O Taoísmo é uma Religião Atéia ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: O Taoísmo é uma Religião Atéia ?

Mensagem por Gilghamesh »

Najma escreveu:Nussa!!

Que que tá pegando aqui? :emoticon12:

Gilga... Buda está vendo tudinho... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

As respostas às suas indagações pelo jeito não virão... Ou "fazer de conta que é sem ser" faz parte desse "braço" budista. Nos meus scraps do orkut tem o depoimento de outra budista tibetana com os mesmos problemas de "faça o que eu digo, não faça o que eu faço"... :emoticon12:

Ah... nada como ser ateísta, anti-religião, anti-política de rebanho... :emoticon16:

Beijão procê!

É, o pobrezinho, vem sempre com aquela desculpa: "eu já expliquei isso no antigo fórum, ou em alguma postagem sua."

Pouurrrraaa, não lembro de ter lido nada sequer parecido com uma resposta direta dele, devo estar ficando velho e com memória luzitana: apenas uma vaga lembrança... :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Editado pela última vez por Gilghamesh em 12 Dez 2005, 12:40, em um total de 1 vez.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

o anátema

Mensagem por o anátema »

Claudio Loredo escreveu:
Ora, se um ateu pode ser taoista, bastando para isto que ele apenas siga a filosofia de vida desta religião, então posso dizer o seguinte: um ateu também pode ser evangélico, católico, muçulmano, hare krisna ou hindu. Basta que ele apenas siga a filosofia dessas religiões e encare seus deuses como super hérois ou mitos que apenas existem como modelos de perfeição a serem seguidos.

Ei, faz sentido o que acabei de dizer no parágrafo anterior? Claro que não. O ateu é uma pessoa livre de crenças religiosas. Se ele tem dependência religiosa é problema dele. Nenhuma religião que acredita em divindades (mesmo que simbolicamente) pode ser considerada ateia.

Em "contato", do Carl Sagan a personagem fictícia Ellen Arroway se diz atéia e cristã.

Acho que ateísmo é "ateísmo ontológico", no sentido de que deuses não existem materialmente (ou "imaterialmente", seja lá como algo "existaria imaterialmente"), e não de um tipo de doutrina que sustenta que que qualquer metáfora rotulável como "deus" ou "demônio" é inválida, inútil.

Mas acho meio sem sentido dizer/tentar ser seguidor de uma religião sem acreditar nos fundamentos sobrenaturais, porque descontando algum eventual lado prático, útil, deve sobrar uma considerável quantidade de lixo, mas que tradicionalmente é associado à religião. O que não significa que tenha que se abandonar tudo da religião de qualquer forma, até o lado prático.

Fora que é meio como dizer ser "homem-aranhista"... com a diferença que o "homem-aranhismo" não é tradicionalmente praticado por quem acredita que o homem-aranha é de verdade*

Mas no fim é uma questão de como as pessoas gostam de se chamar, nada tão relevante. Como estrangeiro que se acha brasileiro e coisas do tipo.

*mas tem aquele francês que vivia subindo em prédios pelo mundo, praticante de uma vertente mais radical dessa religião/esporte.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Gilghamesh
Contato:

o anátema escreveu:Em "contato", do Carl Sagan a personagem fictícia Ellen Arroway se diz atéia e cristã.

Acho que ateísmo é "ateísmo ontológico", no sentido de que deuses não existem materialmente (ou "imaterialmente", seja lá como algo "existaria imaterialmente"), e não de um tipo de doutrina que sustenta que que qualquer metáfora rotulável como "deus" ou "demônio" é inválida, inútil.

Mas acho meio sem sentido dizer/tentar ser seguidor de uma religião sem acreditar nos fundamentos sobrenaturais, porque descontando algum eventual lado prático, útil, deve sobrar uma considerável quantidade de lixo, mas que tradicionalmente é associado à religião. O que não significa que tenha que se abandonar tudo da religião de qualquer forma, até o lado prático.

Fora que é meio como dizer ser "homem-aranhista"... com a diferença que o "homem-aranhismo" não é tradicionalmente praticado por quem acredita que o homem-aranha é de verdade*

Mas no fim é uma questão de como as pessoas gostam de se chamar, nada tão relevante. Como estrangeiro que se acha brasileiro e coisas do tipo.

*mas tem aquele francês que vivia subindo em prédios pelo mundo, praticante de uma vertente mais radical dessa religião/esporte.

