Sam Harris e o espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Flush
Mensagens: 751
Registrado em: 14 Dez 2006, 15:25

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Flush »

videomaker escreveu:
Um exemplo de espírita racista é o próprio videomaker.



Eu sou racista? porque? porque os os canibais eram negros! e canibais! oras, na bahia tá cheio de negros, inteligentes, bom capoeristas, grandes musicos, e não são canibais, são pessoas igualzinhas a qualquer branco que mora no sul!
Mas os canibais eram negros... ai por isso eu sou racista.. :emoticon5:


Os Católicos brancos também são canibais.
Comem o corpo de Cristo nas missas.

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Hugo »

Por que não conta?

Nos Estados Unidos há inclusive um termo perjorativo para negros que se colocam numa posição de inferioridade aos brancos: Uncle Tom.
Editado pela última vez por Hugo em 18 Jan 2007, 18:53, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por videomaker »

Vitor Moura escreveu:
Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:Espíritas podem fazer o que quiserem. Qualquer pessoa pode acreditar no que quiser.

Toda crença religiosa é livre, desde que:

1) Não se tente impor nenhum dogma sobre a ciência laica.

2) Seus dogmas não prejudiquem a sociedade.

Porém, o espiritismo rompe com essas duas normas:

1) Insiste em afirmar que sua religião é uma ciência.

2) Estimula o racismo.


O que se vê no Espiritismo é a busca de base em algumas áreas da Ciência. Isso, não necessariamente prejudica a sociedade, creio.

Estimula o racismo ? Se no Livro de Kardec existe menção ao racismo, isso não significa que seus seguidores o sejam. Se assim fosse, os cristãos tradicionais também seriam taxados de homicidas, pois no A.T está cheio de passagens que incitam ao crime.


Repudio qualquer forma de discriminação. Generalizar os Espíritas com racistas é, no mínimo, uma irresponsabilidade.




Não disse que todos os espíritas são racistas, mas sim que a doutrina espírita estimula o racismo.

Há espíritas não racistas, MAS HÁ espíritas racistas, e esse racismo SE BASEIOU nos ensinamentos de Allan Kardec. E isso DEVE ser denunciado!

Um exemplo de espírita racista é o próprio videomaker.


Ma so videomaker é negro, ou pardo, logo não conta.



Exatamente!
:emoticon14:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por videomaker »

Por que não conta?



Por que não acho que negros sejam inferior a nenhum branco! serve?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Vitor Moura »

Hugo escreveu:Por que não conta?

Nos Estados Unidos há inclusive um termo perjorativo para negros que se colocam numa posição de inferioridade aos brancos: Uncle Tom.


Não conta porque não há racismo, é a mesma raça!

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Mensagem por Vitor Moura »

Quem é Sam Harris?

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Hugo »

Vitor Moura escreveu:Não conta porque não há racismo, é a mesma raça!


Assim como uma mulher pode ter opiniões machistas, um negro pode pensar que os brancos são superiores.

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Mensagem por Hugo »

Vitor Moura escreveu:Quem é Sam Harris?


Um dos líderes do movimento ateísta atual.

Avatar do usuário
Flush
Mensagens: 751
Registrado em: 14 Dez 2006, 15:25

Mensagem por Flush »

Vitor Moura escreveu:Quem é Sam Harris?


O autor do livro End of Faith

Imagem

Aqui fica uma excelente exposição breve do livro no Idea City 2005

http://www.youtube.com/watch?v=J3YOIImOoYM

Avatar do usuário
Flush
Mensagens: 751
Registrado em: 14 Dez 2006, 15:25

Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Flush »

Que é precisamente o livro que estou a ler agora. :emoticon12:

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Mensagem por videomaker »

Hugo escreveu:
Vitor Moura escreveu:Quem é Sam Harris?


Um dos líderes do movimento ateísta atual.



Pronto! agora vcs já tem o Papa e o livro pra se guiarem! :emoticon16: que venham os milagres....
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Mensagem por Vitor Moura »

Traduzi a mensagem:

Minha posição sobre o paranormal é esta: Enquanto houve muitas fraudes na história de parapsicologia, acredito que este campo de estudo foi injustamente estigmatizado. Se alguns psicólogos experimentais querem gastar seus dias estudando telepatia, ou os efeitos da oração, eu ficaria interessado em saber o que eles descobrem. E se for verdadeiro que bebês ocasionalmente começam a falar em línguas antigas (como Ian Stevenson alega), gostaria de saber sobre isto. No entanto, eu não gastei nenhum tempo em tentar autenticar os dados postos em livros como"The Conscious Universe" de Dean Radin nem de "Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação" de Ian Stevenson. O fato de eu não ter gasto qualquer tempo nisto deve sugerir quão merecedor de meu tempo eu penso que tal projeto seria. Ainda, achei estes livros interessantes, e eu categoricamente não posso desqualificar seu conteúdo da mesma forma que posso desqualificar as alegações de dogmatistas religiosos.

