2 perguntas para os religiosos...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jeanioz
Gênero: Masculino

2 perguntas para os religiosos...

Mensagem por Jeanioz »

1. O que a sua religião prega a respeito do ateísmo?

2. Qual a sua opinião pessoal sobre o ateísmo?

Qualquer um pode opinar, até mesmo ateus (só não zoem demais, por favor... :emoticon16: ).
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

Re.: 2 perguntas para os religiosos...

Mensagem por Apocaliptica »

Eles vão dizer que somos crentes....e religiosos.

Adrianoped

Mensagem por Adrianoped »

Ótimo tópico Jeanioz. Sou a favor de ter uma visão externa ao ateísmo do próprio ateísmo. Acrescenta muito e podemos nos surpreender com argumentos inteligentes, e os argumentos toscos é só ignorar, são fáceis de refutar.
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Nenhum teísta se arrisca?

Começo eu.

Bem... essa eu pulo, não tenho religião definida e, imagino que no caso seria a opinião de uma seita especifica.

Depende do ateu... o ateismo é muito variado.
Alguns ateus são pessoas bem céticas, que, estão em um ótimo caminho em busca de conhecimento. Basicamente estão questionando o mundo.
Outros são apenas pessoas iludidas com suas próprias crenças, inclusive crenças sobre o que pensam ser Deus e religião.
Existem outros comportamentos básicos de ateus também... como eu já disse, varia muito de ateu pra ateu.

Em qualquer dos casos, o ateismo pode render bons frutos.
Os ateus do segundo caso, por exemplo, podem acabar, se tornando mais questionadores, eles podem ser impulsionados a isso pelo ateismo.
Quem cai nesse meio normalmente acaba por frequentar sites com textos sobre filosofia, artigos que ensinam as falácias e erros de raciocinio mais comuns, artigos com refutação dos mais diversos conceitos, etc... tudo isso é muito bom pra treinar e desenvolver a razão.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Ricardo Correia

Mensagem por Ricardo Correia »

1 - Não sabe ou não responde

2 - São religiosos sem Deus ( só incluo os questionadores, aos outros chamarei de zombies, idem para determinados teístas).
Imagem

Xicao

Re: 2 perguntas para os religiosos...

Mensagem por Xicao »

Jeanioz escreveu:1. O que a sua religião prega a respeito do ateísmo?

Qualquer um pode opinar, até mesmo ateus (só não zoem demais, por favor... :emoticon16: ).

Vou responder a primeira pergunta conforme os crentes me ensinaram que deveria ser, quando eu ainda era um iludido e acreditava em mitologias.....

1 - Ateísmo é coisa do diabo.
Eles contavam a lenda de que satanás estava muito preocupado com o aumento de crentes, então convocou todos os demonios e fez uma reunião com eles.
Satã então indagou: "Que faremos para diminuir o aumento de crentes?
Cada demonio tinha uma idéia, cada uma menos original que a outra. Um dizia: Televisão, mulher pelada, cerveja, saral, noitadas, drogas, etc....

Satã não se dava por satisfeito, até que um diabinho lá no fundo disse: Mestre Satã, que tal infundirmos na mente deles que Deus não existe?

Satã soltou a mais alegre triste risada: "É isto!!!!" Vamos começar a dizer que nem deus nem nós existimos... e aí nasceu o ateísmo e ceticismo....

E (os crentes)diziam mais: "Irmão, quando Satã falar ao coração que deus não existe, não o escute, repreenda-o em nome de Jesus. E mais, irmãos, quando algum atéu ou incrédulo seduzido por Satã dizer coisas absurdas e que Deus não Existe, não dê ouvidos, e não tenha amizades com essa gente."...

Era assim que eles tratavam sobre ateus.... e acho que ainda é hoje, pois evitam a todo custo falar sobre suas crenças a quem é ateu....

2 - Que o Ateísmo, como movimento, não é organizado como os diversos teísmos (organizados como religiões, igrejas). Talvêz isto seja pelo leque que o ateísmo mostra, pois não havendo deus, os ateus passam a ver as igrejas como meramente construções humanas como um clube de futebol, um clube social. O ateísmo não será nunca organizado como as igrejas (Ex. católica, universal, adventista) por que os descrentes não serão manipulados pelos 'lideres' tão facilmente como os crentes, e não financiarão com 10% (Dizimo) de sua renda nenhum empreendimento ateu.... e mais, para que um empreendimento desses???

uma resposta de Bonus:

3 - O que acho do Ceticismo? Ceticismo é duvidar! Não CRER!....

Lemos na biblia em Mateus 13:58
"E não fez ali muitos milagres, por que não creram nele".

O Ceticismo dos que não creram em Jesus o impediram de fazer milagres? Ora Bolas, então é tudo uma farsa. Ninguém faz milagres!!!! É somente o efeito placebo induzindo à cura o crente que 'crê' que tão curandeiro pode curar.....

