Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por NadaSei »

Johnny escreveu:Uso o notepad. Rapidíssimo. Agora, para quem já fez cursos e mais cursos de MS Office e ter de esquecer todos os VBscripts de automatização para embarcar num openoffice, nem vou falar nada. (...)Criaram-se outras distros, outras sumiram e os melhores aplicativos para Linux que achei que deveriam nos dias de hoje estarem prontos e rodando simplesmente desapareceram.
Triste fim para o pinguim...

O problema que você relata, se trata muito mais da dependencia criada pela microsoft a muitas empresas, justamente isso leva ela a manter seu monopólio.

Migrar uma empresa Windows para Linux, muitas vezes custa caro, o que é diferente de criar uma empresa já com linux.
O custo da migração costuma ser equivalente aos custos da criação de uma empresa com softwares proprietarios.

O problema com o VB e access é justamente o da dependencia de um formato fechado, que não permite a empresa uma fexibilidade barata de migração para linux ou para qualquer outro recurso mais eficiente que não seja da propria microsoft. (Não precisa ser linux)

Isso a compromete a eficiencia da empresa, (tira sua liberdade) não permitindo essa a migrar para softwares com mais recursos e melhores, como mudar de um access para um SQL.
E isso nada tem haver com linux, existem boas aplicações SQL rodando em Windows, o banco de dados mais famoso (Oracle) é software proprietario e roda em Windows, Linux e UNIX.

Empresas dependentes em certos produtos proprietarios (nem todos Microsoft), tem que gastar um bom dinheiro para se livrar dessa dependencia.
O bom é que gastando algum dinheiro para comprar sua liberdade, ganham a capacidade de no futuro, migrar com facilidade e em muitos casos, sem gastar um centavo, para tecnologias mais eficientes e modernas.

O negocio é procurar por soluções "livres" e formatos "abertos", que não tornem a empresa escrava de um formato "fechado".

No mundo linux muitos softwares são equivalentes aos do Windows enquanto outros são melhores, ou mesmo muito melhores.
E sim, também existem muitos casos em que ainda não existem determinados softwares especifos para certas funções, ou os que existem são piores, ou mesmo muito piores.

Aqui entra a questão de mixar sistemas operacionais e softwares, usando o Windows e programas pagos, no minimo de computadores que for necessário, reduzindo o número de lisenças a serem adquiridas e aumentando a eficiência nas áreas onde o Windows não é a melhor solução.

Eu trabalhei em uma empresa de editoração, webdesign e processamento de dados que migrou para Linux a baixo custo, mantendo 3 dos 15 PCs da empresa, rodando Windows. (sem falar nos 7 Macs)
Foram gastos apenas 16 mil reais na encomenda de três programas para resolver alguns problemas de incompatibilidade de formatos, valor esse que é muito menor que o gasto com as licenças do Windows, PhotoShop, MS-Oficce, DreamWaver e outros, para rodar em todos esses computadores.

Lembrando que a cada nova versão, novas licenças devem ser compradas... Hoje nossas atualizações por novas e mais modernas versões, são totalmente gratuitas.
Em alguns casos usamos dois ou mesmo três programas diferentes, que fazem melhor um trabalho que antes faziamos com apenas um programa "maduro" e caro.
Quanto mais os programas amadurecem, melhor pra nós.
Sendo gratuitos, podemos usar dois ou três programas diferentes, aproveitanto o melhor de cada um.

Os dois PCs usando Windows, rodam o Flash, pois esse ainda não tem um bom substituto para Linux, quando tiver, será substituido, mesmo assim talvez senjam mantidos os 2 windows, devido a algum software novo. (o outro PC com Windows é um servidor)

O importante é que temos versatilidade na escolha de tecnologias, podendo aproveitar as melhores qualidades de cada ferramenta e agora estamos livres para faze-lo, bem como para aproveitar melhor e a um custo infinitamente menor as oportunidade futuras, bem como suas novas tecnologias.

A grande questão, não é Linux X Windows, nem uma briga ideologia sobre qual é melhor, pois cada um é melhor em algo e o ideal é usar os dois, cada um onde é melhor.
A grande questão aqui, é ficar preso a formatos fechados, como arquivos de access e macros em VB.