Link: http://youtube.com/watch?v=sbwBqn3esy8& ... ed&search=

Que posso dizer sobre isso? MILAGRE! Ainda há céticos intelectualmente honestos (aparentemente...)

Avatar do usuário
Flush
Mensagens: 751
Registrado em: 14 Dez 2006, 15:25

Mensagem por Flush »

Vitor Moura escreveu:Traduzi a mensagem:

Minha posição sobre o paranormal é esta: Enquanto houve muitas fraudes na história de parapsicologia, acredito que este campo de estudo foi injustamente estigmatizado. Se alguns psicólogos experimentais querem gastar seus dias estudando telepatia, ou os efeitos da oração, eu ficaria interessado em saber o que eles descobrem. E se for verdadeiro que bebês ocasionalmente começam a falar em línguas antigas (como Ian Stevenson alega), gostaria de saber sobre isto. No entanto, eu não gastei nenhum tempo em tentar autenticar os dados postos em livros como"The Conscious Universe" de Dean Radin nem de "Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação" de Ian Stevenson. O fato de eu não ter gasto qualquer tempo nisto deve sugerir quão merecedor de meu tempo eu penso que tal projeto seria. Ainda, achei estes livros interessantes, e eu categoricamente não posso desqualificar seu conteúdo da mesma forma que posso desqualificar as alegações de dogmatistas religiosos.

Link: http://youtube.com/watch?v=sbwBqn3esy8& ... ed&search=

Que posso dizer sobre isso? MILAGRE! Ainda há céticos intelectualmente honestos (aparentemente...)


A razão é contagiante.
Seja de onde vier. Comprovando algo, porque não acreditar?
Sam Harris é ateu, o que afirma acima de tudo a necessidade de obter convições baseadas na lógica e na razão.
Eu sou ateu convicto, mas espero sempre que alguém me faça acreditar naquilo que não acredito. Acho que é a única postura racional a demonstrar.

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Alter-ego »

videomaker escreveu:
Um exemplo de espírita racista é o próprio videomaker.



Eu sou racista? porque? porque os os canibais eram negros! e canibais! oras, na bahia tá cheio de negros, inteligentes, bom capoeristas, grandes musicos, e não são canibais, são pessoas igualzinhas a qualquer branco que mora no sul!
Mas os canibais eram negros... ai por isso eu sou racista.. :emoticon5:

Ah, claro... Existem negros inteligentes! São até capazes de jogar capoeira e compor músicas!
Me poupe... :emoticon8:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Benetton »



Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:Espíritas podem fazer o que quiserem. Qualquer pessoa pode acreditar no que quiser.

Toda crença religiosa é livre, desde que:

1) Não se tente impor nenhum dogma sobre a ciência laica.

2) Seus dogmas não prejudiquem a sociedade.

Porém, o espiritismo rompe com essas duas normas:

1) Insiste em afirmar que sua religião é uma ciência.

2) Estimula o racismo.


O que se vê no Espiritismo é a busca de base em algumas áreas da Ciência. Isso, não necessariamente prejudica a sociedade, creio.

Estimula o racismo ? Se no Livro de Kardec existe menção ao racismo, isso não significa que seus seguidores o sejam. Se assim fosse, os cristãos tradicionais também seriam taxados de homicidas, pois no A.T está cheio de passagens que incitam ao crime.


Repudio qualquer forma de discriminação. Generalizar os Espíritas com racistas é, no mínimo, uma irresponsabilidade.




Não disse que todos os espíritas são racistas, mas sim que a doutrina espírita estimula o racismo.

Há espíritas não racistas, MAS HÁ espíritas racistas, e esse racismo SE BASEIOU nos ensinamentos de Allan Kardec. E isso DEVE ser denunciado!

Um exemplo de espírita racista é o próprio videomaker.


A Doutrina que os Espíritas entendem hoje não segue o racismo, pois não temos a bitola cristã de que tudo deve ser seguido à risca. Já disse : O A.T ( Antigo Testamento ) incita a vários crimes. Devemos então classificá-lo como manual de criminosos ? Se sim, por que também não denunciam isso ?

Sim, há vários espíritas racistas, assim como há vários católicos racistas, evangélicos racistas e TAMBÉM HÁ ateus racistas.

Será que esse racismo existente hoje foi provocado pelos documentos e filosofias que os grupos religiosos têm como normas ? Se sim, como explicar o RACISMO DE ATEUS, que não seguem a bíblia ou qualquer outro documento ligado às religiões ?

Ora, o racismo é fruto da ( má ) educação e do caráter ( ou falta dele ) de cada pessoa.


