A Língua Portuguesa agradece!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Mesmo que você saiba de todas essas formas corretas, passe adiante; pode ser útil para outras pessoas.

Todo mundo já ouviu estas bobagens "n" vezes; agora alguém se preocupou em juntá-las e esclarecê-las.

Não diga:

Menas (sempre menos, não varia de acordo com masculino e feminino)

Iorgute (iogurte)

Mortandela (mortadela)

Mendingo (mendigo)

Trabisseiro (travesseiro)

Trezentas gramas (é "O grama" e não "A grama". A grama é só de jardim.)

De menor, de maior (é simplesmente maior ou menor de idade)

Cardaço (cadarço)

Asterístico (asterisco)

Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa)

E lembre-se também: Mal - Bem / Mau - Bom

A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar.

O certo é CUSPIR e não GOSPIR
E-mail escreve-se com o hífen separando (E- = E-Commerce) e não email ou e.mail, seja moderno .

O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.

Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino!

O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.

Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA

O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.

"FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos".

POR ISSO e não PORISSO.

"HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM"

"PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."PROBLEMA

e não POBLEMA ou POBREMA (deixe isso para o Zé Dirceu)

A PARTIR e não À PARTIR

Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, pra mim comprar ou para mim comer

(mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu eles, nós, vós, eles").

Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só

a nota musical (do, ré, mi, etc. etc.)

As pronúncias: CD-ROM é igual a ROMA sem o A. Não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka, etc). ROM é

abreviatura de Read Only Memory - memória apenas para leitura.

HALL é RÓL não RAU, nem AU.

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING: Não é eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando,

vou ESTAR verificando e sim eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO).

Da mesma forma é incorreto perguntar: COM QUEM VOCÊ QUER ESTAR FALANDO? Veja como é o correto e mais simples:

COM QUEM VOCÊ QUER FALAR?

Por último, e talvez a pior de todas: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário.

Mande aos seus amigos e inimigos.Se circula tanta bobagem pela internet, porque não circular coisa útil?
Imagem

DaviDeMogi

Re.: A Língua Portuguesa agradece!

Mensagem por DaviDeMogi »

O "vou estar te mandando" dos telemarkinteiros é realmente um troço irritante pra cacete! Ô modismo desgraçado. :emoticon3:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Xicao

Mensagem por Xicao »

te enviarei.....
estarei enviando....

sõa melhor..... :emoticon19:

ou será sôa????? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Um Bom Bril ou Uma Bom Bril já que Bom Bril é palha de aço?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Xicao

Mensagem por Xicao »

um bom bril = Um bom esfregador de Aço....
uma bom bril = uma palha de aço...

ou será:
Uma Boa Brilll..... :emoticon12: :emoticon12:
acho que naum..... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Acho que depende do sotaque e da região, pois cada 'pedaço' do Brasil tem costumes próprios.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

Dick

Re: Re.: A Língua Portuguesa agradece!

Mensagem por Dick »

DaviDeMogi escreveu:O "vou estar te mandando" dos telemarkinteiros é realmente um troço irritante pra cacete! Ô modismo desgraçado. :emoticon3:

Quando te ligarem novamente, faz o seguinte:

"Ah, você vai estar encaminhando? Pois eu não vou estar recebendo e estarei desligando o telefone pois vou estar indo ao banheiro e não vou poder estar atendendo você agora, tudo bem? Amanhã se quiser ligue novamente, e eu vou estar vendo o que vou poder estar fazendo por você".

Funciona comigo.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

DaviDeMogi

Let me think for a while escreveu:
DaviDeMogi escreveu:O "vou estar te mandando" dos telemarkinteiros é realmente um troço irritante pra cacete! Ô modismo desgraçado. :emoticon3:

"Ah, você vai estar encaminhando? Pois eu não vou estar recebendo e estarei desligando o telefone pois vou estar indo ao banheiro e não vou poder estar atendendo você agora, tudo bem? Amanhã se quiser ligue novamente, e eu vou estar vendo o que vou poder estar fazendo por você".

Funciona comigo.

Eu corrijo na cara-dura e pergunto se o supervisor dela/e não o proibiu de usar gerundismo. Mas esse sua é boa ... :emoticon12:

DaviDeMogi

Funciona comigo.

Eu corrijo na cara-dura e pergunto se o supervisor dela/e não o proibiu de usar gerundismo. Mas esse sua é boa ... :emoticon12:

Xicao

Mensagem por Xicao »

Funciona comigo.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

Gilson

Mensagem por Gilson »

Oi Lúcifer. É nosso primeiro contato. Lí com atenção sua relação de "dicas". Confesso que incorria nos erros do CD-Rom e do E-mail. Obrigado. Procurarei me policiar e abandonar os erros já introjetados. Mas creio ter havido um lapso de sua parte no que se refere à "VASCULANTE", aquela abertura usada para permitir a vascularização do ar pelo ambiente. Creio que vasculhante se aplicaria mais ao ato de procurar, prospectar ,
investigar, etc,
No mais, suas dicas são oportuníssimas. Esqueçeu-se do insuportável "à nível de ".
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Johnny escreveu:Um Bom Bril ou Uma Bom Bril já que Bom Bril é palha de aço?

Se não me engano, uma coisa é palha de aço e outra é esponja de aço. E Bom Bril é esponja de aço.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Dick

Mensagem por Dick »

Gilson escreveu:Oi Lúcifer. É nosso primeiro contato. Lí com atenção sua relação de "dicas". Confesso que incorria nos erros do CD-Rom e do E-mail. Obrigado. Procurarei me policiar e abandonar os erros já introjetados. Mas creio ter havido um lapso de sua parte no que se refere à "VASCULANTE", aquela abertura usada para permitir a vascularização do ar pelo ambiente. Creio que vasculhante se aplicaria mais ao ato de procurar, prospectar ,
investigar, etc,
No mais, suas dicas são oportuníssimas. Esqueçeu-se do insuportável "à nível de ".

"Vasculante" é usada, aqui, de forma conotativa, quase metafórica. Vasculante referir-se-ia aos casos relacionados ao sistema vascular dos seres vivos. Interessante é que cabe no contexto onde normalmente é tomado como engano, fazendo com que não fique tão inapropriado como professam alguns reacionários da língua.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Dick

Mensagem por Dick »

Jack Torrance escreveu:
Johnny escreveu:Um Bom Bril ou Uma Bom Bril já que Bom Bril é palha de aço?

Se não me engano, uma coisa é palha de aço e outra é esponja de aço. E Bom Bril é esponja de aço.

A propósito... falando em Bombril:

http://www.youtube.com/watch?v=ySlbpSHGO0Y
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Gilson escreveu:Oi Lúcifer. É nosso primeiro contato. Lí com atenção sua relação de "dicas". Confesso que incorria nos erros do CD-Rom e do E-mail. Obrigado. Procurarei me policiar e abandonar os erros já introjetados. Mas creio ter havido um lapso de sua parte no que se refere à "VASCULANTE", aquela abertura usada para permitir a vascularização do ar pelo ambiente. Creio que vasculhante se aplicaria mais ao ato de procurar, prospectar ,
investigar, etc,

"A nível de" conhecer alguém, eu aproveito para, "a nível de" conhecê-lo, dar-lhe as boas vindas. :emoticon16: :emoticon16:

Lúcifer também é "curtura"!! :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Trancado