Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Sr. Incógnito escreveu:isso é você que tem que saber...
A desigualdade de Bell eu conheço, ao menos em termos qualitativos. A questão é se vc já leu a respeito e sua opinião, caso tenha lido. Não estou fazendo nenhum jogo, apenas tentando entender supostos pontos de vista discordantes do meu. Abç Leo
Sr. Incógnito escreveu:me expressei mal: A essa altura do campeonato, vc já deve saber se ela "nega" ou não o pnc...
Apesar de vc não ter respondido minah pergunta, considero que viola no sentido clássico (uma vez que a sobreposição indica que o spin é horário e anti-horário (não horário). Em termos da mecânica quântica, não, pois não é possível apontar tais fatos antes da medição (mesmo no tempo a, na falta de termo apropriado, uma retroação da informação no “tempo” quanto da medição). Isso implica em definir a rotação da partícula inclusive no tempo. E vc , o q acha? Abç Leo Abç Leo
A natureza faz coisas que em certas escalas a nossa razao é insuficiente para entender. A lógica é algo de útil num mundo de objectos médios (onde a evoluçao decorreu). Mas as coisas que ocorrem a uma picoescala ou a escalas astronómicas podem ser bem diferentes. E aquilo que disse reflete (julgo eu) algo que os cientistas viram acontecer (para seu espanto, já que eles também evoluiram numa terra de objectos de tamanho médio).
Outras coisas como o principio da conservaçao de energia (que na física clássica se julgava um dogma inviolável) é violado na natureza quando ocorrem transiçoes quanticas (pelo menos durante uma fracçao de segundo).
Mas claro, se a lógica vem de Deus (se temos essa crença) de imediato os olhos se fecham a outras possibilidades. E ainda por cima se diz que o Omnipotente nao pode violar o PNC, ainda que esteja fora do tempo e o principio da causalidade nao se aplicar na atemporalidade.
Nao vou fazer isso. Nao aceito desafios (isso é coisa de gente insegura). Falo daquilo que quero e posto como quero. Ás até consigo descobrir a pólvora sozinho . E é assim que sempre fui...
Sr. Incógnito escreveu: eu acho que se uma conclusão é a de que algo é x e não-x ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto, então ela deve ser abandonada por ser sem sentido! antes de tudo, não vá dizer que os fatos observados mostram isso, pois não é verdade... uma certa descrição "pode" (na verdade não seria uma descrição, então) ser assim, mas aí seria sem sentido, incoerente e deve ser abandonada e revisto todos os parâmetros (ela nem seria falsa, pois seria sem sentido)
“Mas o princípio criativo reside na matemática. Num certo sentido, portanto, considero verdade que o puro pensamento é capaz de aprender a realidade, como sonhavam os antigos”
“Quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado nesse ou naquele fenômeno. Quero saber Seus pensamentos, o resto são detalhes.”
“Observar ou não uma coisa, depende da teoria em que se baseia. É a teoria que decide o que pode ser observado.”
As 3 declarações acima, de Albert Einstein, resumem minhas idéias. Quando conheço uma teoria que é capaz de descrever fenômenos observados e faze previsões de sucesso (ai digo da maior precisão que qualquer teoria na história da ciência foi capaz), não vejo qualquer racionalidade em desprezá-la. É algo absolutamente prático. Abandonar uma teoria que impulsiona a ciência sem o menor indício experimental que ela esteja errada? Não parece científico ou racional. Veja, talvez eu esteja interpretando errado tudo o que li de suas postagens, mas, se for assim, me aponte minha distorção de seus textos. Vamos a uma segunda consideração. Vamos para o mundo clássico (acho que vai bem com o exemplo que vc deu). Uma pessoa só pode “estar vida” ou “não estar viva”. Vamos analisar estas hipóteses dentro da ótica da relatividade. Peguemos a seguinte declaração de Einstein: “Pessoas como nós, que acreditam em física, sabem que a distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma ilusão teimosamente persistente.” Levado a termo esta declaração, de lastro claro na teoria da relatividade, uma pessoa pode estar viva e não viva, aliás, todas as pessoas estariam “vivas” e “não vivas”. Peço para vc explorar o assunto. Minha opinião: a racionalidade, a lógica, não deve se limitar a tempo e espaço, a padrões físicos aparentes. Ela deve ser atemporal, não-local e metafísica. Abç Leo
A lógica de quem observa deve levar em conta os referenciais, isso é lógico.
Em um exemplo hipotético de uma esfera girando com certa velocidade entre dois observadores, um de frente para o outro, cada um vendo o sentido da rotação. Nada mais há.
Poderia se dizer que bola=sentido horário e bola=sentido anti-horário.
Se houverem n observadores, teremos n resultados, para uma só propriedade da bola.
Viram? No mundo quântico, com poucos referenciais a coisa fica estranha. Acho.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
Sr. Incógnito escreveu:se sua pergunta é se Deus pode "fazer" contadições lógicas, a resposta é não. (note as aspas, pois as contradições não são coisas...)
Como você OUSA dizer o que Deus PODE ou NÃO pode fazer???? Ora!!
A física quantica nega tanto a lógica clássica quanto a teoria da relatividade nega a geometria euclidiana.
O ponto é que teorías científicas não negam sistemas matemáticos. Apenas tornam uns mais aplicáveis em certas circunstâncias do que outros.
Se eu misturo dois litros de um reagente com dois litros de outros e, depois da reação tenho três litros de uma substância, isso não significa que na química 2+2 é diferente de 4. Apenas significa que a mera adição é inaplicável em certas circunstâncias.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.