Dell lança computador ´sem´ sistema operacional

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Dell lança computador ´sem´ sistema operacional

Mensagem por Johnny »

Computador vem com disco de instalação da distribuição de Linux FreeDOS
Alexandre Barbosa

Dell: micro `sem´ sistema
O micro `sem´ sistema da Dell

SÃO PAULO - A imprensa mundial replicou a notícia: a Dell está vendendo um computador com Linux. No Brasil, o mesmo anúncio assumiu um discurso um pouco diferente. A máquina será comercializada sem sistema operacional.

No caso, será um notebook da linha Latitude, o D520, da linha nSeries. Segundo o informe da companhia distribuído à imprensa, o micro é voltado a clientes "que têm a necessidade de utilizar outros sistemas em suas máquinas". Entenda-se outros sistemas qualquer um que não seja alguma versão de Windows (XP ou Vista, as opções atuais).

De fato, não há nenhum sistema operacional no micro, mas o mesmo vem acompanhado de um disco contendo o Linux FreeDOS, cuja instalação no notebook fica a cargo do usuário.

A diferença? O D520 só terá suporte técnico relativo ao hardware. Qualquer problema de instalação ou problemas técnicos com software ficarão a cargo do usuário. O Latitude D520n é oferecido a partir de R$ 2.599,00. Pesando 2,2Kg, o portátil vem equipado com processador Intel Celeron M430, tela LCD de 15 polegadas, 512MB de memória e 1 ano de garantia, só para o hardware.

Outros opções em Linux da Dell incluem os micros de mesa OptiPlex 745n, 740n e 320n, nas mesmas condições (sem sistema operacional) para empresas e, no caso de usuários domésticos, os modelos Dimension C521n e E521n.

-------------------------------------------------------------

Agora, uma pergunta que eu gostaria de fazer para os Linuxers. O que eu faço com um FreeDos???
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Dick

Re: Dell lança computador ´sem´ sistema operacional

Mensagem por Dick »

Johnny escreveu:Agora, uma pergunta que eu gostaria de fazer para os Linuxers. O que eu faço com um FreeDos???

É para ser educado? :emoticon12:

Só lembrando que a Positivo já fez isto aqui no Brasil. Com um pouquinho de sorte, encontras um note celeron 1.4, 256 de ram e 40 de disco por uns R$ 1500,00. Comprei assim que achei um "sem sistema". Claro, desinstalei o sistema inexistente e instalei um que existe! :emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Johnny

Re.: Dell lança computador ´sem´ sistema operacional

Mensagem por Johnny »

Por que educado Let??? Eu fui realista apenas. O que eu faço com um FreeDos? Que eu posso instalar qualquer SO que eu queira, eu entendi. Mas vir com um SO DOS??? Isso que eu perguntei. O que eu faço com isso?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

É muito ruim o FreeDOS? :emoticon5:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Qual a vantagem disto? Já acho um saco ter que mandar arrumar o note com a cobertura completa, imagina ter que diagnosticar se é problema de hardware ou de software...E prá que serve o FreeDOS?

Meu Latitude é D510. É um bom bichinho...

Dick

Re: Re.: Dell lança computador ´sem´ sistema operacional

Mensagem por Dick »

Johnny escreveu:Por que educado Let??? Eu fui realista apenas. O que eu faço com um FreeDos? Que eu posso instalar qualquer SO que eu queira, eu entendi. Mas vir com um SO DOS??? Isso que eu perguntei. O que eu faço com isso?

Acho que não entendestes: você perguntou "o que eu faço com isso?". E eu disse se era para EU ser educado na resposta! :emoticon19:

Mas, voltando, é claro que os caras já fazem isto para você instalar o Uíndous Piratão 9.0! Tirando o Windows do bixinho ele fica uns 600 pila mais barato, atraindo mais os compradores. E dá-lhe incentivo à pirataria!
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

o anátema

Mensagem por o anátema »

Segundo o artigo da wikipédia, FreeDOS não é linux, é DOS, só que não MS, mas em código aberto/GPL.

Ou existe algo como "linux freedos" que é uma segunda coisa, ou alguém confundiu software livre/GPL com linux.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

É. Incentivo à " montagem ".

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

o anátema escreveu:Segundo o artigo da wikipédia, FreeDOS não é linux, é DOS, só que não MS, mas em código aberto/GPL

Meu... que sacanagem da Dell fazer isso!

Faz sentido a pergunta do Johnny... o que fazer com isso? :emoticon5:

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

É só economia de licensa OEM.

Dick

Mensagem por Dick »

King In Crimson escreveu:É só economia de licensa OEM.

Claro, claro: dê um pulo no camelô mais próximo e compre um Windows Vista "Licenciado" por 15 pila, pronto! Um note coisa fina e barato. Viva a Dell!!!!!!
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

o anátema

Mensagem por o anátema »

no mesmo artigo da wikipedia ainda diz que os pcs da dell não são mais baratos por isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

King In Crimson

Deviam ser.

Mig...

Mensagem por Mig... »

E agora rapha?

o anátema

Mensagem por o anátema »

É, também quero explicações agora.

www.talkorigins.org

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Free DOS, que eu saiba, é só uma versão livre do DOS, como o antigo DR DOS. Só serve para o computador dar boot e permitir ao usuário instalar alguma coisa.
É só para ele não parar logo no início avisando que não encontrou o SO.

Na verdade, dá para fazer muita coisa. Há editores de texto, planilhas, banco de dados, jogos etc.
Foi nessa época que o Bill Gates disse que ninguém precisava de mais de 640K de RAM.

Minha firma trabalhou durante anos com o DOS em computadores que nem tinham HD. Era tudo em disquete 5 1/4.
Tinha até rede.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Free DOS, que eu saiba, é só uma versão livre do DOS, como o antigo DR DOS. Só serve para o computador dar boot e permitir ao usuário instalar alguma coisa.
É só para ele não parar logo no início avisando que não encontrou o SO.

Na verdade, dá para fazer muita coisa. Há editores de texto, planilhas, banco de dados, jogos etc.
Foi nessa época que o Bill Gates disse que ninguém precisava de mais de 640K de RAM.

Minha firma trabalhou durante anos com o DOS em computadores que nem tinham HD. Era tudo em disquete 5 1/4.
Tinha até rede.

Fernando, isso faz um tempinho. Não seria mais lógico enviarem sem SO ou com o Linux, FreeBSD ou sei lá instalado (como o fazem alguns) ou com um CD do dito cujo ou sem nada mesmo?
Agora, quem será o maluco que irá querer instalar um DOS e depois ter de pedir para alguém procurar na internet aplicativos para DOS para ele usar??? . Ele vai buscar o que? WordStar? Auto Cad R10? Lotus 123 for DOS? Não faz sentido algum isso! Mas tem uma luz no fim do túnel. Me parece que existe uma portaria obrigando montadores e produtores de PC a fornecerem um SO OEM junto com a máquina. ISso inclusive gerou uma briguinha entre eu e uma loja pois eu queria sem SO e ela dise que não podia vender sem o Windows. Daí eu disse que queria Linux (isso em 2000) e ela bateu o pé e não vendeu pois não podia (?).
Como está hoje eu não sei pois ainda não fui comprar nenhum PC novo.

Imagem

Apocaliptica

Vocês estão me deixando curiosa. Vou ligar para lá ( onde comprei meu L510, faz 8 meses e veio com Windows XP) e perguntar afinal o que significa essa invenção sem sentido.

Apocaliptica

Lotus 123 for DOS?

Putz...heheheh Não tenho menor saudade disto... :emoticon1:

King In Crimson

Johnny escreveu:Fernando, isso faz um tempinho. Não seria mais lógico enviarem sem SO ou com o Linux, FreeBSD ou sei lá instalado (como o fazem alguns) ou com um CD do dito cujo ou sem nada mesmo?
Como sabem que todo mundo vai apagar o que for pra instalar o Windows Corsair Edition, economizam o tempo e o dinheiro.

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Apocaliptica escreveu:Vocês estão me deixando curiosa. Vou ligar para lá ( onde comprei meu L510, faz 8 meses e veio com Windows XP) e perguntar afinal o que significa essa invenção sem sentido.