Toda empresa deve evitar esse erro, pagar para corrigi-lo é caro a curto prazo, mas compensa no futuro. :emoticon12:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Snake
Mensagens: 651
Registrado em: 14 Mai 2006, 17:53

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Snake »

Shanaista escreveu:
Snake escreveu:A lista não diz nada sobre a velocidade com que essas vulnerabilidades são corrigidas.


O que faz sentido né??? Pois esse não é o propósito do site... mas penso que velocidade nem sempre significa eficiencia!!!

A Microsoft segue um padrão de disponibilizar atualizações criticas do Windows a cada 15 dias ou antes... e assim... atualizou funciona.

No Linux... atualizam-se umas coisas e não raro paralizam-se outras... já presenciei isso e por pouco cabeças não rolam... é um risco que se corre ao optar pelo "bom e barato"!!!


- Minha afirmação de que não se pode concluir nada da lista continua valendo.

- O risco de projetos serem paralisados é o mesmo nos dois sistemas. Lembre-se de que a Microsoft não produz todos os programas para Windows.

- Ao contrário das distribuições Linux, o Windows não possui nenhuma forma de gerenciar pacotes, o que por si só já torna o Linux melhor nesse quesito.
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

Opa! Estou acompanhando de forma bastante entusiasmada o debate, parabéns ao usuário NadaSei, que acabou de entrar na briga e prestou bastante esclarecimentos.
Sou Windows, desde a versão 95 (9x) e acompanhei os seus principais bugs e atualizações, de forma que me "formei" e prestei serviços na área sempre pensando nesta plataforma.
Engraçado que não me aprofundei profissionalmente na área, apesar de ter tomado os cursos para certificação, pois abracei profissionalmente outra área. Estou repensando seriamente minha vocação profissional, de forma que posso retornar à computação (quem sabe fazendo uma Engenharia). De qualquer forma, é nessas horas que paro e penso que nunca avancei em Linux por puro pré-conceito...
Engraçado, que até recebi os CD's do Kubuntu, mas nunca me dei ao trabalho de instalar e fazer os testes, o máximo que fiz foi perder umas horas no Kurumim.
Sim, o Rwindows atende as minhas necessidades pessoais e profissionais, mas acho que é hora de explorar novos horizontes.
Vou ver se nesse fim de semana deixo a preguiça de baixo e vou "estudar".
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por RicardoVitor »

Shanaista escreveu:Bom... o relatório de 2006 parece não estar pronto ainda... mas a quem interessar, olhem e tirem suas conclusões!!!

http://www.us-cert.gov/cas/bulletins/SB2005.html


Peraí, UNIX/Linux? Você sabe quantos sistemas baseados em UNIX/POSIX existem no mundo? Posso te dar uma lista:

A/UX
BlagOS
BSD
AIX
HP-UX
velOSity
INTEGRITY
Irix
LynxOS
NextSTEP
Mac OS X
MINIX
OpenVMS
penOS
RTEMS
Solaris
OpenSolaris
UnixWare
VxWorks
FreeBSD
Linux
NetBSD
OpenBSD
SkyOS
Syllable
VSTa
Plan 9
Xenix (da Microsoft/SCO)!

Devo ter esquecido alguns, mas esses são os maiores, existem MILHARES de outros projetos menores que podem estar nessa lista de vulnerabilidades. Querer imputar todas as vulnerabilidades apresentadas ao Linux é muita, MUITA injustiça.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por RicardoVitor »

Shanaista escreveu:O marketing gerado sobre o Linux é fictício... pois ele é o típico sistema barato que sai caro!!! É isso que a Microsoft procura alertar aos usuários e empresas... e é o que ela faz ao justificar os benefícios de se pagar por um sistema operacional!!! E isso é visto na prática... pois como que a plataforma Linux/Unix pode ser confiável/estável possuindo um nível de vulnerabilidade 3 vezes maior que a do Windows???


Como demonstrei no post anterior, não se pode analisar toda a família UNIX/POSIX como um sistema operacional único. O Linux é apenas um em um milhão. Se analisarmos proporcionalmente a lista, inclusive, veremos claramente que o Windows que é completamente vulnerável, não o Linux.

Shanaista escreveu:Há empresas que oferecem serviços baseados no Linux... como o Google por exemplo... mas qual o custo de homem/hora para customizar todo sistema???


