Outro Doctor Fritz. Queria eu saber...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o anátema

Re: Re.: Outro Doctor Fritz. Queria eu saber...

Mensagem por o anátema »

Botanico escreveu:
o anátema escreveu:
Botanico escreveu:Sem querer ser chato, mas alguém aí explicou alguma coisa?

Explica em algo menos que as teorias espíritas clássicas? Não, explica tanto ou mais, apenas não é uma consciência flutuante de um falecido que é baixada e que se apodera do corpo duma pessoa, mas as memórias flutuantes de algum falecido apenas. (talvez não só dos falecidos)

Seu Ana-Thema, é o seguinte:
Pela teoria espírita, as memórias, gostos, idiossincrasias, preconceitos, afinidades, individualidade, etc e tal de um dado falecido FICAM TODAS REUNIDAS NUM ÚNICO PACOTE o qual chamamos espírito do tal falecido. E são exatamente essas coisas que observamos nos fenômenos de incorporação (que apesar do nome, não tem nada a ver com posse ou entrada de espírito num corpo).
O espírito A não sabe nada, ou sabe pouco, sobre o espírito B. Algo estranho de acontecer quando é o médium que fica caçando, ainda falta explicar como, memórias por aí.

Na teoria alternativa, gostos, idiossincrasias, preconceitos, afinidades, individualidade, contam como memórias sobreviventes, desprovidas de consciência.

Essas coisas seriam observadas nos fenômenos de incorporação, que talvez tenham mais a ver com algo mais literal do que o espiritismo tradicional supõe ser; ser meio como colocar um CD no drive e então o computador tem de fato essas memórias.

E apenas as memórias. O processamento existe apenas no CPU/cérebro, não flutuando por aí. Só as memórias flutuariam, tal como a consciência E as memórias flutuariam.

Daí o subconsciente, de maneira similar à que ocorre em sonhos, reconstruiria o falecido a partir dessas memórias recebidas. Ou essas memórias passariam gradualmente à mente consciente exaptando os mecanismos cerebrais que se tem para quando ouvimos pessoas, novamente, mais ou menos como nos sonhos também, o que seria talvez equivalente às situações em que supõem que o espírito está próximo a um médium falando coisas para ele.

As memórias talvez sejam "caçadas" quando os médiuns, consciente ou inconscientemente, se concentram numa pessoa ou conhecimentos específicos. Ou talvez a consciência dos vivos que conhecem a pessoa (ou não) exerçam alguma influência sobre a localização dos principais pacotes de memórias das pessoas. Isso poderia atrair as memórias da pessoa específica, talvez dentro dum raio determinado, talvez em qualquer lugar no universo (talvez elas sejam meio "onipresentes", apenas não acessadas pela maioria das pessoas, na maior parte do tempo). Ou pode ainda ser qualquer coisa que faça as coisas funcionarem aparentemente exatamente como se fosse o espiritismo tradicional, só que não sendo.

Rupert Sheldrake, cientista alternativo que acho que é respeitado pelo Vitor Moura, por exemplo, tem idéias similares à essas, no entanto ele concebe esses mecanismos principalmente como explicação para fenômenos culturais e transmissão de informações mentais entre seres vivos.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

videomaker escreveu:
Bom não explicou nada mas uma vez! Boa tentativa de "misturar" o experimentado, com o absurdo das teorias do consciente- flutuante- e disponivel- para se saber- coisas do-
outro! Ou seja conversa pra boi dormir...

Não, consciência flutuante é a teoria espírita tradicional.

O "absurdo" que propus é que em vez de serem consciências e memórias flutuantes sobreviventes, sejam só as memórias, e o subconsciente das pessoas vivas, mais psicocinésia criem ilusões dos fenômenos espíritas como convencionalmente interpretados, porém os mecanismos por trás são outros, em parte.

Em que isso é mais absurdo do que o espiritismo tradicional? Em absolutamente nada... dá conta de todas as mesmas observações, e tem exatamente o mesmo nível de provas "físicas" que perispírito, cordão de prata e sei lá mais o quê: nenhuma. O que demonstra que essas coisas só são acreditadas por dogmatismo.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Botanico

Mensagem por Botanico »

o anátema escreveu:Na teoria alternativa, gostos, idiossincrasias, preconceitos, afinidades, individualidade, contam como memórias sobreviventes, desprovidas de consciência.