A questão Anátema, é que mesmo que se utilize apenas o "lado prático" da religião, a mesma fica totalmente sem sentido, incluindo aí o tal "lado prático".É como decapitar a cabeça da galinha, e esperar que a mesma continue viva. :emoticon12:

Tentar justificar que se segue uma religião, tendo em vista apenas a utilização de seus ensinamentos ou sua moral, não faz sentido, já que a moral existe independentemente de qualquer religião.
E bons ensinamentos, vc encontra também fora da religião.

Todas as religiões tentam reinventar a roda, e trazer para sí os louros da sabedoria acumulada por milênios, oriundas não das religiões, mas sim da experiência vivida pela humanidade.

Eu Sou Gilghamesh
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Gilghamesh escreveu:A questão Anátema, é que mesmo que se utilize apenas o "lado prático" da religião, a mesma fica totalmente sem sentido, incluindo aí o tal "lado prático".É como decapitar a cabeça da galinha, e esperar que a mesma continue viva. :emoticon12:

Tentar justificar que se segue uma religião, tendo em vista apenas a utilização de seus ensinamentos ou sua moral, não faz sentido, já que a moral existe independentemente de qualquer religião.
E bons ensinamentos, vc encontra também fora da religião.

Todas as religiões tentam reinventar a roda, e trazer para sí os louros da sabedoria acumulada por milênios, oriundas não das religiões, mas sim da experiência vivida pela humanidade.

É como eu disse, é meio como dizer que se é brasileiro só por morar no Brasil ou simpatizar com o Brasil pelo futebol e carnaval.

Em outros países pode até ter futebol e carnaval, são independentes do Brasil, mesmo que os brasileiros costumem se dizer donos do carnaval, do futebol e das mulheres mais bonitas, de forma parecida às religiões "seqüestrando" a moral.

E se alguém se diz brasileiro mesmo não sendo tecnicamente, se se diz cristão/taoísta/etc sem acreditar no sobrenatural, só por simpatizar, tanto faz.....
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Gilghamesh
Contato:

o anátema escreveu:É como eu disse, é meio como dizer que se é brasileiro só por morar no Brasil ou simpatizar com o Brasil pelo futebol e carnaval.

Em outros países pode até ter futebol e carnaval, são independentes do Brasil, mesmo que os brasileiros costumem se dizer donos do carnaval, do futebol e das mulheres mais bonitas, de forma parecida às religiões "seqüestrando" a moral.

E se alguém se diz brasileiro mesmo não sendo tecnicamente, se se diz cristão/taoísta/etc sem acreditar no sobrenatural, só por simpatizar, tanto faz.....

Exato, concordo contigo. :emoticon16:

Esse tipo de atitude é ao meu ver, incoerente, tratando-se apenas de modismo.
Algumas pessoas acham que, ao se dizer budista, taoísta, ou outra religião dita "atéia", sem acatar ou seguir seus dogmas, estão ganhando pontos na sociedade, sendo diferentes e up to date! :emoticon12:
Prá mim, isso é falta de maturidade mesmo! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Najma
Gênero: Feminino

Re: Re.: O Taoísmo é uma Religião Atéia ?

Mensagem por Najma »

Gilghamesh escreveu:É, o pobrezinho, vem sempre com aquela desculpa: "eu já expliquei isso no antigo fórum, ou em alguma postagem sua."

Pouurrrraaa, não lembro de ter lido nada sequer parecido com uma resposta direta dele, devo estar ficando velho e com memória luzitana: apenas uma vaga lembrança... :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Eu penso que esta aparente falta de objetividade e direção nas repostas dele devam-se ao fato dele vir tentando estabelecer comunicaçào através de Koans...

Veja alguns exemplos:

- "Antes de entendermos o Zen, as montanhas são montanhas e os rios são rios;
Ao nos esforçarmos para entender o Zen, as montanhas deixam de ser montanhas e os rios deixam de ser rios;
Quando finalmente entendemos o Zen, as montanhas voltam a ser montanhas e os rios voltam a ser rios".

- O vôo dos pássaros

­ Mestre, por que os pássaros voam e o homem, que é o melhor dos animais, não?

­ Justamente para desmentir que o homem seja o melhor dos animais.

­ E desmente?

­ Não, em hipótese alguma.

­ Por quê?