Editado pela última vez por Benetton em 19 Jan 2007, 12:37, em um total de 5 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por videomaker »

Ah, claro... Existem negros inteligentes! São até capazes de jogar capoeira e compor músicas!
Me poupe... :emoticon8:



Esse seu " são ate capazes " é exclusivamente por sua conta! Não seja desonesto na interpretação do que eu escrevi! Ainda acho que podemos ter um dialogo civilizado...pelo menos por equanto! :emoticon2:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por videomaker »

Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:Espíritas podem fazer o que quiserem. Qualquer pessoa pode acreditar no que quiser.

Toda crença religiosa é livre, desde que:

1) Não se tente impor nenhum dogma sobre a ciência laica.

2) Seus dogmas não prejudiquem a sociedade.

Porém, o espiritismo rompe com essas duas normas:

1) Insiste em afirmar que sua religião é uma ciência.

2) Estimula o racismo.


O que se vê no Espiritismo é a busca de base em algumas áreas da Ciência. Isso, não necessariamente prejudica a sociedade, creio.

Estimula o racismo ? Se no Livro de Kardec existe menção ao racismo, isso não significa que seus seguidores o sejam. Se assim fosse, os cristãos tradicionais também seriam taxados de homicidas, pois no A.T está cheio de passagens que incitam ao crime.


Repudio qualquer forma de discriminação. Generalizar os Espíritas com racistas é, no mínimo, uma irresponsabilidade.




Não disse que todos os espíritas são racistas, mas sim que a doutrina espírita estimula o racismo.

Há espíritas não racistas, MAS HÁ espíritas racistas, e esse racismo SE BASEIOU nos ensinamentos de Allan Kardec. E isso DEVE ser denunciado!

Um exemplo de espírita racista é o próprio videomaker.


A Doutrina que os Espíritas entendem hoje não seguem o racismo, pois não temos a bitola cristã de que tudo deve ser seguido à risca. Já disse : O A.T ( Antigo Testamento ) incita a vários crimes. Devemos então classificá-la como manual de criminosos ? Se sim, por que também não denunciam isso ?

Sim, há vários espíritas racistas, assim como há vários católicos racistas, evangélicos racistas e TAMBÉM HÁ ateus racistas.

Será que esse racismo existente hoje foi provocado pelos documentos e filosofias que os grupos tem como normas ? Ora, o racismo de cada um é fruto da ( má ) educação e do caráter ( ou falta dele ) de cada pessoa.





A afirmação: Selvegens canibais que viviam na africa no seculo XVIII e tinham a cor da pele "Negra" eram atrasados! Tem uma verdade explicita ou Racismo contida nela?
Eram ou não negros esse grupo? eu chamo de constatação!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:Espíritas podem fazer o que quiserem. Qualquer pessoa pode acreditar no que quiser.

Toda crença religiosa é livre, desde que:

1) Não se tente impor nenhum dogma sobre a ciência laica.

2) Seus dogmas não prejudiquem a sociedade.

Porém, o espiritismo rompe com essas duas normas:

1) Insiste em afirmar que sua religião é uma ciência.

2) Estimula o racismo.


O que se vê no Espiritismo é a busca de base em algumas áreas da Ciência. Isso, não necessariamente prejudica a sociedade, creio.

Estimula o racismo ? Se no Livro de Kardec existe menção ao racismo, isso não significa que seus seguidores o sejam. Se assim fosse, os cristãos tradicionais também seriam taxados de homicidas, pois no A.T está cheio de passagens que incitam ao crime.


Repudio qualquer forma de discriminação. Generalizar os Espíritas com racistas é, no mínimo, uma irresponsabilidade.




Não disse que todos os espíritas são racistas, mas sim que a doutrina espírita estimula o racismo.

Há espíritas não racistas, MAS HÁ espíritas racistas, e esse racismo SE BASEIOU nos ensinamentos de Allan Kardec. E isso DEVE ser denunciado!

Um exemplo de espírita racista é o próprio videomaker.


A Doutrina que os Espíritas entendem hoje não seguem o racismo, pois não temos a bitola cristã de que tudo deve ser seguido à risca. Já disse : O A.T ( Antigo Testamento ) incita a vários crimes. Devemos então classificá-la como manual de criminosos ? Se sim, por que também não denunciam isso ?

Sim, há vários espíritas racistas, assim como há vários católicos racistas, evangélicos racistas e TAMBÉM HÁ ateus racistas.

Será que esse racismo existente hoje foi provocado pelos documentos e filosofias que os grupos tem como normas ? Ora, o racismo de cada um é fruto da ( má ) educação e do caráter ( ou falta dele ) de cada pessoa.