Nem o Jesus que os cristianismo prega (que não existiu) resistiu ao Ceticismo, que lhe impediu de fazer seus milagres (Conforme Mateus 13:58) e que a incredulidade impede deus de realizar o que prometeu (conforme Hebreus 3:18-19)

OU seja, O CETICISMO (INCREDULIDADE) é maior que o DEUSÃO TRI-LEGAL TRÊS-EM-UM CRISTÃO. Ela o impede de fazer Milagres, de cumprir suas promessas.... Acho que por isso é que os discípulos morreram sem ver o retorno de seu mestre como ele havia prometido...

Mateus 16:28 -
Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

mas, por não crerem, Jesus desistiu deles e não voltou para eles....eles eram incrédulos em relação à Jesus (Conf. Mateus 14:31, 16:8, 17,20, Lucas 12,28), o que o impediu de voltar como prometera.....

O CETICISMO é a força do ATEU.... Ele impede que 'milagres' sejam feitos e nem mesmo o suposto deus tri-legal tres-em-um judaico-cristão é capaz de mexer um dedo quando a verdade é confrontada com a mitologia, quando não se CRÊ.....

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Sobre o ateísmo nada, ela enfoca o indivíduo

Jeanioz escreveu:2. Qual a sua opinião pessoal sobre o ateísmo?

Uma das maneiras de se ver a vida

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

1. O conceito de Deus é irrelevante.
2. É um bom começo ser ateu. Se for pra se sentir inferior a alguma coisa, que pelo menos essa alguma coisa tenha base na realidade.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

1. Nada.
2. Na minha opinião, o ateu verdadeiro é na realidade uma pessoa bastante observadora e tem muita personalidade. Observou as religiões, filtrou o que existe de ruim em todas e dentro desse conceito pessimista decidiu não seguir ou acreditar em nenhuma, e daí se intitula "ateu" ou seja, se não sigo nenhuma religião não acredito em Deus e portanto Deus não existe.
" ...I'm running to stand still... "

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

1-Que as pessoas tem a liberdade de expressar as suas opiniões e que essa liberdade deve ser protegida a todo custo!

2-Que acham que seus argumentos são racionais e imbuídos de caráter científico, enquanto a religião não tem lógica e não usa a razão! É o que estamos discutindo aqui...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Apocaliptica

Quem não tem religião é ateu necessariamente? Por que confundem isto?

Lúcifer
Contato:

Re: Re.: 2 perguntas para os religiosos...

Mensagem por Lúcifer »

RCAdeBH escreveu:1. Nada.
2. Na minha opinião, o ateu verdadeiro é na realidade uma pessoa bastante observadora e tem muita personalidade. Observou as religiões, filtrou o que existe de ruim em todas e dentro desse conceito pessimista decidiu não seguir ou acreditar em nenhuma, e daí se intitula "ateu" ou seja, se não sigo nenhuma religião não acredito em Deus e portanto Deus não existe.

1 - Acredito que um pouco de inveja pois os ateus tem liberdade de pensamento e ações por não estarem presos a dogmas religiosos. Por isso que os mais radicais os criticam sem ter muitos argumentos para induzir o ateu ao erro.

2 - Fico com a resposta do RCA victor. Foi uma bela observação.
Imagem

Apocaliptica

Lúcifer escreveu:

1 - Acredito que um pouco de inveja pois os ateus tem liberdade de pensamento e ações por não estarem presos a dogmas religiosos. Por isso que os mais radicais os criticam sem ter muitos argumentos para induzir o ateu ao erro.

Não concordo que ateus observam as religiões e decidem ser ateus. Esta é uma constatação que anda junto ou é posterior. Eu descobri que não podia haver deuses a menos que fosse imaginários aos 7 anos. E nem entendia nada de religiões. Mas era atéia e frequentava a ICAR.

Mas há que discorde dos preceitos e dogmas de religiões, doutrinas e seitas e acredita em deuses ou em um deus específico, ou a tal "força superior criadora".

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apocaliptica escreveu:
Lúcifer escreveu:

Não concordo que ateus observam as religiões e decidem ser ateus. Esta é uma constatação que anda junto ou é posterior. Eu descobri que não podia haver deuses a menos que fosse imaginários aos 7 anos. E nem entendia nada de religiões. Mas era atéia e frequentava a ICAR.

Mas há que discorde dos preceitos e dogmas de religiões, doutrinas e seitas e acredita em deuses ou em um deus específico, ou a tal "força superior criadora".

Eu acho que não me espressei direito.
O que eu quis dizer é que gostei da parte que ele diz que os ateus estudam as religiões e descobrem as suas bandas podres e não se deixam enganar pelas inverdades ou ações imaginativas de pessoas que se dizem inspiradas espiritualmente.
Digo isso pois, observando os usuários aqui do fórum, é facil de notar que o mais, digamos, fraquinho, tem muito mais sabedoria, por exemplo, da bíblio do que um crente que já está convertido a anos em sua igrejinha.
Espero ter elucidado a minha colocação.
Beijos.
Imagem

Apocaliptica

Lúcifer escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Lúcifer escreveu:

Eu acho que não me espressei direito.
O que eu quis dizer é que gostei da parte que ele diz que os ateus estudam as religiões e descobrem as suas bandas podres e não se deixam enganar pelas inverdades ou ações imaginativas de pessoas que se dizem inspiradas espiritualmente.
Digo isso pois, observando os usuários aqui do fórum, é facil de notar que o mais, digamos, fraquinho, tem muito mais sabedoria, por exemplo, da bíblio do que um crente que já está convertido a anos em sua igrejinha.
Espero ter elucidado a minha colocação.
Beijos.

Sim, entendi que concordavas com esta parte e falei da que não concordo. Pois costumam colocar todo não religioso na categoria de ateu. E não é assim.

Adrianoped

Mensagem por Adrianoped »

O ateísmo é uma filosofia que traz o amadurecimendo do ser humano, quando este deixa de projetar o que tem de melhor em si e o que tem de pior em deus. Através do ateísmo a realidade se torna clara, sem ofuscamento da fantasia de um ser superior.

O ateu pode tomar decisões com preponderancia do cérebro, ao invés de práticas religiosas que invocam deus, como as orações, preces, e transes mediúnicos, todos com interesse no conhecimento e comunicação com um ser que não existe.

O ateu percebe o erro moral das religiões teísta que se baseam na crença em um ser imaginário para contruir seu conhecimento a respeito do mundo e da ética e moral.

O ateu é o que mais se benecifia com o estado laico, pois é ausente da crença em deus e das possibilidades negativas que os homens podem fazer em nome deste ser imaginário.

O ateu desenvolve o secularismo, ao contribuir com a cultura e não ter influencia do pensamento religioso.

Mas tem um tipo de ateu que não me agrada, é o ateu com religião, no qual estou com atenção no momento aos budistas que pretendem ter um conhecimento superior ao da filosofia e da ciência através de práticas de meditação e não sei qual mais.
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Ricardo Correia escreveu:2 - São religiosos sem Deus

Como assim?
É um problema espiritual, chupe pau!

Fernando

Mensagem por Fernando »

Nada. Mesmo pq acho que é mais fundametal numa igreja falar de coisas como plano de salvação, etc. No entanto eu acho que falta uma conversa séria mais pra este lado as vezes.

Jeanioz escreveu:2. Qual a sua opinião pessoal sobre o ateísmo?

Depois de +/- 8 anos discutindo com ateus na internet e lendo livros de ateus cheguei à conclusão de que muitos são tão teimosos e tão cabeça dura quanto os crentes aos quais tanto criticam.

Poucos são pessoas sensatas com quem é muito interessante de se conversar e trocar experiências intelectuais através de debates. Temos alguns exemplares destes aqui no RV.

Raríssimos são aqueles que falam de algo com tal maestria que acabam abalando as vezes as bases de minha prórpia fé.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Xicao escreveu:O CETICISMO é a força do ATEU....

Se todo ateu fosse cético e se apenas ateus fossem céticos... talvez...
Xicao escreveu:o suposto deus tri-legal tres-em-um judaico-cristão

Pra sua informação... a trindade não é judaico-cristã.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Xicao escreveu:
1 - Ateísmo é coisa do diabo.
Eles contavam a lenda de que satanás estava muito preocupado com o aumento de crentes, então convocou todos os demonios e fez uma reunião com eles.
Satã então indagou: "Que faremos para diminuir o aumento de crentes?
Cada demonio tinha uma idéia, cada uma menos original que a outra. Um dizia: Televisão, mulher pelada, cerveja, saral, noitadas, drogas, etc....

Satã não se dava por satisfeito, até que um diabinho lá no fundo disse: Mestre Satã, que tal infundirmos na mente deles que Deus não existe?

Satã soltou a mais alegre triste risada: "É isto!!!!" Vamos começar a dizer que nem deus nem nós existimos... e aí nasceu o ateísmo e ceticismo....

Deus também podia ter sido um pouco sábio e ter difundido primeiramente na cabeça dos crentes que satã não existe.

Epa! mas quem sou eu pobre questionador pra dizer que deus estava errado?!
Deus estava certo sim, em não ter feito tal disparate!
Graças a satã deus tem a fama que tem, a crença embutida na cabeça dos crédulos é válida para ambos os lados, pricipalmente na mitologia judaico-cristâ!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Não sei se já aconteceu com vocês, mas alguns crentes já disseram o seguinte pra mim:

Você se diz ateu, mas eu acho que você acredita mais em deus do que eu!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Nada.

Ateus são pessoas comuns, que apenas não crêem em Deus. Estão sujeitos a errar e acertar como o restante da humanidade.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Carlos Castelo escreveu:Não sei se já aconteceu com vocês, mas alguns crentes já disseram o seguinte pra mim:

Você se diz ateu, mas eu acho que você acredita mais em deus do que eu!

hahaha :emoticon12: :emoticon12:

eu ouço isso frequentemente !
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

O ateismo é uma forma de satanismo disfarçado, é a pura forma de possessão pelo demonio do ceticismo !

o ateismo é uma forma de loucura está escrito na biblia que "somente o louco erra a deus", o ateu é um individuo depressivo e imoral pois não tem jesus no coração, não se deve entrar em contato com ateus !

pelo menos era isso que me diziam quando eu era crente !

:emoticon8: :emoticon5:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Trancado