Poltergeist filmado!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Botanico »

Rhyan escreveu:Esses x-piritas são engraçadíssimos...


A meu ver, os céticos também, especialmente os bambambans que escrevem artigos sobre o assunto.

O Vitor está cobrando o mesmo que eu: como devem ser feitos os experimentos sobre fenômenos paranormais de forma que sejam validados pela comunidade científica?

Os céticos até hoje não nos disseram e isso é muito ruim, pois ficamos sem saber o que apresentar. Já falei mais de uma vez da infeliz descoincidência: quando fenômenos paranormais aparecem, os únicos que se dispõe a investigá-los são qualificados pela comunidade cética como gente muito burra, idiota, incompetente e excessivamente trouxa. E quando tais qualificativos não bastam, então são acusados de serem canalhas. O ruim é que os tais céticos NUNCA ESTÃO DISPONÍVEIS quando os ditos fenômenos aparecem, ou seja, esses céticos nunca aparecem eles próprios para investigarem os fenômenos e assim darem um veredito confiável...

Isso se os céticos fossem mesmo pesquisadores competentes e capazes de produzir experimentos confiáveis. Digo isto, pois um dos expoentes da comunidade cética, Ray Hyman, fez a maior lambança quando se meteu a investigar a moça soviética que se dizia capaz de ver dentro dos corpos das pessoas. Foi de um primarismo que nem um pesquisador paranormal iniciante o seria.

Falam aqui de fraude. Bem, dois céticos, Colin Brookes-Smith e Massimo Polidoro escreveraram artigos no qual pretendiam ter descoberto a fraude usada por Eva Fay no experimento feito por Crookes e alguns colegas. Não consegui o original do primeiro, mas há uma tradução meio capenga do artigo aqui http://br.geocities.com/existem_espirit ... colin.html . Polidoro baseou-se neste trabalho para escrever o dele. O texto original pode ser visto aqui http://www.findarticles.com/p/articles/ ... 45669/pg_1 e cuja tradução eu fiz aqui http://br.geocities.com/existem_espirit ... ookes.html.

A incompetência desses céticos em decifrar o caso não deixa dúvidas. A minha única dúvida sobre eles é se são mentirosos sinceros e honestos.

Vai lá, Ryan! Dê uma lida nestes artigos e veja se ao menos concorda comigo quanto à incompetência.

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por O ENCOSTO »

Vito Álvaro escreveu:O Aurélio postou que inesperado:

http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/ ... as-grossas


Deve ser mais um caso de parapsicocineproctologia.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu: O ruim é que os tais céticos NUNCA ESTÃO DISPONÍVEIS quando os ditos fenômenos aparecem, ou seja, esses céticos nunca aparecem eles próprios para investigarem os fenômenos e assim darem um veredito confiável...


E quando aparecem, suas vibrações negativas atrapalham os trabalhos dos médiuns.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Vitor Moura »

Vito Álvaro escreveu:O Aurélio postou que inesperado:

http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/ ... as-grossas


A hipótese do fio que é dita no fundo quer dizer que ou o parapsicólogo está envolvido, ou é um débil mental e cego para não ter pensado nem visto isso...

É sempre assim...só acusam de fraude ou extrema incompetência...

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Vitor Moura »

ímpio escreveu:Onde estaria disponível o currículo do pesquisador?


Era um casal, Ed Warren morreu ano passado, só resta Lorraine Warren.

Eles foram os fundadores da New England Society for Psychic Research.

Site oficial:http://www.warrens.net/

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:
ímpio escreveu:Onde estaria disponível o currículo do pesquisador?


Era um casal, Ed Warren morreu ano passado, só resta Lorraine Warren.

Eles foram os fundadores da New England Society for Psychic Research.

Site oficial:http://www.warrens.net/



Segue link para New Encost Society for Destroy All Religions and Dominate the World:

http://oencosto.antigo.religiaoeveneno.com.br
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por o anátema »

Botanico escreveu:

O Vitor está cobrando o mesmo que eu: como devem ser feitos os experimentos sobre fenômenos paranormais de forma que sejam validados pela comunidade científica?


Até eu gostaria de saber, mas ao mesmo tempo que não sei, posso imaginar uma coisa ou outra para dar um grau de credibilidade maior do que um vídeo que poderia ser facilmente fraudado, como essencialmente a mesma coisa, mas com mais câmeras por diversos ângulos (em geral, 4; 2 ou três em muitos casos também já dificultariam muito qualquer fraude).

Talvez ainda hajam falhas possíveis, mesmo nessa método, algumas apontadas pelo próprio Vítor; só sei que me parece um acanço, mais próximo de observação mais idealmente controlada, mais próximo de algo que poderia ter mais credibilidade como evidência, do que os vídeos típicos ou simplesmente palavra de alguma testemunha, que se fossem aceitos como evidência científica, tornariam a ciência indistinguível de folclore nesses casos.

Outro problema geral, e a similaridade com folclore, é a pressuposição de teorias diversas muito específicas, para os fenômenos, supondo que o que se vê seja real em vez de armação. Um ufólogo fala de objetos voadores não identificados (?) de classe 9Z pilotados por zeta-reticulanos cinza-prateados, fala-se de poltergeists, fantasmas, perispíritos, cordões de prata, e de diversas outras pressuposições que poderiam ser simplesmente trocadas por outras quaisquer que se simplesmente inventasse, com igual embasamento científico (0), que apenas não fazem parte do folclore.

Eliminar toda essa parte da qual não se tem qualquer evidência e ficar meramente com uma descrição objetiva do que se supõe estar sendo mais diretamente observado seria outro passo importante para alguma credibilidade.


O ruim é que os tais céticos NUNCA ESTÃO DISPONÍVEIS quando os ditos fenômenos aparecem, ou seja, esses céticos nunca aparecem eles próprios para investigarem os fenômenos e assim darem um veredito confiável...

Como "nunca aparecem"? Só não aparecem em muitos dos casos em que as observações "deram certo". Mas já houveram vários casos em que céticos pesquisaram, mas como o encosto falou, as vibrações negativas tendem a ferrar com tudo. Nas outras situações, coincidentemente as observações são reproduzíveis de outras formas, mais simples e preferíveis como explicação, já que engano e/ou fraude são "mecanismos" conhecidos que não exigiriam confrontação de várias outras coisas que se tem como bastante consolidades.

