Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Re: Re.: Fé

Mensagem por Aurelio Moraes »

Tudo isso me lembra um texto do Acauan...

Trecho:
...Quando afirmam que algumas passagens dos livros sagrados devem ter interpretação literal e outras interpretação simbólica, os exegetas NUNCA esclarecem que regras podem ser logicamente utilizadas para se definir quando uma ou outra interpretação deve ser considerada.

Assim, quando lemos Êxodo 22: 18 - “A feiticeira não deixarás viver.”, temos uma passagem que, literalmente interpretada, justifica do ponto de vista religioso as fogueiras da Inquisição. Hoje encontramos as mais variadas explicações para o versículo, chegando alguns ao exercício de imaginação de interpretar o uso do termo “feiticeira” como simbólico para representar “o mal que existe dentro de nós mesmos e que deve ser expurgado”...

Se não existe regra certa que defina o que é literal e o que é simbólico, não há como se ter certeza do significado de cada passagem do texto e portanto o mesmo não pode, do ponto de vista lógico, justificar um sistema de crenças.

A questão do contexto segue caminho semelhante. Já vi exegetas justificando as palavras de Jesus em Lucas 14: 26 com uma outra passagem do livro de Gálatas, que não era preciso ser teólogo para saber que não tinha nada que ver com nada, e muito menos com a fala de Cristo em questão.

Como no caso da diferenciação entre literal e simbólico, a justificativa contextual não segue nenhuma regra claramente definida, e qualquer elemento externo pode ser utilizado para justificar uma passagem, quando tal recurso produz o efeito desejado que é dar coerência à passagem em questão.

Se provar a coerência intrínseca dos livros sagrados é como se viu um objetivo praticamente inalcançável do ponto de vista lógico, ainda mais distante se encontra a prova da coerência extrínseca - entre textos sagrados e a realidade.

O conhecimento Humano desenvolveu dois métodos de aferir o Real - a Filosofia e a Ciência.

A coerência extrínseca dos livros sagrados poderia ser estabelecida Filosófica e Cientificamente se, e somente se, houver evidências racionais e materiais desta coerência.

A identificação de tais evidências já encontra obstáculo na indefinição da coerência intrínseca - como provar filosófica e cientificamente uma proposição que não se tem como saber se é de interpretação literal, simbólica, isolada ou contextual?

Seminarista

Mensagem por Seminarista »

Bom, depois de tanta palhaçada, gostaria ainda de dirigir uma última palavra.

Foi bom participar deste fórum, pois aprendi algumas coisas que não sabia, pois há aqui gente inteligente e de conduta louvável.

Quando referi-me ao fórum como "merda", deveria ter especificado que se tratava das palhaçadas e apelos a sexualidade das pessoas que alguns ai fizeram abertamente. Queres destruir alguém, apele para a sexualidade, isso é uma baixaria que não deveria ser permitida. Eu quero ser sacerdote por acreditar em minha vocação, e desejo de todo coração e com muita esperança ser missionário. Esta esperança e crença, nenhum babaca pode tirar-me.

Porém, peço desculpas se usei as palavras erradas, pois agi mais pela emoção e segundo os costumes das últimas postagens. Seria oportuno que ao invés do moderador apelar para ameaças, apenas lembrasse as regras do fórum, seria mais justo. Até mais.
“Sem o sentido transcendente, o homem e a cultura são condenados ao absurdo e ao nada.” (H.C. de Lima Vaz).

O Enviado

Re: Fé

Mensagem por O Enviado »

Seminarista escreveu:Bom, depois de tanta palhaçada, gostaria ainda de dirigir uma última palavra.

Foi bom participar deste fórum, pois aprendi algumas coisas que não sabia, pois há aqui gente inteligente e de conduta louvável.

Quando referi-me ao fórum como "merda", deveria ter especificado que se tratava das palhaçadas e apelos a sexualidade das pessoas que alguns ai fizeram abertamente. Queres destruir alguém, apele para a sexualidade, isso é uma baixaria que não deveria ser permitida. Eu quero ser sacerdote por acreditar em minha vocação, e desejo de todo coração e com muita esperança ser missionário. Esta esperança e crença, nenhum babaca pode tirar-me.

Porém, peço desculpas se usei as palavras erradas, pois agi mais pela emoção e segundo os costumes das últimas postagens. Seria oportuno que ao invés do moderador apelar para ameaças, apenas lembrasse as regras do fórum, seria mais justo. Até mais.

É seminarista, você como futuro padre é um ótimo cômico, e sinceramente espero que não seja futuramente um comicuzinho !

Não sou de fazer julgamentos, sou adepto do viva e deixe viver, mas uma das coisas que me tiram do sério é essa política do ICAR de manipular e dirigir (e mal) a vida de suas ovelhas, da imposição dogmas permiciosos à humanidade e etc ...