Apo... tem umas coisas que você precisa ver com os próprios olhos! :emoticon1: Então clique no botão iniciar e depois em executar... digite CMD e depois clique em ok.

Agora imagine pagar R$ 2600,00 em um computador que... além de você ter que instalar o sistema operacional, tudo que você terá acesso será a uma tela preta com um cursor piscando? :emoticon5:

Interface gráfica pra quê? LINHA DE COMANDO's Rule
Browser pra quê? TELIX's Rule
Editor de email e texto pra quê? BLUEWAVE e WORDSTAR's Rule
Internet pra quê? BBS's Rule
Banda larga? MODEM Zoltrix 2400 kbps Jumpeado ISA :emoticon45:

Essa estratégia da Dell ficou estranha!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Shanaista escreveu:Interface gráfica pra quê? LINHA DE COMANDO's Rule

Mas havia jogos para DOS. Aliás, todos os jogos eram para DOS. O Windows atrapalhava o desempenho e comia memória.

Eu baixava fotos no BBS e abria em DOS (Xuxa pelada, por exemplo :emoticon16: )
Shanaista escreveu:Editor de email e texto pra quê? BLUEWAVE e WORDSTAR's Rule

Eu usava o Banana.com e o SLMR.
Shanaista escreveu:Internet pra quê? BBS's Rule

A Internet funcionava sem browser. A Web é uma coisa recente. Todos os fóruns do mundo (mais de 30 mil) ficavam agrupados numa árvore de diretórios da Usenet.
Shanaista escreveu:Banda larga? MODEM Zoltrix 2400 kbps Jumpeado ISA :emoticon45:

O meu era USRobotics 28kbps.

Apocaliptica

Shanaista escreveu:
Apocaliptica escreveu:Vocês estão me deixando curiosa. Vou ligar para lá ( onde comprei meu L510, faz 8 meses e veio com Windows XP) e perguntar afinal o que significa essa invenção sem sentido.

Apo... tem umas coisas que você precisa ver com os próprios olhos! :emoticon1: Então clique no botão iniciar e depois em executar... digite CMD e depois clique em ok.

Agora imagine pagar R$ 2600,00 em um computador que... além de você ter que instalar o sistema operacional, tudo que você terá acesso será a uma tela preta com um cursor piscando? :emoticon5:

Interface gráfica pra quê? LINHA DE COMANDO's Rule
Browser pra quê? TELIX's Rule
Editor de email e texto pra quê? BLUEWAVE e WORDSTAR's Rule
Internet pra quê? BBS's Rule
Banda larga? MODEM Zoltrix 2400 kbps Jumpeado ISA :emoticon45:

Essa estratégia da Dell ficou estranha!

Caramba. eu sei, mexia com DOS antigamente. Mas o Johnny diz que fica bem mais barato, não disse? No fim, sai é muito mais caro....vai entender mesmo.
Eu ainda não entendi a estratégia. A maioria das pessoas prefere que já entreguem todo o pacote pronto. Por que complicar?

Pug

Mensagem por Pug »

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Fernando Silva escreveu:
Shanaista escreveu:Interface gráfica pra quê? LINHA DE COMANDO's Rule

Mas havia jogos para DOS. Aliás, todos os jogos eram para DOS. O Windows atrapalhava o desempenho e comia memória.

Eu baixava fotos no BBS e abria em DOS (Xuxa pelada, por exemplo :emoticon16: )
Shanaista escreveu:Editor de email e texto pra quê? BLUEWAVE e WORDSTAR's Rule

Eu usava o Banana.com e o SLMR.
Shanaista escreveu:Internet pra quê? BBS's Rule

A Internet funcionava sem browser. A Web é uma coisa recente. Todos os fóruns do mundo (mais de 30 mil) ficavam agrupados numa árvore de diretórios da Usenet.
Shanaista escreveu:Banda larga? MODEM Zoltrix 2400 kbps Jumpeado ISA :emoticon45:

O meu era USRobotics 28kbps.

Que nostalgia ler isso Fernando... mas assim, quando eu comecei acessar a net... o ambiente já era gráfico!

Só vi os BBS's em telas ASCII... CarbonCopy's Rule :emoticon1:

Banana.com e SLMR fui conhecer agora... :emoticon16:

Trancado