Obsevações de "coisas estranhas" de qualquer forma, são comumente aceitas na ciência, quando melhor documentadas, mesmo que não se saiba explicar exatamente o que ocorre. Em alguns casos, demora um certo tempo até a consolidação e aceitação da teoria, para acumularem-se evidÊncias suficientes. Veja os tópicos sobre partículas e etc do Fayman, para algumas "doideiras" cujas observações são aceitas, ainda que as interpretações sejam discutidas. Inclusive com algumas delas colocando outras meio como enganos ou ilusão.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:

O Vitor está cobrando o mesmo que eu: como devem ser feitos os experimentos sobre fenômenos paranormais de forma que sejam validados pela comunidade científica?


ímpio escreveu:Até eu gostaria de saber, mas ao mesmo tempo que não sei, posso imaginar uma coisa ou outra para dar um grau de credibilidade maior do que um vídeo que poderia ser facilmente fraudado, como essencialmente a mesma coisa, mas com mais câmeras por diversos ângulos (em geral, 4; 2 ou três em muitos casos também já dificultariam muito qualquer fraude).

Talvez ainda hajam falhas possíveis, mesmo nessa método, algumas apontadas pelo próprio Vítor; só sei que me parece um acanço, mais próximo de observação mais idealmente controlada, mais próximo de algo que poderia ter mais credibilidade como evidência, do que os vídeos típicos ou simplesmente palavra de alguma testemunha, que se fossem aceitos como evidência científica, tornariam a ciência indistinguível de folclore nesses casos.

Outro problema geral, e a similaridade com folclore, é a pressuposição de teorias diversas muito específicas, para os fenômenos, supondo que o que se vê seja real em vez de armação. Um ufólogo fala de objetos voadores não identificados (?) de classe 9Z pilotados por zeta-reticulanos cinza-prateados, fala-se de poltergeists, fantasmas, perispíritos, cordões de prata, e de diversas outras pressuposições que poderiam ser simplesmente trocadas por outras quaisquer que se simplesmente inventasse, com igual embasamento científico (0), que apenas não fazem parte do folclore.

Eliminar toda essa parte da qual não se tem qualquer evidência e ficar meramente com uma descrição objetiva do que se supõe estar sendo mais diretamente observado seria outro passo importante para alguma credibilidade.


É, seu Ímpio, a coisa não é fácil não: a comunidade cética já nos deixou bem claro que fotografias, vídeos, filmes, testemunhos e relato feito pelos cientistas envolvidos na pesquisa NÃO TÊM valor de prova quando se trata de assunto paranormal. Podem ser válidos para coisas profanas, mas para o paranormal JAMAIS. Então ficamos com esse problema: que tipo de experimento e que forma de registro validariam o paranormal cientificamente? Se não houver nenhum, então só nos resta duas coisas: admitir que não é passível de ser estudado cientificamente ou então admitir que o que contraria a fé cética não tem valor científico.


O ruim é que os tais céticos NUNCA ESTÃO DISPONÍVEIS quando os ditos fenômenos aparecem, ou seja, esses céticos nunca aparecem eles próprios para investigarem os fenômenos e assim darem um veredito confiável...

ímpio escreveu:Como "nunca aparecem"? Só não aparecem em muitos dos casos em que as observações "deram certo". Mas já houveram vários casos em que céticos pesquisaram, mas como o encosto falou, as vibrações negativas tendem a ferrar com tudo. Nas outras situações, coincidentemente as observações são reproduzíveis de outras formas, mais simples e preferíveis como explicação, já que engano e/ou fraude são "mecanismos" conhecidos que não exigiriam confrontação de várias outras coisas que se tem como bastante consolidades.

Obsevações de "coisas estranhas" de qualquer forma, são comumente aceitas na ciência, quando melhor documentadas, mesmo que não se saiba explicar exatamente o que ocorre. Em alguns casos, demora um certo tempo até a consolidação e aceitação da teoria, para acumularem-se evidÊncias suficientes. Veja os tópicos sobre partículas e etc do Fayman, para algumas "doideiras" cujas observações são aceitas, ainda que as interpretações sejam discutidas. Inclusive com algumas delas colocando outras meio como enganos ou ilusão.

Bem, quando Hare fez suas pesquisas e apresentou os resultados aos papas de Harvard, estes simplesmente os jogaram no lixo: NENHUM DESSES SÁBIOS CÉTICOS apareceu para checar com o Hare e com os médiuns com os quais trabalhou se havia algo de verdade no que disse.

Idem para o Crookes. Colegas dele, como Carpenter e Ramsey o criticaram azedamente, mas mesmo estando ainda com os médiuns disponíveis, NENHUM DELES FOI EXAMINAR A COISA.

Aqui no Brasil houve a Otília Diogo e o Peixotinho e também não apareceram céticos sábios para vir estudá-los. No caso da Otília havia uma equipe de médicos que se interessou por ela, mas foi chamada de escroque, pilantra e canalha pelo pessoal do Cruzeiro, que mesmo com toda a liberdade NÃO DESCOBRIU FRAUDE ALGUMA DURANTE A SESSÃO.

Entendeu agora o que estou querendo dizer?

Ah! Então diz você que houve céticos que foram pesquisar a coisa? Bem, eu achei um, Harry Price, que parece ter feito algo interessante com a médium Helen Duncan quanto à natureza química do ectoplasma e saiu com uma idéia meio estranha de que ela fraudava devido a uma grande habilidade que tinha de engolir e regurgitar coisas como luvas cirúrgicas, clara de ovo, gaze... Mas ainda tenho de ler o que ele fez para saber se tem consistência, pois depois que peguei Massimo Polidoro e Colin Brookes-Smith mentindo, fico com dois pés atrás com o que os céticos dizem.

Mas noto que os céticos não têm essa competência toda a que se atribuem: o Colin Brookes-Smith acima nem soube simular os experimentos para chegar uma suposta conclusão de métodos mais simples e naturais que explicassem pela fraude o que as médiuns fizeram. O Ray Hyman fez uma lambança e tanto na investigação da moça de olhos de raios X.

Coisas assim me deixam bem mais tranquilo quanto à falação cética...

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Botanico escreveu: Como devem ser feitos os experimentos sobre fenômenos paranormais de forma que sejam validados pela comunidade científica?


Botanico,

Me causa surpresa que você, que usa por apelido o título de uma graduação acadêmica em ciência natural faça esta pergunta.

Ora, os experimentos sobre fenômenos paranormais devem cumprir os mesmos requisitos de método que quaisquer outros experimentos, de quaisquer outras disciplinas, para serem aceitos pela comunidade científica. Só isto.