O mesmo do custo de uma plataforma Microsoft. Para desenvolver/manter um sistema como o Google não basta alguém que saiba apenas dar "Próximo, próximo, concluir". Já viu quanto custam os cursos/certificações da Microsoft? Um MCSE (Microsoft Certified System Engineer), que permite apenas implantar e administrar o sistema operacional da MS, custa mais de R$ 4.000 completo. Com um custo desses, você pode fazer quatro ou mais cursos de Linux. Agora lhe pergunto, como o custo total de propriedade de sistemas Microsoft (incluindo homem/hora e licenças) pode ser menor que o de plataformas Linux?

Shanaista escreveu:Outra ficção... o Linux não domina a plataforma de servidores corporativos... quem dita as regras nesse mercado é a Novell e a Microsoft...


Novell??? Netware? :emoticon12:

Eu vi um desses há 6 anos atrás numa empresa que trabalhei... Já a Microsoft consegue uma boa fatia do mercado corporativo entre as empresas de grande porte. Nas médias/pequenas empresas, o predomínio da plataforma Linux para servidores é quase total.

Shanaista escreveu:o que sustenta o Linux são aplicações de serviços web, dominios e emails!!! Supondo que não houvesse um Apache ou aplicação similar... acho que o Linux não teria chego tão longe...


Se o NT não tivesse o IIS, também acho que não.

Shanaista escreveu:O governo brasileiro procurou utilizar Linux para reduzir custos... tempos depois desembolsou R$ 7Milhões para migrar de volta para o mundo Microsoft...


Fonte?

Shanaista escreveu:agora imagino o samba que outros paises que fizeram o mesmo, o de migrar para o Linux, devem dançar para lidar com ferramentas open source de edição eletronica por exemplo... pois a performance de um OpenOffice é lamentável...


Bem, como eu disse anteriormente, a única vantagem do Linux pra plataforma Desktop é o fator custo-benefício.

Shanaista escreveu:O Windows XP é caro??? É... paguei R$ 700,00 no Pro... mas vale a pena... é rápido, estável, reconhece praticamente tudo que se conecta na porta USB ou infravermelha... ou seja, é prático e robusto... uma coisa que o Linux ainda não é... considero o Linux apenas funcional... assim como Fusca e Ferrari são carros... mas um deles é o melhor enquanto o outro atende apenas uma necessidade


Exatamente, custo-benefício é a chave de tudo. Agora, me desculpe, mas não consigo acreditar que alguém pague R$ 700,00 em um sistema operacional. Não entra na minha cabeça. Peço desculpas pelo meu ceticismo, mas você poderia postar uma foto da caixinha, junto com um papelzinho escrito "RV"? Quem compra OEM ainda tem a desculpa de pagar mais barato e/ou não ficar sabendo da compra, mas comprar na caixa, novinho, por R$ 700,00? Eu simplesmente não acredito.

Shanaista escreveu:Imagino que se o Linux tivesse virado o jogo nesses 10 anos... é bem provável que Linus Torvald parafraseasse Bill Gates com um trocadilho... "Um 486 com 16MB de RAM é o suficiente para todo mundo!!!" :emoticon14:


Dependendo das necessidades, é o suficiente, sim. Inclusive, no meu ver, essa é a grande sacada do Linux. Por que eu preciso de um Pentium 4 com no mínimo 1GB de RAM para fazer um servidorzinho de impressão com o Windows Server? Eu pego o Pentium II com 128mb que tá lá encostado no porão da minha empresa, instalo o Linux e pronto, tenho uma solução que atende as necessidades. Ser flexível, voltado para as necessidades, é a maior carta do Linux.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por NadaSei »

RicardoVitor escreveu:Peraí, UNIX/Linux? Você sabe quantos sistemas baseados em UNIX/POSIX existem no mundo? Posso te dar uma lista:

Devo ter esquecido alguns, mas esses são os maiores, existem MILHARES de outros projetos menores que podem estar nessa lista de vulnerabilidades. Querer imputar todas as vulnerabilidades apresentadas ao Linux é muita, MUITA injustiça.

Eita, nem tinha reparado nisso...
Só as grandes distros Linux já resultam em outra lista desse tamanho.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Alter-ego escreveu:Opa! Estou acompanhando de forma bastante entusiasmada o debate, parabéns ao usuário NadaSei, que acabou de entrar na briga e prestou bastante esclarecimentos.

