As Mesas Girantes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Mensagem por Botanico »

Jack Torrance escreveu:
Botanico escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:HIPÓTESE, meu caro, é uma proposta para se descrever ou tentar explicar um FATO. No caso Hare viu um FATO, a mesa se moveu em vez da chapa móvel, CONTRADITANDO os resultados dos experimentos de Faraday.

Anedota.

Qualquer relato científico É ANEDOTA, pois nenhum cientista que precisa fazer sua pesquisa vai repetir experimentos de outros só para ter certeza...
No caso aí, passa a ser anedota (no sentido de piada?) só porque contraditou o que a comunidade cética deseja que aconteça... Certo?

http://www.ateus.net/artigos/ceticismo/ ... aragem.php

(...)

– Um dragão que cospe fogo pelas ventas vive na minha garagem.

Suponhamos (estou seguindo uma abordagem de terapia de grupo proposta pelo psicólogo Richard Franklin) que eu lhe faça seriamente essa afirmação. Com certeza você iria querer verificá-la, ver por si mesmo. São inumeráveis as histórias de dragões no decorrer dos séculos, mas não há evidências reais. Que oportunidade!

– Mostre-me – você diz. Eu o levo até a minha garagem. Você olha para dentro e vê uma escada de mão, latas de tinta vazias, um velho triciclo, mas nada de dragão.

– Onde está o dragão? - você pergunta.

– Oh, está ali – respondo, acenando vagamente. – Esqueci de lhe dizer que é um dragão invisível.

Você propõe espalhar farinha no chão da garagem para tornar visíveis as pegadas do dragão.

– Boa idéia – digo eu –, mas esse dragão flutua no ar.

Então você quer usar um sensor infravermelho para detectar o fogo invisível.

– Boa idéia, mas o fogo invisível é também desprovido de calor.

Você quer borrifar o dragão com tinta para tomá-lo visível.

– Boa idéia, só que é um dragão incorpóreo e a tinta não vai aderir.

E assim por diante. Eu me oponho a todo teste físico que você propõe com uma explicação especial de por que não vai funcionar.

Ora, qual é a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente? Se não há como refutar a minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que o meu dragão existe? A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar a veracidade dela. Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração. O que estou pedindo a você é tão-somente que, em face da ausência de evidências, acredite na minha palavra.

(...)

Ô Jack, aproveitando o embalo, dê uma lida naqueles textos que coloquei nos links e faça alguns comentários deles. São textos de eminentes figuras da comunidade cética que avacalham com Crookes e Varley. Veja lá e diga-me o que achou do trabalho desses figurões céticos. Vai que o Encostado não esteja muito disposto...

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Botanico escreveu:Ô Jack, aproveitando o embalo, dê uma lida naqueles textos que coloquei nos links e faça alguns comentários deles. São textos de eminentes figuras da comunidade cética que avacalham com Crookes e Varley. Veja lá e diga-me o que achou do trabalho desses figurões céticos. Vai que o Encostado não esteja muito disposto...

Botanico, não quero entrar na discussão. Não conheço nada de DE e seus estudos. O que eu quis fazer foi demonstrar, o que acredito, que a sua crítica é uma maneira de defender o ad hoc que o O ENCOSTO demonstrou, e nada mais. O meu post foi só pra te mostrar a "lógica" do ad hoc.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

O ENCOSTO
Contato:

Re: As Mesas Girantes

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
Por mais que vocês céticos queiram desqualificar os relatos de 1800 e antigamente, muitos dos experimentos feitos foram BEM FEITOS. Tão bem feitos, que Massimo Polidoro e Colin Brookesmith foram obrigados a mentir e iludir os trouxas céticos que acreditam neles. Dê uma lida no texto de Polidoro http://www.findarticles.com/p/articles/ ... 45669/pg_1 e cuja tradução eu fiz aqui http://br.geocities.com/existem_espirit ... ookes.html. E tem a do Brookesmith aqui http://br.geocities.com/existem_espirit ... colin.html
Esta tradução está ruim, embora se consiga entender o que ele fez. Dê uma lida e depois me diga o que achou. Aí a gente conversa.

OK. Li tudo.

Agora, me ajude a entender onde está a mentira. Não entendo nada de galvanometro.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Efeito Ideomotor

Efeito ideomotor é a influência da sugestão sobre comportamentos motores involuntários e inconscientes. O termo "ação ideomotora" foi cunhado por William B. Carpenter em 1852, em sua explicação dos movimentos dos bastões e pêndulos dos radiestesistas e de alguns dos movimentos de inclinação e levitação de mesas dos médiuns espíritas (aqueles movimentos que não eram conseguidos através de trapaça). Carpenter argumentava que o movimento muscular poderia ser desencadeado pela mente, independentemente da vontade ou das emoções. Pode-se não estar ciente do fato, mas outras pessoas ou observações podem induzir sugestões à mente, que podem influenciá-la e afetar o comportamento motor.

Testes científicos realizados pelo psicólogo americano William James, pelo químico francês Michel Chevreul, pelo cientista inglês Michael Faraday e pelo psicólogo americano Ray Hyman demonstraram que muitos dos fenômenos atribuídos a forças espirituais ou paranormais, ou a "energias" misteriosas, devem-se na verdade à ação ideomotora. Além disso, esses testes demonstraram que "pessoas honestas e inteligentes podem inconscientemente desempenhar uma atividade muscular compatível com suas expectativas" (Hyman 1999). Também demonstraram que sugestões capazes de guiar o comportamento podem ser induzidas através de pistas discretas (Hyman 1977).

O movimento de apontadores em tabuleiros Ouija, das mãos de um facilitador na comunicação facilitada, de mãos e braços na cinesiologia aplicada e alguns dos comportamentos atribuídos à sugestão hipnótica se devem à ação ideomotora. Ray Hyman (1999) demonstrou a influência atraente da ação ideomotora no charlatanismo médico, onde produziu dispositivos como o "Detetor de Radiação de Toftness" (usado por quiropráticos) e "caixas pretas" usadas na radiestesia médica e na radiônica (popular entre os naturopatas para captar "energias" usadas em diagnósticos e tratamentos.) Hyman também argumenta que coisas como o Qi Gong e o "diagnóstico pelo pulso," populares tanto na Medicina Tradicional Chinesa como na Medicina Ayurvédica praticada por Deepak Chopra, são melhor explicados através da ação ideomotora e não requerem que se suponha a presença de nenhuma energia misteriosa como o chi.

http://brazil.skepdic.com/ideomotor.html
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:
Por mais que vocês céticos queiram desqualificar os relatos de 1800 e antigamente, muitos dos experimentos feitos foram BEM FEITOS. Tão bem feitos, que Massimo Polidoro e Colin Brookesmith foram obrigados a mentir e iludir os trouxas céticos que acreditam neles. Dê uma lida no texto de Polidoro http://www.findarticles.com/p/articles/ ... 45669/pg_1 e cuja tradução eu fiz aqui http://br.geocities.com/existem_espirit ... ookes.html. E tem a do Brookesmith aqui http://br.geocities.com/existem_espirit ... colin.html
Esta tradução está ruim, embora se consiga entender o que ele fez. Dê uma lida e depois me diga o que achou. Aí a gente conversa.

OK. Li tudo.

Agora, me ajude a entender onde está a mentira. Não entendo nada de galvanometro.

Ô Encostado!

Desculpe-me não ter visto que já tinha respondido isso. Acho que preciso marcar o tal quadrinho que diz para me notificar se a mensagem foi respondida...

Mas vamos lá. Antes tarde do que nunca.

Bem, o galvanômetro é um aparelho que mede intensidade das correntes elétricas e também pode-se medir a resistência a partir disso. O lance com tal aparelho era que, se fossem ligados os eletrodos ao corpo do médium e se fizesse passar uma fraca corrente elétrica por ele, então o médium ficaria numa condição de fiscalização, mesmo que não estivesse à vista dos experimentadores, pois se tentasse tirar os eletrodos, isso seria denunciado na escala do galvanômetro. Suponho que tenha percebido isso na leitura dos textos, certo?

A chave do problema era: haveria como o médium burlar a fiscalização que o galvanômetro exercia? Que disseram os dois autores? Lembra? Se não lembra volte a dar uma lidinha nos textos.

Mas eu ainda quero ouvir comentários seus. Vamos fazer que nem o esquartejador e ir pelas partes. Diga-me o que achou do trabalho de Brooke-Smith. Acha que foi um trabalho válido e competente? Por que sim ou por que não?

Manda ver.

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:Efeito Ideomotor

Efeito ideomotor é a influência da sugestão sobre comportamentos motores involuntários e inconscientes. O termo "ação ideomotora" foi cunhado por William B. Carpenter em 1852, em sua explicação dos movimentos dos bastões e pêndulos dos radiestesistas e de alguns dos movimentos de inclinação e levitação de mesas dos médiuns espíritas (aqueles movimentos que não eram conseguidos através de trapaça). Carpenter argumentava que o movimento muscular poderia ser desencadeado pela mente, independentemente da vontade ou das emoções. Pode-se não estar ciente do fato, mas outras pessoas ou observações podem induzir sugestões à mente, que podem influenciá-la e afetar o comportamento motor.