­ Porque o homem não deixa.

­ Ah.

- Quando curiosamente te perguntarem, buscando saber o que é Aquilo,
Não deves afirmar ou negar nada.
Pois o que quer que seja afirmado não é a verdade,
E o que quer que seja negado não é verdadeiro.
Como alguém poderá dizer com certeza o que Aquilo possa ser
Enquanto por si mesmo não tiver compreendido plenamente o que É?
E, após tê-lo compreendido, que palavra deve ser enviada de uma Região
Onde a carruagem da palavra não encontra uma trilha por onde possa seguir?
Portanto, aos seus questionamentos oferece-lhes apenas o silêncio,
Silêncio - e um dedo apontando o Caminho.
Verso Zen

E essa historinha parece que foi chupinhada, digo... "incorporada" à postura do Dantas em relação ao ateísmo budista... :emoticon16:

- Há uma estória indiana de um homem que era um ateu e agnóstico, um raríssimo tipo de postura na Índia. Ele era uma pessoa que desejava livrar-se de todas as formas de ritos religiosos, deixando apenas a essência da direta experiência da Verdade. Ele atraiu discípulos que costumavam se reunir a seu redor toda semana, quando ele falava a todos sobre seus princípios. Após algum tempo eles começaram a se juntar antes do mestre aparecer, porque eles gostavam de estar em grupo e cantar juntos.
Eventualmente foi construída uma casa para as reuniões, com uma sala especial para o mestre agnóstico. Após sua morte, tornou-se uma prática entre seus seguidores fazer uma reverência respeitosa para a agora sala vazia, antes de se entrar no salão. Em uma mesa especial a imagem do mestre era mostrada em uma moldura de ouro, e as pessoas deixavam flores e incenso lá, em respeito ao mestre.
Em poucos anos uma religião tinha crescido em torno daquele homem, que em vida não praticava nada disso, e que, ao contrário, sempre disse aos seus seguidores que ficar preso a estas práticas levava freqüentemente a pessoa a se iludir no caminho da Verdade.

"Tenhais confiança não no mestre, mas no ensinamento.
Tenhais confiança não no ensinamento, mas no espírito das palavras.
Tenhais confiança não na teoria, mas na experiência.
Não creiais em algo simplesmente porque vós ouvistes.
Não creiais nas tradições simplesmente porque elas têm sido mantidas de geração para geração.
Não creiais em algo simplesmente porque foi falado e comentado por muitos.
Não creiais em algo simplesmente porque está escrito em livros sagrados; não creiais no que imaginais, pensando que um Deus vos inspirou.
Não creiais em algo meramente baseado na autoridade de seus mestres e anciãos.
Mas após contemplação e reflexão, quando vós percebeis que algo é conforme ao que é razoável e leva ao que é bom e benéfico tanto para vós quanto para os outros, então o aceiteis e façais disto a base de sua vida."

Gautama Buddha - Kalama Sutra

Veja KALAMA, não Kama... :emoticon12:

Assim, Gilga, problema seu se não compreende o mestre, caro gafanhoto... :emoticon55:

No meu caso, minha "esperança última antes que morta" é que ele introjecte o que está contido nesta historieta também "koânica" antes de exalar o último suspiro ateu-budista de seu nobre coraçào devotado às causas humanitárias...

"Boatos espalharam-se por toda a região acerca do sábio Homem Santo que vivia em uma pequena casa sobre a montanha. Um homem da vila decidiu fazer a longa e difícil jornada para visitá-lo. Quando chegou na casa, ele viu um simples velho dentro que o recebeu, abrindo a porta.
"Eu gostaria de ver o sábio Homem Santo," disse ele ao outro. O velho sorriu e permitiu-o entrar.
Enquanto eles caminhavam ao longo da casa, o homem da vila olhava ansiosamente em torno, antecipando seu encontro com um homem considerado um verdadeiro Santo. Mas antes que pudesse dar pela coisa, ele já havia percorrido a extensão da casa e levado para fora. Ele parou e voltou-se para o velho:
"Mas eu quero ver o Homem Santo!"
"Já o fizeste," disse o velho.
"Todos que tu encontras em tua vida, mesmo se eles pareçam simples e insignificantes... veja cada um deles como um sábio Homem Santo. Se fizeres deste modo, então quaisquer que sejam os problemas que trouxestes aqui hoje, serão resolvidos..."
E fechou a porta.

