O Não Juramento de um Jovem Evangélico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Por Acauan

Quando jurei, perante minha bandeira, defender a honra, a integridade e as instituições de meu país com o sacrifício da própria vida, apesar de muito jovem tinha plena consciência de que aquele ato implicava, para mim, em um compromisso solene, ao qual estaria vinculado por toda vida.

O significado daquele juramento junto aos meus companheiros variava conforme os valores pessoais de cada um, sendo que os que eu acalentava pessoalmente eram os mesmos que me foram ensinados por meu pai, que os aprendera dos pais dele e estes dos seus, numa seqüência mantida por tantas gerações quantas sabíamos quem éramos.

Muitos anos depois observei o testemunho de um jovem evangélico que declarava, com indisfarçável orgulho, ter ludibriado a exigência legal de prestar o juramento à bandeira para obter o certificado de reservista, simplesmente trocando as palavras "eu juro", que iniciariam o rito, por "eu não juro".

Como esperado nos testemunhos evangélicos, a narrativa é inconsistente, dado que o juramento à bandeira prestado pelos incorporados ou dispensados pelo exército brasileiro não contém a palavra "juro" e sim "prometo".

Deixado de lado este detalhe, fica a questão do porque um jovem religioso cristão sentir tanto orgulho em ludibriar a lei brasileira para obter um documento que lhe garantia as benesses da cidadania, a ponto de vangloriar-se do ato perante seus correligionários de crença.

Não que haja alguma dúvida sobre os motivos doutrinários que indispõem várias facções evangélicas contra qualquer tipo de juramento, dado que se sentem obrigados a obedecer às passagens bíblicas que podem ser interpretadas como restrições ao ato de jurar, como a de Mateus 5:

Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

Mateus 5:34-37

Não contesto o desinteresse com que muitos jovens, chamados compulsoriamente a prestar um juramento no qual não acreditavam, cumpriam aquela obrigação de modo tão burocrático quanto requisitado por aqueles que carimbariam os papéis que buscavam após satisfazer aos requisitos.

O curioso é ver alguém ostentar uma ludibriada nas regras cívicas como um ato de superioridade moral. Pior, superioridade moral de inspiração divina.
Até entenderia que tal postura tivesse algum significado maior se aquele jovem se dispusesse a abrir mão dos documentos disponibilizados por conta de sua recusa em fazer o juramento para cumprir com suas convicções religiosas.

O problema é que a disposição manifesta dele era de cumprir seus requisitos religiosos, descumprir os requisitos cívicos e usufruir das benesses de cidadania atreladas a estes requisitos.

Assim é fácil ostentar convicções religiosas e superioridade moral.

Talvez no meio que doutrina aquele jovem tal postura seja regra, talvez exceção.

Em minha opinião, como dizia alguém, se queres um monumento, olha em torno.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

betossantana
Contato:

Re.: O Não Juramento de um Jovem Evangélico

Mensagem por betossantana »

Não me incomoda atitudes como a desse Evangélico, eu também só jurei por que o Estado me obrigou a isso.

Bjs
É um problema espiritual, chupe pau!

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Patriotismo X religiosidade. Fight!
Duas crenças que as pessoas gostam de serem impostas.
Editado pela última vez por Ilovefoxes em 23 Fev 2007, 03:09, em um total de 1 vez.

Phantom Of Death

Mensagem por Phantom Of Death »

Hehehe, eu só sei q se eu entrar no exercíto por causa dessa merda de obrigatoriedade eu vou todo dia pra prisão, nem q eu morra la dentro pra ver se isso causa um impacto contra o serviço obrigatório. :emoticon17:
"Hey you,
Don't tell me there's no hope at all.
Together we stand, divided we fall."

"You hide, hide, hide,
Behind petrified eyes."

"...and everything under the sun is in tune
but the sun is eclipsed by the moon."

betossantana
Contato:

Re: Re.: O Não Juramento de um Jovem Evangélico

Phantom Of Death escreveu:Hehehe, eu só sei q se eu entrar no exercíto por causa dessa merda de obrigatoriedade eu vou todo dia pra prisão, nem q eu morra la dentro pra ver se isso causa um impacto contra o serviço obrigatório. :emoticon17:

Não fique muito nessa, o Exército vai mal das pernas e atualmente os jovens DISPUTAM pra entrar, sendo que quando eu fui me alistar eles nem perguntaram se alguém QUERIA ser convocado, só perguntaram sobre os estudantes de medicina e engenharia, supostamente porque seriam úteis, penso eu.

Bjs

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

betossantana escreveu:Não me incomoda atitudes como a desse Evangélico, eu também só jurei por que o Estado me obrigou a isso.

Bjs

- Um estado não pode exigir isto de seus cidadãos?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Maldito exército! Não sou escravo de ninguém para fazer nada obrigado.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

King In Crimson escreveu:Maldito exército! Não sou escravo de ninguém para fazer nada obrigado.

Na Suíça, todos fazem o serviço militar e todos recebem uma arma para guardar em casa, de modo que possam ser convocados de uma hora para a outra.

King In Crimson

Azar dos suíços! :emoticon12:

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

É esse tipo de gente que eles tinham que incorporar na tropa...

... aí eles iam "consertar" muita coisa nele... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Jurar a um Estado que não jura coisa alguma por seus cidadãos é fogo. Mas também, que importância prática tem isso? Só a consciência e a dignidade ( isso é muito importante).

