Meus Dez Locais Religiosos Favoritos em São Paulo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Por Acauan

Certa vez escrevi sobre as Igrejas Horrorosas de São Paulo, lamentando que o casamento feliz entre beleza e arquitetura religiosa tivesse terminado em divórcio litigioso nas construções citadas.

Mas os templos de uma grande cidade nos contam mais sobre ela do que os estilos e tendências que influenciaram suas construções.
Eles nos falam sobre a História, cultura, diversidade e personalidade destas metrópoles.

Por isto selecionei dez locais religiosos que, na minha opinião, formam a cara de São Paulo.

1º. Mosteiro de São Bento

Imagem

Mosteiro de São Bento e Basílica de Nossa Senhora da Assunção
Largo de São Bento, s/nº – Centro

Quem leu o que escrevi anteriormente sobre o Mosteiro de São Bento não se surpreendeu de encontrá-lo no topo desta minha lista.
O conjunto arquitetônico (mosteiro, basílica, colégio e faculdade) se integram perfeitamente à paisagem formada pelo Largo São Bento e o viaduto Santa Efigênia – a passarela que é uma jóia da engenharia paulista.
Ouvir as batidas de seu grande carrilhão nas horas cheias significa saber exatamente onde se está.

2º. Catedral da Sé

Imagem

Catedral da Sé
Praça da Sé - Centro

Já que falei em mostrar a cara de São Paulo, ei-la.
O sisudo estilo gótico, imitando as grandes catedrais européias, a imponência da cúpula e das torres altas, a praça e edifícios à sua volta, o marco zero da cidade sob sua sombra, a maior estação de Metrô do país sob seus alicerces e as gentes que circulam por tudo isto fazem da Catedral da Sé e seus arredores um resumo do que esta cidade é.
Gosto particularmente da cripta, lugar que poucos paulistanos visitam, onde estão os restos mortais do Cacique Tibiriçá e outros personagens solenes.
Talvez nem todos saibam, mas o projeto original, cuja construção foi iniciada em 1913, só foi concluído recentemente, com a entrega das torres laterais visíveis na foto.

3º. Mesquita Brasil

Imagem

Mesquita Brasil
Avenida do Estado, 5.382, Cambuci

É a primeira mesquita construída no Brasil.
Mas não precisavam ter posto um luminoso enorme em frente ao prédio informando isto, o qual quebra a requintada harmonia do conjunto, já muito prejudicada pelos altos muros do entorno, erguidos depois que vândalos picharam suas paredes.
Apesar destes pequenos inconvenientes, a Mesquita Brasil é um dos mais belos templos de São Paulo, com seus minaretes preservando esmeradamente a melhor herança artística do Islã.

4º. Sinagoga Beth-el

Imagem

Sinagoga Beth-el
Rua Martinho Prado, 175 – Consolação

A primeira vez que vi as formas incomuns daquele prédio, a partir de certa distância nos arredores da Praça Roosevelt, de imediato pensei que devia tratar-se de uma sinagoga, mesmo à época não tendo nenhuma noção embasada de como uma sinagoga deveria parecer.
Isto que é ter personalidade, identificar-se de modo correto apenas com a própria presença.
Em meados de 2006 a sinagoga passa a ser o Museu Judaico, uma excelente oportunidade para os que quiserem conhecer mais sobre esta cultura que é uma das fontes da nossa própria.

5º. Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados

Imagem

Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados
Praça da Liberdade, 345 - Liberdade

Falei bastante desta igreja quando descrevi minhas observações sobre as Religiões da Liberdade, no caso o bairro onde a também chamada Igreja das Almas se encontra.
Hoje ela está mais light, com camadas de tinta clara cobrindo o antigo cinzento que lhe dava uma cara tão sinistra quanto as histórias sobre as almas dos que, no passado, foram enforcados naquele local e permaneceriam circulando por ali.
Mas sua principal característica é que apesar de ser uma Igreja Católica Romana, seu velário é um local de culto sincrético, onde cristianismo e cultos afros compartilham o espaço com respeito mútuo e tolerância.
Pensando bem, um local onde há tolerância e respeito não pode ser tão sinistro assim.

6º. Catedral Metropolitana Ortodoxa

Imagem

Catedral Metropolitana Ortodoxa
Rua Vergueiro, 1515 - Paraíso

O nome do bairro o torna perfeito para sediar a catedral que domina a paisagem do Paraíso.
Sempre achei aquela igreja enorme, o suficiente para alojar toda a comunidade ortodoxa de São Paulo, mas li em algum lugar que é uma réplica oito vezes menor da catedral de Sofia. Esta sim deve ser enorme.
Suas cúpulas douradas são um destaque, principalmente quando recuperam seu brilho, logo após as limpezas periódicas que removem delas as camadas de fuligem.
Pena que a realidade urbana de São Paulo não permita que o brilho dure muito tempo.

7º. Capela Padre Anchieta

Imagem

Capela Padre Anchieta
Largo Pateo do Collegio s/nº – Centro

O fato de se tratar de território Jesuíta sempre me deixa um tanto apreensivo de circular por ali, afinal um Índio não catequizado dando sopa pode inspirar a turma a querer terminar o serviço começado há quatrocentos e tantos anos.
Mas, descontada esta ressalva pessoal, é sempre inspirador estar onde tudo começou, sendo o tudo referido a cidade de São Paulo.
Os visitantes também podem reviver um costume antigo das Igrejas Católicas Romanas, um tanto abandonado hoje, que é a guarda de ossos de santos como relíquias.
Na capela um pedaço do fêmur do padre José de Anchieta encontra-se em exposição.

8º. Federação Espírita do Estado de São Paulo

Imagem

Federação Espírita do Estado de São Paulo
Rua Maria Paula, 140 - Bela Vista

A primeira vista o prédio da FEESP não parece a sede de uma organização religiosa. Na segunda e na terceira também não.
Quem passa pelo prédio próximo à Câmara Municipal e não lê a identificação na entrada o toma por mais um conjunto de escritórios.
Discreto e funcional, bem no jeitão dos espíritas.
Uma vez circulei por seus corredores enquanto esperava uma amiga que fazia um curso lá. Perdi-me e fui sair num lugar onde ministravam passes. Preferi tomar aos passes a admitir minha condição de perdido.
Como dizem, mal não deve fazer.

9º. Catedral da Independência da Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Imagem

Catedral da Independência da Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Av. Dr. Ricardo Jafet, 214 – Ipiranga

Citei esta entre as Igrejas Horrorosas, quando a descrevi como sendo "feita de pedaços de estilos sem qualquer relação entre si e virados do avesso".
Bem, foi um modo um tanto cruel de dizer a verdade.
A inclui nesta lista porque, questões estéticas a parte, hoje seria difícil imaginar aquele pedaço do Ipiranga sem o seu, digamos, eclético relógio octogonal rotativo.
Se bem que gostava mais dela quando era cinzenta. Parece que está na moda dar uma nova cara às igrejas sinistras as pintando em tons pastel.

10º. Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Imagem

Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Largo Coração de Jesus 154 – Campos Elíseos

Esta igreja é a melhor resposta aos anseios de pelo menos dois grupos. Noivas e interessados em uma aula grátis sobre estilo clássico-renascentista.
Um estilo tão notavelmente perfeito em sua composição que apreciadores mais puristas se sentem intimidados em entrar e desequilibrar o conjunto.
As colunatas de mármore são impressionantes, servem como a melhor via de tráfego do olhar que parte do piso ornado para os afrescos do teto, passando pelos detalhes ornamentais, lustres e pelo órgão de tubos que completa a solenidade do ambiente.
Como disse alguém, a mais perfeita tradução de uma bonita igreja de São Paulo.
Editado pela última vez por Acauan em 25 Jan 2007, 12:10, em um total de 2 vezes.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

O ENCOSTO
Contato:

Re.: Meus Dez Locais Religiosos Favoritos em São Paulo

Mensagem por O ENCOSTO »

Quando criança, visitava esta igreja:

Imagem

É o santuário Padre Reus. Esta torre fantástica é fechada ao público ha mais de 30 anos, pois uma criança se jogou lá de cima.

Quem teve a possibilidade de subir relata os quador e afrescos das paredes retratando a tal "via crucis".

Quando criança, havia apenas uma cerca de um metro de altura obstruindo o acesso. Me arrependo até hoje de não ter pulado para subir nas até lá. Hoje, isso é impossível pois colocaram uma cerca mais alta.

Quem conhece São Leopoldo deve concordar que esta igreja é fantastica
Imagem
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

O fato de se tratar de território Jesuíta sempre me deixa um tanto apreensivo de circular por ali, afinal um Índio não catequizado dando sopa pode inspirar a turma a querer terminar o serviço começado há quatrocentos e tantos anos.

Caralho... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

videomaker

Re: Meus Dez Locais Religiosos Favoritos em São Paulo

Mensagem por videomaker »

Que tal pegar uma dessas cameras digitais , e fazer fotos , do seu ponto de vista desses locais ?
Procure novos angulos !
Estou falando das horrorosas!
Sempre existe algo de bom no IMOVEL !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Pug

Mensagem por Pug »

Ortodoxa no Brasil. O mundo não deixa de supreender :emoticon1:
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Flavio Costa
Contato:

Re: Re.: Meus Dez Locais Religiosos Favoritos em São Paulo

Mensagem por Flavio Costa »

Pug escreveu:Ortodoxa no Brasil. O mundo não deixa de supreender :emoticon1:

Quase todas as religiões estão representadas aqui.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Pug

Mensagem por Pug »

Flavio Costa escreveu:
Pug escreveu:Ortodoxa no Brasil. O mundo não deixa de supreender :emoticon1:

Quase todas as religiões estão representadas aqui.

Quero fotos dos templos budistas :emoticon1:

E hindus, existem no Brasil?

Flavio Costa
Contato:

Pug escreveu:Quero fotos dos templos budistas :emoticon1:

Templo Zu Lai, Cotia - São Paulo

Chagdud Gonpa, Três Coroas - Rio Grande do Sul

Hongwanji-ha, Brasília - Distrito Federal (desse infelizmente não tem fotos do templo, apenas da "quermesse" anual)

Pug escreveu:E hindus, existem no Brasil?

Nunca vi, não sei se tem, já que o Hinduísmo é uma religião nacional (assim como o Xintoísmo). Mas tem Hare Krishna, uma vez fui a uma cerimônia que foi boa, por causa do jantar vegetariano gratuito. :emoticon1:
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Flavio Costa escreveu:Nunca vi, não sei se tem, já que o Hinduísmo é uma religião nacional (assim como o Xintoísmo).

Aquela cerimônia dos bolinhos de arroz, em S.Paulo, não é xintoísta?
O engraçado é que os brasileiros entram na fila para comê-los, não importando sua etnia ou crença, na intenção de se cercar de bençãos pelos 7 lados.

Flavio Costa
Contato:

Fernando Silva escreveu:Aquela cerimônia dos bolinhos de arroz, em S.Paulo, não é xintoísta?

Talvez, não conheço essa cerimônia. Pode ter sido trazida do Japão para atender a comunidade japonesa de SP, mas, como uma religião nacional, eles não devem estar preocupados em mais do que isso: atender a demanda.

Se não tiver demanda por Hinduísmo no Brasil, não haverá templos hindus. Eles não vão se dar ao trabalho de buscar prosélitos por aqui.

Fernando Silva escreveu:O engraçado é que os brasileiros entram na fila para comê-los, não importando sua etnia ou crença, na intenção de se cercar de bençãos pelos 7 lados.

Como eu dizia ao Gilghamesh, o brasileiro também é bastante supersticioso.
- William Shakespeare
- William James

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:

Nesta minha última viagem para São Paulo, aproveitei o feriado para conhecer o Templo Zu Lai em cotia, e foi uma oportunidade maravilhosa, e é realmente belíssimo!
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Pug

Mensagem por Pug »

Flavio Costa escreveu:

Chagdud Gonpa, Três Coroas - Rio Grande do Sul

Hongwanji-ha, Brasília - Distrito Federal (desse infelizmente não tem fotos do templo, apenas da "quermesse" anual)

Pug escreveu:E hindus, existem no Brasil?

Nunca vi, não sei se tem, já que o Hinduísmo é uma religião nacional (assim como o Xintoísmo). Mas tem Hare Krishna, uma vez fui a uma cerimônia que foi boa, por causa do jantar vegetariano gratuito. :emoticon1:

Que templos, pensava que eram uns pagodezinhos hehe
Vale uma viagem ao Brasil só para visitar os templos, enquanto uns preferem praia eu escolho arquitetura dos templos religiosos.

Flavio Costa
Contato:

Pug escreveu:Que templos, pensava que eram uns pagodezinhos hehe
Vale uma viagem ao Brasil só para visitar os templos, enquanto uns preferem praia eu escolho arquitetura dos templos religiosos.

Apesar da maior distância, podes ir também à Ásia. Encontras coisas magníficas em países como Tibete, Birmânia, Tailândia, etc.
- William Shakespeare
- William James

Pug

Mensagem por Pug »

Flavio Costa escreveu:
Pug escreveu:Que templos, pensava que eram uns pagodezinhos hehe

Apesar da maior distância, podes ir também à Ásia. Encontras coisas magníficas em países como Tibete, Birmânia, Tailândia, etc.

Aceito donativos, vá lá, venham daí esses reais, vejam bem, estou a propôr sacrificar-me em vosso lugar fazendo viagens chatas :emoticon12:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

A Assembléia de Deus é hilária demais!

x03k98r

Mensagem por x03k98r »

falta o Templo do Consumismo

Imagem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

CRAZE escreveu:falta o Templo do Consumismo

Imagem

E do suicídio gradual (quase!) indolor...

Flavio Costa
Contato:

CRAZE escreveu:falta o Templo do Consumismo

Imagem

Depois dizem que a China é comunista.
- William Shakespeare
- William James

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Reload especial aniversário da cidade.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Christiano
Contato:

Mensagem por Christiano »

A Catedral de Assis é muito bonita também.

Imagem Imagem
Imagem

Trancado