30 - A matéria é formada de um único ou de vários elementos?
– De um único elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, mas transformações da matéria primitiva.
Esse tipo de monismo é insustentável pela física de partículas atual. Existem classes distintas de partículas elementares - quarks, léptons e bósons - cada qual com seus tipos irredutíveis.
34 - As moléculas têm uma forma determinada?
– Sem dúvida, as moléculas têm uma forma, que não é perceptível para vós.
34a - Essa forma é constante ou variável?
– Constante para as moléculas elementares primitivas e variável para as moléculas secundárias, que são somente aglomerações das primeiras; porque aquilo que chamais molécula ainda está longe da molécula elementar.
Mesmo a menor molécula possível pode se manifestar de formas diferentes; existe o cátion H2+ e gás H2, por exemplo, o que já altera sua estrutura tridimensional. E cada átomo de hidrogênio pode ainda ter um ou dois nêutrons a mais, formando um átomo de deutério ou trítio, respectivamente. Segue-se que não existe forma ou composição constante para a menor das moléculas.
42 - Podemos saber o tempo de duração da formação dos mundos, da Terra, por exemplo?
– Não posso te dizer, somente o Criador sabe, e bem louco seria quem pretendesse saber ou conhecer o número dos séculos dessa formação.


Desde o início da década de 50, com o aperfeiçoamento das técnicas de radioisótopos e dados coletados de meteoritos, chegamos à idade consensual de nosso planeta que perdura até hoje, em torno de 4,5 bilhões de anos.
Esses loucos geólogos ainda por cima ficam caçoando de Deus e dividindo os primeiros estágios de formação do planeta em Hadeano, Arqueano e outras maluquices


Há uma negação explícita de evolução biológica no LdE. Observem como ocorre a origem das espécies:
44 - De onde vieram os seres vivos da Terra?
– A Terra continha os germes que aguardavam o momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se agregaram desde que cessou a força que os mantinha separados, e eles formaram os germes de todos os seres vivos. Aqueles germes ficaram em estado latente, de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até chegar o momento propício para o aparecimento de cada espécie. Então os seres de cada espécie se reuniram e se multiplicaram.
(O Homem também surgiu dessa forma, desabrochando da Terra de seu gérmen latente segundo o LdE)
Mais adiante, o LdE nega a ancestralidade comum orgânica entre todos os seres vivos:
Como explicar a existência de raças tão distintas se lhes dermos uma origem comum e sobretudo tão próxima? Como admitir que, em poucos séculos, alguns descendentes de Noé fossem transformados a ponto de produzir, por exemplo, a raça etíope? Uma transformação desse porte é tão pouco admissível quanto a hipótese de terem uma mesma origem o lobo e o cordeiro, o elefante e o pulgão, o pássaro e o peixe. Mais uma vez: nada pode prevalecer contra a evidência dos fatos.
53 - O homem apareceu em muitos pontos do globo?
– Sim, e em diversas épocas. Esta é uma das causas da diversidade das raças. Depois, os homens, ao se dispersarem sob diferentes climas e ao se misturarem os de raças diferentes, formaram novos tipos.
Poligenismo é uma tese ultrapassada desde a década de 60. Existe hoje esmagadora evidência paleoantropológica, arqueológica, linguística e genética para sustentar a teoria Out Of Africa, todos os grupos étnicos humanos descendem de humanos africanos.
539 - Na produção de alguns fenômenos, as tempestades por exemplo, é um Espírito que age, ou se reúnem em massa?
– Em massas inumeráveis.
Eu pensava que isso de deus da chuva já estava fora de moda há alguns milhares de anos


