Poltergeist filmado!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por o anátema »

Vitor Moura escreveu:
Não vou fazer resumo não. O melhor é ler (ou reler) tudo.


putz...... talvez eu leia.... é um saco, tem tanta enrolação...... um dos caras que faria o teste, teria dito que ela tinha alegado que conseguiria ver ao nível celular.... aí fica-se por uns dois ou três parágrafos discutindo que ele não tinha fontes dessa afirmação... para então mais tarde colocar que ele tinha sim ouvido que ela teria essa capacidade... e quando no final, isso nem foi material de teste...

Ela foi testada no Japão, e passou:

http://english.pravda.ru/science/health ... -demkina-0

[...]

The Japanese scientists did not believe the girl, when she told them that she could also see diseases on people's photographs. When she was presented a small, passport-sized photo of a person, she quickly diagnosed liver cancer with the person on the picture.

Ela tinha esse poder antes???

Você teria referências sobre os testes feitos com resultados favoráveis além de uma notícia nesse site duvidoso? The sun, Pravda, são daqueles tablóides que toda semana dizem que o Elvis foi avistado em Las Vegas e esse tipo de coisas.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Apocaliptica »

Quando eu voltar da praia no domingo próximo , postarei uma prova incontestável da presença de uma fantasma entrando pela porta da minha casa da praia....quero ver se alguém vai refutar, duvidar das evidências e contrariar o meu testemunho....A imagem é muito real e não foi montagem juro por tudo de mais sagrado.. :emoticon22:

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Botanico escreveu:
Botanico escreveu: Como devem ser feitos os experimentos sobre fenômenos paranormais de forma que sejam validados pela comunidade científica?


Acauan escreveu:Botanico,

Me causa surpresa que você, que usa por apelido o título de uma graduação acadêmica em ciência natural faça esta pergunta.
Ora, os experimentos sobre fenômenos paranormais devem cumprir os mesmos requisitos de método que quaisquer outros experimentos, de quaisquer outras disciplinas, para serem aceitos pela comunidade científica. Só isto.
Como disse, é estranho que você se alinhe ao lado errado desta discussão, que defende que a apresentação de um vídeo deva ser aceito como prova científica de uma teoria, por conta de que não se deva suspeitar da idoneidade dos pesquisadores responsáveis.


Acauan, a bem da verdade, EU NEM VI O VÍDEO e não me lembro de ter dito que UM vídeo fosse prova de alguma teoria. Até onde sei, em se tratando de paranormal, NEM SE CHEGOU A TEORIA ALGUMA, o máximo que se tem por aqui são hipóteses chutadas a gosto do freguês. A minha questão está se resumindo ao seguinte: se fenômenos inusitados, aparentemente em contradição com leis físicas e/ou químicas conhecidas acontecem, como deveriam ser registrados e que métodos experimentais devem ser adotados para que os experimentos feitos sejam aceitos pela comunidade científica?
Sim, pois tudo o que foi feito é desconsiderado com argumentos do tipo "os cientistas poderiam mentir", "filmes, fotos, vídeos podem ser falsificados", "relatos não provam nada"... É por aí. Estou esperando o livreiro me entregar o livro da tal Juliana que diz ter feito uma análise dos experimentos de Crookes. Espero que tenha feito coisa melhor do que eu tenho visto por parte da comunidade cética.


Botanico,

O que disse sobre você se alinhar no lado errado desta discussão se referia à proposta inicial do tópico, que apresenta um registro de eventos como prova científica de uma tese – a existência de poltergeists - e acusa uma entidade genérica e impessoal, "os céticos", de serem culpados de não acreditar no que a outra parte crê.

O erro não está em que lado ficar, mas em transformar uma questão técnica em um embate de partidarismos passionais que, obviamente, nunca levarão a conclusão alguma sobre nada.

Assim, a resposta à sua pergunta sobre como devem ser registrados fenômenos inusitados pode ser encontrada no índice do modelo de apresentação de tese que reproduzi na postagem anterior.
Note que antes de se chegar ao "método de abordagem" e ao "método de procedimento", etapas nas quais se definem os meios de registro a ser utilizados, há quinze pontos que devem ser metodicamente determinados de modo a garantir que o meio de registro escolhido seja o mais adequado para os objetivos da pesquisa.