Essas coisas seriam observadas nos fenômenos de incorporação, que talvez tenham mais a ver com algo mais literal do que o espiritismo tradicional supõe ser; ser meio como colocar um CD no drive e então o computador tem de fato essas memórias.

E apenas as memórias. O processamento existe apenas no CPU/cérebro, não flutuando por aí. Só as memórias flutuariam, tal como a consciência E as memórias flutuariam.

Daí o subconsciente, de maneira similar à que ocorre em sonhos, reconstruiria o falecido a partir dessas memórias recebidas. Ou essas memórias passariam gradualmente à mente consciente exaptando os mecanismos cerebrais que se tem para quando ouvimos pessoas, novamente, mais ou menos como nos sonhos também, o que seria talvez equivalente às situações em que supõem que o espírito está próximo a um médium falando coisas para ele.

As memórias talvez sejam "caçadas" quando os médiuns, consciente ou inconscientemente, se concentram numa pessoa ou conhecimentos específicos. Ou talvez a consciência dos vivos que conhecem a pessoa (ou não) exerçam alguma influência sobre a localização dos principais pacotes de memórias das pessoas. Isso poderia atrair as memórias da pessoa específica, talvez dentro dum raio determinado, talvez em qualquer lugar no universo (talvez elas sejam meio "onipresentes", apenas não acessadas pela maioria das pessoas, na maior parte do tempo). Ou pode ainda ser qualquer coisa que faça as coisas funcionarem aparentemente exatamente como se fosse o espiritismo tradicional, só que não sendo.

Rupert Sheldrake, cientista alternativo que acho que é respeitado pelo Vitor Moura, por exemplo, tem idéias similares à essas, no entanto ele concebe esses mecanismos principalmente como explicação para fenômenos culturais e transmissão de informações mentais entre seres vivos.

Seu Ana-Thema,

Não adianta nada inventar uma explicação toda mirabolante, mas que não se enquadra em resultados experimentais ou de observação. Se a coisa fosse só imaginativa, como é o caso do Céu, onde você passa toda a eternidade tocando harpa dourada e cantando louvores a Deus; ou Inferno, para onde vai qualquer um que não seja filiado à seita religiosa dos seus argumentistas, então tudo bem: qualquer explicação idiota serve.

Mas no caso dessa "teoria alternativa" continuamos com o problema de onde essa memória é guardada. Inventar um suporte extra-físico é só transferir o problema: melhor ficar só no espírito, pois esse simplifica a coisa. Afinal não dá para entender porque um médium pudoroso falaria obscenidades; nem porque um escrachado, de repente ficasse pudico, uma vez que as memórias não têm sentimentos.

Você não foi claro o bastante, mas suponho que essa teoria diga que as memórias fiquem guardadas nos cérebros dos vivos (pois assim eliminaria o suporte extra-físico _ tão asqueroso para os materialistas), que passariam para os vivos da geração seguinte por algum método de transmissão telepática inconsciente... Só que ninguém até agora descreveu o mecanismo da telepatia.

E finalmente, como é que esse limitado cérebro humano poderia guardar as memórias dos bilhões de pessoas que já viveram na Terra?

Gozado essa gente: preferem complicar do que simplificar!

videomaker

Mensagem por videomaker »

o anátema escreveu:
videomaker escreveu:
Bom não explicou nada mas uma vez! Boa tentativa de "misturar" o experimentado, com o absurdo das teorias do consciente- flutuante- e disponivel- para se saber- coisas do-

O "absurdo" que propus é que em vez de serem consciências e memórias flutuantes sobreviventes, sejam só as memórias, e o subconsciente das pessoas vivas, mais psicocinésia criem ilusões dos fenômenos espíritas como convencionalmente interpretados, porém os mecanismos por trás são outros, em parte.

Em que isso é mais absurdo do que o espiritismo tradicional? Em absolutamente nada... dá conta de todas as mesmas observações, e tem exatamente o mesmo nível de provas "físicas" que perispírito, cordão de prata e sei lá mais o quê: nenhuma. O que demonstra que essas coisas só são acreditadas por dogmatismo.

