Estrias preocupam adolescentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Apáte »

25.03.2007

Fruto do crescimento rápido na adolescência, do uso de anticoncepcionais ou anabolizantes, de ganho de peso comum na gravidez ou de predisposição natural, estrias são comuns em jovens dos dois sexos.

Quando elas aparecem...

“É péssimo”, diz Ana Luiza Elias, de 13 anos.

Por que as meninas odeiam tanto uma estriazinha?

“Eu me mato”, conta Ana Carolina Vaz, de 14 anos.

Uma estria é capaz de fazer o que com a sua auto-estima?

“Ir por água abaixo”, afirma Ana Carolina Trajano, de 15 anos.

“Parece que você não está no padrão de beleza que é adotado pela sociedade”, reclama Ana Carolina Vaz.

Se todo mundo tem, por que uma estria ou outra mexe tanto com a auto-estima?

“Porque estria parece que você está engordando”, diz a estudante.

O aumento do peso realmente provoca o aparecimento de estrias, principalmente depois da gravidez. Mas os adolescentes reclamam que estão com muito mais estrias que suas mães tinham antigamente. Será que isso é verdade?

“A obesidade aumentou muito entre os jovens e, com isso, vieram as estrias. Consequentemente, esse aumento é real”, explica Luiz Carlos Cucé, dermatologista da USP.

Mas as estrias também são provocadas pelo crescimento rápido na adolescência, pelo uso de pílulas anticoncepcionais e anabolizantes, ou simplesmente por uma predisposição natural do organismo. Aí nem as mais magras estão livres delas.

“A incidência de estria sempre foi muito alta: 70% das meninas na faixa dos 14 aos 20 anos têm estrias. Sempre tiveram. Talvez a preocupação com a parte estética tenha aumentado realmente a procura nos consultórios médicos. A freqüência era tão elevada, que ter uma estria ou outra era até considerado normal. Não se dava muita importância para esta questão”, constata a dermatologista da UFRJ Mônica Azulay.

E quem liga mais para estria, o homem ou a própria mulher?

“Acho que a mulher, porque se a mulher for bonita, legal, gente boa, está tranqüilo, entendeu?”, responde Gabriel Kessler, de 15 anos.

“Depende de onde tiver a estria né?”, diz um estudante.

“Depende da mulher também”, completa outro.

E qual o grau de importância de uma estria, de 1 a 10 na beleza da mulher?”

“Meio”, diz categórico um adolescente.

Mas para as meninas, importa muito. Elas deixam até de se divertir, por causa dessas marquinhas pelo corpo.

“Fiquei dois anos sem ir à praia, piscina. Meus pais até brigaram comigo e eu não falava o motivo”, confessa Caroline de Lima Vieira, de 16 anos.

“Eu achei que era por causa da idade, não queria sair com os pais, mas depois ela mesmo falou que era problema das estrias. Ela deixou de fazer natação no colégio com vergonha das colegas”, conta Martha Henriques de Lima, mãe de Caroline.

E quem dos meninos aqui tem estrias?

“Eu tenho. Mas isso não incomoda para mim, mas para os outros deve ser meio engraçado. Devem rir das minhas, devem rir da minha cara por trás”, acredita Caio Jorge Prado, de 15 anos.

Pois saiba que estria em meninos também é mais comum do que se imagina. Elas aparecem em 20% dos homens entre 14 e 20 anos.

Mateus tem 14 anos e procurou uma clínica de dermatologia por causa de umas estrias que ele tem nas costas. Elas surgiram mais ou menos há um ano e ele começou mudar o comportamento por causa delas.

“Eu deixei de tirar a camisa em certas situações, porque podem fazer certas brincadeiras. Ficam botando apelido. Ficam me chamando de zebra, essas coisas”, conta o adolescente.

As estrias não têm conseqüências graves pra saúde, mas são mortais para a auto-estima da meninada, que cada vez mais procuram por tratamentos nas clínicas especializadas. Afinal, estrias devem ou não ser tratadas?

“Quando é muito pouquinho eu não vejo necessidade, e às vezes converso com a própria paciente que entende isso e realmente percebe que há um exagero, que todo mundo tem e isso não é anormal”, informa a dermatologista da UFRJ Mônica Azulay.

Mesmo porque, os tratamentos não fazem milagre.

“O que nós podemos é melhorar o aspecto clínico cura definitiva não existe”, afirma o médico Luiz Carlso.

Por isso meninos e meninas, relaxem. Não dêem mais importância as estrias do que elas merecem.

“Acho que é praticamente inevitável ter estria um dia, então é mais importante é você se sentir bem com você do que com o que as pessoas acham”, ensina uma adolescente.

link
vídeo
---------------------------------------
Adolescentes reclamam que têm mais estrias do que suas mães tinham antigamente

Isto é verdade. Já reparei no clube que a maioria acima dos 30 não têm, já as minhas colegas...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Najma
Gênero: Feminino

Re.: Estrias preocupam adolescentes

Mensagem por Najma »

Com o tempo, as estrias de crescimento diminuem e ficam esbranquiçadas. Por isso que não aparecem tanto. :emoticon1:
Imagem

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Tenho 5 linhas e outro lado 5 linhas também na barriga. Apareceu esse mês. A cor é avermelhado. É normal?
Fiquei com medo. Mas emagrecer e não vai tirar estrias?

PS: Esse mês fiquei horas inteiras sentado e estudando em casa e também o colégio. Não deu tempo ir musculação. Cancelei o contato. :emoticon15:
Até posso fazer em casa a madrugada. :emoticon1:
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Najma

Re: Re.: Estrias preocupam adolescentes

Mensagem por Najma »

Vito Álvaro escreveu:Tenho 5 linhas e outro lado 5 linhas também na barriga. Apareceu esse mês. A cor é avermelhado. É normal?
Fiquei com medo. Mas emagrecer e não vai tirar estrias?

PS: Esse mês fiquei horas inteiras sentado e estudando em casa e também o colégio. Não deu tempo ir musculação. Cancelei o contato. :emoticon15:
Até posso fazer em casa a madrugada. :emoticon1:

As estrias são avermelhadas ou arroxeadas quando aparecem. Não tem problema. Só que é bom cuidar agora pra que elas afinem. Use bucha vegetal quando for tomar banho, passe sobre a pele do corpo todo mas insista mais na região com estrias... depois, use bastante loção hidratante. Isso ajuda... :emoticon4:
Imagem

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Muito obrigado por respondida as minhas perguntas! :emoticon1:
Beijo...
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Najma

Re: Re.: Estrias preocupam adolescentes

Mensagem por Najma »

Vito Álvaro escreveu:Muito obrigado por respondida as minhas perguntas! :emoticon1:
Beijo...

Beijo!
Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

E o que são estrias? :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Trancado