Claudio Loredo escreveu:
Ora, se um ateu pode ser taoista, bastando para isto que ele apenas siga a filosofia de vida desta religião, então posso dizer o seguinte: um ateu também pode ser evangélico, católico, muçulmano, hare krisna ou hindu. Basta que ele apenas siga a filosofia dessas religiões e encare seus deuses como super hérois ou mitos que apenas existem como modelos de perfeição a serem seguidos.
Ei, faz sentido o que acabei de dizer no parágrafo anterior? Claro que não. O ateu é uma pessoa livre de crenças religiosas. Se ele tem dependência religiosa é problema dele. Nenhuma religião que acredita em divindades (mesmo que simbolicamente) pode ser considerada ateia.
Em "contato", do Carl Sagan a personagem fictícia Ellen Arroway se diz atéia e cristã.
Acho que ateísmo é "ateísmo ontológico", no sentido de que deuses não existem materialmente (ou "imaterialmente", seja lá como algo "existaria imaterialmente"), e não de um tipo de doutrina que sustenta que que qualquer metáfora rotulável como "deus" ou "demônio" é inválida, inútil.
Mas acho meio sem sentido dizer/tentar ser seguidor de uma religião sem acreditar nos fundamentos sobrenaturais, porque descontando algum eventual lado prático, útil, deve sobrar uma considerável quantidade de lixo, mas que tradicionalmente é associado à religião. O que não significa que tenha que se abandonar tudo da religião de qualquer forma, até o lado prático.
Fora que é meio como dizer ser "homem-aranhista"... com a diferença que o "homem-aranhismo" não é tradicionalmente praticado por quem acredita que o homem-aranha é de verdade*
Mas no fim é uma questão de como as pessoas gostam de se chamar, nada tão relevante. Como estrangeiro que se acha brasileiro e coisas do tipo.
*mas tem aquele francês que vivia subindo em prédios pelo mundo, praticante de uma vertente mais radical dessa religião/esporte.