E a Bíblia tinha razão

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: E a Bíblia tinha razão

Mensagem por Apáte »

emmmcri escreveu:
Anna escreveu:
DIG escreveu:
E a Bíblia tinha razão

Morcego é ave, é :emoticon5: ?

Morcego é ave e Jonas foi engolido por uma baleia, ficou no estômago dela um tempao e saiu de lá vivinho!!

Da onde foi q vocês tiraram ser uma baleia?
A Bíblia não afirma isso!

Todo mundo sabe que é um pirarucu.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Apáte escreveu:
emmmcri escreveu:
Anna escreveu:
DIG escreveu:
E a Bíblia tinha razão

Morcego é ave, é :emoticon5: ?

Morcego é ave e Jonas foi engolido por uma baleia, ficou no estômago dela um tempao e saiu de lá vivinho!!

Da onde foi q vocês tiraram ser uma baleia?
A Bíblia não afirma isso!

Todo mundo sabe que é um pirarucu.

:emoticon22:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Anna escreveu:
Apocaliptica escreveu:Já leu o Pequeno Príncipe?

Eu Já! Várias vezes, adoro!

:emoticon16: Eu só li uma vez porque era moda. Mas é bonitinho.

Apocaliptica

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:A Bíblia é só um livro. Nada mais. Ruim e grotesca como muitos que andam por aí.

Eu não acho... Por sinal acho bem interessante. Se observar questões sobre saúde, política, filosofia, até ciências estão lá... De forma muito primária, mas estão!!!

Totalmente dispensável e facilmente superável.

Will

Mensagem por Will »

Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:A Bíblia é só um livro. Nada mais. Ruim e grotesca como muitos que andam por aí.

Eu não acho... Por sinal acho bem interessante. Se observar questões sobre saúde, política, filosofia, até ciências estão lá... De forma muito primária, mas estão!!!

Dispensável com certeza, mas superável dúvido muito... Foi o livro mais vendido do mundo e o primeiro impresso!!!
[center]Imagem[/center]

Apocaliptica

Will escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Will escreveu:

Dispensável com certeza, mas superável dúvido muito... Foi o livro mais vendido do mundo e o primeiro impresso!!!

Primeiro impresso como? Off Set? É mesmo? É previsível. Mas isso não é mérito algum.
Quanto a não ser superável por ser o mais vendido, também não é argumento, Will. Com a máquina ideológica que está por trás dele, deveria ser o mais caro também. Inclusive as edições de luxo e com letras pintadas a ouro. Ou estampas em tintas nobres. Isso num Leilão dá uma grana dos Infernos.

É superável em conteúdo. Aliás, é dispensável, como eu disse.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Anna escreveu:

O que importa é a MENSAAAAAGEM, como o NadaSei pode lhe ESCLARECER.
É um problema espiritual, chupe pau!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

betossantana escreveu:
Anna escreveu:

Beto santana é preciso QUERER enxergar.Tem gente que não quer...
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

emmmcri escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
emmmcri escreveu:
Lúcifer escreveu:E onde esse tal livro fala que a bíblia tem razão em alguma coisa?
Nos sacrifícios? A maioria do povo antigo sempre sacrificava animais para os seus deuses.
Algum exemplo prático e resumido que possa ser colocado aqui?

Nos fatos/personagens históricos,arqueólogos acharam vários indícios.
Leia o livro.

Quanta imbecilidade. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Engraçado esses crentes... Quando a Arqueologia entra em conflito com as referências bíblicas os crentes falam que a ciência do homem é falha, porém quando eles encontram algo em que ambas estão de acordo, os crentes citam a Arqueologia como evidência da verdade revelada...

Não é pelo fato dos arqueólogos terem encontrado vestígios da Babilonia que todas as lendas relacionadas a ela passam a ser automaticamente verdadeiras.

Nas aventuras de James Bond, o agente 007, existem referências de cidades tais como Paris, New York e Moscou. Se daqui a 3000 anos algum arqueólogo comprovar a existência das ruínas dessas cidades (pressupondo que elas não existirão nessa época) e ler as aventuras desse espião, então é correto afirmar que o agente existiu de fato??? E que todas as aventuras narradas a seu respeito são verdadeiras??

A lenda de natal diz que papai noel mora no pólo norte. O pólo norte existe, isso qualquer geógrafo pode jurar de pés juntos. Sendo assim então podemos concluir que a lenda é verdadeira.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Era vocêmesmo que eu queria pegar chifrudo idiota.
Onde que no tópico eu alego inerrância Bíblica?
Eu só disse que li o livro, eu tenho ele.
BURRO.

E é bom que não diga mesmo.