Mas sua participação no fórum veio muito a calhar, você deu um show, uma amostra de onde beberam todos os dirigentes do ICAR. Os mesmos dirigentes que apoiaram a Estados Totalitários, que apoiaram o Holocausto, que venderam indulgências, que atrapalharam o desenvolvimento cientifico, que queimou em fogueiras quem não professava sua religião e etc ...

Você em um dos posts seus falou de sexo pervertido. O que falar então de uma instituição pervertida ??? Que deveria ter como premissa as coisas ditas espirituais invés de se preocupar tanto com o mundano e financeiro, pelo o menos o sexo foi feito para ser carnal, para ser instintivamente animal. Mas a igreja supondo que o sexo afastaria o homem do "divino" inventou essa coisa de abstinência, controle e etc, objetivando não perder a fonte de quem a sustenta. O sexo para o povo, para o homem simples é a única coisa boa que ele pode fazer sem pagar além de uma necessidade biológica. E isso tudo sem falar de seus funcionários, os padres, que são obrigados a se absterem (pelo menos socialmente) do sexo para darem o exemplo, um outro absurdo. Como eles não tendo experiência nessa área poderiam fazer o que mais fazem, que é aconselhar a respeito do sexo e falar sobre ???? Cá entre nós, sem querer desrespeitá-lo, mas mesmo assim já o fazendo: Você já deu uma boa foda ???? Transou a noite toda a ponto de no outro dia não ter forças nas pernas ??? Já fez todos as posições sexuais possíveis, para saber qual é melhor ???? Já fez sexo oral, anal, umbigal ??? Já participou de um bacanalzinho ???? Se não, além de você não saber o que está perdendo, você também não teria o direito de se manifestar contra ou a favor. Se sim você é um hipócrita.

Sem falar que nesses posts todos seus muita filosofia, política ICARIANA, até palavrão (não que não pudesse, mas não esperava) e muito pouco do seu deus e do "tal amor" do filho dele, que pelo que entendo deveria ser o combustível de sua vocação. Mas esperar o que de uma Igreja fundada por um Imperador Romano ???

Para finalizar, seu testemunho, aqui, foi como de muitos cristãos que tenho visto, foi péssimo, um verdadeiro desserviço a sua Igreja.
Editado pela última vez por O Enviado em 13 Dez 2005, 14:41, em um total de 3 vezes.
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

"Eu quero a Najma como Moderadora..."

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Fé

Mensagem por Fernando Silva »

Mr.Hammond escreveu:Tudo isso me lembra um texto do Acauan...

Trecho:
...Quando afirmam que algumas passagens dos livros sagrados devem ter interpretação literal e outras interpretação simbólica, os exegetas NUNCA esclarecem que regras podem ser logicamente utilizadas para se definir quando uma ou outra interpretação deve ser considerada.

Há outra coisa que eles fazem:
Quando você cita alguma barbaridade, eles dizem que isto foi antes da Nova Aliança, trazida por Jesus. Agora que Jesus veio, tudo mudou, temos novas leis.

Por outro lado, quando interessa a eles, as antigas leis têm que ser seguidas à risca. "Está na Bíblia" e pronto!

É sempre do jeito que convém a eles.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Seminarista escreveu:Bom, depois de tanta palhaçada, gostaria ainda de dirigir uma última palavra.

Espero que não seja realmente a "última palavra". Ainda temos esperança de desconvertê-lo :emoticon16:

Na verdade, este risco existe, se você continuar examinando a sua crença e em que ela se baseia e tentando defendê-la diante de ateus.

Como você mesmo admitiu, você tinha alguns preconceitos a nosso respeito antes de entrar no fórum. Talvez você descubra que tem outros mais.
É um processo lento de autodescoberta.

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Fé

Mensagem por Aurelio Moraes »

Aposto que ele sai daqui fraquejado e questionando sua tola ,fraca e inútil fé.
Já está se tornando ateu e saiu com medo de se desconverter ainda mais rápido.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Seminarista escreveu:Porém, peço desculpas se usei as palavras erradas, pois agi mais pela emoção e segundo os costumes das últimas postagens. Seria oportuno que ao invés do moderador apelar para ameaças, apenas lembrasse as regras do fórum, seria mais justo. Até mais.

Leonei,

Somos bastante dedicados à defesa deste nosso espaço, a ponto de reagirmos com firmeza a qualquer ataque a ele.
Mas também somos justos em reconhecer quem se desculpa com sinceridade e sempre dispostos a admitir que, nestes casos, também nós temos desculpas a colocar.

No mais, queremos que continue aqui o tempo suficiente para descobrir que nesta arena onde extremos se confrontam, a verdade bem defendida sempre vence.

O Religião é Veneno não é, de fato, um ambiente para sensibilidades delicadas, mas é um belo desafio para aqueles que gostam de defender o que acreditam.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado