Se a polícia é uma instituição corrupta...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re.: Se a polícia é uma instituição corrupta...

Mensagem por Apocaliptica »

Basta ver o nível do coorporativismo, para induzir que eles se protegem, pois fica muito desconfortável para a organização mostrar toda a verdade. Causaria um caos tamanho sem controle.

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re.: Se a polícia é uma instituição corrupta...

Mensagem por Acauan »

Críticas à polícia geralmente são baseadas nas notícias do dia, sempre negativas à corporação, ou em antipatias polarizadas, dos ricos que que entendem que a polícia não os protege e dos pobres que a vêem como ameaça.

Poucos se interessam em conhecer e entender a instituição policial, principalmente – no caso específico de São Paulo – a polícia militar.

O vestibular para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que forma os oficiais da PM paulista é a carreira mais concorrida da Fuvest, com 76,73 candidatos por vaga, contra 35,43 do curso de medicina USP e 54,6 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

A Academia do Barro Branco mantém cursos superiores de reconhecida excelência e seus alunos são os mais selecionados dentre os que procuram o vestibular, o que resulta que o comando da polícia militar é formado por profissionais altamente selecionados e preparados.

Entre os praças, de cada cem inscritos para o posto de soldado da polícia militar apenas cinco, em média, são aprovados na seleção e curso de formação.

Quem sabe alguma coisa sobre o funcionamento orgânico das instituições militares entende que elas refletem as características de seu corpo de oficiais, cuja principal função é manter o espírito de corporação fundamentado nos valores da vida militar.
Os oficiais da PM paulista fazem isto com eficiência notável, o que é imprescindível para manter coesa e disciplinada uma força armada maior que vários exércitos nacionais latino-americanos.

Comparado à ameaça que representa a perda desta coesão e disciplina, as falhas específicas (que não podem ou devem ser admitidas) apesar de tudo são um problema menor.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

betossantana
Contato:

Re: Re.: Se a polícia é uma instituição corrupta...

Mensagem por betossantana »

Acauan escreveu:Poucos se interessam em conhecer e entender a instituição policial, principalmente – no caso específico de São Paulo – a polícia militar.

Blé, a própria existência de uma Polícia MILITAR já é uma maluquice. Ô coisa de país sub-desenvolvido, Deus é mais!!
É um problema espiritual, chupe pau!

videomaker

Re: Se a polícia é uma instituição corrupta...

Mensagem por videomaker »

Na policia de transito é seguro dizer que mais de 95% é corrupta! já na policia de "Ronda" a minoria é corrupta!Acho realmente que não tem jeito... :emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Johnny escreveu:Quando morava em Campinas (acho que já comentei isso no RV antigo) tinha alguns amigos policiais. Era o seguinte. Ou você entrava no esquema ou ...

Precisa falar mais alguma coisa? Agora junte isso à politica, serviços públicos, empresas privadas inclusive e veja quando vai melhorar. Para que isso fosse rompido teriamos de formar uma cadeia crescente de pessoas honestas em posições estratégicas. Mas concordo que quem tá mais fudido nisso tudo é o policial pois ganha uma merreca para salvar a vida dos outros, põe sua própria vida em risco constantemente (vide PCC) com descaso dos governos estaduais e ainda por cima, quando tentam salvar uma pessoa e alguma coisa dá errado, o cara ainda é crucificado. Sem mais comentários...

Posto isso, eu só não consigo entender porque alguém em sã consciência iria querer ser policial.
Eu me refiro à alguém honesto, claro.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

É ai que tá... estamos "supondo" que a policia seja em sua maioria corrupta, o que eu não acredito.
Mas supondo isso, dar condições dignas de trabalho (o que inclui melhores salários), uma corregedoria eficiente e treinamento, vai sanando o problema aos poucos.

Por exemplo, foi dito que: "ou o cara entra no esquema ou...".
Nesse caso, ou ele entra no esquema, ou procura a corregedoria e sana o problema. (os corruptos vão caindo em efeito dominó).
Não precisa nem esperar algum policial "bonzinho" delatar seus companheiro, é possivel "armar" isso infiltrando policiais da corregedoria entre os policiais militares.
Outra questão é que, se a maioria é corrupta, no caso da policia um dos fatores pra isso são os baixos salários.
Dando bons salários e condições dignas de trabalho, eliminamos mais um problema.
Condições dignas de trabalho, incluem capacidade de investigação incluindo uma boa policia científica, capacidade de atuação e segurança para o policial (incluindo o armamento adequado).

Resolver o problema de uma policia corrupta, é diferente de resolver o problema de políticos corruptos, pois no ultimo caso, são eles fazem leis em causa própria.
A policia não tem esse poder.
Bastaria partir uma ordem de cima pra aos poucos resolver o problema.

Particularmente tenho visto excelentes policiais em São Paulo, contrariando assim alguns relatos feitos no tópico.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Márcio escreveu:Posto isso, eu só não consigo entender porque alguém em sã consciência iria querer ser policial.
Eu me refiro à alguém honesto, claro.

Talvez existam algumas pessoas por aí com senso de dever para com os outros forte o bastante pra sobreviver aos percalços de uma vida na polícia brasileira, quem vai saber? Mas tenho pra mim que a maioria das pessoas que entram para a polícia são de gente que apenas tem que sobreviver fazendo alguma coisa... ou gente que gosta de violência, que vive pra ela e que nela morre.
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado