).
Isso está para mudar, a Id Software (fabricante do Quake, Doom, Unreal, etc...) já faz seus jogos de forma nativa no Linux sendo esses depois portados para Windows. Outras empresas certamente irão seguir o mesmo caminho.
A Id tbambém liberou as engines do Quake 2 e 3, o que permite a criação facil de jogos gratuitos de qualidade ao redor do mundo... de fato, já existem muitos jogos bons e de todos os estilos, mas não são os jogos famosos e de "grife".

O maior problema é esse mesmo, a industria de games, que é a estrela do mercado de softwares e ditas as regra.

PS, programas pagos no linux, de empresas como a Id softwares, são instalados com a mesma facilidade que programas Windows.
O problema na instalação de alguns programas para Linux, é que não acompanham "programas de instalação".
Se bem que com os apt-gets da vida, isso não é um problema, pois os programas acabam ficando mais faceis de instalar que os que usam programas de instalação, como o Word da microsoft, por exemplo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Shanaista »

Snake escreveu:A lista não diz nada sobre a velocidade com que essas vulnerabilidades são corrigidas.


O que faz sentido né??? Pois esse não é o propósito do site... mas penso que velocidade nem sempre significa eficiencia!!!

A Microsoft segue um padrão de disponibilizar atualizações criticas do Windows a cada 15 dias ou antes... e assim... atualizou funciona.

No Linux... atualizam-se umas coisas e não raro paralizam-se outras... já presenciei isso e por pouco cabeças não rolam... é um risco que se corre ao optar pelo "bom e barato"!!!

Trancado