Como disse, é estranho que você se alinhe ao lado errado desta discussão, que defende que a apresentação de um vídeo deva ser aceito como prova científica de uma teoria, por conta de que não se deva suspeitar da idoneidade dos pesquisadores responsáveis.

Não sei qual sua área de especialidade, mas digamos que você tivesse interesse em defender uma tese de doutorado, versando sobre a descoberta de uma nova espécie de sapos.
Você sabe muito bem que se apresentar à banca avaliadora apenas uma série de filmes mostrando os tais sapos da nova espécie e alegar que isto é prova suficiente dado que não há razão para supor que você esteja mentindo, fraudando ou enganado, a banca avaliadora simplesmente reprovará sua defesa de tese, simplesmente porque ela não atende aos requisitos mínimos de método para que o trabalho tenha validade científica.

Ou seja, mostrar um filme, por si só, não serve de prova da existência de sapos e querem que se aceite que sirva de prova da existência de espíritos?
E quando questionados, a culpa é dos céticos que não acreditam em nada?

Não seria mais honesto considerar que faltam requisitos de método aos registros apresentados neste tópico para que eles possam ser defendidos com segurança sequer como autênticos, sendo pretensão demais querer que sejam prova de o que quer que seja?

Se não concorda comigo, convido então quem defende que este vídeo é prova científica de alguma coisa a apresentá-lo diante de uma banca de avaliação acadêmica e contar aqui os resultados.

Por fim, respondendo à sua pergunta, transcrevo um conteúdo mínimo para apresentação de teses, que você deve conhecer, que pode ser aplicado a qualquer área científica, com adaptações.
Se os espíritas querem validar seus experimentos, este é um bom modelo de apresentação:


1 INTRODUÇÃO
1.1 Considerações iniciais
1.2 Estrutura do trabalho

2 OBJETIVOS
2.1 Geral
2.2 Específicos
2.3 Justificativa

3 OBJETO DE ESTUDO
3.1 Tema
3.2 Delimitação do tema
3.3 Problema
3.4 Hipóteses
3.4.1 Hipótese básica
3.4.2 Hipóteses secundárias
3.4.3 Variáveis

4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 Teorias correlacionadas
4.2 Revisão bibliográfica

5 METODOLOGIA
5.1 Natureza da pesquisa
5.2 Método de abordagem
5.3 Método de procedimento
5.4 Delimitação do universo
5.5 Amostra
5.6 Procedimento, técnicas e instrumentos

6 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA
6.1 Caracterização da amostra
6.2 Análise, interpretação e exposição dos dados
6.3 Comprovação das hipóteses

7 CONCLUSÃO

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por o anátema »

Bem, não conheço todos os casos citados para falar qualquer coisa específica. O caso que me lembro daí foi o da moça de olhos de raios X, que penso ter ficado bem claro que foi uma fraude.

Quanto aos céticos serem especificamente contra o paranormal, não é bem o caso. Deriva continental demorou pacas para acabar sendo aceita, mas acabou sendo, mesmo que os mecanismos não fossem (e talvez ainda não sejam) totalmente conhecidos.

Outras coisas diversas que talvez pudessem se encaixar em paranormal, outras não, ainda parecem estar longe de ser, desde espíritos, fadas, coisas de criptozoologia, criacionismos, água se emocionando por palavras, idéias de que a Terra é oca e em seu interior há um outro sol ou que o universo é fechado dentro da circunferência da Terra.

Algumas dessas coisas talvez sejam impossíveis de testar, outras não. De qualquer forma, só serão quando mais e melhores evidências forem trazidas à público. Tenho a suspeita que a maioria desses grupos não aceitaria a mesma qualidade de evidência que aceita para o que defende, como sustentação de outra coisa qualquer defendida por outro grupo defensor de algo não aceito pela ciência.

Os defensores dessas idéias não aceitas no entanto tem o ponto em comum de geralmente afirmar que a ciência é enviesada e que nunca aceitam suas evidências. Eu não vejo as evidencias apontadas para essas coisas em geral, das não aceitas, como inferiores às evidências para algo considerável como paranormal. Há muita controvérsia mesmo entre os que defendem as coisas todas, sobre o que exatamente defendem. Não vejo porque a comunidade científica seria enviesada especificamente contra algum desses grupos ou contra o subgrupo "certo" deles, e estaria sendo correta com os demais. Se algum deles tiver realmente algo de qualidade para ser publicado, deve passar.

O Vítor não raras vezes postou alguns títulos de artigos do Ian Stevenson & cia publicados em revistas científicas de verdade. Isso não ocorreria se houvesse essa censura cética.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por francioalmeida »

Uma boa idéia pra uma tese! "Expírritoss"

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Mensagem por Vitor Moura »

Acauan escreveu:
Botanico escreveu: Como devem ser feitos os experimentos sobre fenômenos paranormais de forma que sejam validados pela comunidade científica?


Botanico,

Me causa surpresa que você, que usa por apelido o título de uma graduação acadêmica em ciência natural faça esta pergunta.

Ora, os experimentos sobre fenômenos paranormais devem cumprir os mesmos requisitos de método que quaisquer outros experimentos, de quaisquer outras disciplinas, para serem aceitos pela comunidade científica. Só isto.

Como disse, é estranho que você se alinhe ao lado errado desta discussão, que defende que a apresentação de um vídeo deva ser aceito como prova científica de uma teoria, por conta de que não se deva suspeitar da idoneidade dos pesquisadores responsáveis.

Não sei qual sua área de especialidade, mas digamos que você tivesse interesse em defender uma tese de doutorado, versando sobre a descoberta de uma nova espécie de sapos.
Você sabe muito bem que se apresentar à banca avaliadora apenas uma série de filmes mostrando os tais sapos da nova espécie e alegar que isto é prova suficiente dado que não há razão para supor que você esteja mentindo, fraudando ou enganado, a banca avaliadora simplesmente reprovará sua defesa de tese, simplesmente porque ela não atende aos requisitos mínimos de método para que o trabalho tenha validade científica.

Ou seja, mostrar um filme, por si só, não serve de prova da existência de sapos e querem que se aceite que sirva de prova da existência de espíritos?
E quando questionados, a culpa é dos céticos que não acreditam em nada?

Não seria mais honesto considerar que faltam requisitos de método aos registros apresentados neste tópico para que eles possam ser defendidos com segurança sequer como autênticos, sendo pretensão demais querer que sejam prova de o que quer que seja?

Se não concorda comigo, convido então quem defende que este vídeo é prova científica de alguma coisa a apresentá-lo diante de uma banca de avaliação acadêmica e contar aqui os resultados.

