Samael escreveu:Apocaliptica escreveu:Samael escreveu:Apocaliptica escreveu:Samael escreveu:O ensino se tornaria pura mercadoria e as escolas atenderiam basicamente à formação de determinadas demandas do mercado. Adeus historiadores, filósofos, cientistas sociais...
E não, nada garante que os custos tenderiam a cair com a privatização geral do ensino.
Adeus à pesquisa e ao pensamento? Por quê? Não se pensa e não se produz pesquisa nas escolas particulares?
O mercado se regula, sim, há escolas particulares de todos os valores. Todas melhores que as públicas.
Sim, adeus. Como está ocorrendo na Índia atualmente. Normalmente, e isto ocorre até nos EUA, é o Estado quem financia pesquisas em áreas que não sejam rentáveis ou que não sejam lucrativas a curto prazo. Adeus mesmo.
E o mercado não se regula, ele tende à crise. É muito mais prático um nicho de escolas se unirem e faturarem ainda mais unidas, monopolizando o mercado.
Mas o Estado pode financiar as pesquisas...é só ser chamado quando for preciso. É um plus à iniciativa privada.
O mercado sempre se regula. A crise acontece quando o Estado barra o desenvolvimento através de barreiras variadas.
Se as escolas públicas estão cada vez mais desestruturadas, e os estudantes precisam migrar, abrem-se escolas com valores mais acessíveis e estruturas mais simples, mas que não precisam precisam pedir para os alunos levarem papel higiênico, porque o Estado desvia dinheiro merendas, livros e material de limpeza.
É simples. O Estado é incompetente. Depois inventam cotas e esmolas.
Ninguém "chama" o Estado. O mercado não é um "ente" lúcido e pensante. O Estado interfere para potencializar o mercado e evitar que o mesmo, por si só, chegue a crise. E nisso entram desde subsídios até financiamentos diversos. E isso não sou eu quem digo, é toda a linha de economistas que defendo.
E se você chama de ir à bolhas desenvolvimentistas e cair em crises constantes de regulação, eu chamo de anarquia. A crise acontece quando o Estado é ineficiente ou quando é inexistente (o que, na prática, dá quase na mesma). No caso do Brasil, temos um problema estrutural grave que vai muito além de governos.
E o que você acha que eu quis dizer com "chama"? Que a gente assobia e ele vem?

Não vejo bolhas no ensino aqui no sul, o mercado de escolas particulares oferece uma enorme gama de possibilidades. TODAS DE MELHOR QUALIDADE QUE O ENSINO PÚBLICO!
Evidente que o Estado é nulo e incapaz, além de ser imoral.
O que vão fazer se tudo for colocado nas mão dele? Afundar as únicas coisas boas que existem?
Ah...eu devo viver em outro país, mesmo...ainda bem que aqui dá certo. Enquanto isto....as escolas públicas...