Deus sabe felar?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Deus sabe felar?

Mensagem por Apocaliptica »

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Antes de Jesus, Deus habitava diretamente em nós? Se ele é onisciente, por que precisava de Jesus como intermediário?

Bom, não era apenas "antes" de Jesus.
Isso sempre foi assim e ainda é.
Quem precisa de Jesus como intermediario é o homem e não Deus.
Apocaliptica escreveu:Por que precisou de uma "palavra" e " mandamentos" sendo e estando ele em nós e nós nele?

Simples, a palavra e o mandamento servem para duas coisas.
1 - Ajudar a manter um minimo ordem na terra. (Ruins com nossas leis, pior sem elas).
2 - Ajudar o homem a eliminar a ignorância que o torna cego.
Apocaliptica escreveu:Não vejo sentido nessa tese e muito menos na necessidade da Trindade.

Talves estudando um pouco mais, entenda melhor essa tese e passe a ver onde está o sentido dela.
A trindade é um conceito Católico contrário ao que Cristo ensina.

Parei aqui.

Jeanioz
Gênero: Masculino

Mensagem por Jeanioz »

NadaSei escreveu:
Jeanioz escreveu:Sabe... esse é o problema principal do cristianismo...

A bíblia, livro sagrado dos cristãos, tem muitas contradições em seus textos. E essas contradições acabam por gerar múltiplas interpretações, não raramente contraditórias entre si.

A biblia não é um livro e sim uma coletânea contendo muitos livros de diversos autores.
Nada mais normal que esses autores não concordem entre si, em 100% das ocasiões.
Isso não é nada de mais, tornando essas "contradições", uma forma de nos levar a pensar por nós mesmos.
Jeanioz escreveu:Os católicos tem uma interpretação, os mormons outra, as testemunhas de Jeová outra, todas as religiões cristãs protestantes também tem várias e várias interpretações...

Os evangelicos refutam com sucesso o conceito de trindade Catolica, bem como a visão das testemunhas de Jeová sobre Deus, Cristo e o espirito santo.
Basta ler a biblia e ver se a interpretação está correta, ou se contraria algo que é ensinado.
Basta comparar as interpretações e procurar por uma que estaja mais de acordo com a biblia e não possa ser refutada pelas outras "interpretações", muitas as quais são ridiculamente faceis de refutar.

Interpretar textos é facil para alguns e, dificil para outros.
Você usa essa idéia de "interpretações", como desculpa para dizer que todas elas estão erradas, mas isso não é verdade.

Se uma interpretação pode ser refutada segundo as escrituras, então é uma intepretação errada, se não pode ser refutada e está de acordo com a biblia, então tem mais chances de estar correta.

O mesmo acontece na filosofia, já discuti com pessoas que interpretavam o "Penso, logo existo". como sendo uma afirmação de que existimos por que pensamos. Ou seja que o pensamento precede a existência.
Na realidade o "Penso. logo existo", procura provar que a pessoa existe: "Se eu penso, então eu devo realmente existir".

São duas interpretações diferentes sobre o que Descartes estava dizendo, uma está certa e a outra errada.
Por não existir apenas "uma" interpretação, podemos dizer que a filosofia de Descartes é inutil, pois cada um "interpreta" de uma forma??
Querer invalidar a religião pela existência de muitas "interpretações" é ridiculo, mesmo proquê, muitas dessas "interpretações" são feitas por gente que entra em um site ateu e reclama de usarem linguagem "dificil" e que não entendem o que estão dizendo.
Jeanioz escreveu:E agora temos a interpretação do NadaSei!!! Que une conceitos cristãos com conceitos de várias outras religiões, inclusive orientais.

Lógico, a melhor forma de interpretar corretamente algo para se chegar a verdade, é procurar em outras fontes que discutem exatamente o mesmo tema.

Depois, eu não me vali de nehuma outra religião que não o Cristianismo, para refutar o tópico.
Jeanioz escreveu:E quem tem a interpretação correta? Vai saber... :emoticon16:

Pois é... quem tem a interpretação correta sobre o que Descartes diz... vai saber...
Quem tem a interpretação correta sobre qualquer coisa?
Vai saber...

Devo concluir então que é inutil estudar qualquer coisa... afinal, se eu der pro pedreiro da esquina um livro de Platão, ele vai "interpretar" de uma forma diferente da minha... Como toda "interpretação" tem o mesmo valor, é inutil estudar qualquer coisa.

Esse é o motivo de se estudar religião, principalmente não se atendo apenas a uma (como estudar apenas o cristianismo), procurar as interpretações e refuta-las, questionar a própria idéia que está sendo transmitida e compara-la com as idéias de outras pessoas que falam sobre o mesmo tema, etc...
Estudar é isso.

Nunca sabemos qual interpretação está realmente correta, mas muitas vezes sabemos quais estão erradas e tiramos nossas próprias conclusões sobre o assunto.

Não estou falando que o fato de haver muitas interpretações é suficiente para desqualificar a religião. Porém, o ponto aqui é que suas idéias não são aceitas pelos próprios religiosos, então que dirá pelos céticos???

Tudo isso é apenas a SUA teoria, que inclusive bate de frente com o pensamento de muitos religosos. Ou seja, os religiosos tem que debater muito ainda antes de apresentar suas idéias aos céticos.

Por quê os céticos teriam que "aceitar as religiões" como um todo, se nem os religiosos entram num consenso sobre isso?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Sr. Incógnito escreveu:Me poupe desses seus julgamentos tortos. Muito do que escrevo aqui já escrevi em outros lugares, em forma de artigos!

Com a mesma argumentação vaga que vc faz por estas bandas?

E sabe o que te irrita? É que eu estou aqui, e você não pode ficar postando suas besteiras que chama de "conteúdo filosófico"... O que você faz é qualquer coisa, menos filosofia (e, se é filosofia, é de baixíssimo nível).

Na verdade o que me irrita é uma cambada Zés Ruelas pedantes. O seu conteúdo filosófico com certeza deve ser melhor que o de Daniel Dennet, Andre Comte-Sponville, Simon Blackburn, Peter Singer, Elliot Sober, Paul Churchuland, Jonh Searle, George Kneller, Wesley Solmon, Robert Solomon, Sam Harris, Jonh Hick, Allan Chalmers, David Hull, William Dray...etc...etc... esse pessoalzinho "medíocre comparado a você" que eu eventualmente uso como referência bibliográfica.

Só me faz o favor de não me citar, pois a simples imaginação de você me citando sem entender patavinas já me dá ânsia! Assim, Res, volte paro o SEU mundo acadêmico dos hobbys e deixe o trabalho sério para nós.

Por qual nome eu procuro por vc na Mind? Incógnito dos Santos?

sem comentários

Acertei não foi? :emoticon12:

Isso só mostra que ele nem ao menos sabe montar um currículo!

É que ele provavelmente não está apresentando o currículo pra dar aula segundo grau no colégio católico Santa Teresinha, e acabou incluindo livros, artigos etc.

Vc não respondeu minha pergunta antes deste tópico quantas vezes vc topou com essa terminologia:

There are also three general categories of knowledge which should be distinguished:

Factual or Propositional Knowledge: this is when we make statements which are factually correct. For example: I know that Germany, France, England, Russia, and Italy, all fought in World War II.

Procedural Knowledge: this is when we know how to go about doing something. Examples would include gymnastics or juggling—and these point out that procedural knowledge involves more than reading a book. Reading about how to juggle is not the same as actually being able to do it. When someone claims to know how to juggle, we assume that they can actually perform the act rather than that they've merely read an instruction manual.

Knowledge of Personal Experience: this is the type that is meant when someone says "I know war" or "I know pain." In these instances, the person can draw upon personal experiences not otherwise available to others.

No mais, veja resposta ao Alter-ego.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Sr. Incógnito

Mensagem por Sr. Incógnito »

[ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 09 Abr 2007, 00:26, em um total de 1 vez.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:Não estou falando que o fato de haver muitas interpretações é suficiente para desqualificar a religião. Porém, o ponto aqui é que suas idéias não são aceitas pelos próprios religiosos, então que dirá pelos céticos???

Não são "minhas" idéias, são idéias do cristianismo.
A questão aqui é estudar o assunto, se alguns religiosos não tem nem uma capacidade basica para interpretar textos e são dogmaticos, o problema não é meu nem das idéias do cristianismo.

Depois, cético nenhum tem que "aceitar" idéia nenhuma.
Jeanioz escreveu:Tudo isso é apenas a SUA teoria, que inclusive bate de frente com o pensamento de muitos religosos. Ou seja, os religiosos tem que debater muito ainda antes de apresentar suas idéias aos céticos.

De forma alguma.
Os grandes pensadores da religião já apresentaram suas idéias de forma satisfatoria e concordam entre si, muito mais que discordam.
Jeanioz escreveu:Por quê os céticos teriam que "aceitar as religiões" como um todo, se nem os religiosos entram num consenso sobre isso?

Tá, deixa eu ver se eu entendi.
Você quer que os religiosos entrem em consenso, então os céticos passariam a "aceitar" essas idéias??
Que tipo de ceticismo é esse?

A religião nesse ponto é semelhante a "filosofia".
Os filósofos concordam entre si?
Os grandes nomes da religião concordam mais entre si qu os grandes nomes da filosofia e, isso porque na religião a gama de assuntos é menor, bem como a visão metafisica é a mesma.
Na religião não existe a mesma diferença de pensamento, que existe por exemplo, na filosofia entre um materialista e um espiritualista.

Se você está esperando que na religião, seja feita uma "assembleia" onde todos magicamente passem a pensar igual e apresentem tudo mastigado, prontinho pra você "acreditar" e "confiar"... sinto muito, mas pro seu próprio bem, isso nunca vai acontecer.

As idéias e técnicas já estão ai, basta estuda-las.
As diferenças de opinião devem ser estudadas e as interpretações refutadas, bem como os textos lidos.
Interpretar textos não é assim tão dificil...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Will

Mensagem por Will »

Alter-ego escreveu:
NadaSei escreveu:A trindade é um conceito Católico contrário ao que Cristo ensina.