Por fim, respondendo à sua pergunta, transcrevo um conteúdo mínimo para apresentação de teses, que você deve conhecer, que pode ser aplicado a qualquer área científica, com adaptações.
Se os espíritas querem validar seus experimentos, este é um bom modelo de apresentação:


1 INTRODUÇÃO
1.1 Considerações iniciais
1.2 Estrutura do trabalho

2 OBJETIVOS
2.1 Geral
2.2 Específicos
2.3 Justificativa

3 OBJETO DE ESTUDO
3.1 Tema
3.2 Delimitação do tema
3.3 Problema
3.4 Hipóteses
3.4.1 Hipótese básica
3.4.2 Hipóteses secundárias
3.4.3 Variáveis

4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 Teorias correlacionadas
4.2 Revisão bibliográfica

5 METODOLOGIA
5.1 Natureza da pesquisa
5.2 Método de abordagem
5.3 Método de procedimento
5.4 Delimitação do universo
5.5 Amostra
5.6 Procedimento, técnicas e instrumentos

6 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA
6.1 Caracterização da amostra
6.2 Análise, interpretação e exposição dos dados
6.3 Comprovação das hipóteses

7 CONCLUSÃO

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



Ao contrário do que vc diz, eu me lembro de já ter visto vídeos da National Geographic em que por meio dos mesmos provaram que alguns macacos eram carnívoros (ou canibais...isso não me lembro), e filmaram uma espécie de pássaro que julgava-se extinta. Ambos os casos ocorreram totalmente por acaso, e não capturaram nenhum espécime que eu saiba. Isso foi o suficiente para mudar o paradigma.

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Mensagem por Vitor Moura »

Veja isso, dá a entender que apenas fotografaram, e não que capturaram (bem recente essa notícia , do fim de 2006):


http://www.portaldascuriosidades.com/fo ... 676.0;wap2

kikofra:
Uma expedição da National Geographic Society a São Tomé e Príncipe, em Fevereiro deste ano, descobriu 60 espécies de peixe nunca antes identificadas naquela zona geográfica, das quais dez ainda não têm sequer classificação.

Peter Wirtz, biólogo marinho do Centro de Ciências do Mar do Algarve, foi um dos responsáveis por esta expedição, ao largo do Golfo da Guiné, que, de acordo com os cientistas, é um dos ‘pontos quentes’ da diversidade marinha do mundo, ainda mal explorado.

Fizeram ainda parte da equipa de investigadores quatro biólogos brasileiros e dois norte-americanos.

Entre as novas espécies descobertas pelo grupo de especialistas destaca-se um peixe góbio, pertencente a um novo género, que vive em associação com uma espécie de camarão.

PAIXÃO SUBAQUÁTICA

Peter Wirtz nasceu na Alemanha, em 1948. Visitou a Madeira pela primeira vez, como turista, em 1983, e apaixonou-se pelo mundo subaquático que a ilha tem para oferecer. Desde então passou a viajar regularmente para a Madeira, até que, em 1992, se estabeleceu definitivamente no arquipélago.

Biólogo marinho de profissão, ao longo da carreira já conseguiu descrever várias espécies de peixes e invertebrados do Atlântico Oriental. A dedicação e paixão que tem pelo seu trabalho mereceu o ‘baptismo’ de seis animais em sua honra. Como o próprio diz, está sempre disponível para ver “criaturas estranhas” do mundo subaquático, por forma a identificá-las.

Além de investigador do Centro de Ciências do Mar do Algarve, Peter Wirtz colabora frequentemente com o departamento de Biologia Marinha e Oceanografia da Universidade da Madeira e conta com várias publicações.

Os livros da sua autoria (incluindo três guias de identificação de animais marinhos e plantas da Madeira) são sobretudo publicações científicas e álbuns de fotografias subaquáticas, tiradas pelo próprio – podem ser consultadas no ‘web site’ http://www.medslugs.de/E/Photographers/ ... htm#photos – nas várias expedições em que participa.

Em Maio deste ano, Peter Wirtz foi notícia por ter descoberto oito novas espécies de gastrópodes na costa da ilha da Madeira. A investigação, feita ao longo de 2005, permitiu que o biólogo fotografasse as novas espécies, através de mergulho. Durante esta investigação, realizou ainda mergulhos dentro das piscinas naturais de Porto Moniz, onde identificou outras três espécies que nunca haviam sido encontradas no arquipélago.

Os resultados desta última descoberta de 60 novas espécies, na expedição da National Geographic Society a São Tomé e Princípe, foram entregues à revista especializada ‘Zootaxa’, uma publicação científica de renome internacional.

DESCOBERTAS

ALGARVE

Maria Esmeralda Costa, investigadora do Centro de Ciências do Mar do Algarve descobriu, no mês passado, uma nova espécie de raia anã em águas algarvias, que nunca havia sido descrita.

CARAÍBAS

No início do ano, cientistas norte-americanos descobriram a mais rica diversidade de vida marinha alguma vez encontrada no Mar das Caraíbas. A expedição descobriu ainda um novo peixe para a ciência: um gobio com manchas cor de laranja.

INDONÉSIA

Em Setembro, em Raja Ampat, Indonésia, investigadores norte-americanos descobriram 50 novas espécies de peixes, corais e crustáceos.
Janete Frazão

Veja, diz "permitiu que fotografasse", não "permitiu que capturasse", o que seria mais interessante.

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Vitor Moura »

ímpio escreveu:Bem, não conheço todos os casos citados para falar qualquer coisa específica. O caso que me lembro daí foi o da moça de olhos de raios X, que penso ter ficado bem claro que foi uma fraude.


Pensou errado:

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_01

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_02

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_03

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_04

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

Vitor Moura escreveu:Ao contrário do que vc diz, eu me lembro de já ter visto vídeos da National Geographic em que por meio dos mesmos provaram que alguns macacos eram carnívoros (ou canibais...isso não me lembro), e filmaram uma espécie de pássaro que julgava-se extinta. Ambos os casos ocorreram totalmente por acaso, e não capturaram nenhum espécime que eu saiba. Isso foi o suficiente para mudar o paradigma.


Vale sempre lembrar que está se falando de classes distintas de coisas (não necessariamente paranormal e normal, já que paranormal é meio que um "grab bag", e mesmo dentro do normal se poderia ter excessões).