Obrigado. :)
Alter-ego escreveu:Sou Windows, desde a versão 95 (9x) e acompanhei os seus principais (...) pessoais e profissionais, mas acho que é hora de explorar novos horizontes.
Vou ver se nesse fim de semana deixo a preguiça de baixo e vou "estudar".

Eu sou Ruindows desdo 3.11 e apaixonado pelo DOS.
Entrei na onda linux em 97, pois fiquei sabendo que o "DOS" do Linux é que era o "bicho", na época devido a falta de drivers eu nem conseguia usar a interface grafica do Linux.

Em 2003 foi quando experimentei uma versão nova do Linux e percebi que em 6 anos ele havia amadurecido MUITO.
O K3B para gravar CD era infinitamente superior ao Nero, o FireFox e Thunderbird infinitamente superiores ao IE e Outlook, além de estar super facil de instalar e colocar pra funcionar com tudo redondo.
Foi quando migrei de vez pro Linux, quebrei um pouco a cabeça até achar uma distro legal (kubuntu, acho até melhor que ubuntu, sou mais o KDE que o gnome).

Eu sou meio preguiçoso, quebrei um pouco a cabeça, mas no fim tenho menos trabalho para manter o Linux que o Windows.
Continuo usando o Windows para jogos, mas tem uns 2 meses que estou precisando re-instalar o Windows e ainda não o fiz... O Windows eu instalei a 5 meses e está indo de mau a pior, mesmo com pouco uso (só para jogos e net), já o Linux que esta dividido em 5 usuários e é o sistema principal para uso por todos os 4 membros da casa, já tem 2 anos e uns quebrados e está redondinho.

O Linux é bom pra quem é preguiçoso, depois de estar funcionando redondo, não dá mais trabalho nenhum.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Fernando Silva »

Shanaista escreveu:Sobre as frescuras... acho que isso se traduz em insatisfação do usuário com a aplicação... já usei OpenOffice e pelo menos comigo, as compatibilidades não eram 100% com documentos do Office. Isso desestimula!!!

Os políticos compraram o MS Office às minhas custas. Se fosse do bolso deles, tudo bem, mas, se o OpenOffice funciona bem o bastante, por que essa frescura de só querer usar o MS Office?

Acho até que o Wordpad já seria suficiente para eles.

Acontece a mesma coisa com os carros oficiais, que eles querem trocar todos os anos, em vez de ficar com o mesmo carro por vários anos. E tem sempre que ser carrão! Para eles, que são nossos servidores, bastaria um carrinho 1.0 e olhe lá!

É isto que eu chamo de frescura (ainda mais que eu próprio só uso OpenOffice há anos e não vejo por que os pra-lamentares teriam que usar outra coisa).

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por DaviDeMogi »

Acho Windows uma bosta, mas não me interesso em utilizar Linux porque não tenho mais saco pra fuçando mais nada em informática ... Os caras deviam parar de ficar fazendo versões de programas e sistemas ... Pára Ô! Já tá bom! :emoticon12:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Johnny »

Me responda você o seguinte:

Você só usa peças originais em seu carro ou aparelhos?
Só leva seu carro/aparelhos na agência/assistência técnica de fábrica?
Só usa/compra coisas com nota fiscal e paga todos os impostos sem subterfúgios?

Quanto a pagode/samba ou outra coisa ser boa, isso é relativo. Bom para quem? Os que frequentam os bailes Funk carioca e paulista acham ótimos. Sambas de Martinho da Vila e Demonios da Garoa são ruins?
Abba é ruim? Beatles é ruim? Estamos falando de um sistema oeracional que DEVERIA ter deslanchado
e não o foi, seja por culpa das empresas, seja por ele mesmo. Já que citaram a Apple (Mac)
a Adobe desenvolveu o Photoshop para este SO. Porque? Porque a Linux Co não tentou uma
aproximação amigável com estas empresas? Alguma coisa poderia sair pois que eu saiba, quem
deve ser regido pela GPL/GNU é o Linux e não os aplicativos necessariamente.
Vostando ao Computador debaixo do braço. Onde que o comprador do PC com Linux baixa um discador do Yahoo, Telefônica, Telemar ou o raio que o parta? Porque a Telemar não dá suporte para
ADSL em Linux (aqui em Aracaju nem por decreto. E tem muito mais coisa que não ajuda no Linux


Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Os políticos compraram o MS Office às minhas custas. Se fosse do bolso deles, tudo bem, mas, se o OpenOffice funciona bem o bastante, por que essa frescura de só querer usar o MS Office?