Está certo disso?
E:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mt XXVIII, 19

Que nome você dá à idéia expressa por Jesus? :emoticon3:

Experimenta nos mostrar essa passagem no original em grego, Alter.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Will escreveu:
Alter-ego escreveu:
NadaSei escreveu:A trindade é um conceito Católico contrário ao que Cristo ensina.

Está certo disso?
E:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mt XXVIII, 19

Experimenta nos mostrar essa passagem no original em grego, Alter.

Veja na vulgata, primeira tradução da Bíblia para o latim:
euntes ergo docete omnes gentes baptizantes eos in nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti

em Grego, na Septuaginta:
poreuqenteV oun maqhteusate panta ta eqnh baptizonteV autouV eiV to onoma tou patroV kai tou uiou kai tou agiou pneumatoV

ou

poreuqenteV oun maqhteusate panta ta eqnh baptizonteV autouV eiV to onoma tou patroV kai tou uiou kai tou agiou pneumatoV
"Noite escura agora é manhã..."

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Alter-ego escreveu:
Você teve formação católica ou judaica?

Sou de família católica tradicionalista, tive formação católica mas me desgarrei do rebanho. Sou a ovelha negra da família :emoticon13:
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Alter-ego escreveu:

Está certo disso?
E:

Manipulado ou não, isso não salva a idéia de "trindade".
É sim idéia do Cristianismo, a existência do Pai (Deus pessoal) do espirito santo (Deus impessoal) e do filho, (Deus interior)
Como no Cristianismo essas idéias de Deus pessoal e impessoal, não são discutidas e, acredita-se que o cristisnismo fala apenas no Deus pessoal (o que não é verdade), não vou discutir o tema por hora.

Enfim, a idéia católica de trindade diz que Deus existe "apenas" em três pessoas. Cristo, Deus e espirito santo.
Bem, isso não é verdade.
Segundo o que Cristo ensina, ele é um homem como todos nós, bem como é um Deus e, que todos nós somos Deuses.
Isso fica claro nas passagens que já foram postadas aqui, onde ele diz que: "Ele está em Deus e Deus está nele, que ele e Deus são UM".
É daqui que foi tirada a idéia de que Cristo e Deus, são a mesma pessoa.

Quando tentam apedreja-lo, ele diz que nada de mais há nisso, pois é o que está nas escrituras, que todos nós somos Deuses.
Ele também se diz "filho" do Altissimo, mas a biblia ensina que somos todos filhos de Deus.
Isso a idéia de "trindade", simplesmente ignora.

Só que ele não diz "apenas" isso, ele segue dizendo a um dos apóstolos, que: "naquele dia ele reconhecerá que Cristo está nele (no apóstolo) assim como o apóstolo está em Cristo, da mesma forma como Cristo está em Deus".
Ou seja, da mesma forma que Cristo é um com Deus, ele afirma que o mesmo é verdade para o apóstolo.
Cristo não para aqui, ele pede ao "pai", que mesmo seja verdade para todos e, que sejamos "todos um".

Vejamos esses trechos:
Jõao 14
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
João 17
20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

Bom, isso acaba com duas idéias:
1 - A santissima trindade.
2 - O monoteísmo.

Fica claro que o Cristianismo fala sim, sobre o Pai, o filho e o espirito santo, mas em nenhum momento sugere que Deus existe como "UM", apenas nessas três pessoas.
É por esse motivo que o cristinismo não fala em nenhum momento sobre "trindade", pois uma "trindade" incluido cada ser humano na terra, não seria uma "trindade"... está mais para "coletividade".
Existem outras passagens na biblia católica que também falam mais coisas sobre essa idéia, onde um dos apóstolos explica sobre os "dons" do espirito santo.
Ele diz que todos são um só corpo de Cristo.

A idéia de Deus em todos, junto com a idéia do espirito santo, assemelhace mais a idéia de panenteismo.
Bom, para o panenteismo ser verdadeiro, seria necessario que tudo fosse Deus, não apenas os homens.

A onipresença divina sugere isso, afinal, Deus é espirito e está por toda parte.
A questão da trinda já foi resolvida, mas falta a questão do panenteismo.

Bem, a biblia cristã não afirma claramente que Deus é tudo, bem como está além de tudo, fala apenas sobre os homens e é aqui que devemos consultar outras fonte que falam sobre o mesmo tema.
A biblia catolica foi "mexida", "censurada", "enxertada" de varias formas para se adaptar ao que a igreja católica como instituição e império politico queria, por isso, cuidado com a biblia católica.

Bem a biblia fala sobre a morada de Deus ser o "reino dos céus".
Vejamos o que o evangelho canônico diz:

Lucas 17
20 Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior;
21 nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Eí-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.

Considero parte integrante do cristianismo, a biblia judaica completa, bem como os textos cristãos apocrifos e seus evangelhos. (Tomé, judas, maria madalena, etc...)
Veja que um dos trechos é semelhante ao do evangelho canônico.

