Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

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rapha...
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Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por rapha... »

O Globo escreveu:Lições do apagão aéreo (nos EUA)

Artigo - RUBENS BARBOSA
O Globo
26/12/2006


Nos EUA, há duas décadas e meia atrás, no dia 3 de agosto de 1981, cerca de 13.000 controladores de tráfego aéreo, liderados pelo sindicato Patco, entraram em greve ocasionando um grande problema logístico para a população e para a economia norte-americanas.

A greve teve como principais razões questões econômicas, como salários, estresse no relacionamento entre o órgão estatal que comandava o setor aéreo FAA (equivalente à Anac) e os controladores e também de gestão pública.

Na época se deu muita ênfase à questão salarial, mas, na realidade, a principal reivindicação não era essa, mas a forma de tratamento por parte da FAA em relação à categoria, o que estava causando problemas psicológicos nos controladores. O sindicato que comandou a greve procurava, assim, obter melhores condições de trabalho, maiores salários e a redução da carga horária para uma semana de 32 horas.

A reação de Washington foi rápida e eficiente, como era de se esperar em circunstância dessa gravidade.

O presidente Ronald Reagan, no mesmo dia do anúncio da paralisação do trabalho, assumiu o comando das providências e fez pronunciamento público nos jardins da Casa Branca, televisionado para toda a nação, declarando a greve ilegal por representar um perigo para a segurança nacional. Reagan, ao referir-se à decisão tomada pelo sindicato, fez menção ao compromisso assumido pelos controladores de não entrar em greve contra o Estado. Disse que a lei havia sido violada e deu um prazo de 48 horas para que eles retornassem ao trabalho. Não deixou de registrar que, mantida a greve, os contratos dos controladores seriam terminados e eles seriam sumariamente demitidos do serviço público.

Como as reivindicações dos controladores eram públicas e a ameaça de greve era de conhecimento geral, o governo havia tomado oportunamente suas providências acautelatórias. O prazo de 48 horas foi concedido para permitir a substituição dos controladores por outros que haviam sido treinados secretamente. Nesse período, pelas medidas tomadas, somente 20% do tráfego aéreo haviam sido afetados.

No dia 5, havendo fracassado as negociações e não tendo havido a suspensão da greve e o conseqüente retorno dos controladores ao trabalho, o presidente Ronald Reagan demitiu 11.359 controladores de tráfego aéreo grevistas e proibiu que eles pudessem ser readmitidos no serviço público federal. A greve representou a maior derrota sindical nos EUA em 60 anos.

Os grevistas foram substituídos inicialmente por controladores não afiliados ao sindicato, supervisores, pessoal de serviço e, em alguns casos, por controladores transferidos temporariamente de outros lugares. Alguns militares substituíram os civis enquanto estes estavam sendo treinados.

A maior crise da história do transporte aéreo nos EUA deveria servir de exemplo e de ensinamentos em relação à gerência de crises no setor:

- resposta rápida para um problema com seriíssimos impactos sobre a população - que nada tem a ver com o problema - e sobre a economia em um país das dimensões dos EUA;

- liderança do próprio presidente para a solução do problema, dada a sua gravidade;

- gestão eficiente, que demonstre que as autoridades estão preparadas para situações de crise e possam antecipar problemas, com planos de emergência, como foi feito com o treinamento secreto de controladores para substituir os grevistas;

- exercício da autoridade para poder tomar decisões difíceis a fim de fazer cumprir a lei vigente; e

- coragem para invocar os riscos para a segurança nacional com o objetivo de evitar que a crise possa estender-se.

Não é por acaso que lembro o que aconteceu há 25 anos no país com o maior tráfego aéreo do mundo e recordo como o governo dos EUA gerenciou a crise minimizando os efeitos negativos sobre a economia e sobre a vida dos usuários.

Talvez a análise de como o governo de Washington administrou o apagão aéreo e suas lições possam ajudar a resolver a maior crise do setor aéreo nacional que já dura mais de dois meses e que só adquiriu a dimensão atual pela ocorrência da maior tragédia aérea de nossa história.

No dia 10 de dezembro, o governo brasileiro avaliou publicamente que a crise dos aeroportos havia terminado e que o Brasil vive agora o rescaldo das coisas que aconteceram anteriormente. Nesse período de festas natalinas, a situação caótica nos aeroportos contradiz o otimismo oficial.