Então VOCÊ paga as mudanças de plataforma, treinamento, segurança, etc. Não com o MEU dinheiro. Fernando, não fale absurdos. Você sabe o TAMANHO da Máquina e quanto isso irá custar (pergunte para seu amigo LULINHA que quer porque quer instalar o Software Livre no governo e pelo que tenho acompanhado, está perto de conseguir, por mais briga que se tenha...)

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Led Azul
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Jan 2007, 02:32
Localização: SP/São Paulo/Vila Buarque
Contato:

Fatos...

Mensagem por Led Azul »

- (r)Windows é LIXO mesmo: EXTREMA vulnerabilidade à vírus, etc, etc... Não é só pq é mais utilizado, há muitos vírus pq NÃO presta mesmo... Outros softs da MS tb porcarias, como IE, Outlook, etc.
- A própria MS utiliza Unix (FreeBSD e etc) no Hotmail e em outros lugares, realmente o Windows (e outros) são tããããoo bons q a própria produtora não utiliza em muitas áreas...
- DESONESTIDADE dos produtores de softs e drivers, ONDE estão os direitos dos usuários (consumidores!)? Afinal, a própria comunidade de SL faria os drivers caso precisem! E não venham c/ desculpas de "código fechado e etc" pq o USUÁRIO MERECE RESPEITO e NÃO TEM Q SER OBRIGADO A UTILIZAR A *ABERRAÇÃO* WINDOWS!
- Muitos membros da comunidade SL tem mentalidade nerd p/ hacker, não se colocando no lugar de usuário final (isso é MUITO GRAVE!).
- Burrice da maioria, marketing e etc adicionais fazem do MS-Windows (e outras porcarias MS) um tremendo sucesso.

Obs.: a qualidade em software é EXTREMAMENTE BAIXA (MS mais do q pior ainda), mas ao menos o SL/CA advertem de "não haverem garantias".

MarceloDC c/ o Notebook "popular", NÃO jogou dinheiro fora c/ o lixo Windows, mas o Linux q veio estava sem senha, manual, etc... instalou o Kurumin e funfando!
É pau! É bug! É software-lixo! É corrupção! É Microsoft!

http://br-linux.org

MarceloDC, um dos sócios do: http://www.noescurosexclub.com.br (HP SEM pornografia)

Avatar do usuário
Agent Orange
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Jan 2007, 02:59

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Agent Orange »

Bom, não instalo Rwindows há dois anos aproximadamente, tenho TODOS os periféricos funcionando perfeitamente, não gasto mais com Backup e nova instalação do Rwindows (em torno de 60 reais), nunca mais tive problemas com travamentos que eu mesmo não pudesse arrumar, isso sem falar em bad blocks, que podem ocorrer devido á falta de energia e desligamento errado do computador, além de ocupar preciosos MB de memória RAM com antivirus, antispyware, sem falar da perda de tempo em executar essas ações, além de checagem de integridade do disco e desfragmentação do mesmo.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Os políticos compraram o MS Office às minhas custas. Se fosse do bolso deles, tudo bem, mas, se o OpenOffice funciona bem o bastante, por que essa frescura de só querer usar o MS Office?

Então VOCÊ paga as mudanças de plataforma, treinamento, segurança, etc. Não com o MEU dinheiro. Fernando, não fale absurdos. Você sabe o TAMANHO da Máquina e quanto isso irá custar (pergunte para seu amigo LULINHA que quer porque quer instalar o Software Livre no governo e pelo que tenho acompanhado, está perto de conseguir, por mais briga que se tenha...)
Abraços

Acontece que a mudança já tinha sido feita, as despesas já tinham sido feitas. Faltava talvez o treinamento, mas até mesmo um político brasileiro deveria ser capaz de usar o OpenOffice (para outras coisas eles são muito espertos...).