Evangelho de Tomé, 3.
Jesus disse: "Se seus líderes vos dizem: 'Vejam, o Reino está no céu', então saibam que os pássaros do céu os precederão, pois já vivem no céu. Se lhes disserem: 'Está no mar, então o peixe os precederá pelo mesmo motivo. Antes, descubram que o Reino está dentro de vocês, e também fora de vocês. Apenas quando vocês se conhecerem, poderão ser conhecidos, e então compreenderão que todos vocês são filhos do Pai vivo. Mas se vocês não se conhecerem a si mesmos, então vocês vivem na pobreza e são a pobreza".

Evangelho de Tomé, 113
Perguntaram-lhe os discípulos: "Quando virá o Reino?" Jesus respondeu: "Não é pelo fato de alguém estar à sua espera que o verá chegar. Nem será possível dizer: Está ali, ou está aqui. O Reino do Pai está espalhado por toda a terra e os homens não o vêem".

Evangelho de Tomé, logion 77.
Jesus disse: "Eu sou como a luz que está sobre todos. Eu sou o Todo: o Todo saiu de mim e o Todo retornou a mim. Rachem um pedaço de madeira: lá estou eu; levantem a pedra e me encontrarão ali".

Bem aqui o panenteismo é bem visivel.

Melhor que isso é comparar com outras religiões que falam sobre o mesmo tema, pois o que Cristo ensina é muito semelhante ao que Buda, Lao Tsé e outros ensinam.
O bom disso é estudar o que se fala sobre Deus, o hinduismo fala claramente no Deus pessoal, impessoal e interior.
O que o Lao Tsé fala sobre o Deus impessoal, é bem semelhante ao que Cristo fala sobre Deus falar e agir através dele.

Como estão falando sobre o mesmo assunto e, de forma bastante semelhante, fica mais facil interpretar o que está sendo dito no cristianismo, comparando com a mesma idéia vista em outra fonte.
Editado pela última vez por NadaSei em 23 Jan 2007, 18:38, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Res Cogitans

Sr. Incógnito escreveu:Tá louco? Se falando assim bem vago você já não entende nada, imagina se eu me aprofundasse mais... Já pensou se eu começar a falar de Intelecto possível, intelecto ativo, espécie inteligível, espécie sensível, conceito objetivo, representação, ato, potência, forma, matéria, essência, existência, etc???? Aí sim, pelo menos do que depende da sua parte, eu ficaria falando com as paredes.

Acho que vc não sabe o que é vagueza.

Quanto a ser "medícore ou não", é você que veio com esse "papinho" aqui, mas com certeza te garanto que ele não são NADA comparados a diamantes como Aristóteles, Platão, Sto Tomás, etc, até mesmo Kant (que talvez seja de onde vc pensa que essas idéias saíram), etc... Além disso, vc não usa como "referência bibliográfica", mas sim suga e copia (copia e cola) trechos deles. Se os fizesse apenas "referências" a eles, não teria problema (e nem vc poderia vir com essa conversinha de "quem é vc perto desses dois phds?". Papinho mais ridículo!)

Toda esta questão começou simplesmente pq vc desconhecia a formulação conhecimento por contato, conhecimento procedural e proposicional. O que é compreensível pois em praticamente todo lugar só se aborda o conhecimento proposicional. Você pode encontrar alguma coisa no Dicionário Cambridge de Filosofia, Robert Audi na página 269, além as obras já citadas anteriormente.
A questão que levantei não foi nem sobre a validade do argumento e sim sobre achar que ele está confundindo a concepção de conhecimento, não ele não está, está usando duas a mais. Se você não reconhece o que é atribuído a conhecimento por contato e conhecimento de habilidades como “conhecimento”, aí são outros quinhentos.

OBS: Aposto que você é um dos que que tiravam todo seu "conhecimento" do site Filosofia na Rede, não é? Lá estava tudo o que precisava, não é? Lá é onde vc ia mais linge nos seus estudos, não é? Assume isso, Res!

Na verdade tenho o hábito de comprar muitos livros de interesses diversos. Por exemplo, O livro de Ouro da Bíblia, História dos Judeus, História do Cristianismo, Sobre o processo de Jesus, Jesus: Uma biografia revolucionária, Quem matou Jesus?, Jesus um retrato do homem, As várias faces de Jesus, Um Judeu Marginal I, Um Judeu Marginal III, O Jesus Histórico, O Julgamento de Jesus, o Nazareno é o que eu tenho atualmente que diz respeito ao Bíblia, Jesus e afins. Eu uso essa porra como referência pq acho a história do maluco judeu um saco. Só o livro História dos Judeus mais o História do Cristianismo dão mais de R$250,00, mas não adianta ter boas fontes pq sempre aparece um que desconhecido no fórum que põe no bolso estes especialistas.

Da mesma forma eu compro muitos títulos de filosofia para referência, as últimas aquisições foram Filosofia da Ciência biológica (Hull), Filosofia da Ciência Natural (Hempel), Filosofia da história (Dray), Filosofia da Ciência Social (Rudner), Teoria do conhecimento (Chisholm), Mistério da consciência (Searle), Matéria e consciência (Churchuland), Metafísica (Taylor), A ciência como atividade humana (Kneller), Filosofia da Ciência (Oliva), Ciência e destino humano (Japiassu), Ética (Frankena), Quebrando o encanto (Dennet) e devo tirar xérox de O que é ciência afinal? e Fabricação da ciência (Chalmers), uma vez que não encontrei mais em sebos.
O Crítica dava um mão na roda pois tinha traduções de obras que não existem no Brasil e que me faziam conhecer o trabalho de mais gente. Alguns nomes que eu conheci através do Crítica como Richard Taylor e Simon Blackburn renderam mais 3 livros...

