OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por Apocaliptica »

OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem


da Folha Online

Apenas 13,56% dos 28.195 candidatos inscritos para o exame 131 da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) foram aprovados.

Do total, 27.079 fizeram a prova e 5.984 deles passaram na primeira fase. Foram aprovados na segunda fase 3.825 candidatos.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Braz Martins Neto, afirma que "o resultado continua a evidenciar que as faculdades de direito não estão cumprindo com sua missão de formar adequadamente os bacharéis". Para ele, o Exame de Ordem é "imprescindível para mensurar essa deficiência no ensino".

O índice de aprovação ficou próximo das edições dos exames 129 (9,79%), 128 (11,4%), 126 (12%) e 124 (8,57%).

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u19449.shtml

:emoticon15:

Impressionante o que tem de faculdadezinha de Direito neste país, a maioria nem reconhecida pela OAB. Olha nas mãos de quem nós estamos quando precisamos...

O mais triste é ver estudantes de Direito se achando doutores no tema, com uma prepotência natural no metier. Antigamente até podiam...mas agora, não.
Eles que abram o olho. Na hora do Exame da Ordem , como se pode ver, a verdade aparece.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por Botanico »

Salvo engano, houve faculdades que tiraram nota E no provão sucessivamente durante seis ou sete anos... e o MEC nada fez a respeito (tinha essa desculpa de boicote...).

A OAB (apesar de agora estar MUITO preocupada em saber se os dereitos dos caras presos nessa tal de Hurricane foram cerceados) ainda faz um exame decente. E como ficam os médicos, engenheiros e caras cujas burradas podem custar vidas, mas que não são examinados por exame algum?

Alguém sentiu o drama?

Mas a dona OAB não é tudo o que se pensa dela não: a advogada do Marcola, assim como outros envolvidos no crime organizado só receberam leves punições (afinal têm amplo dereito à defesa, certo?)

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por Ateu Tímido »

A OAB não reconhece faculdades de direito. Isso é tarefa do Ministério da Educação. Ela apenas avalia e recomenda as instituições, com base do desempenho dos alunos no exame de ordem.
A proliferação de faculdades que não exijam alto investimento em instalações, como as de direito, é um fenômeno antigo, mas foi extremamente facilitada nos dois últimos governos, simplesmente para melhorar as estatísticas de alunos matriculados no ensino superior e, com isso, o IDH.
O Ex-ministro Paulo Renato dizia que o Brasil ia tirar qualidade da quantidade.
Sabe-se lá quando...
O atual governo mantém essa política de "porteira aberta"... :emoticon8:

Avatar do usuário
Amenemés
Mensagens: 85
Registrado em: 30 Mar 2007, 14:13

Re.: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por Amenemés »

Olha pessoal, eu fiz o último exame de ordem e fui aprovado. Sou de uma faculdade do interior do Paraná e particular. Existem faculdades ruins? sim, aos montes. Mas a OAB sempre dá parecer contrário a criação de uma faculdade de direito, por mais perfeita que seja. Na minha o MEC aprovou com conceito máximo e a OAB reprovou. Como o parecer da OAB não é vinculante, é apenas opinativo, a faculdade foi reconhecida.

Mas senhores, tenham convicção do seguinte. A OAB sempre vem com este discurso de que as faculdades são isso e aquilo, que os bachareis são ruins. Eles tem razão em partes? claro que tem. O que eles esquecem de mencionar é que o exame de ordem é rigoroso demais, não sendo a toa que tantos reprovem e os critérios de correção deles beiram a canalhice. Na verdade o que a OAB quer é proteger a classe. Estão se formando muitos advogados e o mercado está saturado. Tantos novos advogados pode significar o desmerecimento da classe, com baixos honorários etc, tal qual ocorreu com os contadores.

Eles são injustos e prepotentes na correção, sendo quase sempre necessário recorrer ao judiciário para conseguir uma correção justa. As questões também simplesmente perguntam coisas que um advogado talvez jamais vejam na vida. Com toda certeza muitos dos elaboradores e membros da OAB não seriam aprovados neste teste. Não é cobrado o básico que todo advogado deve saber para exercer a profissão. Eles descem a minúcias inúteis, sendo dificil o estudante acertar diante de milhões de leis e códigos que existem no Brasil.

É como perguntar ao estudante de medicina qual o nome de um hormõnio insignificante ou de um ossinho X qualquer, coisa que não o avalia enquanto médico.

Por isso a versão é sempre dada só pela OAB, e não é bem assim que funciona.