Além disto, ainda era o Windows. Mudaram apenas o Office. No Rio Grande do Sul e em outros estados e órgãos do governo, já mudaram tudo há muito tempo.

Quanto à segurança, o Windows XP até que seria relativamente seguro - se os usuários fossem todos do tipo "padrão", ou seja, se não fossem "administradores". O problema é que todo mundo quer ser administrador para poder instalar suas porcarias à vontade e daí o computador acaba todo escancarado e cheio de vírus e keyloggers.

Em resumo: quem tem que usar um programa que só funciona no Windows, que use o Windows e pague pela licença. Quem não precisa, estará sendo um otário se pagar, quando pode usar o Linux.

Eu, por exemplo, ainda preciso dos dois, já que uso coisas como AutoCAD (um dia ainda vou passar para o VariCAD...), mas continuo até hoje no 98. A maioria das coisas que o 98 não faz e que exigiriam o XP, eu faço no Linux (uso o Kurumin 6 em casa).

Já os políticos não merecem mais que o Wordpad. E nem precisam. Se realmente quiserem afrescalhar seus relatórios de Caixa 2, que usem o OpenOffice.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Fernando Silva »

Metade das empresas migrará para o Linux

Uma pesquisa realizada entre diversos CIOs (Chief Information Officers)
de empresas revelou que mais da metade delas estaria pensando em
instalar o Linux em postos de missão crítica nos próximos cinco anos.

Segundo a revista ComputerWorld, esta pesquisa foi realizada pelo
Saugatuck Research, que entrevistou 133 empresas de todo o mundo. O
resultado foi surpreendente: parece que um grande volume de negócios
utilizando o Linux surgirá depois de 2007. Entre 2007 e 2009 haverá um
crescimento de 40% na utilização do Linux. E este número poderá chegar a
80% entre 2009 e 2011. Os CIOs acreditam que a filosofia Open Source e
Linux já foram legitimadas pela maioria dos vendedores de software e
negócios, incluindo a própria Microsoft.

Fonte: The Inquirer

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Johnny »

Veja bem, estamos falando em estações de trabalho ou seja, local onde o que interessa é a produtividade ou seja, a velocidade com que as tarefas são executadas. Não estou falando do adolescente que ganhou seu primeiro PC e teoricamente terá tempo para ficar fuçando aqui e ali para aprender um SO novo e ainda por cima ficar buscando na internet programas que façam isso ou aquilo (o mais engraçado é que as primeiras distros se preocupavam com isso). Aprender coisas novas é ótimo DESDE que se tenha tempo e paciência para isso. Fernando, você que parece se dar bem com o Linux (melhor que eu pelo menos) me diz uma coisa. Já par Parar uma edição não linear de jornalismo é inadmissível para qualquer editora de vídeo profissional. Trocar toda a infra-estrutura de centenas de repartições públicas e privadas requer muito tempo, dinheiro e profissionais qualificados e isso a gente não acha na esquina a preços módicos. Vamos falar também no usuário comum. Quando se compra uma câmera ou um scanner estes já vem com aplicativos para MS Windows. Vira e mexe eu vejo os críticos da MS reclamarem que as empresas não mostram interesse em produzir drivers e etc para Linux. Ora, existe uma lei simples de mercado que diz que quem produz deve correr atrás do cliente e não o contrário (só depois claro...). Se eu elaborei um baita programa e a maioria dos meus usuários são da MS, porque vou investir mais tempo e dinheiro ajustando este meu programa para outra plataforma se ela a muito não dá sinal de decolar?