Beijos
Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Najma escreveu:
Gilghamesh escreveu:
Carlos Castelo escreveu:O significado da palavra ateu já aqui repetida e-nésimas vezes pode até não ter um significado direto como muitos querem, mas puxa o indivíduo que se libertou dos calabouços das religiões e seus mitos a rever seus conceitos, seus pontos de vista. Se eu não acredito em algo que supostamente é mais poderoso do que espíritos, reencaranação, horóscopos, por que a necessidade de acreditar em mais uma superstição?

Na realidade o ceticismo dessa pessoa pode até funcionar para negar deus, mas ele continua sendo um superticioso, em outras palavras, um ignorante.

Agora, tú matou a pau! :emoticon16:

Eu sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Opa!! Eu assino embaixo também... :emoticon1:

ignorante...

funny
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Pug escreveu:
Najma escreveu:
Gilghamesh escreveu:
Carlos Castelo escreveu:O significado da palavra ateu já aqui repetida e-nésimas vezes pode até não ter um significado direto como muitos querem, mas puxa o indivíduo que se libertou dos calabouços das religiões e seus mitos a rever seus conceitos, seus pontos de vista. Se eu não acredito em algo que supostamente é mais poderoso do que espíritos, reencaranação, horóscopos, por que a necessidade de acreditar em mais uma superstição?

Na realidade o ceticismo dessa pessoa pode até funcionar para negar deus, mas ele continua sendo um superticioso, em outras palavras, um ignorante.

Eu sou Gilghamesh!
Versão 4.6

ignorante...

funny

Err... vamulá... :emoticon17:

Caríssimo Pug,

Qualquer um que creia na não-existência de algo que não cheira nem fede e se faça porta voz da não crença para a salvação do mundo é um crente da mesma forma que você que crê em Alá... :emoticon4:

Ser ateu é simplesmente não crer em deuses, PONTO. O resto são lantejoulas e paetês... :emoticon16:

Bisous...
Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Najma escreveu:
Pug escreveu:
Najma escreveu:
Gilghamesh escreveu:

Eu sou Gilghamesh!
Versão 4.6

ignorante...

funny

Err... vamulá... :emoticon17:

Caríssimo Pug,

Qualquer um que creia na não-existência de algo que não cheira nem fede e se faça porta voz da não crença para a salvação do mundo é um crente da mesma forma que você que crê em Alá... :emoticon4:

Ser ateu é simplesmente não crer em deuses, PONTO. O resto são lantejoulas e paetês... :emoticon16:

Bisous...

melhorou muito :emoticon13:

Mas isso retira o meu lado ateu :emoticon8:

Vou iniciar uma cruzada, para incluir semi crentes em deus(es), na definição...ok, está perdido de avanço :emoticon16:

ser tudo e nada ser, dá uma trabalheira danada...melhor ser o Ricardo, um tipo magnifico :emoticon7:

Isto de internet é tão limitado, realmente é dificel mostrar que quase tudo são lantejoulas e paetês...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Rush

Re.: O Taoísmo é uma Religião Atéia ?

Mensagem por Rush »

Não sei porquê tanto barulho por causa de definições.
"...As nossas dúvidas são traidoras e fazem-nos perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar. "

william shakespeare

Gilghamesh
Contato:

Pug escreveu:melhorou muito :emoticon13:

Mas isso retira o meu lado ateu :emoticon8:

Vou iniciar uma cruzada, para incluir semi crentes em deus(es), na definição...ok, está perdido de avanço :emoticon16:

ser tudo e nada ser, dá uma trabalheira danada...melhor ser o Ricardo, um tipo magnifico :emoticon7:

Isto de internet é tão limitado, realmente é dificel mostrar que quase tudo são lantejoulas e paetês...

Lantejoulas, paetês, e muitas merdas há serem defendidas, como por exemplo, a pedofilia descarada de maomé!
Não é mesmo, maometa?

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Pug

Mensagem por Pug »

realmente é dificel mostrar que quase tudo são lantejoulas e paetês...

Realmente, errei ao escrever essa frase, mas também já não sei o deveria ser... :emoticon1:

Imagem

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Pug escreveu:Mas isso retira o meu lado ateu

Maometano-ateu?!! :emoticon12: :emoticon12:

Pôxa! Se a moda pega! :emoticon19:
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Trancado