Se a polícia é uma instituição corrupta...
Re.: Se a polícia é uma instituição corrupta...
Basta ver o nível do coorporativismo, para induzir que eles se protegem, pois fica muito desconfortável para a organização mostrar toda a verdade. Causaria um caos tamanho sem controle.
Re.: Se a polícia é uma instituição corrupta...
Críticas à polícia geralmente são baseadas nas notícias do dia, sempre negativas à corporação, ou em antipatias polarizadas, dos ricos que que entendem que a polícia não os protege e dos pobres que a vêem como ameaça.
Poucos se interessam em conhecer e entender a instituição policial, principalmente – no caso específico de São Paulo – a polícia militar.
O vestibular para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que forma os oficiais da PM paulista é a carreira mais concorrida da Fuvest, com 76,73 candidatos por vaga, contra 35,43 do curso de medicina USP e 54,6 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
A Academia do Barro Branco mantém cursos superiores de reconhecida excelência e seus alunos são os mais selecionados dentre os que procuram o vestibular, o que resulta que o comando da polícia militar é formado por profissionais altamente selecionados e preparados.
Entre os praças, de cada cem inscritos para o posto de soldado da polícia militar apenas cinco, em média, são aprovados na seleção e curso de formação.
Quem sabe alguma coisa sobre o funcionamento orgânico das instituições militares entende que elas refletem as características de seu corpo de oficiais, cuja principal função é manter o espírito de corporação fundamentado nos valores da vida militar.
Os oficiais da PM paulista fazem isto com eficiência notável, o que é imprescindível para manter coesa e disciplinada uma força armada maior que vários exércitos nacionais latino-americanos.
Comparado à ameaça que representa a perda desta coesão e disciplina, as falhas específicas (que não podem ou devem ser admitidas) apesar de tudo são um problema menor.
Poucos se interessam em conhecer e entender a instituição policial, principalmente – no caso específico de São Paulo – a polícia militar.
O vestibular para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que forma os oficiais da PM paulista é a carreira mais concorrida da Fuvest, com 76,73 candidatos por vaga, contra 35,43 do curso de medicina USP e 54,6 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
A Academia do Barro Branco mantém cursos superiores de reconhecida excelência e seus alunos são os mais selecionados dentre os que procuram o vestibular, o que resulta que o comando da polícia militar é formado por profissionais altamente selecionados e preparados.
Entre os praças, de cada cem inscritos para o posto de soldado da polícia militar apenas cinco, em média, são aprovados na seleção e curso de formação.
Quem sabe alguma coisa sobre o funcionamento orgânico das instituições militares entende que elas refletem as características de seu corpo de oficiais, cuja principal função é manter o espírito de corporação fundamentado nos valores da vida militar.
Os oficiais da PM paulista fazem isto com eficiência notável, o que é imprescindível para manter coesa e disciplinada uma força armada maior que vários exércitos nacionais latino-americanos.
Comparado à ameaça que representa a perda desta coesão e disciplina, as falhas específicas (que não podem ou devem ser admitidas) apesar de tudo são um problema menor.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- betossantana
- Contato:
Re: Re.: Se a polícia é uma instituição corrupta...
Acauan escreveu:Poucos se interessam em conhecer e entender a instituição policial, principalmente – no caso específico de São Paulo – a polícia militar.
Blé, a própria existência de uma Polícia MILITAR já é uma maluquice. Ô coisa de país sub-desenvolvido, Deus é mais!!
É um problema espiritual, chupe pau!
- videomaker
Re: Se a polícia é uma instituição corrupta...
Na policia de transito é seguro dizer que mais de 95% é corrupta! já na policia de "Ronda" a minoria é corrupta!Acho realmente que não tem jeito... :emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Márcio
- Gênero: Masculino
- Contato:
Johnny escreveu:Quando morava em Campinas (acho que já comentei isso no RV antigo) tinha alguns amigos policiais. Era o seguinte. Ou você entrava no esquema ou ...
Precisa falar mais alguma coisa? Agora junte isso à politica, serviços públicos, empresas privadas inclusive e veja quando vai melhorar. Para que isso fosse rompido teriamos de formar uma cadeia crescente de pessoas honestas em posições estratégicas. Mas concordo que quem tá mais fudido nisso tudo é o policial pois ganha uma merreca para salvar a vida dos outros, põe sua própria vida em risco constantemente (vide PCC) com descaso dos governos estaduais e ainda por cima, quando tentam salvar uma pessoa e alguma coisa dá errado, o cara ainda é crucificado. Sem mais comentários...
Posto isso, eu só não consigo entender porque alguém em sã consciência iria querer ser policial.
Eu me refiro à alguém honesto, claro.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
É ai que tá... estamos "supondo" que a policia seja em sua maioria corrupta, o que eu não acredito.
Mas supondo isso, dar condições dignas de trabalho (o que inclui melhores salários), uma corregedoria eficiente e treinamento, vai sanando o problema aos poucos.
Por exemplo, foi dito que: "ou o cara entra no esquema ou...".
Nesse caso, ou ele entra no esquema, ou procura a corregedoria e sana o problema. (os corruptos vão caindo em efeito dominó).
Não precisa nem esperar algum policial "bonzinho" delatar seus companheiro, é possivel "armar" isso infiltrando policiais da corregedoria entre os policiais militares.
Outra questão é que, se a maioria é corrupta, no caso da policia um dos fatores pra isso são os baixos salários.
Dando bons salários e condições dignas de trabalho, eliminamos mais um problema.
Condições dignas de trabalho, incluem capacidade de investigação incluindo uma boa policia científica, capacidade de atuação e segurança para o policial (incluindo o armamento adequado).
Resolver o problema de uma policia corrupta, é diferente de resolver o problema de políticos corruptos, pois no ultimo caso, são eles fazem leis em causa própria.
A policia não tem esse poder.
Bastaria partir uma ordem de cima pra aos poucos resolver o problema.
Particularmente tenho visto excelentes policiais em São Paulo, contrariando assim alguns relatos feitos no tópico.
Mas supondo isso, dar condições dignas de trabalho (o que inclui melhores salários), uma corregedoria eficiente e treinamento, vai sanando o problema aos poucos.
Por exemplo, foi dito que: "ou o cara entra no esquema ou...".
Nesse caso, ou ele entra no esquema, ou procura a corregedoria e sana o problema. (os corruptos vão caindo em efeito dominó).
Não precisa nem esperar algum policial "bonzinho" delatar seus companheiro, é possivel "armar" isso infiltrando policiais da corregedoria entre os policiais militares.
Outra questão é que, se a maioria é corrupta, no caso da policia um dos fatores pra isso são os baixos salários.
Dando bons salários e condições dignas de trabalho, eliminamos mais um problema.
Condições dignas de trabalho, incluem capacidade de investigação incluindo uma boa policia científica, capacidade de atuação e segurança para o policial (incluindo o armamento adequado).
Resolver o problema de uma policia corrupta, é diferente de resolver o problema de políticos corruptos, pois no ultimo caso, são eles fazem leis em causa própria.
A policia não tem esse poder.
Bastaria partir uma ordem de cima pra aos poucos resolver o problema.
Particularmente tenho visto excelentes policiais em São Paulo, contrariando assim alguns relatos feitos no tópico.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
- betossantana
- Contato:
Márcio escreveu:Posto isso, eu só não consigo entender porque alguém em sã consciência iria querer ser policial.
Eu me refiro à alguém honesto, claro.
Talvez existam algumas pessoas por aí com senso de dever para com os outros forte o bastante pra sobreviver aos percalços de uma vida na polícia brasileira, quem vai saber? Mas tenho pra mim que a maioria das pessoas que entram para a polícia são de gente que apenas tem que sobreviver fazendo alguma coisa... ou gente que gosta de violência, que vive pra ela e que nela morre.
É um problema espiritual, chupe pau!