Ou você reconhece que a biblia está cheia de erros ou tem vergonha de escrever aquilo que pensa. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

emmmcri escreveu:
betossantana escreveu:
Anna escreveu:

E quem quer sempre enxerga. É por isso que as reuniões toscas da Univer$al estão lotadas.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Will

Mensagem por Will »

O ENCOSTO escreveu:
emmmcri escreveu:
betossantana escreveu:
Anna escreveu:

E quem quer sempre enxerga. É por isso que as reuniões toscas da Univer$al estão lotadas.

[center]Imagem[/center]

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

O ENCOSTO escreveu:
emmmcri escreveu:
betossantana escreveu:
Anna escreveu:

Pois é...
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

O ENCOSTO escreveu:
emmmcri escreveu:
betossantana escreveu:
Anna escreveu:

Eu continuo querendo ver papai Noel trazendo brinquedos pra todas as criancas do mundo, o coelhinho da páscoa trazendo chocalate, e as fadas da floresta .
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Mucuna
Contato:

Re.: E a Bíblia tinha razão

Mensagem por Mucuna »

"A Biblia não tinha razão" ou "The Bible Unearthed" confirma uma ou outra coisa, mas derruba uma porrada de historetas. E ai, como fica?

Foram pesquisas da Universidade de Tel-Aviv de uma forma que o cara não abria a biblia/torá e ficava procurando algo que se encaixa.
Foi feito como se faz o resto da arqueologia: levanta-se todos os dados e indícios e reconstroe-se com boa precisão os fatos.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

DaviDeMogi

Re: E a Bíblia tinha razão

Mensagem por DaviDeMogi »

emmmcri escreveu:Sim, eu tenho este livro.
:emoticon1: :emoticon1: :emoticon1:

Já leu? Pode me emprestar? Ando com uma diarreia desgraçada e já usei toda a biblia! :emoticon12:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:Então compre também "A Bíblia não tinha razão", da Editora Girafa.

Quanto ao seu livro, lista apenas um monte de casos em que se confirmaram fatos histórios ou referências geográficas mencionados na Bíblia, visando provar com isto que todo o resto é verdadeiro.

Ou seja: "A Bíblia fala em Pilatos. Pilatos existiu mesmo, logo a Bíblia diz a verdade".

Vc tem razão numa coisa. Isso não prova a veracidade da Bíblia inteira. Mas aumenta a credibilidade no livro. Por exemplo, se um historiador afirma que Sócrates existiu e não foi mera invenção de Xenofonte e Platão, e descobrem-se posteriormente relatos de que Sócrates nunca existiu, e se comprova que de fato não existiu (será que existe isso em história? eu acho que não, mas enfim) então o cŕedito deste historiador cai um pouco. Porém se ele estiver certo, o crédito nele aumenta.

O problema destes livros do tipo do ecrimmi é que são muito pretenciosos, e pretendem provar absolutamente coisas que não podem ser provadas de tal forma, até pela natureza do conhecimento que se é possível ter delas. Muitos cristãos bem intencionados acabam caindo nesta armadilha.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Fernando

Mensagem por Fernando »

emmmcri escreveu:
Fernando Silva escreveu:Então compre também "A Bíblia não tinha razão", da Editora Girafa.

Quanto ao seu livro, lista apenas um monte de casos em que se confirmaram fatos histórios ou referências geográficas mencionados na Bíblia, visando provar com isto que todo o resto é verdadeiro.

Ou seja: "A Bíblia fala em Pilatos. Pilatos existiu mesmo, logo a Bíblia diz a verdade".

Não o livro foi feito com muita precisão e métodos aplicados da ciência e sendo apreciados por arquiólogos etc..., sendo ambos os livros respeiado pelo evolucionsta roxo Marcus Valério XR, Mas como você é mais roxo que ele entendo que não queirar aceitar fatos.
Você já está alienado pelo ateísmo.Mesmo que Deus aparecesse na sua frente você diria que teve um episóido de insanidade momentanesa ,alucinação ou qualquer outra desculpa,porquê cada um acredita NO QUE QUER, por isso ajustificação é pela FÉ!
Respeito mas sou contrário a teu radicalismo.
Abraço.

Até dá pra aceitar fatos. Eu até acho que os ateus conseguem isso (apesar demuitos terem a ilusão de que tudo que acreditam são fatos). O que não dá pra aceitar é que os fatos provem o que não tem evidência suficiente pra provar.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Ecrimmi,

Prefira livros como "As perguntas que os céticos fazem sobre a fé cristã" de Joph McDowell em conjunto com um cara que eu esqueci. Este livro é bem menos pretencioso. Ele não procura provar que a Bíblia é a verdade em absoluto. Mas que existem bons contra argumentos para os argumentos ateus. Ou seja. Existem respostas para as dúvidas dos céticos. Se são assas convincentes é outra história. Mas eu acho que vc pode extrair coisas mais positivas de lá.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:Se a Bíblia foi inspirada por Deus, ela não poderia conter erros.
Por que ela seria inerrante quando fala de Deus e pode errar quando fala de outras coisas?