E nem as rezas ajudam...

RUBENS BARBOSA é consultor e presidente do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

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cyrix
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Mensagem por cyrix »

Na época eleitoral, Reagan ficou lado a lado com o sindicato dos controladores. Bem, isto não invalida a moral da história, mas sugere que o então presidente americano quase tomou uma rasteira de quem bajulara antes.
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RicardoVitor
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Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por RicardoVitor »

Esse "apagão aéreo" é de interesse de alguns, é muito estranho mandar fechar pistas por motivos fúteis como a presença de um cachorro e pombas na pista ou problemas na estação ILS (instrumento opcional para pousos IFR, poucos aeroportos possuem). Alguém está tentando desesperadamente provocar o caos, por algum motivo. Não é possível tanta coincidência (greve dos controladores, manutenção de pistas, cachorros, pombas, estações inoperantes, etc...). Eu não sei, mas desconfio que há mãos de petralhas por trás disso tudo...
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André
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Mensagem por André »

Solução autoritária e punitiva. Tem que se analisar se as reivindicações e reclamações tem mérito. Aqui no Brasil elas têm.

Logo deve ser formulado um acordo para ser assinado pelos controladores de vôo realizando os ajustes, não apenas no salário que essa não é a principal questão, mas na jornada de trabalho, condições....

Uma vez o acordo firmado, ai sim o Estado tem melhores condições de exigir que uma nova greve não possa ser realizada e se for tem razões para punir os controladores. Pois demonstrou que procurou dar melhores condições, e uma nova greve significa ganância motiva pelo poder que eles tem, ai uma punição como demissão em massa é compreensível e cabível.E deve estar estipulada no acordo.

Essa seria uma solução com dialogo com os controladores de vôo, e suas exigências, além do respeito pelo seu trabalho.

Essa é a solução daqueles que respeitam o trabalhador. A do Reagan demonstra o contrario, o autoritarismo, o não dialogo, e a punição quando o trabalhador ousa reivindicar melhores condições de trabalho. Melhores condições de trabalho uma reivindicação absolutamente justa, e compreensível especialmente para um trabalho de tamanho stress e responsabilidade.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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Samael
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Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por Samael »

Essa categoria está aproveitando sua capacidade de causar caos para reinvindicar. Não que eles não tenham lá suas razões, mas mesmo os sargentos que realizaram a retirada dos corpos dos acidentados do vôo recebem o mesmo que eles, e alguém está vendo esses militares barganharem com vidas humanas?

Espero que o ministro Pires tome a solução adequada.

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Samael
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por Samael »

RicardoVitor escreveu:Esse "apagão aéreo" é de interesse de alguns, é muito estranho mandar fechar pistas por motivos fúteis como a presença de um cachorro e pombas na pista ou problemas na estação ILS (instrumento opcional para pousos IFR, poucos aeroportos possuem). Alguém está tentando desesperadamente provocar o caos, por algum motivo. Não é possível tanta coincidência (greve dos controladores, manutenção de pistas, cachorros, pombas, estações inoperantes, etc...). Eu não sei, mas desconfio que há mãos de petralhas por trás disso tudo...


Seu achismo é gravíssimo e sem sentido algum, visto que os mais prejudicados são justo os petistas, que detém o poder e são agora conhecidos pelo "apagão aéreo" em seu governo.

Às vezes você parece um comunistão bobão virado ao avesso, Ricardo. :emoticon131:

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André
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por André »

Samael escreveu:
RicardoVitor escreveu:Esse "apagão aéreo" é de interesse de alguns, é muito estranho mandar fechar pistas por motivos fúteis como a presença de um cachorro e pombas na pista ou problemas na estação ILS (instrumento opcional para pousos IFR, poucos aeroportos possuem). Alguém está tentando desesperadamente provocar o caos, por algum motivo. Não é possível tanta coincidência (greve dos controladores, manutenção de pistas, cachorros, pombas, estações inoperantes, etc...). Eu não sei, mas desconfio que há mãos de petralhas por trás disso tudo...


Seu achismo é gravíssimo e sem sentido algum, visto que os mais prejudicados são justo os petistas, que detém o poder e são agora conhecidos pelo "apagão aéreo" em seu governo.

Às vezes você parece um comunistão bobão virado ao avesso, Ricardo. :emoticon131:


Ele é não tinha sido comunista na juventude.Mudou de lado mas não o estilo.

:emoticon16:
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O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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André
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por André »

Samael escreveu:Essa categoria está aproveitando sua capacidade de causar caos para reinvindicar. Não que eles não tenham lá suas razões, mas mesmo os sargentos que realizaram a retirada dos corpos dos acidentados do vôo recebem o mesmo que eles, e alguém está vendo esses militares barganharem com vidas humanas?

Espero que o ministro Pires tome a solução adequada.


Pois é eles tem poder. Porém pelo que já li algumas reivindicações são legitimas, logo essas devem ser atendidas na forma de um acordo. Acordo esse que estipule a proibição de futuras greves, com possibilidade de punições graves como demissões em massa. Assim o acordo pode conter um reajuste salarial variável, para acompanhar inflação, menor jornada de trabalho, e melhores condições de trabalho, com mais revezamento, isso implica no treinamento de mais controladores de vôo. Porém tb significaria um compromisso de não mais realizar greves podendo ser punidos, com demissões em massa, multas e afins.

Simultaneamente atende as reivindicações com mérito e traz uma segurança maior que tais greves não vão se repetir.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

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Samael
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por Samael »

André escreveu:
Samael escreveu:Essa categoria está aproveitando sua capacidade de causar caos para reinvindicar. Não que eles não tenham lá suas razões, mas mesmo os sargentos que realizaram a retirada dos corpos dos acidentados do vôo recebem o mesmo que eles, e alguém está vendo esses militares barganharem com vidas humanas?

Espero que o ministro Pires tome a solução adequada.


Pois é eles tem poder. Porém pelo que já li algumas reivindicações são legitimas, logo essas devem ser atendidas na forma de um acordo. Acordo esse que estipule a proibição de futuras greves, com possibilidade de punições graves como demissões em massa. Assim o acordo pode conter um reajuste salarial variável, para acompanhar inflação, menor jornada de trabalho, e melhores condições de trabalho, com mais revezamento, isso implica no treinamento de mais controladores de vôo. Porém tb significaria um compromisso de não mais realizar greves podendo ser punidos, com demissões em massa, multas e afins.

Simultaneamente atende as reivindicações com mérito e traz uma segurança maior que tais greves não vão se repetir.


Certamente. Mas eu não gosto dessa militarização do setor. Militares costumam se proteger mutuamente e dificultar qualquer negociação.

Abraço!

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André
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por André »

Samael escreveu:
André escreveu:
Samael escreveu:Essa categoria está aproveitando sua capacidade de causar caos para reinvindicar. Não que eles não tenham lá suas razões, mas mesmo os sargentos que realizaram a retirada dos corpos dos acidentados do vôo recebem o mesmo que eles, e alguém está vendo esses militares barganharem com vidas humanas?

Espero que o ministro Pires tome a solução adequada.


Pois é eles tem poder. Porém pelo que já li algumas reivindicações são legitimas, logo essas devem ser atendidas na forma de um acordo. Acordo esse que estipule a proibição de futuras greves, com possibilidade de punições graves como demissões em massa. Assim o acordo pode conter um reajuste salarial variável, para acompanhar inflação, menor jornada de trabalho, e melhores condições de trabalho, com mais revezamento, isso implica no treinamento de mais controladores de vôo. Porém tb significaria um compromisso de não mais realizar greves podendo ser punidos, com demissões em massa, multas e afins.

Simultaneamente atende as reivindicações com mérito e traz uma segurança maior que tais greves não vão se repetir.


Certamente. Mas eu não gosto dessa militarização do setor. Militares costumam se proteger mutuamente e dificultar qualquer negociação.

Abraço!


Concordo. O setor deveria ser civil.
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cyrix
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por cyrix »

Samael escreveu:
Espero que o ministro Pires tome a solução adequada.


Ele já deu mostras de não ser o mais adequado para soluções adequadas... :emoticon16:
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betossantana
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por betossantana »

Credo, que solução horrorosa essa do Reagan!! O autor do texto simplesmente não entrou no mérito do pleito dos controladores ser razoável ou não, sendo que até mesmo ele menciona que as condições de trabalho estavam longe de serem satisfatórias pra uma atividade tão importante e que exige tanto dos seus trabalhadores. Claro que a ação do governo foi assim uma COISA, mas como é mesmo que uma ação emergencial como essa pôde deixar o cenário do trabalho no tráfego aéreo americano tranquilo nesse sentido por tanto tempo, de 81 até agora? Com as MESMAS condições de trabalho que os grevistas atacaram? Acho difícil, aposto que providências pra alterar a dinâmica das relações de trabalho nessa atividade específica foram tomadas, já que o governo não seria burro de dar oportunidade pro mesmo problema retornar dali a alguns anos. Já não faz anos e anos que os empregadores capitalistas mais espertos descobriram que o empregado rende mais quando trabalha satisfeito, néan.

Samael escreveu:Seu achismo é gravíssimo e sem sentido algum, visto que os mais prejudicados são justo os petistas, que detém o poder e são agora conhecidos pelo "apagão aéreo" em seu governo.
Às vezes você parece um comunistão bobão virado ao avesso, Ricardo. :emoticon131:


O Ricardito é divertido. Talvez ele ache que o petralhas estejam destruindo a estrutura do tráfego aéreo brasileiro pra justificar a dissolução do Congresso e a tomada da Presidência por um ditador horrível e baixastral. Isso seria impressionante, os deixaria num nível de planejamento e inteligência comparável ao do governo americano.
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RicardoVitor
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por RicardoVitor »

Samael escreveu:
RicardoVitor escreveu:Esse "apagão aéreo" é de interesse de alguns, é muito estranho mandar fechar pistas por motivos fúteis como a presença de um cachorro e pombas na pista ou problemas na estação ILS (instrumento opcional para pousos IFR, poucos aeroportos possuem). Alguém está tentando desesperadamente provocar o caos, por algum motivo. Não é possível tanta coincidência (greve dos controladores, manutenção de pistas, cachorros, pombas, estações inoperantes, etc...). Eu não sei, mas desconfio que há mãos de petralhas por trás disso tudo...


Seu achismo é gravíssimo e sem sentido algum, visto que os mais prejudicados são justo os petistas, que detém o poder e são agora conhecidos pelo "apagão aéreo" em seu governo.


Prejudicados não são, pois toda a estrutura de tráfego aéreo é de responsabilidade militar. Quanto ao "achismo", vamos descobrir se é mesmo com o desenrolar das coisas.

Samael escreveu:Às vezes você parece um comunistão bobão virado ao avesso, Ricardo. :emoticon131:


É um prazer ser o exato oposto de um comunistão. ("Comunistão bobão" é pleonasmo).
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Samael
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por Samael »

RicardoVitor escreveu:
Samael escreveu:
RicardoVitor escreveu:Esse "apagão aéreo" é de interesse de alguns, é muito estranho mandar fechar pistas por motivos fúteis como a presença de um cachorro e pombas na pista ou problemas na estação ILS (instrumento opcional para pousos IFR, poucos aeroportos possuem). Alguém está tentando desesperadamente provocar o caos, por algum motivo. Não é possível tanta coincidência (greve dos controladores, manutenção de pistas, cachorros, pombas, estações inoperantes, etc...). Eu não sei, mas desconfio que há mãos de petralhas por trás disso tudo...


Seu achismo é gravíssimo e sem sentido algum, visto que os mais prejudicados são justo os petistas, que detém o poder e são agora conhecidos pelo "apagão aéreo" em seu governo.


Prejudicados não são, pois toda a estrutura de tráfego aéreo é de responsabilidade militar. Quanto ao "achismo", vamos descobrir se é mesmo com o desenrolar das coisas.

Samael escreveu:Às vezes você parece um comunistão bobão virado ao avesso, Ricardo. :emoticon131:


É um prazer ser o exato oposto de um comunistão. ("Comunistão bobão" é pleonasmo).


E, claro, tudo o que o governo Lula deseja é acirrar tensões contra os militares! Genial! :emoticon12:

Bom, eu penso o mesmo dos liberais. E penso isso dos comunistas também.

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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por betossantana »

RicardoVitor escreveu:Quanto ao "achismo", vamos descobrir se é mesmo com o desenrolar das coisas.
(...)É um prazer ser o exato oposto de um comunistão.