Quanto ao usuário final, ele não quer saber se o SO é seguro, se é robusto ou se é grátis pois, se ele usa emule ou usa no trabalho ele está pouco se lixando para isso e muito provavelmente prefere usar um MS Office pirata com Access em casa (este imbatível), com Clip Organizer, Picture Manager do que ter um openoffice e ainda ter de buscar na internet aplicativos, testa-los para ver se é o que ele quer. Muitos programas hoje para MS são gratuitos (Mediamonkey, Nero, Winamp, Avast mais os que vem com os aparelhos eletrônicos como as câmeras e scanners como softwares de edição de imagem, OCR, etc) que satisfazem muito bem o usuário final no que eles buscam. Ah, mas não são open source!. E daí? São de graça? Não, não são e nunca vou cansar de dizer que Open Source não tem nada com ser de graça. Quem é de graça é o kernel do Linux. Ainda por cima, além da Microsoft, várias empresas possuem softwares caros e se tornaram monstros em sua área como a SolidWorks, Autodesk, Protel, Adobe, etc e tem um nicho muito grande como empresas de produção artística e engenharia (Rede Globo, SBT, Record, Ford e Chevrolet, etc...). Já um advogado que não precise de softwares específicos pode muito bem usar o Openoffice para redigir suas ações, um Mozila Fire Fox etc. Quem usa matemática não fica sem um Látex mas mesmo esse já tem para MS. Veja agora estes ultimos. Não deveria ser o contrário? Não deveriam os programas feitos para MS migrarem para Linux e não ao contrário? Como a Shanaista disse, o Openoffice 1.x era sofrível para uso. Daí o usuário final tem que ficar aguandando até que o código seja aperfeiçoado e blá blá blá. Ter um programa intuitivo principalmente para que está ingressando em informática hoje em dia é essencial.

Infelizmente não tem como realmente bloquear um software (no começo até tentaram usar os Hard Lock lembra?). Se isso fosse possível e SE o Bill Gates tivesse interesse e SE as leis no Brasil fossem “andantes”, talvez até o Linux tivesse chance mas isso eu arrisco dizer que seja impossível. A desinformação em relação ao Linux é tanta que mesmo os PCs que saem de fábrica com Linux (os que são vendidos aqui em Aracaju pelo G Barbosa ou pela Login por exemplo) acabam sendo exterminados pelos compradores que, por ignorância, solicitam que instalem tudo MS (como citei, até tentei estimular meu colega que comprou um desses mas nem tive chance de refutar nada).
Ainda que ele (o consumidor) tenha a vontade de continuar com o Linux existe o sério problema de que, quando a Microsoft lançou o MS DOS ele veio com um senhor manual (que guardo até hoje) e o mesmo foi com o MS Windows ou seja, a pessoa podia ir tirando suas dúvidas e com o tempo qualquer um se tornou especialista em MS Windows. Quando eu quis aprender Linux, primeiro comprei um livro que vinha com um CD. Como praticamente NADA funcionava no meu hardware (que na época era novo) insisti adquirindo o tal Conectiva Quatro Ponto Zero indicado por um rapaz que eu tinha contato lá na própria Conectiva. Depois a Conectiva “proibiu” estes esclarecimentos, ignorando ela que eu podia ter sido um divulgador do produto dela (como realmente fui). Como disse, o CL4.0 era muito legal: Robusto mas leve, tinha muita configuração interessante e muitos aplicativos “comerciais” como um PSPICE. Sua “caixinha veio com dois belos manuais, um com o básico e outro com avançado, além claro dos CINCO CDs (os três primeiros com os pacotes de instalação que, dependendo do tipo, servidor ou estação de trabalho) eram requisitados na seqüência apropriada. O particionador era para dos (esqueci mas sempre lembro dele quando penso em particionar um HD ) e sempre funcionou muito bem. Pena que a Conectiva partiu para a ignorância e deixou tudo isso de lado. Hoje a mesma caixinha que custou R$89,00 custa cerca de R$ 400,00 e não vem nem a metade do que vinha. Por estas e outras razões e resolvidos estas “pequenas” coisas, acho que o Linux poderia até decolar ou pelo menos, aguardar “taxiando” na pista.

Bem, era isso.

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Shanaista »

RicardoVitor escreveu:Peço desculpas pelo meu ceticismo, mas você poderia postar uma foto da caixinha, junto com um papelzinho escrito "RV"?


Ai estão meus Sistemas Operacionais... clique na imagem pra amplia-las!!!

Imagem Imagem
Linux Conectiva 5.0... 2 packs de CDs estão do jeito que vieram ao mundo... e vão continuar!!! :emoticon85:

Sinceramente... sem condições!!! Isso esta anos-luz de anos-luzes pra se tornar um SO pra desktop!!!

Imagem Imagem

The Master of the Universe... :emoticon45: :emoticon122:

E desculpe pelas imagens terem saido escuras... luz do abajur de meu quarto... e meio desfocadas... minha disposição nesse momento pra configurar a camera esta abaixo de zero!!! :emoticon138: Comentar os demais post também... :emoticon157: :emoticon59:

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

É, as fotos estão bem ruinzinhas mesmo...

