Não é racismo se insurgir contra branco?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fabricio Fleck
Contato:

Não é racismo se insurgir contra branco?

Mensagem por Fabricio Fleck »

Imagem

A ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), diz que considera natural a discriminação dos negros contra os brancos.
Em entrevista à BBC Brasil para lembrar os 200 anos da proibição do comércio de escravos pele Império Britânico, tido como o ponto de partida para o fim da escravidão em todo o mundo, ela disse que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco".

"A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou", afirmou.

Ribeiro disse que ainda vai demorar até que as políticas públicas implantadas nos últimos anos comecem a dar resultados concretos e diminuam a diferença econômica e social entre as populações branca e negra do País.

"Ainda temos muito o que fazer", afirma, enumerando ações que já começaram, como na área de educação e saúde. Ela diz que, embora a abolição da escravatura tenha chegado atrasada ao Brasil, hoje o país tem uma das legislações mais avançadas do mundo em relação a direitos iguais, mas ainda falta uma mudança de postura da sociedade.

BBC Brasil - De acordo com as estatísticas, a proporção de negros abaixo da linha da pobreza na população brasileira é de 50%, enquanto entre os brancos é de 25%. Quando isso vai começar a mudar?

Matilde Ribeiro - As ações neste momento ainda são na ordem da estruturação das políticas. Por exemplo, no Ministério da Saúde estamos incluindo o quesito cor nos formulários. Precisamos ter referência do que adoece e morre a população brasileira, para poder ter programas específicos.

BBC Brasil - A secretaria já tem quatro anos, o que se pode perceber de resultado prático neste período?

Matilde Ribeiro - Na educação, uma lei de 2003 obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira para as crianças, desde o início. O processo de implementação está em curso. É muito difícil ter números, resultados concretos. Mas já tem alguns resultados. Por exemplo, o (programa) Prouni, de bolsas de estudos para alunos carentes de escolas, já concedeu em menos de três anos mais de 200 mil bolsas no Brasil, dos quais 63 mil negros e 3 mil indígenas.

BBC Brasil - E em quanto tempo a senhora acha que poderemos ter uma situação de igualdade, onde as pessoas sejam julgadas pelo mérito, independentemente da raça?

Matilde Ribeiro - O Brasil tem 507 anos. Há quase 120 anos, em 1888, foi assinado um decreto como este que o presidente assinou dizendo que não havia mais escravidão no Brasil. Só que não houve uma seqüência. Hoje, o fato de os negros e os indígenas serem os mais pobres entre os pobres é resultado de um descaso histórico. Então fica muito difícil hoje afirmar quanto tempo.

BBC Brasil - Como o Brasil se coloca no contexto internacional? O Brasil gosta de pensar que não tem discriminação e gosta de se citar como exemplo de integração. É assim que a senhora vê a situação?

Matilde Ribeiro - É o seguinte: chegaram os europeus numa terra de índios, aí chegaram os africanos que não escolheram estar aqui, foram capturados e chegaram aqui como coisa. Os indígenas e os negros não eram os donos das armas, não eram os donos das leis, não eram os donos dos bens de consumo. A forma que eles encontraram para sobreviver não foi pelo conflito explícito. No Brasil, o racismo não se dá por lei, como foi na África do Sul. Isso nos levou a uma mistura. Aparentemente todos podem usufruir de tudo, mas na prática há lugares onde os negros não vão. Há um debate se aqui a questão é racial ou social. Eu diria que é as duas coisas.

BBC Brasil - E no Brasil tem racismo também de negro contra branco, como nos Estados Unidos?

Matilde Ribeiro - Eu acho natural que tenha. Mas não é na mesma dimensão que nos Estados Unidos. Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou.

BBC Brasil - Este mês, a Inglaterra comemora os 200 anos da proibição do comércio de escravos, coisa que no Brasil só aconteceu muito tempo depois. O Brasil ainda continua atrasado nesta área?

Matilde Ribeiro - Não, nós temos acompanhado os fóruns internacionais. O Brasil é um dos países mais progressistas neste aspecto de legislação e de ação efetiva. A legislação no Brasil é extremamente avançada. Não é pela via legal que o racismo acontece. O que falta é mudança de postura das pessoas. Não adianta só o governo fazer. Muito já foi feito, mas como você disse no início: alterou os índices? Ainda não, portanto temos muito a fazer.

BBC Brasil

SickBoy

Re: Não é racismo se insurgir contra branco?

Mensagem por SickBoy »

Só pra colocar a frase em destaque dentro do seu contexto.

Fabricio Fleck escreveu:"Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou.", afirmou.

Fabricio Fleck
Contato:

Re.: Não é racismo se insurgir contra branco?

Mesmo pegando a declaração inteira e mesmo a ministra não querendo "incitar" os negros contra os brancos a declaração da dela ficou algo absurdo...:-)

quereu
Contato:

Mensagem por quereu »

O que ela quer dizer é que o racismo dos negros se justifica e o dos brancos não. Mas isso faz parte da doutrina do ressentimento da esquerda.
MALDITO É QUEM PENSA DIFERENTE

SickBoy

Re: Re.: Não é racismo se insurgir contra branco?

Mensagem por SickBoy »

Fabricio Fleck escreveu:Mesmo pegando a declaração inteira e mesmo a ministra não querendo "incitar" os negros contra os brancos a declaração da dela ficou algo absurdo...:-)

Sinceramente, acho "natural" se o grau de racismo for alto. ingenuidade seria pensar que não haveria nenhuma reação a um ódio racial opressor.

Fabricio Fleck
Contato:

SickBoy escreveu:Sinceramente, acho "natural" se o grau de racismo for alto. ingenuidade seria pensar que não haveria nenhuma reação a um ódio racial opressor.

Vamos pensar: eu estou numa sala de espera do destista. Um homem negro entra, olha pra mim, faz uma cara de ódio dá meia volta e sai da sala por que ele não quer compartilhar o mesmo espaço comigo, tudo por causa da cor da minha pele.

Se isso não é racismo, então não sei mais o que é...:-)

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Fabricio Fleck escreveu:
SickBoy escreveu:Sinceramente, acho "natural" se o grau de racismo for alto. ingenuidade seria pensar que não haveria nenhuma reação a um ódio racial opressor.

Vamos pensar: eu estou numa sala de espera do destista. Um homem negro entra, olha pra mim, faz uma cara de ódio dá meia volta e sai da sala por que ele não quer compartilhar o mesmo espaço comigo, tudo por causa da cor da minha pele.

vamos parar para pensar: cadê o contexto? porque esse racismo se iniciou?

Se uma sociedade for racista, COMO DIABOS não surgirá um "racismo ao contrário"?

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Blá-blá-blá e nhém-nhém-nhém.

O termo "negro" deixou de ser usado como indicativo étnico impreciso, dado existir muitas etnias negras, para se tornar um identificador de alinhamento político.

Militantes ideológicos que odeiam quase tudo que vem dos Estados Unidos da America muito estranhamente acharam beatifull adotar o critério racista e segregacionista ianque segundo o qual quem tem ascedência negra é negro, não importa que outras miscigenações tenham participado da formação étnica, cultural e social da pessoa.

Segundo tal estultice, alguém filho de pai branco e mãe negra é negro, como se a metade dos genes e da herança cultural vindas do pai não valessem porcaria nenhuma.

Isto onde há diferença cultural entre brancos e negros, realidade típica de sociedades segregacionistas de modelo americano, que, apesar dos pesares, nunca foi o nosso caso.

Como a grande maioria dos que se dizem negros no Brasil de hoje são na verdade mestiços, com diferentes graus de miscigenação branca e indígena, igualmente desprezadas pelo critério ideológico racial, que devem fazer aqueles cuja ascendência direta é formada 50% de negros, 25% de brancos e 25% indígena.

Ele deve odiar a parte de si mesmo que é branca, por seus ascendentes terem açoitado sua metade negra, enquanto privilegia sua metade escura, que foi vítima, ficando pendente o que fazer com sua quarta parte indígena?

Gente normal não tem dificuldade de perceber o absurdo da situação, mas o problema de certas ideologias políticas é que desconhecem a noção de absurdo ou apenas consideram como tal aquilo que contraria seus próprios preceitos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

É o seguinte: chegaram os europeus numa terra de índios, aí chegaram os africanos que não escolheram estar aqui, foram capturados e chegaram aqui como coisa. Os indígenas e os negros não eram os donos das armas, não eram os donos das leis, não eram os donos dos bens de consumo. A forma que eles encontraram para sobreviver não foi pelo conflito explícito. No Brasil, o racismo não se dá por lei, como foi na África do Sul. Isso nos levou a uma mistura. Aparentemente todos podem usufruir de tudo, mas na prática há lugares onde os negros não vão. Há um debate se aqui a questão é racial ou social. Eu diria que é as duas coisas.