É melhor se preparar, Ricardito! Quando os petralhas DOMINAREM, eu vou me aliar a eles e incluir seu nominho na listinha negra de "subversivos" do novo Estado Totalitário Petista Sul-Americano. Tenha MEDO! :emoticon7:
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Johnny
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Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por Johnny »

É tipo assim (o que muitos pensam, entre politicos e empresários também). "Se você trabalha num cargo em que passou a ser decadente pelas condições no trabalho (inclusive salário), você tem mais é que se fuder. Quem mandou não pensar nisso antes. Agora que busque outro emprego. Té chaio de gari que gostaria de sofrer como você..."

... e por aí vai.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

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Ateu Tímido
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por Ateu Tímido »

RicardoVitor escreveu:Esse "apagão aéreo" é de interesse de alguns, é muito estranho mandar fechar pistas por motivos fúteis como a presença de um cachorro e pombas na pista ou problemas na estação ILS (instrumento opcional para pousos IFR, poucos aeroportos possuem). Alguém está tentando desesperadamente provocar o caos, por algum motivo. Não é possível tanta coincidência (greve dos controladores, manutenção de pistas, cachorros, pombas, estações inoperantes, etc...). Eu não sei, mas desconfio que há mãos de petralhas por trás disso tudo...


O argumento não sustenta a conclusão. Pelo contrário...
Quem está no governo não tentaria, muito menos "desesperadamente", provocar o caos. Além do que, crise em aeroportos, especialmente no Brasil, afeta um número relativamente pequeno de pessoas e mercadorias em trânsito, para que se possa falar em "caos".

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cyrix
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por cyrix »

Ateu Tímido escreveu: Além do que, crise em aeroportos, especialmente no Brasil, afeta um número relativamente pequeno de pessoas e mercadorias em trânsito, para que se possa falar em "caos".


Mas dá uma boa primeria página de jornal :emoticon3:
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Fernando Silva
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Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por Fernando Silva »

"O Globo" 02-04-07
Ato de anarquia
Ricardo Noblat

“A coragem é a primeira
virtude do estadista.”
Winston Churchill, ex-primeiro-ministro inglês durante a 2 a-
Guerra Mundial)

Quem vai pagar a conta do mais recente e desastroso
capítulo do apagão aéreo em cartaz desde outubro?
Ele começou na sexta-feira pela manhã, infernizando
a vida de milhares de pessoas. E acabou
na madrugada do sábado, com o governo posto de
joelhos diante de amotinados controladores de vôo.
Foi uma rendição ampla, geral e irrestrita.

Militar não pode fazer greve
em parte alguma do mundo.
Por estas bandas, certo ou
errado, a maioria dos controladores
de vôo veste farda
da Aeronáutica. Pode ter
razão em reclamar do número
excessivo de aviões que
monitora, da precariedade
dos equipamentos que maneja
e do baixo salário que
recebe. Mas não pode cruzar
os braços. Está escrito na
Constituição que não pode.

Quem atropela a lei está sujeito
a ser condenado. Os
controladores de vôo atropelaram
a lei. “Vamos parar
o país”, gritou um deles no
meio da tarde da sexta-feira
na sede do Cindacta 1, em
Brasília. E o país começou a
parar. A anarquia alastrouse
pelos demais Cindactas
que operam em outras capitais.
Sargentos desacataram
oficiais da Aeronáutica
empenhados em restabelecer
a ordem.

Se a ninguém é permitido
ignorar a lei, é inimaginável
que o faça logo a autoridade
máxima de um dos poderes
da República. Pois foi o que
fez Lula sob a desculpa de
que a segurança do país corria
risco. Partiu dele, que
voava para Washington ao
encontro de Bush, a ordem
para que o ministro Paulo
Bernardo, do Planejamento,
negociasse com os amotinados
em nome do governo.
Brasília era então um deserto
de autoridades.

O ministro Waldir Pires, da
Defesa, voara para o Rio.
Quando quis voltar, foi desaconselhado
a fazê-lo. Os
controladores de vôo não o
queriam por perto. E se negaram
a autorizar a decolagem
do seu avião. A ministra
Dilma Rousseff, da Casa
Civil, estava em Porto Alegre.
O ministro Tarso Genro,
da Justiça, por aí. Os demais
ministros haviam se
mandado para seus estados,
como é costume nos
fins de semana.