Mas isso também não vale nada aqui no Religião é Veneno. A graça é dizer “isso está errado pq está, nunca ouvi falar disso então está errado”.

Outra coisa: Claro que vc nunca ouviu dizer sobre a péssiam qualidade entre alguns papers que encontramos hoje, não é? O que quero dizer é que muita gente apenas troca o título e faz algumas "adaptações" em um artigo já publicado, contando assim como se fossem dois diferentes. Isso para receberem mais verbas das suas entidades de pesquisa... Não que ele esteja incluído entre esses, mas digo somente para vc aprender que "quantidade de papers" não significa grande qualidade.

Então você é da espécie que publica pouco mas quando publica são artigos “bombásticos” né? Daqueles que são sempre citados pelos outros, estou certo?

Quando você deu uma RESPOSTA ao Alter-ego????? Será que sumiu?

Hoje, às 10:24
Editado pela última vez por Res Cogitans em 23 Jan 2007, 18:42, em um total de 1 vez.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

RicardoVitor escreveu:
Alter-ego escreveu:
Você teve formação católica ou judaica?

Sou de família católica tradicionalista, tive formação católica mas me desgarrei do rebanho. Sou a ovelha negra da família :emoticon13:

Rum... Sei. :emoticon4:

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Cara, como você parece ser sincero em sua ignorância do Cristianismo, vou ter paciência.
O que você entende por Cristianismo são as idéias de um grupelho heterodoxo que foi surrado doutrinariamente desde o primeiro século por todas os grandes nomes do Cristianismo. De Agostinho a Inácio de Loyola, de Inácio de Antioquia a Tomás de Aquino, de João a Paulo.
Suas idéias, apesar de parecerem novas à maiorias da pessoas, são compilações antiquissimas de um movimento anterior e exterior ao Cristianismo: a escola gnóstica, que dentro do cristianismo se destacou nos grupos fanáticos nascidos em Corinto e duramente refutados por Paulo. Esse movimento se manteve através dos cátaros, dos gibelinos, teve algumas idéias incorporadas (pasmem!) pelos pais da Reforma, se dissolvendo nas diversas sociedades discretas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.
Hoje essas idéias encontram eco, sobretudo, em grupos rosacruzes e blavtskianos (é claro que não dessa forma caricata que você apresenta. O posso dizer com orgulho de quem conhece de perto, das fontes, sendo que as fontes não têm a pretensão de terem o verdadeiro cristianismo, como você) e de forma meio "corrompida" no Espiritismo e em outros grupos espiritualistas.

NadaSei escreveu:Enfim, a idéia católica de trindade diz que Deus existe "apenas" em três pessoas. Cristo, Deus e espirito santo.

Primeiramente devo lhe explicar que na idéia católica deus não existe em 3 pessoas, Deus é (desculpem o erro de concordância) 3 pessoas.
"Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, o Verbo e o Espírito Santo e estes três são UM". 1 Jo V, 7

Bem, isso não é verdade.
Segundo o que Cristo ensina, ele é um homem como todos nós,

Exceto no pecado: Fl II, 6

bem como é um Deus

Não diz que ele é um deus, diz que ele é deus.
"No princípio era o verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" Jo I, 1

e, que todos nós somos Deuses.

Ele não diz que todos são deuses, deixa de desonestidade intelectual.
Ele está se referindo às autoridades, como se pode confirmar na fonte primária desta citação (Sl LXXXI). E o deus aí, refere-se ao fato de que, como toda a autoridade é constituida por Deus, as autoridades têm por obrigação julgar com a mesma justiça de deus.
Jesus estende isso, ainda, aos "principes" do seu Reino. Lembre-se que o sentido teologal do Reino de Deus é a Igreja.

Isso fica claro nas passagens que já foram postadas aqui, onde ele diz que: "Ele está em Deus e Deus está nele, que ele e Deus são UM".
É daqui que foi tirada a idéia de que Cristo e Deus, são a mesma pessoa.

Não, Cristo e o pai não são a mesma pessoa, são pessoas do mesmo deus. Imaginar que sejam a mesma pessoa, chama-se unitarianismo, é crer que deus é esquizofrênico.

Quando tentam apedreja-lo, ele diz que nada de mais há nisso, pois é o que está nas escrituras, que todos nós somos Deuses.

Já refutei isso àcima.

Ele também se diz "filho" do Altissimo, mas a biblia ensina que somos todos filhos de Deus.

Assim, como ele também não diz que somos TODOS filhos de deus. Os filhos de deus o são, por adoção, por intermédio de Jesus, e são exclusivamente os que estão ligados visivel ou invisivelmente à Igreja.
"Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" Jo I, 12
"pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. " Rm VIII, 14
"Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que serão considerados como descendentes. " Rm IX, 8

Isso a idéia de "trindade", simplesmente ignora.