resumiu bem. só acho que o preconceito racial diminuiu em muito, mas o social acaba sempre impedindo seu fim. na dúvida, e para não correr nenhum risco, "preto" ainda é sinônimo de pobre ou bandido.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Acauan escreveu:
Militantes ideológicos que odeiam quase tudo que vem dos Estados Unidos da America muito estranhamente acharam beatifull adotar o critério racista e segregacionista ianque segundo o qual quem tem ascedência negra é negro, não importa que outras miscigenações tenham participado da formação étnica, cultural e social da pessoa.

eu acho bem estúpido esse critério. o que nos negros é "distinguível" pela sociedade racista é a cor, o fenótipo, é por isso que são discriminados.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Eu não acho que o racismo do negro contra o branco seja causado pelo racismo inverso, mas mais pela cultura do coitadismo, de que os brancos são todos uns racistas opressores dos negros e culpados pela situação deles, que seria exatamente a mesma se não fossem todos uns racistas, etc e tal. Uma caricatura da realidade, gerando um complexo de mártir.

Tem até uma piada do Saturday Night Life em que o Eddie Murphy se maqueia e vai ver como é o mundo dos brancos... quando só tem brancos nos ônibus, tinham "onibus-moças" servindo caviar e champanhe, mas quando aparecia um negro no ônibus disfarçassem e ficava como conhecemos... ele foi, maquiado de branco pedir um empréstimo no banco, primeiro para um gerente negro que seguia os protocolos normais para ver se daria o crédito e tal... mas logo ele foi transferido de gerente, um branco, que simplesmente iria dar o dinheiro para ele...
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Não é racismo quando um judeu se insurge contra um alemão. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um judeu de não querer conviver com um alemão, ou não gostar de um alemão, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi fuzilado a vida inteira pelos Einsatzgruppen não tem obrigação de gostar de quem o fuzilou.

o anátema

Mensagem por o anátema »

SickBoy escreveu: na dúvida, e para não correr nenhum risco, "preto" ainda é sinônimo de pobre ou bandido.

Esquerdisticamente falando, isso não seria verdade? Já que a pobreza causaria criminalidade, e a maioria dos negros é pobre?
Editado pela última vez por o anátema em 27 Mar 2007, 11:38, em um total de 1 vez.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

Azathoth escreveu:Não é racismo quando um judeu se insurge contra um alemão. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um judeu de não querer conviver com um alemão, ou não gostar de um alemão, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi fuzilado a vida inteira pelos Einsatzgruppen não tem obrigação de gostar de quem o fuzilou.

:emoticon266:

Brilhante! :emoticon45:

www.talkorigins.org

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Não é racismo quando um armênio se insurge contra um mongol. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um armênio de não querer conviver com um mongol, ou não gostar de um mongol, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi decapitado a vida inteira por Genghis Khan e seus descendentes não tem obrigação de gostar de quem o decapitou.
Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Vocês estão esquecendo do indivíduo. O ex-excravo tem todo o direito de se revoltar contra quem o açoitou.
Mas eu nunca açoitei ninguém e nem conheo nenhum ex-excravo.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

o anátema escreveu:Eu não acho que o racismo do negro contra o branco seja causado pelo racismo inverso, mas mais pela cultura do coitadismo, de que os brancos são todos uns racistas opressores dos negros e culpados pela situação deles, que seria exatamente a mesma se não fossem todos uns racistas, etc e tal. Uma caricatura da realidade, gerando um complexo de mártir.

eu não nego que esse senso de "coitadismo" pode levar a uma postura racista, e realmente há alguns excessos por parte da militância negra*, algo como um querer ir à forra, uma oportunidade de ter alguma vantagem. Mas não consigo imaginar que esse coitadismo seja a causa por exemplo, de ainda hoje em nosso país haver diferença entre salários de negros e brancos, mesmo dentro do mesmo nível de escolaridade.

não combater esse racismo, ou acha-lo "natural", é uma das causas desse "coitadismo" de alguns.

* lembrei do "cantor" netinho queria criar uma TV só para negros, onde seria proíbido contratar brancos

o anátema

Mensagem por o anátema »

King in Crimson,

voce estah esquecendo a lei do karma.

www.talkorigins.org

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

o anátema escreveu:
SickBoy escreveu: na dúvida, e para não correr nenhum risco, "preto" ainda é sinônimo de pobre ou bandido.

Esquerdisticamente falando, isso não seria verdade? Já que a pobreza causaria criminalidade, e a maioria dos negros é pobre?

esquerdisticamente falando, sim. então o "cerne" da questão racial é, ao menos, "equiparar" um pouco as condições econômicas entre negros e brancos. Com uma educação sólida de base isso teoricamente seria possível, e com o tempo findariam esses estereótipos. o que, claro, não é o que acontece hoje, onde só quem detém poder econômico tem acesso a uma formação de qualidade.

o anátema

Mensagem por o anátema »

SickBoy escreveu:
o anátema escreveu:Eu não acho que o racismo do negro contra o branco seja causado pelo racismo inverso, mas mais pela cultura do coitadismo, de que os brancos são todos uns racistas opressores dos negros e culpados pela situação deles, que seria exatamente a mesma se não fossem todos uns racistas, etc e tal. Uma caricatura da realidade, gerando um complexo de mártir.

eu não nego que esse senso de "coitadismo" pode levar a uma postura racista, e realmente há alguns excessos por parte da militância negra*, algo como um querer ir à forra, uma oportunidade de ter alguma vantagem. Mas não consigo imaginar que esse coitadismo seja a causa por exemplo, de ainda hoje em nosso país haver diferença entre salários de negros e brancos, mesmo dentro do mesmo nível de escolaridade.

não combater esse racismo, ou acha-lo "natural", é uma das causas desse "coitadismo" de alguns.

Só que eu ao menos acho que isso não seja racismo. Não que ter salários diferentes para negros e brancos não seja racismo, só não acho que a situação reflita racismo, mas sim distorções de estatística devido a situação peculiar de muito mais negros na pobreza e mais brancos ganhando salários mais altos. Acho que isso faz com que, apesar de na maioria - e não na média - brancos e negros ganharem aproximadamente igualmente quando em condições iguais, dentro dos que ganham baixos salários há mais negros para potencialmente ganhar salários muito mais baixos que a maioria, puxando para baixo a média de todos. Com salários mais altos é o contrário, tem potencialmente mais brancos com rendas bem maiores, puxando para cima a média dos brancos.

Já falei disso por aqui uma vez, levantaram umas objeções que não lembro quais, não concordei ou não entendi... mas acho que isso é algo mais provável do que produto do racismo.

Ah sim, adicionalmente, há coisas como negros mais provavelmente morarem e trabalharem em lugares mais pobres, e logo ganharem menos, apesar de terem o mesmo currículo. E a situação inversa para os brancos. Uma mercearia num bairro mais rico deve ter salários melhores para os funcionários do que aquelas em bairros pobres ou favelas. Uma questão meio de distribuição geográfica.

Não que absolutamente não haja racismo, mas acho que deve ser mais desprezível para essa questão do que esses pontos que eu coloquei.

(Ao mesmo tempo, a interpretação mais crua desses dados, geralmente é a de racismo como causa, o que contribui para o sentimento de estarem sendo vitimados.)
Editado pela última vez por o anátema em 27 Mar 2007, 12:04, em um total de 1 vez.

www.talkorigins.org

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Azathoth escreveu:Não é racismo quando um judeu se insurge contra um alemão. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um judeu de não querer conviver com um alemão, ou não gostar de um alemão, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi fuzilado a vida inteira pelos Einsatzgruppen não tem obrigação de gostar de quem o fuzilou.

acho que não se aplica pelo seguinte. o judeu e o alemão, inseridos dentro de uma mesma sociedade, não tem diferenças tão evidentes como num fator cor da pele. e na alemanha, houve a consciência dos excessos cometidos no tempo do nazismo, tanto que alemães sempre foram mais contidos em seus sentimentos nacionalistas. e com certeza houveram outras atitudes para "apaziguar" esse dois grupos etnicos. No exemplo do Brasil, terminou a escravidão, mas as piadas racistas sempre existiram, o "papel" do negro sempre foi o de servirem aos brancos.

Fabricio Fleck
Contato:

SickBoy escreveu:
Fabricio Fleck escreveu:

Se uma sociedade for racista, COMO DIABOS não surgirá um "racismo ao contrário"?

O castigo por um crime cometido por uma pessoa só pode ser atribuido à pessoa que cometeu e não a seus descendentes.

Não sou um "senhor de escravos" que sempre "açoitou os negros" só porque sou branco.

Usar um "contexto" nesse caso é simplesmente me julgar pela cor branca da minha pela e isso é racísmo.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

o anátema escreveu:
SickBoy escreveu:

Só que eu ao menos acho que isso não seja racismo. Não que ter salários diferentes para negros e brancos não seja racismo, só não acho que a situação reflita racismo, mas sim distorções de estatística devido a situação peculiar de muito mais negros na pobreza e mais brancos ganhando salários mais altos. Acho que isso faz com que, apesar de na maioria - e não na média - brancos e negros ganharem aproximadamente igualmente quando em condições iguais, dentro dos que ganham baixos salários há mais negros para potencialmente ganhar salários muito mais baixos que a maioria, puxando para baixo a média de todos. Com salários mais altos é o contrário, tem potencialmente mais brancos com rendas bem maiores, puxando para cima a média dos brancos.

Eu não falo da distorção "geral". entendo que a pobreza seja o fator condicionante tanto nos estudos quanto na falta de oportunidades. Mas essa distorção estava presente mesmo entre negros e brancos com a mesma escolaridade, e ocupando os mesmo cargos, digo, não na mesma empresa: um salário para "brancos", outro para "negros", mas sim que "sobravam" salários menores aos negros, dentro de uma mesma ocupação.

Já falei disso por aqui uma vez, levantaram umas objeções que não lembro quais, não concordei ou não entendi... mas acho que isso é algo mais provável do que produto do racismo.

Ah sim, adicionalmente, há coisas como negros mais provavelmente morarem e trabalharem em lugares mais pobres, e logo ganharem menos, apesar de terem o mesmo currículo. E a situação inversa para os brancos. Uma mercearia num bairro mais rico deve ter salários melhores para os funcionários do que aquelas em bairros pobres ou favelas. Uma questão meio de distribuição geográfica.

mas a localização não é um fator assim tão condicionante nas relações de trabalho, vivemos em cidades. só em casos raros onde o empregador quer pagar um salário de fome e prefere contratar alguém que more no mesmo bairro para não pagar vale-transporte.

e quando feita a pesquisa pelo IBGE, havia também diferença salarial entre negros e brancos também nos que tinham nível superior, convém-se admitir que nesses casos o local onde o trabalhador reside é bem irrelevante.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Fabricio Fleck escreveu:
SickBoy escreveu:
Fabricio Fleck escreveu:

O castigo por um crime cometido por uma pessoa só pode ser atribuido à pessoa que cometeu e não a seus descendentes.

veja o próprio exemplo que eu dei antes, dos alemães. sempre tiveram receios em demonstrar sentimentos nacionalistas.

e a condição que eu coloquei é que ela É RACISTA, não apenas que foi, no passado.

o anátema

Mensagem por o anátema »

SickBoy escreveu:
Eu não falo da distorção "geral". entendo que a pobreza seja o fator condicionante tanto nos estudos quanto na falta de oportunidades. Mas essa distorção estava presente mesmo entre negros e brancos com a mesma escolaridade, e ocupando os mesmo cargos, digo, não na mesma empresa: um salário para "brancos", outro para "negros", mas sim que "sobravam" salários menores aos negros, dentro de uma mesma ocupação.

Acho que é exatamente o que eu quis dizer..... há mais negros que brancos para "sobrarem" e pegarem os piores salários, dentre os salários mais baixos, dos quais já terão talvez a maioria.

mas a localização não é um fator assim tão condicionante nas relações de trabalho, vivemos em cidades. só em casos raros onde o empregador quer pagar um salário de fome e prefere contratar alguém que more no mesmo bairro para não pagar vale-transporte.

Bem, eu só posso dizer que não sei... só acho que apesar disso poder não parecer significativo, somando todas as instâncias, talvez possa contribuir. E não é só questão do empregador querer contratar alguém do mesmo bairro, mas dos próprios candidatos à vaga talvez preferirem e/ou irem primeiro aos possíveis empregos mais próximos do que em outras áreas da cidade, ou cidades vizinhas... enquanto que isso talvez ocorra com alguma freqüência no sentido pobre > rico, acho que muito raramente alguém dum bairro mais rico iria procurar emprego num bairro bem pobre ou favela.

e quando feita a pesquisa pelo IBGE, havia também diferença salarial entre negros e brancos também nos que tinham nível superior, convém-se admitir que nesses casos o local onde o trabalhador reside é bem irrelevante.

É verdade... nesses casos a maior fonte de distorção possível seria haver numericamente mais brancos com nível superior, e ser então mais provável que esses peguem os salários mais altos dos que tem nível superior, distorcendo a média dos brancos para cima.

www.talkorigins.org

Trancado