Registro de uma pesquisa ou experimento científico pode ser apenas um descritivo feito com papel e lápis, o qual ninguém contestará a autenticidade e correção desde que todos os requisitos para garantir a integridade dos dados sejam cumpridos e possam ser demonstrados objetivamente.

E ainda acho estranho que haja hostilidade a o método questionar registros fotográficos sem a devida salvaguarda de autenticidade. Não creio que os espíritas acreditem no monstro do lago Ness, no Abominável Homem das Neves, no Pé Grande e em todos os casos de OVNI's para os quais também existem registros fotográficos, testemunhos e aparente honestidade dos envolvidos.


Botanico escreveu:
Acauan escreveu:Não sei qual sua área de especialidade, mas digamos que você tivesse interesse em defender uma tese de doutorado, versando sobre a descoberta de uma nova espécie de sapos.
Você sabe muito bem que se apresentar à banca avaliadora apenas uma série de filmes mostrando os tais sapos da nova espécie e alegar que isto é prova suficiente dado que não há razão para supor que você esteja mentindo, fraudando ou enganado, a banca avaliadora simplesmente reprovará sua defesa de tese, simplesmente porque ela não atende aos requisitos mínimos de método para que o trabalho tenha validade científica.


A minha área de especialidade é Botânica mesmo, e se trocar o sapo por uma galha desconhecida (=tumor vegetal) eu reprovaria o candidato. Mas ironicamente, mesmo que ele mostrasse as estruturas interna e externa, a ontogênese, o indutor da galha, etc e tal, ELE NÃO ESTARÁ MOSTRANDO MAIS DO IMAGENS, NÃO MUITO MELHORES DO QUE O VÍDEO E DESCREVENDO O TRABALHO QUE FEZ. Seria tudo isso verdade? Mesmo que ele mostrasse e escrevesse bonitinho todo o índice que você colocou abaixo, a uma banca isso seria apenas MOSTRADO e se estivesse de acordo com o que é conhecido, o cara ganharia o seu título. Acha por acaso que os examinadores vão dizer:

_ Pára tudo e vamos lá no seu laboratório para ver o seu laminário, as amostras, etc e tal, pois só assim creremos no que diz.


Exato, justamente porque o objetivo do método é tentar falsear a tese pela análise da coerência e completeza dos dados em relação aos objetivos da pesquisa ou do experimento.
Se o objetivo de uma pesquisa é apresentar uma nova espécie de galha, os dados e resultados da pesquisa ou experimento tem que ser suficientes para demonstrar que tal galha difere de todas as conhecidas até então a ponto de caracterizar uma nova espécie.

Muito diferente seria se o objetivo da pesquisa ou experimento fosse apresentar uma nova forma de vida vegetal que contraria tudo que se sabe até hoje sobre o assunto.
Digamos, um vegetal com resquícios de sistema nervoso primitivo.
De certo que banca nenhuma aceitará apenas desenhos ou mesmo fotos do tal vegetal, indo muito mais profundamente nas exigências de provas.

Ou, seja, o rigor exigido para a prova é diretamente proporcional à ousadia da hipótese.
Quando define no planejamento do trabalho as hipóteses básicas e secundárias, o pesquisador sabe que deverá apresentar um comprovação condizente com as hipóteses que pretende provar.


Botanico escreveu:Não me lembro nunca de isto ter acontecido num exame de tese antes. Isso quanto a sapos e galhas, mas o problema aqui do paranormal são fenômenos fugazes, que ocorrem em presença de certas pessoas.

Nesse particular, nem chegamos ao ponto de se fazer tese alguma, pois a coisa está empacada na constatação do fenômeno, se é real ou não. Não se trata portanto de um caso de sapo. Se admitir comigo que efetivamente vídeos, fotos, relatos, testemunhos, etc e tal NÃO VALIDAM CIENTIFICAMENTE a ocorrência de fenômenos paranormais e NÃO HÁ OUTRA FORMA DE REGISTRO que faça isso, então tudo bem: paranormal é pseudociência ou, mesmo que seja verdadeiro, não é passível de estudo científico.


Considerado o dito no parágrafo anterior, é estranho que após mais de século confrontando um objeto de pesquisa que desfia hipóteses audaciosas e manifesta-se de modo inconstante, os pesquisadores especialistas não tenham encontrado técnicas melhores de comprovação do que vídeos de péssima qualidade, como o apresentado na abertura deste tópico. Quem se propõe a escalar o Everest sabe que é inútil iniciar uma escalada sem um equipamento especialista completo adequado à exigência da empreita.
Alguns pesquisadores paranormais e seus simpatizantes parecem querer escalar o Everest vestindo suéter de lã tricotado pela mãe e usando cordas de poliéster reciclado compradas no depósito de materiais da esquina.

Assim voltamos sempre às exigências de método.
O problema não são os vídeos, fotos, relatos ou que modos de registro sejam, mas como estes registros foram planejados e sistematicamente aplicados para metodicamente atender aos objetivos de provar hipóteses tão ousadas.

Quando sir Isaac Newton não encontrou na matemática da época as ferramentas que lhe permitiam comprovar suas teorias, ele criou novas ferramentas matemáticas.
Se os pesquisadores paranormais não conseguem comprovar seus fenômenos pelas técnicas convencionais, então devem desenvolver novas técnicas ao invés de insistir em que todos acreditem em filmagens amadoras.


Botanico escreveu:
Acauan escreveu:Ou seja, mostrar um filme, por si só, não serve de prova da existência de sapos e querem que se aceite que sirva de prova da existência de espíritos?
E quando questionados, a culpa é dos céticos que não acreditam em nada?


Se a comunidade cética se limitasse apenas a questionar a validade científica da coisa, beleza. Bastaria apenas demonstrar que cientificamente a coisa não é válida por tais e quais razões e fim de papo.

Quanto aos céticos não crerem em NADA, bem ainda não tive a felicidade de encontrar esses céticos. Até agora eu encontrei sim foram céticos MUIIIITO CRÉDULOS. E pior ainda, céticos mentirosos, como já falei aqui do Polidoro e Brookes-Smith.


Como comentei em outra oportunidade, crédulos e céticos é uma questão exclusiva de referenciais.
Evangélicos que acreditam em qualquer milagre que algum pastor ou irmão conte que ocorreu em sua igreja, demonstram extremo ceticismo quando ouvem que milagre semelhante ocorreu em uma igreja católica por intervenção de Maria.

O que diriam os que reclamam dos questionamentos aos vídeos paranormais se apresentássemos filmagens e testemunhos de uma igreja de crentes sobre possessão demoníaca e alegássemos que todas aquelas pessoas não podem estar mentindo?



Botanico escreveu:
Acauan escreveu:Não seria mais honesto considerar que faltam requisitos de método aos registros apresentados neste tópico para que eles possam ser defendidos com segurança sequer como autênticos, sendo pretensão demais querer que sejam prova de o que quer que seja?

Se não concorda comigo, convido então quem defende que este vídeo é prova científica de alguma coisa a apresentá-lo diante de uma banca de avaliação acadêmica e contar aqui os resultados.


Tudo bem, Acauan, o vídeo sozinho, de fato, não prova nada e portanto, neste particular, concordo com você. O meu problema é que a comunidade cética tem afirmado que TODO o experimental feito desde 1850 até hoje é ABSOLUTAMENTE INVÁLIDO. Aí já fico um pouco com o pé atrás, pois as justificativas céticas não me convencem. Querem que eu acredite, por exemplo, que TODOS Os CIENTISTAS ENVOLVIDOS NESSAS PESQUISAS ERAM MENTIROSOS, mas não me apresentam um único motivo plausível para que todos mentissem em favor de algo que só os desprestigiava junto a seus colegas. E para mim ficou ainda pior quando são os céticos que mentem (como os dois que citei), mas estes ao menos eu sei porque mentiram: para defenderem sua fé cética.


O problema da pesquisa paranormal é que ela é audaciosa demais nas hipóteses e modesta demais no método. Isto cria um hiato no qual é esperado que o ceticismo se desenvolva.
As teorias quânticas da superposição de estados e influência do observador são, de certa forma, até mais audaciosas que as hipóteses espíritas, só que se fundamentam em metodologias robustas para apoiar suas teses.
Não há cala-boca melhor para o ceticismo que métodos robustos, logo seria mais proveitoso para todos se os pesquisadores paranormais se preocupassem mais com estes e menos com aqueles.


Acauan escreveu:Por fim, respondendo à sua pergunta, transcrevo um conteúdo mínimo para apresentação de teses, que você deve conhecer, que pode ser aplicado a qualquer área científica, com adaptações.
Se os espíritas querem validar seus experimentos, este é um bom modelo de apresentação:
...


Botanico escreveu:Muito obrigado pelo índice, mas no caso do paranormal ainda estamos na constatação dos fenômenos. Ainda não deu para percorrer todo ele. De qualquer forma, ele ainda não resolve o meu problema. De que adianta os cientistas dizerem que: _ Trancamo-nos junto com o médium, vestido só um pijama previamente revistado, numa sala que foi cuidadosamente revistada e na qual nada de suspeito foi encontrado e na presença dele observamos certos objetos voarem sem contato, conforme registrado pelas câmaras infravermelhas, etc e tal. Dirá você que esse experimento tem validade científica? Caso diga que sim, os céticos resolvem tudo com um simples "os cientistas poderiam estar mentindo" e acabou-se a brincadeira.


Um ponto relevante é que a Ciência não trabalha com certezas e sim com incertezas determinadas (caso queira, vide Determinação da Incerteza, onde trato do assunto).

O problema da pesquisa paranormal é que suas incertezas são indeterminadas e seus pesquisadores, até hoje, não desenvolveram métodos adequados para determinação destas incertezas.

Assim, insisto que falta à disciplina um pouco mais de zelo pela lição de casa e um pouco menos de preocupação com as críticas.

Métodos robustos, provas consistentes e incertezas bem determinadas diluem quaisquer críticas a trabalhos científicos.
Na falta destes, não há que se esperar condescendência de um meio treinado para falsear hipóteses.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Will »

Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:


Os caras estão se auto-destruindo!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:



Puxa vida! como vc valorizou o debate cara!!! parabens pela "argumentação"!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Will escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:


Os caras estão se auto-destruindo!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Já gravou seu filminho? prove que estais com a razão! :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Will »

videomaker escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:



Puxa vida! como vc valorizou o debate cara!!! parabens pela "argumentação"!


Você, por outro lado, não tem nada para se auto-destruir!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:Quando eu voltar da praia no domingo próximo , postarei uma prova incontestável da presença de uma fantasma entrando pela porta da minha casa da praia....quero ver se alguém vai refutar, duvidar das evidências e contrariar o meu testemunho....A imagem é muito real e não foi montagem juro por tudo de mais sagrado.. :emoticon22:


O legal mesmo é vc adiantar como "tudo" vai acontecer!
Mas vou te dar uma chance de mostrar tal acontecimento, vamos esperar... e não esqueça, Use filtro Solar!!!
:emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Will »

videomaker escreveu:
Will escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:


Os caras estão se auto-destruindo!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Já gravou seu filminho? prove que estais com a razão! :emoticon1:


Eu nãol preciso fazer isso, querido, o Vitor Doido e o Botânico já estão fazendo isso com suas falácias!

O que eu não entendo é porque o pessoal dá tanta confiança para eles ao ponto de discutir "essa coisa" sob o ponto de vista deles! :emoticon19:

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Will escreveu:
videomaker escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:



Puxa vida! como vc valorizou o debate cara!!! parabens pela "argumentação"!


Você, por outro lado, não tem nada para se auto-destruir!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:



Não gravou né? menos um!
:emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:



Puxa vida! como vc valorizou o debate cara!!! parabens pela "argumentação"!


Sua argumentação é que está o mesmo lixo de sempre. :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Will escreveu:
videomaker escreveu:
Will escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:


Os caras estão se auto-destruindo!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Já gravou seu filminho? prove que estais com a razão! :emoticon1:


Eu nãol preciso fazer isso, querido, o Vitor Doido e o Botânico já estão fazendo isso com suas falácias!