O presidente da República
em exercício, o vice José
Alencar, descansava em Belo
Horizonte. Voou às pressas
a Brasília para fazer de
conta de que ali havia um
governo em pleno funcionamento.
De fato, havia um simulacro
de governo a poucas
horas de se render na
sede do Cindacta 1. Coube
ao ministro do Planejamento
assinar os termos da rendição
ditados pelo lado
vencedor.

Os controladores de vôo
queriam aumento de salário?
Terão — a princípio a
título de gratificação de
emergência. Queriam sair
da órbita do comando da
Aeronáutica? Sairão. Ainda
esta semana, Lula assinará
medida provisória criando,
dentro do Ministério da Defesa,
uma espécie de secretaria
especial para se encarregar
do tráfego aéreo. Queriam
a anulação de punições
aplicadas por conta de
atos de indisciplina? Elas
serão anuladas.

O ministro do Planejamento
deixou o Cindacta 1 por uma
porta lateral. O comandante
da Aeronáutica estava disposto
a entrar ali pela porta
da frente. Pouco antes ordenara
a prisão de 18 controladores.
E pretendia estar presente
quando a ordem fosse
cumprida. Qual o quê... Lula
revogou a ordem de prisão.
A decisão do comandante foi
para o espaço. E ele só não
foi junto porque preferiu
manter o emprego.

A performance de Lula lembrou
os idos de 64, quando
o presidente João Goulart
passou a mão na cabeça de
sargentos em greve. O gesto
serviu de senha para que
os militares instalassem no
país uma ditadura que vigorou
por 21 tristes anos. Graças
a Deus vivemos tempos
bem mais interessantes. Ou
não será interessante ver
Lula se reunir esta semana
com um grupo vitorioso de
ex-sublevados?

Depois da reunião, se quiser,
poderá escalar alguém
para pagar por ele a conta
do vexame inaugural do seu
segundo governo — talvez
o indefeso ministro da Defesa.
Chamar o que ocorreu
de vexame é generosidade.
O certo é defini-lo como um
ato de anarquia pilotado
pelo próprio presidente. O
colapso aéreo deu lugar ao
colapso da autoridade.

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O ENCOSTO
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Mensagem por O ENCOSTO »

André escreveu:Solução autoritária e punitiva. Tem que se analisar se as reivindicações e reclamações tem mérito. Aqui no Brasil elas têm.

Logo deve ser formulado um acordo para ser assinado pelos controladores de vôo realizando os ajustes, não apenas no salário que essa não é a principal questão, mas na jornada de trabalho, condições....

Uma vez o acordo firmado, ai sim o Estado tem melhores condições de exigir que uma nova greve não possa ser realizada e se for tem razões para punir os controladores. Pois demonstrou que procurou dar melhores condições, e uma nova greve significa ganância motiva pelo poder que eles tem, ai uma punição como demissão em massa é compreensível e cabível.E deve estar estipulada no acordo.

Essa seria uma solução com dialogo com os controladores de vôo, e suas exigências, além do respeito pelo seu trabalho.

Essa é a solução daqueles que respeitam o trabalhador. A do Reagan demonstra o contrario, o autoritarismo, o não dialogo, e a punição quando o trabalhador ousa reivindicar melhores condições de trabalho. Melhores condições de trabalho uma reivindicação absolutamente justa, e compreensível especialmente para um trabalho de tamanho stress e responsabilidade.



No caso desta crise, acredito que o melhor a ser feito é convocar uma Assembléia Popular, reunindo toda a população brasileira. É a forma mais correta e democrática para ouvir as reivindicações dos controladores, analisar caso a caso, democraticamente, para que todos consigam visualizar o real tamanho da crise, para que as medidas cabiveis sejam definitivamente tomadas por quem realmente entende do assunto: o proletariado. Uma ideia que nasce durante uma assembléia popular sempre irá garantir o pronto atendimento das reivindicações sociais dos trabalhadores.
O ENCOSTO


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Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

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André
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Mensagem por André »

O ENCOSTO escreveu:
André escreveu:Solução autoritária e punitiva. Tem que se analisar se as reivindicações e reclamações tem mérito. Aqui no Brasil elas têm.

Logo deve ser formulado um acordo para ser assinado pelos controladores de vôo realizando os ajustes, não apenas no salário que essa não é a principal questão, mas na jornada de trabalho, condições....

