"Nós podemos facilmente imaginar a existencia de uma deidade como puro espirito, não uma propriedade emergente de matéria complexa mas existindo de forma independente da matéria"
Este comentário é a propósito da nossa tendencia natural para o dualismo.
Mas eu aproveito isto para refutar o grande argumento de Dawkins

Mas primeiro preciso dizer que o que Dawkins se propõe fazer é refutar um Deus sobrenatural. O seu argumento é que um Deus capaz de criar um universo complicado, com formas de vida incrivelmente complexas, capaz de responder ás orações de bilhões e bilhoes, sustentando a cada momento a criação, etc... deve ser ele próprio incrivelmente complexo. E explicar a complexidade do mundo com um Deus complexo é redobrar o mistério. Ora, um simples raciocinio estatístico mostra que Deus deve ser tão improvavel ao ponto de ser quase certo que não existe. Portanto Dawkins, através de um raciocinio estatístico (e não lógico), coloca a existencia de Deus como uma questão científica.
Porém...

A estatística, supostamente, é um instrumento ao serviço do naturalismo. Categorias como complexo e simples são definiveis em termos naturalistas. A teoria das probabilidade faz sentido neste contexto. Mas sobrenatural significa além da natureza. Ou até o oposto dela... porque se é natural a gravidade puxar... num mundo sobrenatural ela poderia empurrar para cima (é apenas um exemplo). Ora aplicar os mesmos conceitos (simples e complexo) a dois conceitos que nada tem a ver um com um outro é errado.
Ou seja Dawkins está epistemologicamente equivocado... digo eu.