O que eu não entendo é porque o pessoal dá tanta confiança para eles ao ponto de discutir "essa coisa" sob o ponto de vista deles! :emoticon19:



O vitor que tem um site com colaboradores internacionais e o Botanico que é professor e mestre em botanica? são esses os caras que não merecem confiança? :emoticon5:
Te enxerga rapaz... sei não...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Jeanioz escreveu:
videomaker escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:



Puxa vida! como vc valorizou o debate cara!!! parabens pela "argumentação"!


Sua argumentação é que está o mesmo lixo de sempre. :emoticon12:


Falacia! Falacia! Falacia! :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:
Jeanioz escreveu:
videomaker escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:



Puxa vida! como vc valorizou o debate cara!!! parabens pela "argumentação"!


Sua argumentação é que está o mesmo lixo de sempre. :emoticon12:


Falacia! Falacia! Falacia! :emoticon16:


Ainda bem que admitiu! :emoticon16:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Will »

videomaker escreveu:
Will escreveu:
videomaker escreveu:
Will escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:


Os caras estão se auto-destruindo!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Já gravou seu filminho? prove que estais com a razão! :emoticon1:


Eu nãol preciso fazer isso, querido, o Vitor Doido e o Botânico já estão fazendo isso com suas falácias!

O que eu não entendo é porque o pessoal dá tanta confiança para eles ao ponto de discutir "essa coisa" sob o ponto de vista deles! :emoticon19:



O vitor que tem um site com colaboradores internacionais e o Botanico que é professor e mestre em botanica? são esses os caras que não merecem confiança? :emoticon5:
Te enxerga rapaz... sei não...


Ratzinger é filósofo, teologo, doutor em teologia e filosofia pela faculdade de Munique!

O Silas Malafaia é teologo, psicologo e Doutor em Divindade...

E aí? Eles provaram que Deus existe?

Toma vergonha rapaz e deixa de ser boçal.

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Vitor Moura »

ímpio escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Não vou fazer resumo não. O melhor é ler (ou reler) tudo.


putz...... talvez eu leia.... é um saco, tem tanta enrolação...... um dos caras que faria o teste, teria dito que ela tinha alegado que conseguiria ver ao nível celular.... aí fica-se por uns dois ou três parágrafos discutindo que ele não tinha fontes dessa afirmação... para então mais tarde colocar que ele tinha sim ouvido que ela teria essa capacidade... e quando no final, isso nem foi material de teste...

Ela foi testada no Japão, e passou:

http://english.pravda.ru/science/health ... -demkina-0

[...]

The Japanese scientists did not believe the girl, when she told them that she could also see diseases on people's photographs. When she was presented a small, passport-sized photo of a person, she quickly diagnosed liver cancer with the person on the picture.

Ela tinha esse poder antes???

Você teria referências sobre os testes feitos com resultados favoráveis além de uma notícia nesse site duvidoso? The sun, Pravda, são daqueles tablóides que toda semana dizem que o Elvis foi avistado em Las Vegas e esse tipo de coisas.


O teste passou na tv do japão, o Mori gravou, mas não passou ra video...de repente no youtube já tem, ainda não procurei.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Will escreveu:
videomaker escreveu:
Will escreveu:
videomaker escreveu:
Will escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:


Os caras estão se auto-destruindo!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Já gravou seu filminho? prove que estais com a razão! :emoticon1:


Eu nãol preciso fazer isso, querido, o Vitor Doido e o Botânico já estão fazendo isso com suas falácias!

O que eu não entendo é porque o pessoal dá tanta confiança para eles ao ponto de discutir "essa coisa" sob o ponto de vista deles! :emoticon19:



O vitor que tem um site com colaboradores internacionais e o Botanico que é professor e mestre em botanica? são esses os caras que não merecem confiança? :emoticon5:
Te enxerga rapaz... sei não...


Ratzinger é filósofo, teologo, doutor em teologia e filosofia pela faculdade de Munique!

O Silas Malafaia é teologo, psicologo e Doutor em Divindade...

E aí? Eles provaram que Deus existe?

Toma vergonha rapaz e deixa de ser boçal.