É, cara-pálida?

Só que ele não diz "apenas" isso, ele segue dizendo a um dos apóstolos, que: "naquele dia ele reconhecerá que Cristo está nele (no apóstolo) assim como o apóstolo está em Cristo, da mesma forma como Cristo está em Deus".
Ou seja, da mesma forma que Cristo é um com Deus, ele afirma que o mesmo é verdade para o apóstolo.

Cite o versículo ipsis literis e não com distorções como está fazendo. Isso é ridículo.

Cristo não para aqui, ele pede ao "pai", que mesmo seja verdade para todos e, que sejamos "todos um".

Ah, tá! E se interpretarmos o ut unum sit literalmente, como você propões, vamos acreditar que está todo mundo DENTRO de você. Bom eu não sou homofóbico mesmo...

Vejamos esses trechos:
Jõao 14
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
João 17
20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

E para não deixar dúvidas, como as doutrinas histéricas na qual você crê, João voltou a escrever, para deixar bem claro o que dizia sobre a natureza de Cristo:

18. Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora.
19. Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos.
20. Vós, porém, tendes a unção do Santo e sabeis todas as coisas.
21. Não vos escrevi como se ignorásseis a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
22. Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho.
23. Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai.
24. Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai.

25. Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
26. Era isto o que eu vos tinha a escrever a respeito dos que vos seduzem.
27. Quanto a vós, a unção que dele recebestes permanece em vós. E não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, assim é ela verdadeira e não mentira. Permanecei nele, como ela vos ensinou.

Ou seja, ele deixa bem claro que não explicou detalhadamente no Evangelho, porque escreveu para aqueles que tem o conhecimento da verdade. Logo, não precisava se ater aos detalhes, pois o seu público-alvo não tinha qualquer inclinação ao panteísmo.
E, completa dizendo que aquele que nega que Jesus é o Cristo (o Ungido do pai), para dizer que ele é apenas um dos ungidos (ao lado de todos) ou que o espírito do Cristo encarnou no homem Jesus (não sendo a mesma pessoa), como os gnóstico que lhe são fonte criam, em ambos os casos, são na verdade mentirosos e não há porque os fiéis deixarem-se seduzir.

Bom, isso acaba com duas idéias:
1 - A santissima trindade.

Não acaba. E se quiser mais detalhes sobre porque, necessariamente, se há um Deus ele tem que ser trino, leia: Das processões divinas

2 - O monoteísmo.

Piorou. Leia também Cinco vias para a existência de Deus
Se há deus, necessariamente é um. A idéia de deus é, soligisticamente, excludente da idéia do politeísmo.

Fica claro que o Cristianismo fala sim, sobre o Pai, o filho e o espirito santo, mas em nenhum momento sugere que Deus existe como "UM", apenas nessas três pessoas.

Não? E porque João diz que são 3 os que testificam? 1 Jo V, 7

É por esse motivo que o cristinismo não fala em nenhum momento sobre "trindade", pois uma "trindade" incluido cada ser humano na terra, não seria uma "trindade"... está mais para "coletividade".

Não fala em trindade porque o verbete era estranho aos autores da Bíblia, mas o conceito está expresso diversas vezes lá. Não só em Jesus ordenando o batismo "em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo", como em paulo iniciando suas cartas com a tradicional saudação trinitária, referindo-se à Graça de Deus Pai, o amor de jesus Cristo e a comunhão do espírito santo.

Existem outras passagens na biblia católica que também falam mais coisas sobre essa idéia, onde um dos apóstolos explica sobre os "dons" do espirito santo.
Ele diz que todos são um só corpo de Cristo.

Sim, e se você lesse com um pouquinho mais de atenção, veria que quando fala do corpo de Cristo, Paulo está se referino à Igreja, e diz que Cristo é a cabeça e cada fiel é um membro.

A idéia de Deus em todos, junto com a idéia do espirito santo, assemelhace mais a idéia de panenteismo.

Não mesmo.

Bom, para o panenteismo ser verdadeiro, seria necessario que tudo fosse Deus, não apenas os homens.
A onipresença divina sugere isso, afinal, Deus é espirito e está por toda parte.
A questão da trinda já foi resolvida, mas falta a questão do panenteismo.

Dizer que Deus está em toda parte não é o mesmo que dizer que deus é toda parte. Deixe de ignorância interpretativa.

Bem, a biblia cristã não afirma claramente que Deus é tudo, bem como está além de tudo, fala apenas sobre os homens e é aqui que devemos consultar outras fonte que falam sobre o mesmo tema.
A biblia catolica foi "mexida", "censurada", "enxertada" de varias formas para se adaptar ao que a igreja católica como instituição e império politico queria, por isso, cuidado com a biblia católica.

Ah, tá! Todo herético ao ver que a Bíblia não lhe ajuda muito, termina por tentar desmerecê-la.
Acontece, tolinho, que a Bíblia católica é única que foi traduzida diretamente dos escritos originais. Logo, se alguém crê que parte da Bíblia foi adulterada, não têm porque não crer que toda a Bíblia foi adulterada, incluindo os versículos soltos a que você tanto se prende.
Esse argumento cai bem na boca de céticos e ateus.
Mas não na de um crente.