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apocaliptica escreveu:Jurar a um Estado que não jura coisa alguma por seus cidadãos é fogo. Mas também, que importância prática tem isso? Só a consciência e a dignidade ( isso é muito importante).

- O estado não é um ser independente que fica nos maltratando, o estado somos todos nós, não faz sentido o que você afirma, é como cobrar que o condomínio ou seu clube de pesca jure algo por você.

Abraços,
Ben Parker

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Abmael escreveu:
Apocaliptica escreveu:Jurar a um Estado que não jura coisa alguma por seus cidadãos é fogo. Mas também, que importância prática tem isso? Só a consciência e a dignidade ( isso é muito importante).

- O estado não é um ser independente que fica nos maltratando, o estado somos todos nós, não faz sentido o que você afirma, é como cobrar que o condomínio ou seu clube de pesca jure algo por você.

Abraços,

Querido, não fez sentido você não perceber que usei uma figura de linguagem aqui.
Evidente que o Estado não pode jurar nesse sentido explícito. Mas pelo que juramos, ele poderia fazer "juramentos" e acordos de reciprocidade. E não faz.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Personalidade de um Estado que não está à beira de ser invadido = personalidade de seu povo.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

DIG

Mensagem por DIG »

Personalidade de um Estado que não está à beira de ser invadido = personalidade de seu povo.

Estado=Povo?

Porísso que o nosso é 1 b*sta :emoticon6: ...

King In Crimson

Poindexter escreveu:Personalidade de um Estado que não está à beira de ser invadido = personalidade de seu povo.
Estado=Povo?
Comun*smo?

Vejo dessa forma: mantenho o Estado para que ele conserve o que me é precioso. É falta de coerência abrir mão do que me é mais precioso (minha vida e liberdade) em função dele.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

King In Crimson escreveu:
Poindexter escreveu:Personalidade de um Estado que não está à beira de ser invadido = personalidade de seu povo.
Estado=Povo?
Comun*smo?

Vejo dessa forma: mantenho o Estado para que ele conserve o que me é precioso. É falta de coerência abrir mão do que me é mais precioso (minha vida e liberdade) em função dele.

- O estado está acima de suas vontades, é uma entidade coletiva que tem algumas necessidades independentes da vontade grupal, se todos pensassem como você, já teríamos sido invadidos pela argentina ou pela venezuela.

Abraços,
Ben Parker

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Abmael escreveu:- Um estado não pode exigir isto de seus cidadãos?

Abraços,

Um Estado pode exigir isso de alguém que não escolheu onde queria nascer e que, pór ter 17 anos, nem pôde ainda (e nem teria condições de atender às demais regras, salvo casos de filhos de imigrantes) requerer cidadania em outro país?

A pergunta foi mais assim retórica. Na prática, o Estado, com o poder de coerção dele, acaba podendo, mesmo...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

betossantana
Contato:

Abmael escreveu:
betossantana escreveu:Não me incomoda atitudes como a desse Evangélico, eu também só jurei por que o Estado me obrigou a isso.

E qual é o SENTIDO dessa pergunta?

SIM, o Estado PODE, POR ISSO eu O FIZ. Dã?

Bjs

betossantana
Contato:

King In Crimson escreveu:Maldito exército! Não sou escravo de ninguém para fazer nada obrigado.

De onde você tirou que obrigações só existem em sociedades escravagistas? Eeeeeeeeuuuuu, heeeeiiinnnnn...

Bjs

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

betossantana escreveu:
Abmael escreveu:

E qual é o SENTIDO dessa pergunta?

SIM, o Estado PODE, POR ISSO eu O FIZ. Dã?

Bjs

- Tá querendo me destruir beto, pois você não consegue não viu!?!?!?

- Acompanhe o desenrolar do tôpico, estou demonstrando aqui por A+B que esta patacoada de protestar contra o regime militar é coisa de hipizinho de segunda categoria.

- Agora que já te destruí, mooooooorrrrrrrrraaaaaaaa beto.

Bjs
Ben Parker

betossantana
Contato:

:emoticon12:

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

A Mãe Pátria ! :emoticon14: :emoticon14: :emoticon14:
Não servi as forças armadas e muito me orgulho disso !
Não fui obrigado a TORTURAR ninguém !
Conheci quem foi e se culpava (por ser uma boa pessoa) por isto !
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

emmmcri escreveu:A Mãe Pátria ! :emoticon14: :emoticon14: :emoticon14:

Associar soldados que prestam serviço militar a torturadores é de uma leviandade tal que autoriza em resposta, com muito mais propriedade, inclusive numérica, associar crentes a ladrões sem vergonha do dízimo dos pobres.

Esteja certo que há muito mais pastores roubando gente por aí, do que soldados brasileiros praticando tortura.

No mais é compreensível o orgulho de alguns em não ter servido a Pátria.
Como diziam no meu tempo, isto é para Homem.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:A Mãe Pátria ! :emoticon14: :emoticon14: :emoticon14:

Associar soldados que prestam serviço militar a torturadores é de uma leviandade tal que autoriza em resposta, com muito mais propriedade, inclusive numérica, associar crentes a ladrões sem vergonha do dízimo dos pobres.

Esteja certo que há muito mais pastores roubando gente por aí, do que soldados brasileiros praticando tortura.

No mais é compreensível o orgulho de alguns em não ter servido a Pátria.
Como diziam no meu tempo, isto é para Homem.

Fala isso pra ese meu amigo o cara foi obrigado a fazer e inclusive a matar,mas acho que você não vai acreditar, sei lá eu porque...
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Trancado