Uma coisa é uma espécie de ave que se conhecia e se pensava estar extinta, ser filmada, ou a coloração marrom em pêlos de mamíferos; outra bem diferente são coisas que nem se sabe bem o que seriam, cujas filmagens, além de terem maior possibilidade de fraude, não necessariamente implicam em conceitos tradicionais daquilo que se pensa estar filmando, descartando a hipótese de fraude.

Mas mesmo com coisas mais normais, simples fotos também não são suficientes, como provas apontadas por criacionistas de que dinossauros/pterossauros existiam até a pouco tempo e foram mortos por caçadores (registrado em fotografias), dentre outras.

E mesmo coisas meio desconhecidas também tem filmagens aceitas, como os raios-bola, ainda sob investigação.

Algumas coisas são mais extraordinárias que outras, exigindo padrões diferentes de evidência aceitável, um estudo maior dos casos.

E mesmo nas coisas mais banais, hora ou outra esse escrutínio maior pode acabar sendo feito, como quando refazem a taxonomia de um grupo e eliminam espécies que são consideradas sinônimas em vez de distintas.
Editado pela última vez por o anátema em 17 Jan 2007, 21:34, em um total de 1 vez.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por o anátema »

Vitor Moura escreveu:
ímpio escreveu:Bem, não conheço todos os casos citados para falar qualquer coisa específica. O caso que me lembro daí foi o da moça de olhos de raios X, que penso ter ficado bem claro que foi uma fraude.


Pensou errado:

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_01

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_02

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_03

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_04


Eu acredito que vez ou outra já acabei lendo tudo isso ou mais... não poderia ser mais conciso, dar um resumo do que houve de errado com o pessoal do Randi, e qual a situação atual, se já comprovaram em alguma outra instituição mais séria os poderes da garota, se estão sendo estudados e etc, ou se ela fica atuando apenas como curandeira (ou melhor, "diagnostiqueira") genérica.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu: Como devem ser feitos os experimentos sobre fenômenos paranormais de forma que sejam validados pela comunidade científica?


Acauan escreveu:Botanico,

Me causa surpresa que você, que usa por apelido o título de uma graduação acadêmica em ciência natural faça esta pergunta.

Ora, os experimentos sobre fenômenos paranormais devem cumprir os mesmos requisitos de método que quaisquer outros experimentos, de quaisquer outras disciplinas, para serem aceitos pela comunidade científica. Só isto.

Como disse, é estranho que você se alinhe ao lado errado desta discussão, que defende que a apresentação de um vídeo deva ser aceito como prova científica de uma teoria, por conta de que não se deva suspeitar da idoneidade dos pesquisadores responsáveis.

Acauan, a bem da verdade, EU NEM VI O VÍDEO e não me lembro de ter dito que UM vídeo fosse prova de alguma teoria. Até onde sei, em se tratando de paranormal, NEM SE CHEGOU A TEORIA ALGUMA, o máximo que se tem por aqui são hipóteses chutadas a gosto do freguês. A minha questão está se resumindo ao seguinte: se fenômenos inusitados, aparentemente em contradição com leis físicas e/ou químicas conhecidas acontecem, como deveriam ser registrados e que métodos experimentais devem ser adotados para que os experimentos feitos sejam aceitos pela comunidade científica?

Sim, pois tudo o que foi feito é desconsiderado com argumentos do tipo "os cientistas poderiam mentir", "filmes, fotos, vídeos podem ser falsificados", "relatos não provam nada"... É por aí. Estou esperando o livreiro me entregar o livro da tal Juliana que diz ter feito uma análise dos experimentos de Crookes. Espero que tenha feito coisa melhor do que eu tenho visto por parte da comunidade cética.

Acauan escreveu:Não sei qual sua área de especialidade, mas digamos que você tivesse interesse em defender uma tese de doutorado, versando sobre a descoberta de uma nova espécie de sapos.
Você sabe muito bem que se apresentar à banca avaliadora apenas uma série de filmes mostrando os tais sapos da nova espécie e alegar que isto é prova suficiente dado que não há razão para supor que você esteja mentindo, fraudando ou enganado, a banca avaliadora simplesmente reprovará sua defesa de tese, simplesmente porque ela não atende aos requisitos mínimos de método para que o trabalho tenha validade científica.

A minha área de especialidade é Botânica mesmo, e se trocar o sapo por uma galha desconhecida (=tumor vegetal) eu reprovaria o candidato. Mas ironicamente, mesmo que ele mostrasse as estruturas interna e externa, a ontogênese, o indutor da galha, etc e tal, ELE NÃO ESTARÁ MOSTRANDO MAIS DO IMAGENS, NÃO MUITO MELHORES DO QUE O VÍDEO E DESCREVENDO O TRABALHO QUE FEZ. Seria tudo isso verdade? Mesmo que ele mostrasse e escrevesse bonitinho todo o índice que você colocou abaixo, a uma banca isso seria apenas MOSTRADO e se estivesse de acordo com o que é conhecido, o cara ganharia o seu título. Acha por acaso que os examinadores vão dizer:

_ Pára tudo e vamos lá no seu laboratório para ver o seu laminário, as amostras, etc e tal, pois só assim creremos no que diz.

Não me lembro nunca de isto ter acontecido num exame de tese antes. Isso quanto a sapos e galhas, mas o problema aqui do paranormal são fenômenos fugazes, que ocorrem em presença de certas pessoas.

Nesse particular, nem chegamos ao ponto de se fazer tese alguma, pois a coisa está empacada na constatação do fenômeno, se é real ou não. Não se trata portanto de um caso de sapo. Se admitir comigo que efetivamente vídeos, fotos, relatos, testemunhos, etc e tal NÃO VALIDAM CIENTIFICAMENTE a ocorrência de fenômenos paranormais e NÃO HÁ OUTRA FORMA DE REGISTRO que faça isso, então tudo bem: paranormal é pseudociência ou, mesmo que seja verdadeiro, não é passível de estudo científico.

Acauan escreveu:Ou seja, mostrar um filme, por si só, não serve de prova da existência de sapos e querem que se aceite que sirva de prova da existência de espíritos?
E quando questionados, a culpa é dos céticos que não acreditam em nada?

Se a comunidade cética se limitasse apenas a questionar a validade científica da coisa, beleza. Bastaria apenas demonstrar que cientificamente a coisa não é válida por tais e quais razões e fim de papo.

Quanto aos céticos não crerem em NADA, bem ainda não tive a felicidade de encontrar esses céticos. Até agora eu encontrei sim foram céticos MUIIIITO CRÉDULOS. E pior ainda, céticos mentirosos, como já falei aqui do Polidoro e Brookes-Smith.

Acauan escreveu:Não seria mais honesto considerar que faltam requisitos de método aos registros apresentados neste tópico para que eles possam ser defendidos com segurança sequer como autênticos, sendo pretensão demais querer que sejam prova de o que quer que seja?

Se não concorda comigo, convido então quem defende que este vídeo é prova científica de alguma coisa a apresentá-lo diante de uma banca de avaliação acadêmica e contar aqui os resultados.

Tudo bem, Acauan, o vídeo sozinho, de fato, não prova nada e portanto, neste particular, concordo com você. O meu problema é que a comunidade cética tem afirmado que TODO o experimental feito desde 1850 até hoje é ABSOLUTAMENTE INVÁLIDO. Aí já fico um pouco com o pé atrás, pois as justificativas céticas não me convencem. Querem que eu acredite, por exemplo, que TODOS Os CIENTISTAS ENVOLVIDOS NESSAS PESQUISAS ERAM MENTIROSOS, mas não me apresentam um único motivo plausível para que todos mentissem em favor de algo que só os desprestigiava junto a seus colegas. E para mim ficou ainda pior quando são os céticos que mentem (como os dois que citei), mas estes ao menos eu sei porque mentiram: para defenderem sua fé cética.

Acauan escreveu:Por fim, respondendo à sua pergunta, transcrevo um conteúdo mínimo para apresentação de teses, que você deve conhecer, que pode ser aplicado a qualquer área científica, com adaptações.
Se os espíritas querem validar seus experimentos, este é um bom modelo de apresentação:

1 INTRODUÇÃO
1.1 Considerações iniciais
1.2 Estrutura do trabalho

2 OBJETIVOS
2.1 Geral
2.2 Específicos
2.3 Justificativa

3 OBJETO DE ESTUDO
3.1 Tema
3.2 Delimitação do tema
3.3 Problema
3.4 Hipóteses
3.4.1 Hipótese básica
3.4.2 Hipóteses secundárias
3.4.3 Variáveis

4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 Teorias correlacionadas
4.2 Revisão bibliográfica

5 METODOLOGIA
5.1 Natureza da pesquisa
5.2 Método de abordagem
5.3 Método de procedimento
5.4 Delimitação do universo
5.5 Amostra
5.6 Procedimento, técnicas e instrumentos

6 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA
6.1 Caracterização da amostra
6.2 Análise, interpretação e exposição dos dados
6.3 Comprovação das hipóteses

7 CONCLUSÃO

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Muito obrigado pelo índice, mas no caso do paranormal ainda estamos na constatação dos fenômenos. Ainda não deu para percorrer todo ele. De qualquer forma, ele ainda não resolve o meu problema. De que adianta os cientistas dizerem que: _ Trancamo-nos junto com o médium, vestido só um pijama previamente revistado, numa sala que foi cuidadosamente revistada e na qual nada de suspeito foi encontrado e na presença dele observamos certos objetos voarem sem contato, conforme registrado pelas câmaras infravermelhas, etc e tal. Dirá você que esse experimento tem validade científica? Caso diga que sim, os céticos resolvem tudo com um simples "os cientistas poderiam estar mentindo" e acabou-se a brincadeira.
Editado pela última vez por Botanico em 17 Jan 2007, 22:39, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Vitor Moura »

ímpio escreveu:
Vitor Moura escreveu:
ímpio escreveu:Bem, não conheço todos os casos citados para falar qualquer coisa específica. O caso que me lembro daí foi o da moça de olhos de raios X, que penso ter ficado bem claro que foi uma fraude.


Pensou errado:

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_01

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_02

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_03

http://br.geocities.com/existem_espirit ... r_julio_04


Eu acredito que vez ou outra já acabei lendo tudo isso ou mais... não poderia ser mais conciso, dar um resumo do que houve de errado com o pessoal do Randi, e qual a situação atual, se já comprovaram em alguma outra instituição mais séria os poderes da garota, se estão sendo estudados e etc, ou se ela fica atuando apenas como curandeira (ou melhor, "diagnostiqueira") genérica.


Não vou fazer resumo não. O melhor é ler (ou reler) tudo.

Ela foi testada no Japão, e passou:

http://english.pravda.ru/science/health ... -demkina-0

British and Japanese scientists acknowledged that the girl possesses an astounding ability to see people through

Pravda.Ru has already reported about 17-year-old Russian girl, Natasha Demkina, from the city of Saransk. The girl has become known for her astounding X-ray ability to see people through and diagnose diseases. Scientist became interested in the Russian girl's phenomenon: Natasha Demkina was invited to come to London and New York for scientific experiments. British researchers unanimously acknowledged Natasha's remarkable gift, whereas American scientists hesitated to come to such a conclusion. They did not like that fact that the girl successfully diagnosed diseases with only four patients out of seven. Natasha Demkina has recently passed a similar test in Tokyo, where Japanese scientists confirmed the gift of the Russian X-ray girl.

Natasha is currently a student of the Semashko's Moscow Medical University. Yoshio Machi, a professor of the Tokyo University, invited the girl to come to Tokyo to have her abilities tested again. Professor Machi is known in the world as a scientist, who studies unusual human abilities.

Having the experience of previous trials in London and New York, Natasha Demkina set forth her own conditions to Japanese scientists. She particularly said that each of the tested patients would have to bring latest medical certificates of their state of health. In addition, the girl demanded the diagnosis should be restricted to only one certain body part – the head, the torso, or extremities.

”It takes me too much time to explain and specify everything that I can see. Sometimes I can see diseases at their early stages, when neither patients nor their doctors have any slightest suspicions about them. That is why we had problems with American scientists,” Natasha says.

During the test in Japan, Natasha was able to see that one of the patients had a prosthetic knee. Another patient had asymmetrically placed internal organs. Natasha easily diagnosed early stages of pregnancy and even a pathology of the fetus with a female patient. She diagnosed a rare undulating spinal curvature with a male patient. When Japanese doctors compared Natasha's drawing of the curvature with the X-ray photograph, they could see that the photo and the drawing were absolutely identical. When Natasha was finished with her seven patients, Japanese doctors could not help bursting into applause. However, it was only the first stage of the trial.
Professor Machi could not ignore the remarks of his American colleagues, though. US scientists concluded as a result of their research that the Russian girl was not seeing but guessing people's diseases with the help of certain external factors. The Japanese professor decided to conduct another testing session for the girl, this time in a vet clinic.

