Um ombro amigo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Re: Re.: Um ombro amigo

Mensagem por rapha... »

Usuário deletado escreveu:Cite exemplos de "questões cruciais" que a ética não engloba.

O próprio exemplo que eu dei acima transcende a ética e não só é crucial como é base para qualquer construção religiosa.

A interpretação do Universo e o papel do self nisso tudo também são.

As obrigações, instrumentos de culto, convívio com os demais e tudo o que diz respeito ao meio material de se viver em crença pode ser considerado valor moral, onde a ética tem abrangência.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Usuário deletado escreveu:
rapha... escreveu:A ligação do homem com Deus e a submissão perante Ele é um axioma que vai muito além da ética, que são valores de trato terreno e não metafísicos.

A ligação do homem com Deus É ÉTICA, visto que as relações com a deidade englobam conceitos como: submissão, confiança, dedicação...

Discordo, e como já disse, a ligação é o princípio chave da religião, onde valores pouco importam.

A ética advém disso.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Trige escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Trige escreveu:O Alter deve estar a passar um momento complicado na vida. E que coincidencia... eu acabei de ler que a religião pode ser um byprodut da nossa saudável tendencia de nos apaixonar-mos. Os adoradores de Alá, nutrem algo como uma paixão por maomé... uma paixão que supera o amor pela família.

Uma perversão, segundo a psicanálise de Freud, assim como foi o nazismo na relação do povo com Hitler.

O metaamor é fodido

Certamente.

Apocaliptica

rapha... escreveu:
rapha... escreveu:A ligação do homem com Deus e a submissão perante Ele é um axioma que vai muito além da ética, que são valores de trato terreno e não metafísicos.

A ligação do homem com Deus É ÉTICA, visto que as relações com a deidade englobam conceitos como: submissão, confiança, dedicação...

Discordo, e como já disse, a ligação é o princípio chave da religião, onde valores pouco importam.

A ética advém disso.

Essa ligação é ética. Mas tudo bem.

Acho que o rapha tem razão, branco...

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Usuário deletado escreveu:Essa ligação é ética. Mas tudo bem.

Não há como ser parte da ética religiosa pois essa ligação é justamente a base de construção da própria religião. É o axioma maior. Todo o demais deriva disso, incluindo os valores morais religiosos.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Trige escreveu:O Alter deve estar a passar um momento complicado na vida. E que coincidencia... eu acabei de ler que a religião pode ser um byprodut da nossa saudável tendencia de nos apaixonar-mos. Os adoradores de Alá, nutrem algo como uma paixão por maomé... uma paixão que supera o amor pela família.

O engraçado é que não estou. Passava, justamente, um momento dificílimo quando deixei de crer em Deus. Hoje, consegui encontrar respostas até para problemas que já me atormentavam há 3 anos. Nunca fui tão livre quanto no momento.
"Noite escura agora é manhã..."

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Trige escreveu:Aliás provar a evidencia é pleonasmo :emoticon12:

É o que estou tentanto explicar ao Guilherme.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Trige escreveu:
Alter-ego escreveu:
Alter-ego escreveu:
Usuário deletado escreveu:No dia que você me provar científiciamente que o seu Deus existe eu penso na suposta conversão.

Filho, lembra sobre o que falei de ser desnecessário querer provar a evidência?

Como assim "querer provar a evidência"? Para mim se fazem necessárias evidências científicas da existência de deus, mas se você não precisa delas para acreditar nesta entidade, tudo bem.

Existem evidência racionais.

Existem? Quais?

A 5 provas de Aquino... que não são bem racionais mas aposteriori porque dependem de uma análise empirica do mundo... inclui o argumento do design que outros, como Paley, elaboraram (e que Darwin destroçou). E existe o argumento ontologico de Santo Anselmo que é puramente racional... mas que é tão ridiculo e afetado que só uma mente teológica o pode levar a sério. É mais ou menos assim:

Deus existe por que é perfeito.
Imaginem a coisa mais perfeita imaginável. A isso chamamos Deus. A existência é mais perfeita que a não existencia. logo, Deus existe.

É mais ou menos assim. Este argumento não é, por incrivel que pareça, falacioso em si mesmo. Mas quem aqui leva a sério? Keith Ward, o famoso teologo por exemplo. E muitos outros teólogos sofisticados. :emoticon39:

Muita boa explanação, Miguel. Exceto ao considerar que as cinco vias de Aquino partem de um pressuposto construído a posteriori.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apocaliptica escreveu:Pois é né? Tem gente tão fraca que prefere ser pisoteada, pois é a única forma de se sentir merecedora de alguma coisa. Gente doente...

Para alguns, ser pisado e humilhado é ser o centro das atenções, o que é melhor que a indiferença, que se sentir invisível.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alter-ego escreveu:O sofrimento se torna ainda mais insuportável quando resolvemos questionar e culpar Deus por tudo.

Para culpar a Deus, primeiro teria que acreditar nele.
Alter-ego escreveu:Myrian Rios
Comunidade Canção Nova de Aliança

Coitada, o que foi que fizeram com a cabeça dela... :emoticon8:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apocaliptica escreveu:Que vergonha que eu era pequena e sabia todas as músicas da Jovem Guarda. Mas na época Jesus não estava com eles ainda, eles piraram depois que pararam de faturar.

A falta de grana e o abalo à autoestima causado pela falta dos holofotes e das câmeras de TV leva muita gente a tentar uma segunda carreira na música gospel.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alter-ego escreveu:Mas há outras. Leia a Suma Teológica de Sto. Tomás de Aquino.

As 5 "provas" de Tomás de Aquino, derivadas do Argumento da Primeira Causa de Aristóteles, se resumem a:
"Para que alguma coisa xxxx, é preciso que uma coisa anterior a ela xxxx".

Como isto levaria a uma sucessão interminável de causas criando/movendo/xxxx outras, os crentes param, arbitrariamente, num Deus que sempre teria existido e não teria sido criado.

Como isto lhes parece prova suficiente (crentes se contentam com pouco), eles não se dão ao trabalho de questionar o "arbitrariamente".

Nem de procurar por evidência empíricas, sem as quais a mais bela das hipóteses continua sendo apenas uma hipótese.

1143

Mensagem por 1143 »

o anátema escreveu:O catholico deve ter pegado a mesma coisa que o Pug :emoticon8:

pug@noos.fr

para o caso de ser bloqueado antes de terminar o assunto.

De que está a falar?

Eu não tenho religião e quero afirmar isso desde há muito...
Sou teísta, gosto de religião, muito mesmo :)
Só que isso não faz de mim um religioso, aliás nem sei o que isso é penso nem desejar saber...a espiritualidade é importante para mim, e penso que ocorre o mesmo para com todos os seres humanos sem excepção todos...Por isso que dizia que todos são "religiosos"...

P.S.

É melhor parar de ler tópicos, senão ainda recomeço a participar nos fóruns.
Onde pára o lisboeta/alfacinha ou o novo parisiense quando são precisos, bloqueiem JÁ :)

Apocaliptica

Fernando Silva escreveu:
Apocaliptica escreveu:Que vergonha que eu era pequena e sabia todas as músicas da Jovem Guarda. Mas na época Jesus não estava com eles ainda, eles piraram depois que pararam de faturar.

A falta de grana e o abalo à autoestima causado pela falta dos holofotes e das câmeras de TV leva muita gente a tentar uma segunda carreira na música gospel.

Eles são muito mais bregas que a mais brega das músicas gospel(nem todas são bregas).

Trancado