Bem a biblia fala sobre a morada de Deus ser o "reino dos céus".
Vejamos o que o evangelho canônico diz:

Lucas 17
20 Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior;
21 nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Eí-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.

Deixe de distorcer a zorra do versículo.
O trecho diz que o reino já está no meio de nós, e não dentro de nós.
O reino, como já expliquei referia-se à Igreja, e não a uma "coisa" espiritual, como a centelha divina (você poderia dizer) que esteja dentro das pessoas. Até poderia-se dizer assim, considerando o sentido de que os fiéis são Igreja, pois o ES habita neles, mas não nesse sentido furado...

Considero parte integrante do cristianismo, a biblia judaica completa, bem como os textos cristãos apocrifos e seus evangelhos. (Tomé, judas, maria madalena, etc...)

Azar o seu. Primeiro porque não existe uma "bíblia judaica completa". Os judeus não têm bíblia. Segundo, porque se aqueles que conviveram com Jesus e os apóstolos não têm autoridade para dizer o que é o não canônico, não é você (que NadaSabe) que vai ter.

Melhor que isso é comparar com outras religiões que falam sobre o mesmo tema, pois o que Cristo ensina é muito semelhante ao que Buda, Lao Tsé e outros ensinam.

Não é verdade. Aqui no forum há budistas, pode confirmar.

Espero que páre e pense melhor, antes de fazer proselitismo sobre um assunto que não domina, próximo a alguém que domina.
É como a ovelha na cova dos leões...

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Alter-ego escreveu:

Dizer que uma coisa é "muito semelhante" é uma afirmação difícil de defender, pois depende da definição, completamente arbitrária, de que as diferenças são irrelevantes e as coincidências é que são o que importa. Se forem questionados os seguidores das respectivas religiões, grande parte dirá que são justamente os pontos que tornam aquela religião exclusiva que importam.

Se fosse dito algo como "tem vários pontos em comum" a idéia fica menos questionável, mas qual é o sentido de dizer "muito semelhantes"? A Física, a Química e a Biologia são "muito semelhantes" entre si? Se fosse tasnto assim, porque são cursos diferentes? Porque os profissionais de uma ciência não podem ser livremente substituídos pelos da outra?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Flavio Costa escreveu:
Alter-ego escreveu:

Dizer que uma coisa é "muito semelhante" é uma afirmação difícil de defender, pois depende da definição, completamente arbitrária, de que as diferenças são irrelevantes e as coincidências é que são o que importa. Se forem questionados os seguidores das respectivas religiões, grande parte dirá que são justamente os pontos que tornam aquela religião exclusiva que importam.

Se fosse dito algo como "tem vários pontos em comum" a idéia fica menos questionável, mas qual é o sentido de dizer "muito semelhantes"? A Física, a Química e a Biologia são "muito semelhantes" entre si? Se fosse tasnto assim, porque são cursos diferentes? Porque os profissionais de uma ciência não podem ser livremente substituídos pelos da outra?

Flavinho, que saudade!

Sr. Incógnito

Mensagem por Sr. Incógnito »

[ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 09 Abr 2007, 00:27, em um total de 1 vez.

Res Cogitans

Sr. Incógnito escreveu:Não é algo que está entre as suas orelhas?

Com certeza não, talvez seja o esteja entre suas pernas.

A questão, que vc ainda não entendeu é a seguinte: Esses outros "dois tipos de conhecimento" que você cira, são errados, pelo menos da maneira que você expõe!

A maneira exposta é exatamente a mesma que a dos autores citados, sendo que muitos deles são especializados em epistemologia.
Como pode ser visto em:
Dicionário Cambrigde de Filosofia, organizador Robert Audi pag 269

Robert Audi
Education:B.A., Colgate University; Ph.D., University of Michigan ;M.A., University of Michigan
Expertise: Ethics, theory and applications, esp. in business
Theory of knowledge and justification; Philosophy of action ; Philosophy of religion

Scott Sturgeon escreveu:(a) ‘John knows London.’ This is an example of ‘acquaintance knowledge,’ which ‘consists in first-hand acquaintance with a person, a place, an event, and so on.’
(b) ‘John knows how to get to London from Manchester.’ This is an example of ‘ability knowledge’ or dispositional knowledge. ‘Intuitively, this consists in knowing how to perform various actions. For example, we gain ability knowledge by learning how to speak a language, by learning how to ride a bicycle, and by learning how to prepare a meal.’
(c) ‘John knows that London is south of Manchester.’ This is an example of ‘propositional knowledge.’

Scott Sturgeon na página 11 de Philosophy: a
guide through the subject , organizado por A. C. Grayling

(...)Teoria della conoscenza, de Nicla Vassallo, preenche essa lacuna em livro que não deveria ficar restrito aos leitores italianos, merecendo tradução em língua portuguesa, já que poucas obras enfocam esse tema no Brasil e em Portugal, onde a filosofia parece se reduzir à história da filosofia.
(...)
Quanto aos tipos de conhecimento, que alcançamos através de fontes como a percepção, a racionalidade, a memória, a inferência lógica e o "testemunho", Vassallo dedica mais atenção, como não poderia deixar de ser, ao conhecimento proposicional, sem esquecer o conhecimento direto (ex.: "conheço Virgínia") e o conhecimento por habilidade (ex.: "sei andar de bicicleta"). (...)