Apocaliptica

Re: Re.: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por Apocaliptica »

Ateu Tímido escreveu:A OAB não reconhece faculdades de direito. Isso é tarefa do Ministério da Educação. Ela apenas avalia e recomenda as instituições, com base do desempenho dos alunos no exame de ordem.
A proliferação de faculdades que não exijam alto investimento em instalações, como as de direito, é um fenômeno antigo, mas foi extremamente facilitada nos dois últimos governos, simplesmente para melhorar as estatísticas de alunos matriculados no ensino superior e, com isso, o IDH.
O Ex-ministro Paulo Renato dizia que o Brasil ia tirar qualidade da quantidade.
Sabe-se lá quando...
O atual governo mantém essa política de "porteira aberta"... :emoticon8:


Acontece que o Ministério da Educação e a OAB estão em mesas opostas. Como eu não acredito nele, principalmente com seu Hélio Costa por lá, fico com a aprovação ou não pelos critérios da OAB.

Aliás, se todas as profissões no Brasil tivessem um órgão assim rigoroso, não teríamos tantas faculdades sendo abertas em tudo que é esquina, nem tantos alunos pensando que estão se formando, nem tantas empresas a busca de profissionais gabaritados e não encontra ( os melhores são encontrados a dedo), e os clientes e pacientes não encontrariam tanto charlatão ou profissional incapaz no mercado.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 17 Abr 2007, 14:27, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

Re: Re.: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por Apocaliptica »

Amenemés escreveu:Olha pessoal, eu fiz o último exame de ordem e fui aprovado. Sou de uma faculdade do interior do Paraná e particular. Existem faculdades ruins? sim, aos montes. Mas a OAB sempre dá parecer contrário a criação de uma faculdade de direito, por mais perfeita que seja. Na minha o MEC aprovou com conceito máximo e a OAB reprovou. Como o parecer da OAB não é vinculante, é apenas opinativo, a faculdade foi reconhecida.

Mas senhores, tenham convicção do seguinte. A OAB sempre vem com este discurso de que as faculdades são isso e aquilo, que os bachareis são ruins. Eles tem razão em partes? claro que tem. O que eles esquecem de mencionar é que o exame de ordem é rigoroso demais, não sendo a toa que tantos reprovem e os critérios de correção deles beiram a canalhice. Na verdade o que a OAB quer é proteger a classe. Estão se formando muitos advogados e o mercado está saturado. Tantos novos advogados pode significar o desmerecimento da classe, com baixos honorários etc, tal qual ocorreu com os contadores.

Eles são injustos e prepotentes na correção, sendo quase sempre necessário recorrer ao judiciário para conseguir uma correção justa. As questões também simplesmente perguntam coisas que um advogado talvez jamais vejam na vida. Com toda certeza muitos dos elaboradores e membros da OAB não seriam aprovados neste teste. Não é cobrado o básico que todo advogado deve saber para exercer a profissão. Eles descem a minúcias inúteis, sendo dificil o estudante acertar diante de milhões de leis e códigos que existem no Brasil.

É como perguntar ao estudante de medicina qual o nome de um hormõnio insignificante ou de um ossinho X qualquer, coisa que não o avalia enquanto médico.

Por isso a versão é sempre dada só pela OAB, e não é bem assim que funciona.


Exato. E concordo com a OAB. Tem que ser rigoroso mesmo. Assim como deveria haver órgãos com exames rigorosos para todas as profissiões acadêmicas, o que não ocorre.

Ter seu nome aprovado por um exame como este pode ser bom no currículo do profissional. Acho excelente para todo o mercado. O Brasil entrou nessa hipocrissia de faculdade para todos, como se quantidade fosse sinal de qualidade e de bom nível universitário. E o governo se aproveita disto, usa estes números nas estatísticas di Ministério da Educação para dizer que o numero de pessoas nas Universidades aumentou, como se isto fosse mérito do Governo.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por betossantana »

Amenemés escreveu:O que eles esquecem de mencionar é que o exame de ordem é rigoroso demais,


DepenDIA da OAB, né, querido? Agora que é prova unificada no país todo, todo mundo se ferrou, hohohoh.

Amenemés escreveu:não sendo a toa que tantos reprovem e os critérios de correção deles beiram a canalhice. Na verdade o que a OAB quer é proteger a classe. Estão se formando muitos advogados e o mercado está saturado.


Não sei não... sim, claro que a OAB existe também pra fazer reserva de mercado, mas... o exame é importante, até porque muita gente que passa também faz umas petições que são uma bosta.