E vc pensa que é quem pra dizer que os caras não merecem atenção?
E o Silas é um pastor radical e nervosinho, qualquer dia ele mete a bolacha num fiel!, num fala do cara não...ele é legal! :emoticon13:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Will »

videomaker escreveu:
Will escreveu:
videomaker escreveu:
Will escreveu:
videomaker escreveu:
Will escreveu:
Jeanioz escreveu:Falácias, falácias, e mais falácias, pra variar... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon12:


Os caras estão se auto-destruindo!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Já gravou seu filminho? prove que estais com a razão! :emoticon1:


Eu nãol preciso fazer isso, querido, o Vitor Doido e o Botânico já estão fazendo isso com suas falácias!

O que eu não entendo é porque o pessoal dá tanta confiança para eles ao ponto de discutir "essa coisa" sob o ponto de vista deles! :emoticon19:



O vitor que tem um site com colaboradores internacionais e o Botanico que é professor e mestre em botanica? são esses os caras que não merecem confiança? :emoticon5:
Te enxerga rapaz... sei não...


Ratzinger é filósofo, teologo, doutor em teologia e filosofia pela faculdade de Munique!

O Silas Malafaia é teologo, psicologo e Doutor em Divindade...

E aí? Eles provaram que Deus existe?

Toma vergonha rapaz e deixa de ser boçal.



E vc pensa que é quem pra dizer que os caras não merecem atenção?
E o Silas é um pastor radical e nervosinho, qualquer dia ele mete a bolacha num fiel!, num fala do cara não...ele é legal! :emoticon13:


Uma beleza, um espirita evangélico... Isso eu só vi aqui no RV. :emoticon19:

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Uma beleza, um espirita evangélico... Isso eu só vi aqui no RV. :emoticon19


Eu falei que o cara é "radical", e dai se ele é evangelico Rapá?
Espirita Evangelico... deixa de ser tapado...
:emoticon17:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Will »

videomaker escreveu:
Uma beleza, um espirita evangélico... Isso eu só vi aqui no RV. :emoticon19


Eu falei que o cara é "radical", e dai se ele é evangelico Rapá?
Espirita Evangelico... deixa de ser tapado...
:emoticon17:


Suas participações aqui no forum se limitam a puxar saco dos espiritas, ser chamado de boçal, ganhar redmonhey de participante mais tosco e passar vergonha, video? :emoticon5:

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Will escreveu:
videomaker escreveu:
Uma beleza, um espirita evangélico... Isso eu só vi aqui no RV. :emoticon19


Eu falei que o cara é "radical", e dai se ele é evangelico Rapá?
Espirita Evangelico... deixa de ser tapado...
:emoticon17:


Suas participações aqui no forum se limitam a puxar saco dos espiritas, ser chamado de boçal, ganhar redmonhey de participante mais tosco e passar vergonha, video? :emoticon5:


Não!, ri pra cacete de vcs! tambem faz parte! :emoticon16:
Claro que um REDmonkey no final do ano tambem é importante!!!! :emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Will
Mensagens: 1482
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:46

Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Will »

Aí, aí... :emoticon19:
[center]Imagem[/center]

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por videomaker »

Will escreveu:Aí, aí... :emoticon19:


Doeu foi? :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re: Re.: Poltergeist filmado!

Mensagem por Shanaista »

Botanico escreveu:Bem, Shana, o problema aqui, DESDE O INÍCIO, é que esses fenômenos NÃO SÃO CONTROLADOS PELOS MÉDIUNS, ou o controle é muito limitado. Se fosse como você quer, então azar de quem jogasse contra os médiuns e sorte desses, pois produziriam fenômenos no tamanho e na proporção que os cientistas quisessem para se convencer.


Ao assistir o vídeo... a primeira coisa que se constata ali é a presença de controle Botanico... move-se um objeto apos o outro... um copo, depois uma cadeira e no final a máquina de escrever!!! A mim... descontrole seria revirar todo ambiente de uma só vez numa total desordem... agora depende do que você considera ter controle nessa cituação...

E que tipo de energia é empregada nesses casos para realizar tais proezas???

Não creio que seja uma forma de energia desconhecida... pois os Ghostbusters usam pares de varetas metálicas... uma em cada mão para detectar tais energias... quanto mais elas se movem para frente e para tras... mais carregado dessa energia o ambiente se encontra!!!

Agora como pode ferramentas extramente rudmentares detectarem isso e o mais desenvolvido instrumento cientifico não???

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Mensagem por Botanico »

Bem, Acauan, numa tentativa de economizar tempo e não ter de ficar falando redundâncias, resolvi por enquanto não responder ponto por ponto as colocações anteriores. Fica para outra vez. Vamos então tratar do que me interessa que é a questão de método de trabalho e suas implicações.

Acauan escreveu:Um ponto relevante é que a Ciência não trabalha com certezas e sim com incertezas determinadas (caso queira, vide Determinação da Incerteza, onde trato do assunto).

O problema da pesquisa paranormal é que suas incertezas são indeterminadas e seus pesquisadores, até hoje, não desenvolveram métodos adequados para determinação destas incertezas.

Assim, insisto que falta à disciplina um pouco mais de zelo pela lição de casa e um pouco menos de preocupação com as críticas.

Métodos robustos, provas consistentes e incertezas bem determinadas diluem quaisquer críticas a trabalhos científicos.
Na falta destes, não há que se esperar condescendência de um meio treinado para falsear hipóteses.


Seria muito trabalhoso discorrer sobre os métodos de investigação paranormal para analisar o que disse acima. Então vou me restringir a UM experimento e como vários deles seguiram situações semelhantes, então quando você me apontar as falhas metodológicas e de registro deste, terei uma idéia do que pensar dos outros.

Crookes fez alguns experimentos com a médium Anna Fay e um deles foi publicado como um relatório "definitivo" sobre o caso dela (Crookes, W. 1875. A Scientific Examination of Mrs. Fay Mediumship. The Spiritualist, 12 March.) Seguindo as determinações de incerteza que você indicou:

- Incerteza das medições instrumentais

A fim de assegurar que a médium estava e permaneceria no lugar estabelecido, então ela teria de segurar eletrodos de um galvanômetro. Se os soltasse, o ato seria acusado pela queda na marcação da escala até o valor zero. A questão aqui é: qual a confiabilidade deste aparelho?

Colin Brookes-Smith (Brookes-Smith, C. 1965. Cromwell Varley's Electrical Tests. Journal of the Society for Psychical Research 723 (43), March.) deu-se ao trabalho de procurar esse galvanômetro e por sorte o encontrou num museu para o qual os testamenteiros de Crookes o doaram. Ao por o aparelho para funcionar, Smith verificou que até por um segundo poderia soltar-se dele sem comprometer a escala. Assim ele se simulou como se fosse a Eva Fay e o que ela teria feito para burlar o aparelho. Em seu experimento, Smith mostrou ainda que se uma tira de pano, embebida em solução salina forte, fosse colocada ligando os eletrodos, fecharia o circuito sem produzir alterações significativas na escala.

Massimo Polidoro (The Mentalist Who Baffled Sir William Crookes, Skeptical Inquirer, jan 2000 ) diz:
"Para estas sessões, Cromwell F. Varley, outro membro da Royal Society, forneceu um circuito de controle elétrico, uma versão ligeiramente modificada do que foi usado por Crookes com a médium Florence Cook. Para ter certeza que a médium, sentada em um gabinete cortinado, não podia livrar-se das cordas, Crookes pediu-lhe que apertasse ambas as manivelas de uma bateria, construída para interromper a corrente se ela soltasse qualquer uma das manivelas, e nesse caso o marcador cairia a 0. Fay conseguiu, de alguma maneira, apresentar suas manifestações apesar do contato ter permanecido constante.

Para uma sessão adicional, dois dos convidados eram mais céticos que seu anfitrião. Quando eles inspecionaram o controle elétrico do sistema, antes da sessão começar, eles descobriram que um lenço úmido estirado entre as manivelas manteria o circuito aberto. Por sugestão de um destes homens, Crookes afastou as manivelas até a distância na qual um lenço não podia ser colocado entre elas. Aparentemente ninguém considerou a possibilidade de que poderiam ser usados uma tira de pano maior ou algum outro tipo de resistor."

Pois bem, Acauan, eu sei que não é uma pergunta justa, mas com base na fala desses dois céticos, o que você acha da incerteza das medições instrumentais quanto ao galvanômetro usado?

Vou ter de parar por aqui, por enquanto e depois continuo.

Trancado