Resenha de Orlando Tambosi Professor de Filosofia e Epistemologia (Universidade Federal de Santa Catarina) do livro de Nicla Vassalo.

Nicla Vassalo:
PhD in Philosophy at the Department of Philosophy - University of Genoa, Italy; Post-PhD Fellow at the Department of Philosophy - University of Genoa, Italy.; Full Professor of Philosophy of Knowledge - University of Genoa, Italy.

Para contrariar o argumento de Martin bastava o que eu escrevi para o Alter-ego, de certa maneira foi o que o filósofo cristão Swinburne: ‘P is omniscient at t if he knows all true propositions.’

Esse é o seu erro! Comece lendo alguns manuais de filosofia, isto é, livrinhos de história da filosofia. Embora eles tenham seus defeitos, tbm possuem seus pontos bons. Depois, passe para os livrinhos pequenos sobre algum autor (esses da Jorge Zahar são muito bons!). Aos poucos, vá se familiarizando com os conceitos ao longo da história da filosofia. Depois, sim, passe para os livros mais específicos.
Como você vai ler Hempel se não sabe noções básica de lógica (isso é só um exemplo) nem teoria do conhecimento? Além disso, se quer estudar filosofia da ciência tbm pe útil que estude a discussão entre os realistas e não-realistas na metafísica. Lembre-se: Não de o passo maior que suas pernas.

Eu disse que essa são as aquisições recentes. O que não significa que eu não tenha livro de história da filosofia e livretos introdutórios sobre autores. Meu último "inventário" deu 230 livros de temas diversos, eu postei só os livros de filosofia adquiridos de dezembro pra cá.
Editado pela última vez por Res Cogitans em 25 Jan 2007, 14:01, em um total de 1 vez.

videomaker

Re: Deus sabe felar?

Mensagem por videomaker »

Será que Deus tem Chulé? ou sabe arrotar bem alto depois de tomar uma coca? Vcs me fazem rir...ou chorar... nem sei mas!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

NadaSei escreveu:
Jeanioz escreveu:Não estou falando que o fato de haver muitas interpretações é suficiente para desqualificar a religião. Porém, o ponto aqui é que suas idéias não são aceitas pelos próprios religiosos, então que dirá pelos céticos???

Não são "minhas" idéias, são idéias do cristianismo.
A questão aqui é estudar o assunto, se alguns religiosos não tem nem uma capacidade basica para interpretar textos e são dogmaticos, o problema não é meu nem das idéias do cristianismo.

Depois, cético nenhum tem que "aceitar" idéia nenhuma.

Não que não tenham capacidade básica, mas sim que interpretam de forma diferente da sua!!!

NadaSei escreveu:
Jeanioz escreveu:Tudo isso é apenas a SUA teoria, que inclusive bate de frente com o pensamento de muitos religosos. Ou seja, os religiosos tem que debater muito ainda antes de apresentar suas idéias aos céticos.

De forma alguma.
Os grandes pensadores da religião já apresentaram suas idéias de forma satisfatoria e concordam entre si, muito mais que discordam.

Alguns concordam, outros discordam...

E as discordâncias estão principalmente nos debates de religiosos de religiões diferentes.

NadaSei escreveu:
Jeanioz escreveu:Por quê os céticos teriam que "aceitar as religiões" como um todo, se nem os religiosos entram num consenso sobre isso?

Tá, deixa eu ver se eu entendi.
Você quer que os religiosos entrem em consenso, então os céticos passariam a "aceitar" essas idéias??
Que tipo de ceticismo é esse?

A religião nesse ponto é semelhante a "filosofia".
Os filósofos concordam entre si?
Os grandes nomes da religião concordam mais entre si qu os grandes nomes da filosofia e, isso porque na religião a gama de assuntos é menor, bem como a visão metafisica é a mesma.
Na religião não existe a mesma diferença de pensamento, que existe por exemplo, na filosofia entre um materialista e um espiritualista.

Se você está esperando que na religião, seja feita uma "assembleia" onde todos magicamente passem a pensar igual e apresentem tudo mastigado, prontinho pra você "acreditar" e "confiar"... sinto muito, mas pro seu próprio bem, isso nunca vai acontecer.

As idéias e técnicas já estão ai, basta estuda-las.
As diferenças de opinião devem ser estudadas e as interpretações refutadas, bem como os textos lidos.
Interpretar textos não é assim tão dificil...

Nada a ver...

Eu estou dizendo que daí os religosos e céticos podem fazer um debate a respeito! E não acertar as idéias sem reflexões!

O que eu digo é que há necessidade de mais estudo e debates, para se chegar numa conclusão e parar ou minimizar com as discordâncias. Simples assim.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

DaviDeMogi

Re.: Deus sabe felar?

Mensagem por DaviDeMogi »

Carai! Isso tudo pra saber se o home sabe fazer uma "gulosa"? :emoticon12:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Trancado