A afirmação: Selvegens canibais que viviam na africa no seculo XVIII e tinham a cor da pele "Negra" eram atrasados! Tem uma verdade explicita ou Racismo contida nela?
Eram ou não negros esse grupo? eu chamo de constatação!


Respondendo ao Benetton, o problema é que o racismo espírita SE BASEIA na doutrina espírita e nos ensinamentos de Kardec.

Já no caso de ateus racistas, por exemplo, tal racismo nunca poderia se baseiar no ateísmo, visto que o ateísmo não é nenhuma seita/crença/doutrina/religião para ter qualquer tipo de mandamento/ensinamento que fosse a favor ou contra o racismo.

Logo, se existir um ateu racista, isso não será culpa do ateísmo, e sim de outras possíveis razões independentes de escolha religiosa.


---------------------------------------------------


Respondendo ao videomaker... você é estranho, cara!

Primeiro você diz que negros eram inferiores por causa de seus costumes, e depois diz que não eram citando negros atuais, como capoeiristas e compositores???!!!

A doutrina espírita diz simplesmente que os "selvagens" (negros, indígenas, chineses...) são inferiores aos europeus por causa do espírito, e por isso um selvagem NUNCA chegaria ao nível de um europeu. O que vai contra o que você disse nesse tópico:

videomaker escreveu:
Por que não conta?

Por que não acho que negros sejam inferior a nenhum branco! serve? :emoticon5:


Videomaker, quero saber como exatamente você pensa para acabar com essas dúvidas:

Segundo o espiritismo, um selvagem que seja criado entre europeus NUNCA será do mesmo nível de europeus por causa de seu espírito inferior. E um europeu que seja criado entre selvagens SEMPRE será superior aos selvagens, devido ao seu espírito superior.

Do mesmo modo, num caso em que um branco e um negro nascidos e criado no mesmo lugar (no Brasil, por exemplo), o branco SEMPRE seria superior ao negro, devido ao espírito.

Isso é o que prega Allan Kardec. Você concorda com isso???
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Benetton »

Jeanioz escreveu:
videomaker escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:Espíritas podem fazer o que quiserem. Qualquer pessoa pode acreditar no que quiser.

Toda crença religiosa é livre, desde que:

1) Não se tente impor nenhum dogma sobre a ciência laica.

2) Seus dogmas não prejudiquem a sociedade.

Porém, o espiritismo rompe com essas duas normas:

1) Insiste em afirmar que sua religião é uma ciência.

2) Estimula o racismo.


O que se vê no Espiritismo é a busca de base em algumas áreas da Ciência. Isso, não necessariamente prejudica a sociedade, creio.

Estimula o racismo ? Se no Livro de Kardec existe menção ao racismo, isso não significa que seus seguidores o sejam. Se assim fosse, os cristãos tradicionais também seriam taxados de homicidas, pois no A.T está cheio de passagens que incitam ao crime.


Repudio qualquer forma de discriminação. Generalizar os Espíritas com racistas é, no mínimo, uma irresponsabilidade.




Não disse que todos os espíritas são racistas, mas sim que a doutrina espírita estimula o racismo.

Há espíritas não racistas, MAS HÁ espíritas racistas, e esse racismo SE BASEIOU nos ensinamentos de Allan Kardec. E isso DEVE ser denunciado!

Um exemplo de espírita racista é o próprio videomaker.


A Doutrina que os Espíritas entendem hoje não seguem o racismo, pois não temos a bitola cristã de que tudo deve ser seguido à risca. Já disse : O A.T ( Antigo Testamento ) incita a vários crimes. Devemos então classificá-la como manual de criminosos ? Se sim, por que também não denunciam isso ?

Sim, há vários espíritas racistas, assim como há vários católicos racistas, evangélicos racistas e TAMBÉM HÁ ateus racistas.

Será que esse racismo existente hoje foi provocado pelos documentos e filosofias que os grupos tem como normas ? Ora, o racismo de cada um é fruto da ( má ) educação e do caráter ( ou falta dele ) de cada pessoa.





A afirmação: Selvegens canibais que viviam na africa no seculo XVIII e tinham a cor da pele "Negra" eram atrasados! Tem uma verdade explicita ou Racismo contida nela?
Eram ou não negros esse grupo? eu chamo de constatação!


Respondendo ao Benetton, o problema é que o racismo espírita SE BASEIA na doutrina espírita e nos ensinamentos de Kardec.

Já no caso de ateus racistas, por exemplo, tal racismo nunca poderia se baseiar no ateísmo, visto que o ateísmo não é nenhuma seita/crença/doutrina/religião para ter qualquer tipo de mandamento/ensinamento que fosse a favor ou contra o racismo.

Logo, se existir um ateu racista, isso não será culpa do ateísmo, e sim de outras possíveis razões independentes de escolha religiosa.



