Sobre a causa de boa parte da violência criminosa atual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Sobre a causa de boa parte da violência criminosa atual

Mensagem por o anátema »

Se o tráfico de drogas nunca tivesse sido combatido, mesmo que não tivesse sido legalizado, vocês não acham que os traficantes nunca teriam tido motivo para se armar, ao menos não de forma tão pesada, sem nunca haver essa "guerra" entre policiais e traficantes, que sem dúvida, mata mais do que as drogas vendidas por overdose, e que os drogados?

Muitos defendem que com a legalização das drogas, o tráfico tenderia a enfraquecer ou até acabar. (Além da regulamentação criminalizar certas condições de uso de drogas, de forma a restringir o estrago dos drogados na sociedade, exigindo um uso responsável ao menos na relação com terceiros, limitando os riscos praticamente à eles apenas).

No entanto, há a questão sobre se os atuais traficantes/criminosos, por trás de muitas mortes, deveriam ser "anistiados" com uma eventual legalização da venda de drogas - na hipótese mais liberalista (nos dois sentidos)/abortista/assassinista de todas, mas não a única possível - ou se deveriam continuar a ser caçados pela polícia.

De um lado se tem o senso de injustiça, de crimes e crimes que deixam de ser punidos, do mal vencendo. Mas talvez, em contrapartida, maior possibilidade de um fim de boa parte da violência contra vítimas inocentes na guerra entre policiais e traficantes. As mortes ficariam reduzidas à guerras de traficantes, que de qualquer forma, ainda teriam suas vítimas inocentes.

Do outro lado, teoricamente se iria atrás de justiça, mas a legalização das drogas praticamente não surtiria qualquer efeito, ao menos não imediatamente, na violência do crime, já que os traficantes não poderiam se legalizar e precisariam continuar com seus exércitos para se proteger.

Mas ao mesmo tempo, talvez os maiores líderes não tivessem muitos "fiéis", e nem um grande reabastecimento de contingente, com a perspectiva de sócios não-fichados e potenciais empregados de trabalharem de forma autônoma/legalizada, o que levaria a uma fragmentação dos grandes grupos criminosos, perda de poder, e talvez maior chance de finalmente serem levados à justiça.

Por outro lado, talvez com esse enfraquecimento, muito provavelmente, fossem atrás de diversificação de atividades, assaltos à banco, seqüestro, etc, o que possivelmente aumentaria o número de possíveis vítimas do crime, se comparado apenas às guerras entre traficantes.

As guerras entre traficantes continuariam vitimando princiapalmente as pessoas pobres, moradoras de favelas e periferias, e assim a polícia seria acusada de omissa em vez de violenta, provavelmente, e a sociedade toda de só se preocupar com aqueles que tem mais dinheiro que esses.

:emoticon8:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re.: Sobre a causa de boa parte da violência criminosa atual

Mensagem por betossantana »

Olhe... se o tráfico de drogas sofrer abolitio criminis, ou seja, tiver seu caráter de crime revogado, isso não revogará automaticamente os homicídios, portes ilegais de arma, etc, porque são OUTROS CRIMES. Seriam revogados outros crimes CONEXOS como por exemplo formação de quadrilha, porque se a atividade do grupo não é mais ilícita, não existe quadrilha. No caso as pessoas que estivessem sendo processadas ou cumprindo pena POR TRÁFICO seriam imediatamente liberadas de responderem por ele, mas se estissem sendo acusadas ou cumprindo pena por homicídio, lesão corporal, porte ilegal de arma, etc, continuariam respondendo por estes crimes.

Outra coisa, tem certeza de que subsistiriam guerras infindáveis entre comerciantes de drogas? Se a atividade fosse legalizada, regulada, tributada, etc, haveria no mínimo definição de pontos comerciais. Mas não vamos pensar que a vida se tornaria cor-de-rosa de uma hora pra outra, traficantes são pessoas MUITO PERIGOSAS que costumam resolver seus problemas NA BALA, fazer com que gente assim se enquadrasse no comércio formal seria dificílimo!!!!!!!!! Mas teríamos pelo menos o interesse de diversas empresas em entrar no comércio, e os antes traficantes poderiam se tornar funcionários de alta escala desta ou daquela empresa.

Que cenário, hein???? Mas se eu sou a favor da descriminalização do uso de substâncias alteradoras da consciência, tenho que pensar nele! O que me arrepia um pouquinho é pensar na revistinha da DC Comics Armagedom 2001, em que no último número, num futuro alternativo, a família do Capitão Átomo era morta num tiroteio entre gangues "semi-legalizadas" e a polícia não podia fazer nada porque tinha havido uma "invasão de território" e o conflito tinha sido legítimo. Brrrrrrrrrrrrrr!
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Sobre a causa de boa parte da violência criminosa atual

Mensagem por Alter-ego »

A Lei não retroagirá, senão para beneficiar o réu.
:emoticon5:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Sobre a causa de boa parte da violência criminosa a

Mensagem por betossantana »

Alter-ego escreveu:A Lei não retroagirá, senão para beneficiar o réu.
:emoticon5:


Sim, e?
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado