Interessante tópico. Eu não poderia deixar de dar minha opinião.
Crio e já criei vários cães de porte grande e médio, mas nunca deixei acontecer um único acidente.
O que acontece na realidade é que tudo começa quando um "zé ruela" resolve mostrar sua masculinidade refletida em um cachorro ou quando um "zé mané" resolve colocar em sua casa um super cachorro pra intimidar ladrão.
O "zé ruela" é aquele cara que se identifica com raças extremamente feroz, quer intimidar as pessoas pra engrandecer o seu ego, então pega um cachorro enche ele de vitaminas e bomba, coloca o animal pra morder pneus e depois sai desfilando por aí para ver as pessoas impressionadas com seu animal. E claro que passear com o animal solto ou com uma coleira comum e sem focinheira, intimida mais ainda as pessoas e isso é um êxtase para o "zé ruela"
O "zé mané" é o cara que ouviu falar que o cachorro é "bom mesmo", compra e quer criá-lo como se cria um cachorro vira-lata. Não educa o cachorro ou por vezes deixa o animal preso e isolado por dias ou senão deixa o animal na rua como se isso fosse normal.
Muitos criadores discordam de mim quando eu falo que animais dessas raças como o pitbull e o rottweiler são perigosos, talvez discordam para não denegrir a raça, pois essas raça naturalmente, sem treino ou incentivo por instinto natural eles desenvolvem um egoismo pelo seu território e tendem a disputar sempre a liderança da matilha, que no caso a disputa pode ser contra o próprio dono.
Certa vez, tive que sair de casa as 03 da manhã para trabalhar e pra minha surpresa e infelicidade bati de frente com um pitbull e doberman soltos, o dono os soltou de madrugada para eles passearem e ficou sentado no portão olhando (irresponsabilidade total). Quando eu estava no começo da rua os cachorros ouviram os passos e partiram pra cima de mim. O dono irresponsável, um velho que aparentava uns 60 anos vinha igual uma "mula" atrás gritando para os cachorros pararem. Resultado, me defendi do pitbul com uma bolsa que eu carregava, pois joguei a bolsa na frente dele, ele mordeu, e eu fiquei puxando a bolsa e sagundido pra ele não saltar a bocanhada. Porém o dobermam me mordeu por duas vezes, um na parte inferior da barriga, proximo a virilha, e outra mordida na bunda.(nádegas para os politicamente corretos

)
O dono dos cachorros ficou chocado, pagou as despesas médicas e decidiu se livrar dos cães.
Cães dessas raças têm que ser educados (adestrados), e não podem nunca e de modo algum ficar soltos na rua, por mais adestrados que sejam. Devem passear apartir dos 5 meses com enforcador de espinho e guia curta e depois dos 12 meses obrigatoriamente com focinheira.
Atualmente estou criando rottweillers, comecei adestrá-los aos 3 meses e de formar alguma, mesmo eles adestrados, saio com eles sem focinheira e o enforcador, e por segurança, ando sempre a noite nos locais que têm pouco ou nenhum movimento.
Para quem pretende ter um animal dessas raças, deve ter um bom espaço, adestrá-lo e respeitá-los.
Muitos criadores, tentando recuperar a estima dessas raças, dizem que depende do criador, mas isso é "lenda", por mais dócil que você seja e por mais experiência que você tenha, animais usam instintos e não a razão. Então tirar fotos de pitbulls com crianças, para mostrar que são dóceis é pura propaganda enganosa. Eu posso muito bem, num circo, bater a foto de um tigre com uma criança do lado e nem por isso eu posso dizer que tigres são animais dóceis que podem ser criados em casa!
Para criar esses animais, deveria haver credenciamento e todos os credenciados habilitados através de curso para criar os animais, bem como deveriam comprovar que possuem condições financeira, local apropriado e capacidade de adestrá-los ou depois de um ano comprovar o adestramento do animal por um profissional, e a cada 2 anos reciclagem do adestramento.
Esses cães são como uma arma, e andar com eles irregularmente, como sem fucinheira, deveria resultar em prisão e apreensão do animal e claro, a proibição do infrator de criar a raça novamente.
Lembrando também que criara animais, mesmo que vira-latas, na rua soltos, proliferam doenças !