Discordo. O racismo dos Espíritas pode ter várias causas, não só o que relata a Doutrina. Já disse : A educação e o caráter do indivíduo sobrepõem-se, em boa parte das vezes, a qualquer doutrinação religiosa. Tanto que, a despeito da humildade, solidariedade, amor ao próximo, etc pregado no N.T, muitos Teístas se comportam como santos no interior das Igrejas e como canalhas nas ruas.

Mas o que você escreveu vai de encontro ao que Eu mencionei antes, pois Eu mesmo ressaltei no meu post anterior : "Se sim, como explicar o RACISMO DE ATEUS, que não seguem a bíblia ou qualquer outro documento ligado às religiões ? ". E Eu mesmo já tinha respondido isso : "Ora, o racismo é fruto da ( má ) educação e do caráter ( ou falta dele ) de cada pessoa."

Portanto, dizer que Espíritas são racistas por causa da D.E é no mínimo falacioso. Se Eu tivesse que ter preconceito para ser Espírita, já teria largado essa Religião há muito tempo.

Ser Espírita por seguir a Doutrina não é sinônimo de pureza de caráter, mas também está longe, muito longe do estigma racista e de quaisquer procedimentos que discriminam pessoas.


" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Jeanioz »

Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:
videomaker escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:Espíritas podem fazer o que quiserem. Qualquer pessoa pode acreditar no que quiser.

Toda crença religiosa é livre, desde que:

1) Não se tente impor nenhum dogma sobre a ciência laica.

2) Seus dogmas não prejudiquem a sociedade.

Porém, o espiritismo rompe com essas duas normas:

1) Insiste em afirmar que sua religião é uma ciência.

2) Estimula o racismo.


O que se vê no Espiritismo é a busca de base em algumas áreas da Ciência. Isso, não necessariamente prejudica a sociedade, creio.

Estimula o racismo ? Se no Livro de Kardec existe menção ao racismo, isso não significa que seus seguidores o sejam. Se assim fosse, os cristãos tradicionais também seriam taxados de homicidas, pois no A.T está cheio de passagens que incitam ao crime.


Repudio qualquer forma de discriminação. Generalizar os Espíritas com racistas é, no mínimo, uma irresponsabilidade.




Não disse que todos os espíritas são racistas, mas sim que a doutrina espírita estimula o racismo.

Há espíritas não racistas, MAS HÁ espíritas racistas, e esse racismo SE BASEIOU nos ensinamentos de Allan Kardec. E isso DEVE ser denunciado!

Um exemplo de espírita racista é o próprio videomaker.


A Doutrina que os Espíritas entendem hoje não seguem o racismo, pois não temos a bitola cristã de que tudo deve ser seguido à risca. Já disse : O A.T ( Antigo Testamento ) incita a vários crimes. Devemos então classificá-la como manual de criminosos ? Se sim, por que também não denunciam isso ?

Sim, há vários espíritas racistas, assim como há vários católicos racistas, evangélicos racistas e TAMBÉM HÁ ateus racistas.

Será que esse racismo existente hoje foi provocado pelos documentos e filosofias que os grupos tem como normas ? Ora, o racismo de cada um é fruto da ( má ) educação e do caráter ( ou falta dele ) de cada pessoa.





A afirmação: Selvegens canibais que viviam na africa no seculo XVIII e tinham a cor da pele "Negra" eram atrasados! Tem uma verdade explicita ou Racismo contida nela?
Eram ou não negros esse grupo? eu chamo de constatação!


Respondendo ao Benetton, o problema é que o racismo espírita SE BASEIA na doutrina espírita e nos ensinamentos de Kardec.

Já no caso de ateus racistas, por exemplo, tal racismo nunca poderia se baseiar no ateísmo, visto que o ateísmo não é nenhuma seita/crença/doutrina/religião para ter qualquer tipo de mandamento/ensinamento que fosse a favor ou contra o racismo.

Logo, se existir um ateu racista, isso não será culpa do ateísmo, e sim de outras possíveis razões independentes de escolha religiosa.



Discordo. O racismo dos Espíritas pode ter várias causas, não só o que relata a Doutrina. Já disse : A educação e o caráter do indivíduo sobrepõem-se, em boa parte das vezes, a qualquer doutrinação religiosa. Tanto que, a despeito da humildade, solidariedade, amor ao próximo, etc pregado no N.T, muitos Teístas se comportam como santos no interior das Igrejas e como canalhas nas ruas.

Mas o que você escreveu vai de encontro ao que Eu mencionei antes, pois Eu mesmo ressaltei no meu post anterior : "Se sim, como explicar o RACISMO DE ATEUS, que não seguem a bíblia ou qualquer outro documento ligado às religiões ? ". E Eu mesmo já tinha respondido isso : "Ora, o racismo é fruto da ( má ) educação e do caráter ( ou falta dele ) de cada pessoa."

Portanto, dizer que Espíritas são racistas por causa da D.E é no mínimo falacioso. Se Eu tivesse que ter preconceito para ser Espírita, já teria largado essa Religião há muito tempo.

Ser Espírita por seguir a Doutrina não é sinônimo de pureza de caráter, mas também está longe, muito longe do estigma racista e de quaisquer procedimentos que discriminam pessoas.



Racismo realmente é sintoma de falta de caráter, a grosso modo. Isso pode, ou não, depender de religião.

Não são todos os espíritas que são racistas. Isso eu sei e quero deixar bem claro.

Porém, alguns ensinamentos de Allan Kardec tem, de fato, conteúdo racista. Claro, tenho consciência de que nem todo espírita precisa seguir tais ensinamentos para ser espírita.

O problema é que há alguns espíritas que são racistas e JUSTIFICAM SEU RACISMO NESSES ENSINAMENTOS. É contra isso que sou contra!!!

A doutrina espírita deve ter aspectos bons, isso é provável. Porém, os aspectos ruins devem ser denunciados, até mesmo para que tenham a chance de ser corrigidos.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Benetton »

Jeanioz escreveu:
O problema é que há alguns espíritas que são racistas e JUSTIFICAM SEU RACISMO NESSES ENSINAMENTOS. É contra isso que sou contra!!!



Poderia citar algum pronunciamento de algum Espírita, seja daqui do Fórum ou de outro Site, que denote isso, de forma inequívoca ?

Às vezes, e à primeira vista, interpretamos algo que, com os devidos esclarecimentos, passam a ter outro aspecto. Posso estar enganado, mas se algum Espírita se declarar, sem nenhum equívoco, como racista por causa da Doutrina, este pode estar precisando de sérios tratamentos ou então usando sordidamente a D.E para justificar seu desvio de caráter.



" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Jeanioz »

Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:
O problema é que há alguns espíritas que são racistas e JUSTIFICAM SEU RACISMO NESSES ENSINAMENTOS. É contra isso que sou contra!!!



Poderia citar algum pronunciamento de algum Espírita, seja daqui do Fórum ou de outro Site, que denote isso, de forma inequívoca ?

Às vezes, e à primeira vista, interpretamos algo que, com os devidos esclarecimentos, passam a ter outro aspecto. Posso estar enganado, mas se algum Espírita se declarar, sem nenhum equívoco, como racista por causa da Doutrina, este pode estar precisando de sérios tratamentos ou então usando sordidamente a D.E para justificar seu desvio de caráter.




Claro. Posso citar trechos de obras de Allan Kardec, textos de revistas espíritas, e relatos de vários espíritas:

"O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso. Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados" (Allan Kardec, A Gênese, ed. cit. p. 187, ).

"6 --Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 126).

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127)."

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.)

"Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição, sem data, pp. 206-207. A edição original de Qu'est ce que le Spiritisme é de 1859).







"O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino.

Eis porque podemos, sem fatuidade, eu creio, nos dizer mais belos do que os negros e os Hotentotes; mas talvez também seremos, para as gerações futuras, o que os Hotentotes são em relação a nós; e quem sabe se, quando encontrarem os nossos fósseis, não os tomarão pelos de alguma variedade de animais.”(Espírita extremamente problemático. Allan Kardec, Obras Póstumas, 1ª parte, capítulo da "Teoria da Beleza" (ou “do Belo”))





“A raça negra é perfectível? Segundo algumas pessoas, esse questão está julgada e resolvida negativamente. Se assim é, e se essa raça está votada por Deus a uma eterna inferioridade, a conseqüência é que é inútil se preocupara com ela, e que é preciso se limitar a fazer do negro uma espécie de animal doméstico adestrado para a cultura do açúcar e do algodão. No entanto, a Humanidade, tanto quanto o interesse social, requer um exame mais atento: é o que iremos tentar fazer; mas como uma conclusão dessa gravidade, num ou noutro sentido, não pode ser tomada levianamente e deve se apoiar sobre um raciocínio sério, pedimos a permissão para desenvolver algumas considerações preliminares, que nos servirão para mostra, uma vez mais, que o Espiritismo é a única chave possível de uma multidão de problemas insolúveis com a ajuda dos dados atuais da ciência...”.

“A respeito dos negros escravos, diz-se: ‘São seres tão brutos, tão pouco inteligentes, que seria trabalho perdido procurar instruí-los; é uma raça inferior, incorrigível e profundamente incapaz’. A teoria que acabamos de dar permite encará-los sob uma outra luz; na questão do aperfeiçoamento das raças, é preciso ter em conta dois elementos constitutivos do homem; o elemento espiritual e o elemento corpóreo. É preciso conhecê-los, um e o outro, e só o Espiritismo pode nos esclarecer sobre a natureza do elemento espiritual, o mais importante, uma vez que é este que pensa e que sobrevive, ao passo que o elemento corpóreo se destrói”.

“Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa; mas, por cuidados inteligentes, pode-se sempre modificar certos hábitos, certas tendências, e já é um progresso que levarão numa outra existência, e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições. Trabalhando para o seu adiantamento, trabalha-se menos para o presente do que para o futuro, e, por pouco que se ganhe, é sempre para eles um tanto de aquisições; cad progresso é um passo adiante, que facilita novos progressos”.

“Sob o mesmo envoltório, quer dizer, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos, pelas razões que desenvolvemos. Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas*; mas, enquanto Espíritos, é outra coisa; ela pode se tornar, e se tornará, o que somos; somente ser-lhe-á preciso tempo e melhores instrumentos. Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras. Os corpos desapareceram, mas em se tornaram os Espíritos? Mais de um, talvez, esteja entre nós”. (Revista Espírita 1862, págs. 97-105. Tirado do site: http://www.espirito.com.br/portal/artigos/paulosns/allan-kardec-um-racista.html)

*Raças Caucásticas: Grupos étnicos europeus, "raça branca".






http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 121AAaZiW7

Fafá escreveu:E os selvagens e índios obviamente são menos evoluídos que outras raças, isso é um fato.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re.: Sam Harris e o espiritismo

Mensagem por Azathoth »

O Editor do Skepdic escreve sobre as alegações controversas de Harris:

Sam Harris: A Man of Faith?

One of the leaders of the pack in anti-religious invective these days is Sam Harris, author of two well-selling anti-religious books, The End of Faith and Letter to a Christian Nation. He's also written an Atheist Manifesto, posted on a website called Truthdig.com. I've heard him being interviewed a couple of times. He does not beat around the bush and he does not hesitate to say insulting things about religious believers. In a review of Francis Collins's The Language of God: a Scientist Presents Evidence for Belief, after describing an emotional experience that Collins had and that inspired him to some religious thoughts, Harris writes: "It is at this point that thoughts of suicide might occur to any reader who has placed undue trust in the intellectual integrity of his fellow human beings."* Collins is a physical chemist, medical geneticist, and head of the Human Genome Project. He is also a straight-up Christian and living proof that a person can be irrational in one part of his life, while rational in another, completely separate area.

Harris presents himself and atheism as rational, yet he doesn't apply very rigorous standards of rationality when dealing with the subjects of reincarnation and the paranormal. One reader of the Skeptic's Dictionary strongly urged me to remove the link to the "Atheist Manifesto." The reader didn't think Harris was really an atheist because "Harris believes psi phenomena are likely to be real and accepts Rupert Sheldrake and Dean Radin as credible witnesses on this subject. He also says he believes there may be empirical evidence for reincarnation." The reader cites a footnote on p. 232 of The End of Faith. I didn't remove the link to Harris's manifesto, however. He's entitled to his views as to what he considers atheism to imply. Anyway, a person can be an atheist and also believe in reincarnation and the paranormal. But Harris seems to claim that it is his rationality that has led him to atheism and should lead any other rational person to the same conclusion.

Perhaps Harris meant only to suggest that it would be unreasonable to dismiss reincarnation and the paranormal without a thorough rational examination. In an article by John Gorenfeld of AlterNet.org, based on an interview with Harris, the aforementioned footnote was brought up:

"I've received a little bit of grief for that," [Harris] says. "I certainly don't say that I'm confident that psychic phenomena exist. I'm open-minded. I would just like to see the data."

To see the "data" yourself, "The End of Faith" points readers to a slew of paranormal studies.

One is Dr. Ian Stevenson's "Unlearned Language: New Studies in Xenoglossy." The same author's reincarnation book presents for your consideration the past life of Ravi Shankar, the sitar player who introduced the Beatles to the Maharishi. He was born with a birthmark, it says, right where his past self was knifed to death, aged two.

[Earlier in the article, Gorenfeld noted that in The End of Faith Harris recommends that curious readers spend time with Stevenson's Twenty Cases Suggestive of Reincarnation.]

Making the case for the "20 Cases" researcher, Harris sounds almost like "Chronicles of Narnia" author C. S. Lewis, who said Jesus could only be a liar or the Son of God.

"Either he is a victim of truly elaborate fraud, or something interesting is going on," Harris says. "Most scientists would say this doesn't happen. Most would say that if it does happen, it's a case of fraud. ... It's hard to see why anyone would be perpetrating a fraud -- everyone was made miserable by this [xenoglossy] phenomenon." Pressed, he admits that some of the details might after all be "fishy."

