Jornal paraguaio chama Brasil de 'imperialista e explorador'

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Xicao

Re: Re.: Jornal paraguaio chama Brasil de

Mensagem por Xicao »

Ateu Tímido escreveu:
Acauan escreveu:Tô morrendo de medo do Paraguai...

2

No máximo, estão querendo alguma "compensação"...

3

Estão com dor de 'cotovelo', pois a Receita Federal está barrando o contrabando que eles mandam para o Brasil......

querem compensasão? querem nada, querem é entrar no programa de Bolsa Esmola do lullalá....

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

skipperj05

Re.: Jornal paraguaio chama Brasil de

Mensagem por skipperj05 »

Nosso atual Chanceler (Ministro das Relações Exteriores) está no cargo desde o governo Fernando Henrique Cardoso, sendo um ponto positivo para o governo Lula (acredito eu!), sua manutenção no cargo. É um homem habilidoso, patriota e inteligente, como deve ser um ambaixador, que está costurando há bastante tempo uma estratégia de inserção do Brasil nas diversas regiões onde os interesses nacionais se fazem presentes.

Neste contexto, o aparente prejuízo brasileiro na venda das refinarias na Bolívia, mas resolvendo-se a questão sem atritos mais drásticos, foi uma jogada de mestre. Devemos lembrar que se é certo que a PETROBRÁS investiu na construção das refinarias e do gasoduto, também lucrou horrores com a compra de gás a preços inferiores à cotação mundial, com o que os industriais paulistas nunca reclamaram.
Agora, como a maior parte do gasoduto fica em terras brasileiras, os bolivianos terão que pagar por sua utilização, se quiserem vender o gás para São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O parque industrial argentino é obsoleto e, em sua maioria, insuscetível de transformação para utilização de gás natural. Some-se isso a uma previsível estagnação econômica argentina na próxima década, veremos que a Bolívia não tem para quem vender o gás a ser produzido. Sem saída para o mar, não há como exportar este gás e, mesmo que tivessem acesso ao oceano Pacífico, não dominam o know how e nem tem o capital necessário para plantas industriais para liquefazê-lo (única maneira de embarcá-lo!). Poderiam fazer uma join venture com o Chile que, entretanto, não tem interesse pois a obra é inviável economicamente (um gasoduto para levar o gás para o Pacífico teria que ultrapassar enormes cadeias de montanhas, com clima frio, de modo que ou você aquece o gasoduto ou usa enorme pressão, de qualquer maneira com excessivo gasto energético!).
O Brasil, assim, deve apenas esperar para ver a solução que os bolivianos darão a seus agora enormes problemas. Eles não terão alternativas que não se submeterem às condições comerciais brasileiras.
Concomitantemente, a PETROBRÁS modificou seu programa de investimentos para os próximos dez anos, de modo a realocar recursos a serem investidos na Bacia de Santos, um razoável campo de gás natural que poderia alimentar a indústria paulista, bem como na modificação das plantas industriais das plataformas da Bacia de Campos, de modo ao aproveitamento (agora uma meta de estratégia nacional!) do gás natural, antes desperdiçado porque não compensatório sob o ponto de vista econômico. O CENPES (Centro de Pesquisa da PETROBRÁS, na Ilha do Fundão-RJ) e a COPPE-UFRJ(Coordenação de Projetos de Pós-Graduação) já estão debruçados na solução dos problemas e, posso dizer, em estágio avançado na redefinição das plataformas fluminenses.
Com a entrada em funcionamento dessas modificações, o gás boliviano enfrentará dentro de 10 anos um excesso de oferta, o que tenderá a baixar o preço, conseqüentemente abaixando o preço de custo na indústria paulista, que se tornará altamente competitiva em termos mundiais.
Portanto, devemos ter calma quando lidarmos com nossos vizinhos do sul, pois eles não tem futuro sem a aliança com o Brasil (e eles sabem disso!).
Quanto a Chavez, em nada nos assusta. O petróleo venezuelano é pesado (alto teor de enxofre!), não podendo ser refinado nas instalações industriais bolivianas e argentinas, próprias apenas para petróleo leve. O petróleo pesado produz quantidade anormal de ácido sulfúrico, de modo que a tecnologia dos materiais empregados nos fornos de destilação fracionada é altamente sensível (dominada pela PETROBRÁS e considerada pelo Conselho de Segurança nacional como estratégica e insuscetível de venda, tal como acontece com a tecnologia de purificação de urânio para combustível de usinas nucleares!). Mesmo que fosse resolvido o problema do refino, o custo energético de transportar petróleo em oleodutos da Venezuela para o cone sul tornaria seu custo final proibitivo, fora da realidade esperada para os próximos 20 anos no preço do petróleo no mundo.
Como vemos, de igual forma, basta esperarmos que os caudilhos de plantão acabem com suas bravatas e se sentem à mesa de negociações. Eles inexoravelmente terão de fazê-lo e em condições aprioristicamente desvantajosas.
"o homem não aceita estar só. Por isso quer acreditar que alguém o olha, o observa, por ele se preocupa ou até mesmo ilumina seu caminho, e assim, usando a imaginação, criou a religião: uma ponte, um cordão umbilical que o une ao cosmos. Acreditando cegamente na "ponte" religiosa caminha boa parte da humanidade, aos trancos e barrancos, tropeçando em completa escuridão enquanto aguardam a luz prometida.”
Aleixo Belov

Tulio
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por Tulio »

Depois que o lula baixou a cabeça (e levantou o rabo) para aquele índio manipulado pelo cucaracha chaves, era apenas questão de tempo para que os paraguaios também cantassem de galo em Itaipu.
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Acabei de ver a comitiva do Lula. o trânsito parou por cinco minutos pra ela passar. e eu lá em pé no buzão :emoticon9:

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

SickBoy escreveu:Acabei de ver a comitiva do Lula. o trânsito parou por cinco minutos pra ela passar. e eu lá em pé no buzão :emoticon9:

Eu já vi Lula aqui em Salvador também!! Enquanto eu miseravelmente esperava meu buzão, ele passou em cima de um carro com o Brizola, acho. Era época de eleição de alguma coisa, claro, mas talvez não fosse presidente, podia ser governador. Daí ele foi fazer um comício aqui nas imediações, o que deixou o trânsito encalacrado por um tempão, claro.

Sempre fico tão nervoso na "presença" de CELEBRIDADES!!
É um problema espiritual, chupe pau!

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

betossantana escreveu:
SickBoy escreveu:Acabei de ver a comitiva do Lula. o trânsito parou por cinco minutos pra ela passar. e eu lá em pé no buzão :emoticon9:

Eu já vi Lula aqui em Salvador também!! Enquanto eu miseravelmente esperava meu buzão, ele passou em cima de um carro com o Brizola, acho. Era época de eleição de alguma coisa, claro, mas talvez não fosse presidente, podia ser governador. Daí ele foi fazer um comício aqui nas imediações, o que deixou o trânsito encalacrado por um tempão, claro.

eu tirei foto ao lado helicoptero oficial. em 2003, quando eu trabalhava no exército (não exatamente servia). ô coisa brega :emoticon16:

quando a comitiva estava passando, ficou aquele tititi dentro do ônibus, até cair a ficha que era o homi, então alguém soltou: "mas precisa tudo isso pra um torneiro mecânico". nunca fica em branco :emoticon12:

Judas

Mensagem por Judas »

betossantana escreveu:Hum, é uma sensação interessante ser considerado IMPERIALISTA!
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

SickBoy escreveu:
betossantana escreveu:

eu tirei foto ao lado helicoptero oficial. em 2003, quando eu trabalhava no exército (não exatamente servia). ô coisa brega :emoticon16:

:emoticon5:

Não me dirija mais a palavra.

E a propósito, o que fazia no MiN se não exatamente "servia"?

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Nunca vi o Lula graças a Deus. ( dupla heresia ) :emoticon12:

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:
SickBoy escreveu:
betossantana escreveu:

:emoticon5:

Não me dirija mais a palavra.

E a propósito, o que fazia no MiN se não exatamente "servia"?

a empresa que eu trabalhava venceu a concorrência para fornecimento de alimentos para o rancho, e posteriormente a da lanchonete, eu fazia as entregas e trabalhava nalanchonete. tempinhos difíceis :emoticon78:

skipperj05

Mensagem por skipperj05 »

Pô... levei um tempão redigindo a resposta e ninguém a leu (ou se leu não chegou ao fim e, se chegou ao fim, defecou e andou para ela--magoei...)
"o homem não aceita estar só. Por isso quer acreditar que alguém o olha, o observa, por ele se preocupa ou até mesmo ilumina seu caminho, e assim, usando a imaginação, criou a religião: uma ponte, um cordão umbilical que o une ao cosmos. Acreditando cegamente na "ponte" religiosa caminha boa parte da humanidade, aos trancos e barrancos, tropeçando em completa escuridão enquanto aguardam a luz prometida.”
Aleixo Belov

Trancado