Amenemés escreveu:Tantos novos advogados pode significar o desmerecimento da classe, com baixos honorários etc, tal qual ocorreu com os contadores.


JÁ significa.

Amenemés escreveu:As questões também simplesmente perguntam coisas que um advogado talvez jamais vejam na vida. Com toda certeza muitos dos elaboradores e membros da OAB não seriam aprovados neste teste. Não é cobrado o básico que todo advogado deve saber para exercer a profissão. Eles descem a minúcias inúteis, sendo dificil o estudante acertar diante de milhões de leis e códigos que existem no Brasil.
É como perguntar ao estudante de medicina qual o nome de um hormõnio insignificante ou de um ossinho X qualquer, coisa que não o avalia enquanto médico.


Ai, eu não suporto essa conversa, sabia? A graduação em geral já é tão medíocre, o trabalho depois de formado em geral também já é tão medíocre, também vamos ter um exame medíocre pra aprovarmos só pessoas medíocres?
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Amenemés
Mensagens: 85
Registrado em: 30 Mar 2007, 14:13

Re.: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por Amenemés »

Eu não falo de exames medíocres, falo de exames sensatos... Não posso garantir que um exame sensato teria mais ou menos aprovações. O que eu estou dizendo é que tem questões muito estapafúrdias e inúteis no exame de ordem. Como falei acima, perguntam coisas inutilizaveis que não avaliam ninguém.

Alguém aí falou que o exame foi unificado...até onde eu sei este que está correndo agora ainda não é unificado não, foi cada OAB do Estado respectivo que elaborou. O que foi unificado foi a data das provas, para evitar que gente de São Paulo ou Paraná, onde o exame é mais rigoroso, fosse para o Acre, por exemplo.

Parece-me que o próximo só terá provas iguais para todos.

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por betossantana »

Amenemés escreveu:Alguém aí falou que o exame foi unificado...até onde eu sei este que está correndo agora ainda não é unificado não, foi cada OAB do Estado respectivo que elaborou. O que foi unificado foi a data das provas, para evitar que gente de São Paulo ou Paraná, onde o exame é mais rigoroso, fosse para o Acre, por exemplo.
Parece-me que o próximo só terá provas iguais para todos.


Fui EU que falei, mas tem certeza disso????? A minha prova, em 2005, foi regional, mas pelo menos a partir da prova seguinte à minha, pelo que sei, o exame já foi elaborado pela CESPE, e eu sempre entendi que era porque a CESPE estava fazendo a prova pra todo o território nacional! Eu, hein...
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Amenemés
Mensagens: 85
Registrado em: 30 Mar 2007, 14:13

Re: Re.: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por Amenemés »

betossantana escreveu:
Amenemés escreveu:Alguém aí falou que o exame foi unificado...até onde eu sei este que está correndo agora ainda não é unificado não, foi cada OAB do Estado respectivo que elaborou. O que foi unificado foi a data das provas, para evitar que gente de São Paulo ou Paraná, onde o exame é mais rigoroso, fosse para o Acre, por exemplo.
Parece-me que o próximo só terá provas iguais para todos.


Fui EU que falei, mas tem certeza disso????? A minha prova, em 2005, foi regional, mas pelo menos a partir da prova seguinte à minha, pelo que sei, o exame já foi elaborado pela CESPE, e eu sempre entendi que era porque a CESPE estava fazendo a prova pra todo o território nacional! Eu, hein...


Olha, eu tenho quase certeza que as provas são diferentes em cada Estado...Mas vou verificar. A que eu fiz no final de 2006 foi elaborada pela Fundação Senhor Bom Jesus aqui do Paraná...

Apocaliptica

Re.: OAB aprova 13,56% dos inscritos no Exame de Ordem

Mensagem por Apocaliptica »

Pesquisa de Opinião:

16/04/2007 - 17h17

Exame de Ordem

Apenas 13,56% dos candidatos foram aprovados no exame 131 da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil). Na sua opinião, de quem é a responsabilidade pelo baixo índice de aprovação?


*Das faculdades, que não têm mostrado preocupação com a qualidade de ensino 36%
1621 votos

*Do MEC, que deveria impor mais rigor para a abertura de cursos 49%
2237 votos

*Da OAB, que aplica um teste muito difícil, além da capacidade dos bacharéis 15%
703 votos

Total 4561 votos

http://polls.folha.com.br/poll/0710606/results

Trancado