É claro que a Bíblia possui uma elaborada teoria acerca da natureza de pássaro do morcego. E que toda esta teoria fundamenta o livro inteiro. Logo ela é falsa.

Não é bem assim não, colega. Existem várias posturas teológicas frente à Bíblia. E uma delas é esta que vc critica. Segundo ela o escritor teria quase que incorporado o espírito de Deus pra escrever. E assim sendo a dúvida que vc levanta seria pertinente.

Mas tb existe a postura que afirma que Deus teria inspirado os homens e estes escreveram com suas próprias palavras e com a compreenção que tinham na época das coisas. O que importa não é que o morcego era conhecido como ave. E sim o contexto onde esta afirmação solta está inserida.

Felipp Jarbas

Mensagem por Felipp Jarbas »

Fernando escreveu:Ecrimmi,

Prefira livros como "As perguntas que os céticos fazem sobre a fé cristã" de Joph McDowell em conjunto com um cara que eu esqueci. Este livro é bem menos pretencioso. Ele não procura provar que a Bíblia é a verdade em absoluto. Mas que existem bons contra argumentos para os argumentos ateus. Ou seja. Existem respostas para as dúvidas dos céticos. Se são assas convincentes é outra história. Mas eu acho que vc pode extrair coisas mais positivas de lá.
Poderias citar alguns desses argumentos e contra-argumentos ?
Afirmação extraordinária requer evidência extraordinária.Carl Sagan

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando escreveu:Ecrimmi,

Obrigado pela dica Fernando.
VOLTAIRE

Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Felipp Jarbas escreveu:Poderias citar alguns desses argumentos e contra-argumentos ?

Sim. Por exemplo. Existe uma crença muito difundida de que a Bíblia teria sido modificada na Idade Média pelos monges recopistas. Mas a verdade é que existem manuscritos datados de antes do período medieval com os quais os manuscritos renascentistas chegaram até nós. E não apresentam modificações significativas. Por esta razão a crença de que a bíblia foi alterada na Idade Média é falsa.

Ou então de que cientificamente o Novo Testamento é o livro antigo que possui mais credibilidade de autenticidade. Pq existem muitos manuscritos, recopiagens e traduções datadas de pouco tempo após a edição dos originais. Só pra se ter uma comparação, por exemplo, a Poética de Aristóteles tem apenas duas cópias que chegaram até nós. E a Metafísica um único exemplar. O NT, em compensação, possue mais de mil cópias. O que aumenta a credibilidade em termos de atuenticidade na Bíblia.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fernando escreveu:O NT, em compensação, possue mais de mil cópias. O que aumenta a credibilidade em termos de atuenticidade na Bíblia.

O que você chama de "autêntico"? A fidelidade a algum original?
E qual a confiabilidade desse suposto original em relação aos fatos históricos?

E os apócrifos, eliminados do cânon apesar de terem sido respeitados pelos cristãos durante séculos? São menos autênticos?
Ou apenas não refletem a versão da seita que predominou (inclusive pela força)?

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando Silva escreveu:O que você chama de "autêntico"? A fidelidade a algum original?
E qual a confiabilidade desse suposto original em relação aos fatos históricos?

E os apócrifos, eliminados do cânon apesar de terem sido respeitados pelos cristãos durante séculos? São menos autênticos?
Ou apenas não refletem a versão da seita que predominou (inclusive pela força)?

Por autêntico entendo o que é legítmo, comprovado. Também o que é do autor a quem se atribui.

Veja bem. Eu não estou dizendo que isso prova apoditicamente a veracidade da Bíblia. Apenas que são algumas razões pelas quais podemos considerá-la crível. Não são razões pelas quais devamos considerá-la necessariamente crível. Há uma diferença nisso. Eu sei que a questão da veracidade do canon é problemática. Em primeiro lugar pq não temos os originais. E em segundo lugar pq um papel aceita qualquer coisa, e é possível que os relatos bíblicos sejam uma completa mentira.

Sobre os apócrifos. Eu desconheço a história dos documentos. Pode ser que eles sejam autênticos. E talvez até tenham ficado de fora por força da seita predominante.

Mas isso não invalida o meu argumento. Em termos de recopiagens, o NT é gigantescamente o livro antigo que possui mais fontes, datadas de tempos mais próximos da redação original. E por isso mesmo é confiavel aceitar que não foi alterado pelo decorrer do tempo. E isso tb aumenta a confiabilidade em termos de autenticidade. Porém em história nada é assim tão factual quanto é na física, química ou biologia. E é por isso que eu digo nada disso é uma evidência forte o suficiente para se aceitar a Bíblia como verdade absoluta.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fernando,

Repare com cuidado nos termos que eu usei. "Aumenta a confiabilidade em termos de autenticidade" ao invés de "prova a autenticidade". São coisas completamente diferentes.

Trancado