Natasha Demkina was offered to diagnose the disease of an old rottweiler. The girl was afraid to approach the unmuzzled animal, but the doctor told her that she had to look at the dog's paws. Five minutes later the girl pointed at the animal's right back leg, in which she saw a prosthetic device.

The Japanese scientists did not believe the girl, when she told them that she could also see diseases on people's photographs. When she was presented a small, passport-sized photo of a person, she quickly diagnosed liver cancer with the person on the picture.

Russian scientists evinced their interest in the phenomenon of the X-ray girl as well. Demkina is going to be tested in Moscow in the near future, when she passes her spring exams at the University.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Botanico »

ímpio escreveu:Bem, não conheço todos os casos citados para falar qualquer coisa específica. O caso que me lembro daí foi o da moça de olhos de raios X, que penso ter ficado bem claro que foi uma fraude.

Pensou errado, ô meu! O que aconteceu foi uma baita lambança que me levou a por em dúvida a alegada competência cética para investigar esse tipo de coisa.
Bem, a Natasha Demkina e parentes e patrocinador vieram da Rússia aos EUA, a custo não sei de quem, para se submeter a um experimento proposto por Hyman. Ficou acordado que seria só um teste preliminar e que, portanto, não seria emitido relatório algum a respeito.

A coisa começou errado desde o início: já que ela se deu ao trabalho de vir do raio que o parta para os EUA, então já deveriam tratar de aproveitar a coisa ao máximo. Ela alegava ser capaz de ver dentro do corpo das pessoas, através da roupa, mas não de objetos densos. Bem, Hyman e o outro panaca arrumaram SETE pacientes para ela examinar (um deles tinha uma chapa de metal no crânio e lembre-se que ela dizia não ser capaz de ver através de objetos densos). Com esses sete, Hyman estabeleceu que ela teria de acertar CINCO. Caso você não tenha percebido, esta é uma nota de corte MUITO ALTA e não é sem propósito: o que Hyman pretendia com ela é o que conseguiu: forçar um FALSO NEGATIVO. De fato, Natasha acertou QUATRO, mas a nota mínima era cinco. Embora tivesse sido acordado que nenhum relatório seria emitido, Hyman e o panaca fizeram questão de proclamar publicamente que ela não tinha poderes nenhuns. Natasha ficou bem ressabiada com o pessoal cético por conta disso.

Em resumo o caso foi isso, salvo engano. Agora por que digo que tal coisa foi uma lambança total? Simplesmente porque tal experimento é precário demais. Apenas sete pacientes não dizem nada e ainda mais que o experimento ficou prejudicado pois Natasha chegou antes da hora combinada e viu os pacientes antes da experiência (como vê, esse pessoal cético é bem descuidado).

Se esses céticos tivessem alguma competência, o que deveria ter feito? No mínimo o seguinte: conversassem com diretores de hospitais (uns quatro ou cinco) e acordassem com eles que Natasha veria no mínimo 100 pacientes de cada hospital. Já que ela podia ver através da roupa, então eles seriam trazidos de maca, cobertos por um lençol. Natasha ficaria ao lado de quatro outros camaradas, apresentados a ela como paranormais de poderes semelhantes, mas que não passavam de pessoas comuns. Assim os cinco teriam de escrever num papel que doenças os pacientes apresentados tinham. Dessa forma, nem precisava chutar uma nota de corte: com os quatro normais do lado, já se daria para saber quanto eles acertariam por acaso.
E para terminar, se Natasha dissesse que tal paciente tinha tal doença que não aparecia nos diagnósticos, essa deveria ser verificada. Vai que ela tenha acertado uma que os médicos não perceberam...

Com um experimento desses, então a coisa ficaria bem mais consistente. Mas com apenas sete e uma nota de corte muito alta, então a coisa é só para fortalecer a fé cética...


ímpio escreveu:Quanto aos céticos serem especificamente contra o paranormal, não é bem o caso. Deriva continental demorou pacas para acabar sendo aceita, mas acabou sendo, mesmo que os mecanismos não fossem (e talvez ainda não sejam) totalmente conhecidos.

Se os céticos não são contra o paranormal, então por que Hyman fez toda aquela lambança com a Natasha? Por que Polidoro e Brookes-Smith mentem quando analisam o experimento de Crookes com o galvanômetro?

ímpio escreveu:Outras coisas diversas que talvez pudessem se encaixar em paranormal, outras não, ainda parecem estar longe de ser, desde espíritos, fadas, coisas de criptozoologia, criacionismos, água se emocionando por palavras, idéias de que a Terra é oca e em seu interior há um outro sol ou que o universo é fechado dentro da circunferência da Terra.

Daria para ficar restrito só aos fenômenos paranormais/mediúnicos e esquecer as outras coisas diversas que nem mencionamos?

ímpio escreveu:Algumas dessas coisas talvez sejam impossíveis de testar, outras não. De qualquer forma, só serão quando mais e melhores evidências forem trazidas à público. Tenho a suspeita que a maioria desses grupos não aceitaria a mesma qualidade de evidência que aceita para o que defende, como sustentação de outra coisa qualquer defendida por outro grupo defensor de algo não aceito pela ciência.

Os defensores dessas idéias não aceitas no entanto tem o ponto em comum de geralmente afirmar que a ciência é enviesada e que nunca aceitam suas evidências. Eu não vejo as evidencias apontadas para essas coisas em geral, das não aceitas, como inferiores às evidências para algo considerável como paranormal. Há muita controvérsia mesmo entre os que defendem as coisas todas, sobre o que exatamente defendem. Não vejo porque a comunidade científica seria enviesada especificamente contra algum desses grupos ou contra o subgrupo "certo" deles, e estaria sendo correta com os demais. Se algum deles tiver realmente algo de qualidade para ser publicado, deve passar.

O Vítor não raras vezes postou alguns títulos de artigos do Ian Stevenson & cia publicados em revistas científicas de verdade. Isso não ocorreria se houvesse essa censura cética.

Bem, como eu disse em outra ocasião, mais de 200 cientistas pesquisaram esse lance de paranormal desde 1850 e em muitos casos chegaram a resultados parecidos. Tudo o que os céticos têm a me dizer sobre isso é que esses cientistas ou eram mentirosos ou panacas, mas não me dão o menor indício da validade de seus argumentos. Sendo assim...

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Shanaista »

Vocês não acham que se poderes mentais fossem fato... não haveria sentido jogos de azar???

Penso que no minino Mega Sena nenhuma acumularia... pois todos sorteios são publicos... e para uma pessoa que arrasta objetos como cadeiras, maquinas de escrever e copos com o poder da mente... colocar uma bolinha na caçapa pra levar o grande premio seria moleza!!!

Sem contar as roletas de cassinos... banca nenhuma suportaria a "sorte" de um Scanner... nome dado aos personagens de um filme de mesmo titulo... por possuirem poderes mentais...

É por isso que acho que centro cientifico nenhum da importancia pra isso... sem contar que o organismo humano não oferece condições nenhuma pra produzir algo que resulte em fenomenos assim...

E sinceramente... cada um crê no que quiser... mas caso a ciencia der credito a isso... em minha opinião estará sendo charlatã igual... pois para mover uma coisa, alguma forma de energia é... energia essa que a mente humana esta loooooooonge de produzir ou lidar...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Botanico »

Shanaista escreveu:Vocês não acham que se poderes mentais fossem fato... não haveria sentido jogos de azar???

Penso que no minino Mega Sena nenhuma acumularia... pois todos sorteios são publicos... e para uma pessoa que arrasta objetos como cadeiras, maquinas de escrever e copos com o poder da mente... colocar uma bolinha na caçapa pra levar o grande premio seria moleza!!!

Sem contar as roletas de cassinos... banca nenhuma suportaria a "sorte" de um Scanner... nome dado aos personagens de um filme de mesmo titulo... por possuirem poderes mentais...

É por isso que acho que centro cientifico nenhum da importancia pra isso... sem contar que o organismo humano não oferece condições nenhuma pra produzir algo que resulte em fenomenos assim...

E sinceramente... cada um crê no que quiser... mas caso a ciencia der credito a isso... em minha opinião estará sendo charlatã igual... pois para mover uma coisa, alguma forma de energia é... energia essa que a mente humana esta loooooooonge de produzir ou lidar...


Bem, Shana, o problema aqui, DESDE O INÍCIO, é que esses fenômenos NÃO SÃO CONTROLADOS PELOS MÉDIUNS, ou o controle é muito limitado. Se fosse como você quer, então azar de quem jogasse contra os médiuns e sorte desses, pois produziriam fenômenos no tamanho e na proporção que os cientistas quisessem para se convencer.

E você deve ter esquecido que numa dessa, as coisas ficavam elas por elas, por o paranormal Zé fez tal jogo e precisa que tais números caiam na caçapa; já o paranormal João fez outros números e vai tentar a mesma coisa. E aí? E se o mau humor do pesquisador já atrapalha médium, como ficam milhões de torcedores, cada um querendo que tal bola caia na caçapa? E já dizia não sei quem que se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminria sempre empatado.

Só que a coisa nunca foi assim. E não se tem como agradar essa gente cética. Se a materialização é reduzida e tosca, como as de Eva Carriére, então não vale por que são toscas. Se forem maiores, mas também apresentarem desproporções, como as de Ana Prado, não valem pois parecem marionetes e se são inteiras e proporcionais como as de Otília Diogo e Florence Cook, não valem pois podem ser um cúmplice disfarçado.

Já que não se pode agradar essa gente...

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
Shanaista escreveu:Vocês não acham que se poderes mentais fossem fato... não haveria sentido jogos de azar???

Penso que no minino Mega Sena nenhuma acumularia... pois todos sorteios são publicos... e para uma pessoa que arrasta objetos como cadeiras, maquinas de escrever e copos com o poder da mente... colocar uma bolinha na caçapa pra levar o grande premio seria moleza!!!

Sem contar as roletas de cassinos... banca nenhuma suportaria a "sorte" de um Scanner... nome dado aos personagens de um filme de mesmo titulo... por possuirem poderes mentais...

É por isso que acho que centro cientifico nenhum da importancia pra isso... sem contar que o organismo humano não oferece condições nenhuma pra produzir algo que resulte em fenomenos assim...

E sinceramente... cada um crê no que quiser... mas caso a ciencia der credito a isso... em minha opinião estará sendo charlatã igual... pois para mover uma coisa, alguma forma de energia é... energia essa que a mente humana esta loooooooonge de produzir ou lidar...


Bem, Shana, o problema aqui, DESDE O INÍCIO, é que esses fenômenos NÃO SÃO CONTROLADOS PELOS MÉDIUNS, ou o controle é muito limitado. Se fosse como você quer, então azar de quem jogasse contra os médiuns e sorte desses, pois produziriam fenômenos no tamanho e na proporção que os cientistas quisessem para se convencer.

E você deve ter esquecido que numa dessa, as coisas ficavam elas por elas, por o paranormal Zé fez tal jogo e precisa que tais números caiam na caçapa; já o paranormal João fez outros números e vai tentar a mesma coisa. E aí? E se o mau humor do pesquisador já atrapalha médium, como ficam milhões de torcedores, cada um querendo que tal bola caia na caçapa? E já dizia não sei quem que se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminria sempre empatado.

Só que a coisa nunca foi assim. E não se tem como agradar essa gente cética. Se a materialização é reduzida e tosca, como as de Eva Carriére, então não vale por que são toscas. Se forem maiores, mas também apresentarem desproporções, como as de Ana Prado, não valem pois parecem marionetes e se são inteiras e proporcionais como as de Otília Diogo e Florence Cook, não valem pois podem ser um cúmplice disfarçado.

Já que não se pode agradar essa gente...



Falácia do Apelo a Misericordia
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:Bem, como eu disse em outra ocasião, mais de 200 cientistas pesquisaram esse lance de paranormal



ad numerum
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Jeanioz »

Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por o anátema »

Vitor Moura escreveu:
Não vou fazer resumo não. O melhor é ler (ou reler) tudo.


putz...... talvez eu leia.... é um saco, tem tanta enrolação...... um dos caras que faria o teste, teria dito que ela tinha alegado que conseguiria ver ao nível celular.... aí fica-se por uns dois ou três parágrafos discutindo que ele não tinha fontes dessa afirmação... para então mais tarde colocar que ele tinha sim ouvido que ela teria essa capacidade... e quando no final, isso nem foi material de teste...

Ela foi testada no Japão, e passou:

http://english.pravda.ru/science/health ... -demkina-0

[...]

The Japanese scientists did not believe the girl, when she told them that she could also see diseases on people's photographs. When she was presented a small, passport-sized photo of a person, she quickly diagnosed liver cancer with the person on the picture.

Ela tinha esse poder antes???

Você teria referências sobre os testes feitos com resultados favoráveis além de uma notícia nesse site duvidoso? The sun, Pravda, são daqueles tablóides que toda semana dizem que o Elvis foi avistado em Las Vegas e esse tipo de coisas.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Trancado