Porque fé e religião são inseparáveis?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Porque fé e religião são inseparáveis?

Mensagem por NadaSei »

A primeira coisa a saber é que fé possui mais de um significado.
É como a palavra meditação, que no ocidente significa, pensar e/ou questionar, enquanto no oriente, está mais próxima de se algo como: Estudar e controlar a mente a um ponto onde podemos inclusive "parar de pensar".

A fé como sinônimo de crença é a mais conhecida.
Fé também é sinônimo de confiança, nesse ponto ela também é muito conhecida.
O ultimo significado de fé se refere ao abandono dos medos, da curiosidade e das duvidas, abandono da razão. É nesse ponto que ela ganha extrema importância na religião.

Dependendo da religião, eles podem apelar para crença.
A fé pedida pelo cristianismo, por exemplo, tem os três sentidos.
Eles pedem por confiança (fé) em Deus, Cristo pede para acreditar (ter fé) no que ele diz e, acreditando no que diz, pede para praticar o que ensina, pois a pratica leva a a união com Deus e a vida eterna.
Para se atingir o resultado final dessa pratica, é também necessário o abandono da curiosidade, dos questionamentos e do medo. Dessa forma eles pedem o abandono da razão (fé) e mais um vez confiança (fé) nos desígnios de Deus.

Em religiões como o budismo, eles não pedem por crença, muito pelo contrario, ensinam o ceticismo e a só concordar com algo quando aquilo está de acordo com a razão.
Mesmo em uma religião que diz para não acreditar em nada apenas por acreditar (nem mesmo acreditar no próprio Buda), a fé ainda é importante.
Nesse caso a fé apenas como abandono da razão.

O objetivo de ambas as religiões é nos livrar da ignorância e sofrimento, assim como a dissolução do "eu" ilusório e por consequências a união com o todo.
Ambas pedem pela mesma coisa, porque percebem na mente o problema.
Para controlar essa mente a um ponto onde possa unir-se com o todo, aquilo que causa a separação ilusória tem que ser contido e controlado.
Nesse caso, nossos desejos, medos, duvidas e até mesmo nossa curiosidade tem que ser freiada e eliminada. Isso tudo está intimamente ligado a razão e, só para por completo, quando nossa mente racional cala-se por completo.
Só controlamos totalmente a razão quando somos capazes de liga-la quando queremos e desliga-la quando for nossa vontade.
Se ele estiver ligada o tempo todo, vai vagar sem controle, pois não temos concentração o bastante para controla-la por completo.

Podemos dizer que é como se estivéssemos trancados em um quarto. A porta tem um medidor que só abre quando paramos de pensar por 1 hora.
Se você não parar de pensar, a porta não vai abrir.
Nesse caso você deve por algum meio parar de pensar, abandonar a mente racional, para que a porta se abra e você possa sair.
Isso é muito difícil, pois ficamos o tempo todo pensando em que diabos tem do outro lado da porta. Podemos ter medo e pensar: "Será quem tem um homem com uma metralhadora, pronto para atirar em mim quando a porta se abrir?" ou con desejos: "será quem tem uma gostosona me esperando do outro lado?", ou mera curiosidade: "será que tem outra porta atrás dessa?" etc...
Enquanto ficamos questionado o que pode ter do outro lado, estamos pensando e a porta não abre.
Só vamos saber o que realmente existe lá, desistindo desses medos, desejos e da curiosidade, afinal, só quando pararmos de pensar o porta se abrirá.
Claro que, após a porta se abrir, podemos usar a razão novamente.

De qualquer forma, o abandono temporario da razão (que na realidade leva a um controle pleno da razão) é necessário.
Dessa forma a fé como abandono da razão é inseparável da religião, pois é parte necessária do processo de união com o todo e do controle mental que leva ao fim do sofrimento e morte.

Podemos desvincular por completo a religião da crença, podemos inclusive aliar a religião ao ceticismo, entretanto, ela é inseparável da fé e essa, ao contrario do que muitos pensam, é de extrema importância.
Sem essa fé não se atinge o objetivo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

Re.: Porque fé e religião são inseparáveis?

Mensagem por Apocaliptica »

Devo me matar?

NadaSei

Re: Re.: Porque fé e religião são inseparáveis?

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Devo me matar?

Você é imortal.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

NadaSei escreveu:

Você é imortal.

Pensei que eu tinha Livre Arbítrio.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:
NadaSei escreveu:

Você é imortal.

O livre-arbitirio caso exista, não é absoluto

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

NadaSei escreveu:Você é imortal.

Já cantaram Sandy & Jr!! Que... SE SEPARARAM!!! BUÁÁÁÁ!
É um problema espiritual, chupe pau!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

betossantana escreveu:
NadaSei escreveu:Você é imortal.

Já cantaram Sandy & Jr!! Que... SE SEPARARAM!!! BUÁÁÁÁ!

É bem assim que estou
É tudo que restou
Eu tive que escolher
Entre eu e te perder
Que pena tudo acabou!

Eu cresci e agora sou mulher
Tenho que encarar com muita fé
Seria o bastante

Eu vou seguir o meu caminho e te esquecer
Pensar um pouco em mim, tentar viver
Seria o bastante

O que é imortal
Não morre no final
E se distante é assim

Isso não vai ter fim
Nem se eu quiser você sai de mim
Eu já tentei mas te esquecer assim
Não dá!!!

Quem escolheu fui eu e tenho que aceitar
Mas não foi erro meu
Você no meu lugar
Faria exatamente igual
(REFRÃO)

Isso é imortal...

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:
NadaSei escreveu:

Você é imortal.

O livre-arbitirio caso exista, não é absoluto

Não. Por isto eu posso me matar.

Trancado