Another book he lists is The Conscious Universe: The Scientific Truth of Psychic Phenomena. "These are people who have spent a fair amount of time looking at the data," Harris explains. The author ... Dean Radin ... proclaims: "Psi [mind power] has been shown to exist in thousands of experiments."

Is Harris backpedaling or is he trying to have it both ways? Harris wouldn't have to do much research to discover that Ian Stevenson's evidence for reincarnation is little more than a collection of stories that he thinks confirm his hypotheses, one of which is that if a person dies of a wound or injury they will be born in another body with a mark of some kind near that wound or injury, or that can be connected in some way to that wound or injury. This hypothesis is based on fantasy, however.

Stevenson collects stories, but Radin collects studies. He then lumps them together into meta-studies and applies a statistical formula that is able to show that even a minute difference from chance expectation for these huge data bases is "statistically significant." He takes this as proof that "something interesting is going on." The only thing I find interesting about paranormal research is why grown-ups pay them any mind. At the end of the day, all Radin has is a statistic and like everybody else who has studied this kind of stuff he still can't produce a single person who can mind read a three-letter word or move a pencil on a table without using trickery. The assumptions of Stevenson and Radin don't seem much more rational than many religious assumptions that Harris berates.

Stevenson does no scientific testing. He does things like go to a village where everybody believes in reincarnation and he finds some kid who is put forth as being so-and-so who died in some other village. All he can do is try to confirm by interviews and checking newspaper articles (if there are any) about the death to look for consistency in the stories. If he can't put the story down to lying, prompting, suggestion, or any other naturalistic explanation, he keeps it and calls it one more confirming instance of his hypothesis. If he finds the story doesn't hold up, he doesn't keep it.

That Harris would take seriously Stevenson's beliefs about xenoglossy is disconcerting. Here's another excerpt from the Gorenfeld article:

Asked which cases are most suggestive of reincarnation, Harris admits to being won over by accounts of "xenoglossy," in which people abruptly begin speaking languages they don't know. Remember the girl in "The Exorcist"? "When a kid starts speaking Bengali, we have no idea scientifically what's going on," Harris tells me. It's hard to believe what I'm hearing from the man the New York Times hails as atheism's "standard-bearer."

I also find it hard to believe that this is coming from a man who claims to be a voice of reason. Harris indicates that Stevenson's stories about xenoglossy are either true or they're fraudulent, which is a false dichotomy. Stevenson could have gotten the translation wrong, he might be gullible, he may have made a mistake, he may be exaggerating, or he could be a pious fraud. Harris says that he can't see how something could be a fraud if it makes so many people miserable. What about religion?

One other thing. Harris says in the Alternet interview that he supports torture because "it works." Porter Goss, former head of the CIA, says torture doesn't work and that's why the U.S. doesn't use it. We use inhumane debriefing, not torture. I can't comment on this because I haven't yet seen the randomized, double-blind, controlled studies. But if a voice of reason says it's true, who am I to disagree?
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Jeanioz escreveu:"O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino.

Eis porque podemos, sem fatuidade, eu creio, nos dizer mais belos do que os negros e os Hotentotes; mas talvez também seremos, para as gerações futuras, o que os Hotentotes são em relação a nós; e quem sabe se, quando encontrarem os nossos fósseis, não os tomarão pelos de alguma variedade de animais.”(Espírita extremamente problemático. Allan Kardec, Obras Póstumas, 1ª parte, capítulo da "Teoria da Beleza" (ou “do Belo”))


A " Teoria da Beleza " que tantas vezes foi postada aqui como sendo de Kardec na realidade não é.

A fala foi retirada do livro As revoluções inevitáveis no globo e na Humanidade, por Charles Richard. Caso alguém tenha vontade de checar

http://espirito.org.br/portal/codificacao/op/op-14.html


Bjs

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

salgueiro escreveu:
Jeanioz escreveu:"O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino.

Eis porque podemos, sem fatuidade, eu creio, nos dizer mais belos do que os negros e os Hotentotes; mas talvez também seremos, para as gerações futuras, o que os Hotentotes são em relação a nós; e quem sabe se, quando encontrarem os nossos fósseis, não os tomarão pelos de alguma variedade de animais.”(Espírita extremamente problemático. Allan Kardec, Obras Póstumas, 1ª parte, capítulo da "Teoria da Beleza" (ou “do Belo”))


A " Teoria da Beleza " que tantas vezes foi postada aqui como sendo de Kardec na realidade não é.

A fala foi retirada do livro As revoluções inevitáveis no globo e na Humanidade, por Charles Richard. Caso alguém tenha vontade de checar

http://espirito.org.br/portal/codificacao/op/op-14.html


Bjs


Eu não disse que era de Kardec, até por se tratar de "Obras Póstumas" (pós-morte). Mas não sabia o nome do autor.

Mas o trecho que expus não deixa de ser racista.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Trancado