Grava um pequeno clip, dizendo: Eu sou a shanaista e este é o meu cd de instalação do Windows.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Fernando Silva »

Shanaista escreveu:Linux Conectiva 5.0... 2 packs de CDs estão do jeito que vieram ao mundo... e vão continuar!!! :emoticon85:

Sinceramente... sem condições!!! Isso esta anos-luz de anos-luzes pra se tornar um SO pra desktop!!!

Essa versão é muito antiga. Equivale, no máximo, ao Windows 95.
Se quer criticar, critique com base nas versões atuais, algumas das quais já têm recursos que a MS só adotou no Vista e no Office 2007.

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Luis Dantas »

Salta aos olhos que muito mais do que 0,37% dos computadores em atividade usam Linux. Será que essa estatística não está considerando apenas as vendas de Sistemas Operacionais? O Linux geralmente é distribuído gratuitamente, afinal de contas...
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Johnny »

Luis Dantas escreveu:Salta aos olhos que muito mais do que 0,37% dos computadores em atividade usam Linux. Será que essa estatística não está considerando apenas as vendas de Sistemas Operacionais? O Linux geralmente é distribuído gratuitamente, afinal de contas...


Dantas, tem um monte de coisa já citada anteriormente a respeito nos tópicos anteriores (até eu me perdi :emoticon16: )

Vou resumir sobre o que voce postou baseado novamente no Conectiva. Instalei o bicho e ele não tem help on line. Isso já é um desestímulo. O problema é que a Linux Co não se importa com usuários "domésticos" que querem coisas mastigadas e uma versão intuitiva para desktop e esse é o pecado capital do Linux.

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Luis Dantas »

Johnny escreveu:Vou resumir sobre o que voce postou baseado novamente no Conectiva. Instalei o bicho e ele não tem help on line. Isso já é um desestímulo. O problema é que a Linux Co não se importa com usuários "domésticos" que querem coisas mastigadas e uma versão intuitiva para desktop e esse é o pecado capital do Linux.


É uma forma de ver a situação, suponho. Só que a filosofia do Linux é mesmo no sentido de que não deve haver uma "Linux Co."; o desenvolvimento e o suporte são muito mais distribuídos, e o usuário deve sim ter uma noção técnica melhor do software que usa.

Inevitavelmente algumas plataformas deixam a desejar. Nada mais natural.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Johnny »

Verdade verdadeira. Estou aguardando retornar de ferias (não tenho banda larga) e comprar um pen-drive e baixar a versão da Mandriva (sou teimoso). Quem sabe com a fusão da Mandrake o COnectiva tenha se tornado uma boa pedida. Ainda quero ver se baixo outras distros e fazer o que fazia antes pois quero estar preparado para a nova máquina que pretendo comprar.

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Verdade verdadeira. Estou aguardando retornar de ferias (não tenho banda larga) e comprar um pen-drive e baixar a versão da Mandriva (sou teimoso). Quem sabe com a fusão da Mandrake o COnectiva tenha se tornado uma boa pedida. Ainda quero ver se baixo outras distros e fazer o que fazia antes pois quero estar preparado para a nova máquina que pretendo comprar.

Se você quer facilidade de uso, o Kurumin 6.1 atende. É o que eu uso em casa.
Para uso mais pesado, o Fedora ou Mandriva ou o Kubuntu (não gosto do Gnome).

Uma coisa que os usuários do XP podem estranhar no Linux é o fato de ele restringir as coisas para o usuário comum. Eles estão tão acostumados a se logar como administradores no XP que se aborrecem por ter que "pedir licença", se logando como administrador, para fazer certas coisas.

A verdade é que segurança é mais complicado e dá mais trabalho, e as pessoas querem facilidade e não segurança (que elas não conseguem ver nem sentir).

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Depois de quase 10 anos, Linux avança 0,37%

Mensagem por o anátema »

Encontrei a mensagem que eu queria. No fórum do linuxforums.com há usuários que insistem que vírus de linux é um mito, que só existem evidências anedóticas esparsas e propaganda enganosa de anti-vírus para gerar a própria necessidade.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Trancado