Testes científicos realizados pelo psicólogo americano William James, pelo químico francês Michel Chevreul, pelo cientista inglês Michael Faraday e pelo psicólogo americano Ray Hyman demonstraram que muitos dos fenômenos atribuídos a forças espirituais ou paranormais, ou a "energias" misteriosas, devem-se na verdade à ação ideomotora. Além disso, esses testes demonstraram que "pessoas honestas e inteligentes podem inconscientemente desempenhar uma atividade muscular compatível com suas expectativas" (Hyman 1999). Também demonstraram que sugestões capazes de guiar o comportamento podem ser induzidas através de pistas discretas (Hyman 1977).

O movimento de apontadores em tabuleiros Ouija, das mãos de um facilitador na comunicação facilitada, de mãos e braços na cinesiologia aplicada e alguns dos comportamentos atribuídos à sugestão hipnótica se devem à ação ideomotora. Ray Hyman (1999) demonstrou a influência atraente da ação ideomotora no charlatanismo médico, onde produziu dispositivos como o "Detetor de Radiação de Toftness" (usado por quiropráticos) e "caixas pretas" usadas na radiestesia médica e na radiônica (popular entre os naturopatas para captar "energias" usadas em diagnósticos e tratamentos.) Hyman também argumenta que coisas como o Qi Gong e o "diagnóstico pelo pulso," populares tanto na Medicina Tradicional Chinesa como na Medicina Ayurvédica praticada por Deepak Chopra, são melhor explicados através da ação ideomotora e não requerem que se suponha a presença de nenhuma energia misteriosa como o chi.

http://brazil.skepdic.com/ideomotor.html

Ô Encostado!
Bonita explicação... mas ela explica alguma coisa? Kardec se deparava com problemas estranhos com relação a essa tal ideomotora...

Começava pelo seguinte: quando a resposta é conhecida, então sim a coisa poderia ser direcionada para ela. Mas e quando não se conhece a resposta? E quando se espera que a resposta seja x, mas ela vem y? Como funciona essa ideomotora?

E como funciona ela na minha psicografia? Tá ainda estou cru, mas noto algo interessante: a minha mão é levada a escrever quase independente da minha ação muscular, pois eu começo a escrever, MAS NÃO SEI QUAL A PALAVRA QUE VAI VIR EM SEGUIDA; NÃO SEI QUE MENSAGEM VAI SER ESCRITA. Na última vez por exemplo, houve um instante que pensei que a palavra seria escrita talvez fosse AGORA, e comecei a escrevê-la, mas aí então a ação "ideomotora" parou e recomeçou depois, escrevendo a palavra AGUDA.

Como eu disse, os céticos TEORIZAM... mas não experimentam. É o novo método científico: Ciência sem experimentos.

betossantana
Contato:

Re.: As Mesas Girantes

Mensagem por betossantana »

Mais sobre mesas rodopiantes e fenômenos afins aqui.
É um problema espiritual, chupe pau!

Botanico

Re: Re.: As Mesas Girantes

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:Mais sobre mesas rodopiantes e fenômenos afins aqui.

Pobrezinho o texto, como aliás são os textos céticos a respeito.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Botanico escreveu:

Eu ia dizer quem é "pobrezinho" e CÍNICO aqui, mas deixa pra lá.
É um problema espiritual, chupe pau!

Botanico

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:
Botanico escreveu:

Eu ia dizer quem é "pobrezinho" e CÍNICO aqui, mas deixa pra lá.

Não se acanhe não: pode dizer. Afinal sei que não se trata da minha pessoa...

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Ouija board, ouija board, ouija board
Would you work for me ?
I have got to get through
To a good friend
Well, she has now gone
From this unhappy planet
(...)
Hear my voice (hear my voice)
The table is rumbling ...
The table is rumbling
The glass is moving
No, I was not pushing that time

Morrissey, ex-vocalista dos Smiths

videomaker

Mensagem por videomaker »

Tai um som pra lá bacana!!!! Ask me! Ask me..... :emoticon19:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:

Adoro Smiths! Muito viajante, caro video...pelo menos bom gosto musical tu tens... :emoticon13:

videomaker

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Adoro Smiths! Muito viajante, caro video...pelo menos bom gosto musical tu tens... :emoticon13:

Ei! eu sou "Bonito tambem heimmmm" :emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

CEFAS

Mensagem por CEFAS »

A tal mesa girante é boa para apoiar torre de chopp

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

O ENCOSTO escreveu:Eu não quero que você aceite porcaria alguma. Mas vejam só isso!

Nessas conversas de forum, trato você como trato os mormons, os TJs, católicos, ufologos, comunistas, etc.

Até hoje todos usam o mesmo discurso usado por você: "Não aceito".

E eu com isso?

Nossa. Você jogou crentes e comunistas no mesmo saco. :emoticon5:
Os primeiros crêem no sobrenatural, os segundos têm uma teoria de sociedade. Dá pra comparar? :emoticon5:

Trancado