Uma vez o acordo firmado, ai sim o Estado tem melhores condições de exigir que uma nova greve não possa ser realizada e se for tem razões para punir os controladores. Pois demonstrou que procurou dar melhores condições, e uma nova greve significa ganância motiva pelo poder que eles tem, ai uma punição como demissão em massa é compreensível e cabível.E deve estar estipulada no acordo.

Essa seria uma solução com dialogo com os controladores de vôo, e suas exigências, além do respeito pelo seu trabalho.

Essa é a solução daqueles que respeitam o trabalhador. A do Reagan demonstra o contrario, o autoritarismo, o não dialogo, e a punição quando o trabalhador ousa reivindicar melhores condições de trabalho. Melhores condições de trabalho uma reivindicação absolutamente justa, e compreensível especialmente para um trabalho de tamanho stress e responsabilidade.



No caso desta crise, acredito que o melhor a ser feito é convocar uma Assembléia Popular, reunindo toda a população brasileira. É a forma mais correta e democrática para ouvir as reivindicações dos controladores, analisar caso a caso, democraticamente, para que todos consigam visualizar o real tamanho da crise, para que as medidas cabiveis sejam definitivamente tomadas por quem realmente entende do assunto: o proletariado. Uma ideia que nasce durante uma assembléia popular sempre irá garantir o pronto atendimento das reivindicações sociais dos trabalhadores.


Sua tentativa de ser irônico não corresponde ao que escrevi.

O acordo é entre Governo e os controladores de vôo, logo os representantes dos últimos, seja sindicato ou liderança, tem que chegar a um comum acordo com o governo. Seria preferível com a permissão das Forças Armadas para evitar tensão, mas isso ao que parece não se processou embora a situação esteja indefinida ainda.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 3672.shtml

Sobre a ampliação da Democracia vc de forma irônica, caracteriza de forma não procedente o que defendo. Jamais defenderia o que vc expôs, nem qualquer sistema mais burocratizaste, ou mais lento. Os acordos devem ser entre os envolvidos. E em questões nacionais o momento para isso são as eleições, e o período que as antecede, dos debates, e ai poderiam ser votados políticos e propostas, para ampliar a participação popular no processo decisório.

No âmbito local, com periodicidade, divisão, podem ter espaços para controle popular, e fiscalização, além de mecanismos de participação no poder, sem com isso anular o poder dos políticos, apenas diminuir o seu arbítrio, e forçar que cumpram as leis, e que em conjunto com a população, desenvolvam medidas, para sanar as prioridades, espaço esse livre, de debate, aonde todo cidadão tem voz.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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rapha...
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por rapha... »

Samael escreveu:Essa categoria está aproveitando sua capacidade de causar caos para reinvindicar. Não que eles não tenham lá suas razões, mas mesmo os sargentos que realizaram a retirada dos corpos dos acidentados do vôo recebem o mesmo que eles, e alguém está vendo esses militares barganharem com vidas humanas?

Espero que o ministro Pires tome a solução adequada.


Como os que causaram esses problemas são militares, estão regidos sob um código de conduta que os impede de "causar caos para reinvidicar". Fizeram-no e agora são criminosos. Desrespeitaram leis militares e puseram em risco a segurança de várias pessoas.

O ministro Pires já se mostrou um total incompetente. O olho da rua seria seu melhor destino.

E o presidente poderia parar de fazer joguinhos com cargos importantes como ministérios e pôr gente capaz para controlá-los.

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rapha...
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Re: Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por rapha... »

Ateu Tímido escreveu:Além do que, crise em aeroportos, especialmente no Brasil, afeta um número relativamente pequeno de pessoas e mercadorias em trânsito, para que se possa falar em "caos".


Não queira minimizar a situação.

É um caos no transporte aéreo.

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SickBoy
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Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por SickBoy »

Concordo que os militares devem ser julgados pelo próprio de conduta deles. mas o problema é issaqui ó:

O prazo de 48 horas foi concedido para permitir a substituição dos controladores por outros que haviam sido treinados secretamente.


não temos controladores substitutos não é?

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rapha...
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Re.: Como os EUA resolveu a crise aérea há 25 anos

Mensagem por rapha... »

Não temos nem um plano para resolver a situação.

Trancado