By Botanico.

Acho que isso basta!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Ahura-Mazda

Mensagem por Ahura-Mazda »

videomaker escreveu:
o anátema escreveu:
videomaker escreveu:

By Botanico.

Acho que isso basta!

O mesmo se pode dizer do Espiritismo. Por que não simplificar dizendo logo que é charlatanismo?
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Outro Doctor Fritz. Queria eu saber...

Mensagem por Gilghamesh »

espiritismo é charlatanismo!

Pronto, dito está! :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

videomaker

Mensagem por videomaker »

Ahura-Mazda escreveu:
videomaker escreveu:
o anátema escreveu:
videomaker escreveu:

By Botanico.

Acho que isso basta!

O mesmo se pode dizer do Espiritismo. Por que não simplificar dizendo logo que é charlatanismo?

Vamos as provas? :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Gilghamesh escreveu:espiritismo é charlatanismo!

Imagem

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Azathoth escreveu:
Gilghamesh escreveu:espiritismo é charlatanismo!

Imagem

:emoticon16:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

:emoticon16:
Imagem

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Botanico escreveu:Seu Ana-Thema,
Inventar um suporte extra-físico é só transferir o problema: melhor ficar só no espírito, pois esse simplifica a coisa.

Mas Botanico, AMOR DA MINHA VIDA! O espírito É um "suporte extra-físico", meu lindo. É claro que você SABE disso, mas fica bonitinho na fita pra mim se eu lembrar este ponto tão singelo e demonstrar o quanto o seu discurso é frágil, tênue e diáfano. Tão diáfano quanto o perispírito das boas almas iluminadas, hihi!

Botanico escreveu:Você não foi claro o bastante, mas suponho que essa teoria diga que as memórias fiquem guardadas nos cérebros dos vivos (pois assim eliminaria o suporte extra-físico _ tão asqueroso para os materialistas), que passariam para os vivos da geração seguinte por algum método de transmissão telepática inconsciente... Só que ninguém até agora descreveu o mecanismo da telepatia.

Mas Botanico, AMOR DA MINHA VIDA! Ninguém até agora descreveu exatamente como se processam as reencarnações, desencarnações, a sobrevivência da consciência após a morte do corpo físico, etc, e é claro que você SABE disso. Mas fica bonitinho na fita pra mim se eu lembrar este ponto tão singelo e demonstrar o quanto o seu discurso é frágil, tênue e diáfano. Tão diáfano quanto o perispírito das boas almas iluminadas, hihi!

Botanico escreveu:Gozado essa gente: preferem complicar do que simplificar!

O que pode ser mais simples do que "morreu, acabou"? E é CLARO que você sabe disso.

Bjinhos.
É um problema espiritual, chupe pau!

Botanico

Mensagem por Botanico »

Inventar um suporte extra-físico é só transferir o problema: melhor ficar só no espírito, pois esse simplifica a coisa.

betossantana escreveu:Mas Botanico, AMOR DA MINHA VIDA! O espírito É um "suporte extra-físico", meu lindo. É claro que você SABE disso, mas fica bonitinho na fita pra mim se eu lembrar este ponto tão singelo e demonstrar o quanto o seu discurso é frágil, tênue e diáfano. Tão diáfano quanto o perispírito das boas almas iluminadas, hihi!

Seu Beto, já que você pegou o bonde andando, então eu explico: por espírito estou entendendo que se trata de uma entidade, extra-física que seja, mas que retém integralmente o que uma pessoa foi nesta e em outras vidas passadas. Isso nós verificamos quando o tal espírito se manifesta através de um médium, onde mostra ter as lembranças, preconceitos, idiossincrasias, etc e tal de um dado falecido.

Já o seu Ana-Thema diz que só um desses componentes, a memória, ficaria retida sabe-se lá onde (ele não disse), persistindo extra-fisicamente sabe-se lá em que (também não disse). Essa é a diferença entre os nossos argumentos... Argumentos os quais não lhe devem interessar a mínima...

Botanico escreveu:Você não foi claro o bastante, mas suponho que essa teoria diga que as memórias fiquem guardadas nos cérebros dos vivos (pois assim eliminaria o suporte extra-físico _ tão asqueroso para os materialistas), que passariam para os vivos da geração seguinte por algum método de transmissão telepática inconsciente... Só que ninguém até agora descreveu o mecanismo da telepatia.

betossantana escreveu:Mas Botanico, AMOR DA MINHA VIDA! Ninguém até agora descreveu exatamente como se processam as reencarnações, desencarnações, a sobrevivência da consciência após a morte do corpo físico, etc, e é claro que você SABE disso. Mas fica bonitinho na fita pra mim se eu lembrar este ponto tão singelo e demonstrar o quanto o seu discurso é frágil, tênue e diáfano. Tão diáfano quanto o perispírito das boas almas iluminadas, hihi!

Bem, em vários livros espíritas isso está descrito, embora se possa admitir que seja ASQ (acredite se quiser). O que me basta é que um médium que nunca conheceu, nem ouviu falar de certo defunto, fala, escreve e sabe de coisas que esse defunto saberia e não teria como saber disso assim no tapa. Nenhum cético, parapsicólogo, ou outro ólogo qualquer me explicou como isso acontece, exceto com lances mirabolantes e até mais fantásticos do que os próprios fantasmas...

betossantana escreveu:O que pode ser mais simples do que "morreu, acabou"? E é CLARO que você sabe disso.

Bjinhos.

É... se NUNCA houvesse qualquer evento de manifestação de espíritos de defuntos, de forma tão bem feita e convincente, e que não restasse aos céticos apenas mentir e debochar dos relatos, então eu concordaria com você.

Botanico

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:Mas Botanico, AMOR DA MINHA VIDA! O espírito É um "suporte extra-físico", meu lindo. É claro que você SABE disso, mas fica bonitinho na fita pra mim se eu lembrar este ponto tão singelo e demonstrar o quanto o seu discurso é frágil, tênue e diáfano. Tão diáfano quanto o perispírito das boas almas iluminadas, hihi!

Seu Beto, já que você pegou o bonde andando, então eu explico: por espírito estou entendendo que se trata de uma entidade, extra-física que seja, mas que retém integralmente o que uma pessoa foi nesta e em outras vidas passadas. Isso nós verificamos quando o tal espírito se manifesta através de um médium, onde mostra ter as lembranças, preconceitos, idiossincrasias, etc e tal de um dado falecido.

Já o seu Ana-Thema diz que só um desses componentes, a memória, ficaria retida sabe-se lá onde (ele não disse), persistindo extra-fisicamente sabe-se lá em que (também não disse). Essa é a diferença entre os nossos argumentos... Argumentos os quais não lhe devem interessar a mínima...

betossantana escreveu:Mas Botanico, AMOR DA MINHA VIDA! Ninguém até agora descreveu exatamente como se processam as reencarnações, desencarnações, a sobrevivência da consciência após a morte do corpo físico, etc, e é claro que você SABE disso. Mas fica bonitinho na fita pra mim se eu lembrar este ponto tão singelo e demonstrar o quanto o seu discurso é frágil, tênue e diáfano. Tão diáfano quanto o perispírito das boas almas iluminadas, hihi!

Bem, em vários livros espíritas isso está descrito, embora se possa admitir que seja ASQ (acredite se quiser). O que me basta é que um médium que nunca conheceu, nem ouviu falar de certo defunto, fala, escreve e sabe de coisas que esse defunto saberia e não teria como saber disso assim no tapa. Nenhum cético, parapsicólogo, ou outro ólogo qualquer me explicou como isso acontece, exceto com lances mirabolantes e até mais fantásticos do que os próprios fantasmas...

betossantana escreveu:O que pode ser mais simples do que "morreu, acabou"? E é CLARO que você sabe disso.

Bjinhos.

É... se NUNCA houvesse qualquer evento de manifestação de espíritos de defuntos, de forma tão bem feita e convincente, e que não restasse aos céticos apenas mentir e debochar dos relatos, então eu concordaria com você.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Que bonitinho esse rosinha, Botanico. Amei.
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado