RCC: cura entre gerações

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
aknatom
Gênero: Masculino

Re: Re.: RCC: cura entre gerações

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Alter-ego escreveu:Raphael, o engraçado é você criticar a idéia quando no Budismo nós pagamos pelos "pecados" até de quem não faz parte da nossa ascendência familiar. :emoticon4:

Não é pagar pelos pecados e sim sofrer as consequências dos atos dos que nos precederam.
O budismo não fala em culpa nem em pecado.

Nossos netos não têm culpa do que fazemos hoje com o meio ambiente, mas vão sofrer as consequências de nossas ações sobre um universo indiferente e amoral.

No caso de Deus, nada disto deveria acontecer.

Mas o que estou dizendo é análogo.
Assim como o filho de um presidiário, por melhor que ele seja, vai sofrer as consequencias de ter um pai na prisão, de forma semelhante se dá conosco, em relação a nossos pais.
Não entendi qual a neura...

Se é análogo, logo estamos num Universo criado e regido por um deus indiferente e amoral, certo??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Bem vindo novamente ao agnosticismo.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Alter-ego

Re.: RCC: cura entre gerações

Mensagem por Alter-ego »

Análogo. Não igual, meu jovem.
"Noite escura agora é manhã..."

aknatom

Mensagem por aknatom »

E desde quando Deus e Universo é igual pra vc?
A analogia valeria se não existisse um Deus que cria as almas antes delas nascerem e as cria já com o pecado original embended... análogo numa realidade amoral... com um Deus onipotente, onipresente, oniciente e infinitamente bom, a analogia não procede.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Não são iguais. Eu usei na minha fala o termo semelhante. Leia àcima.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Certo. Não discutamos. A analogia não é valida desde que os conceitos são extremamentes diferentes. É omo dizer que se vc gosta pêra também vai gostar de jaca, já que ambas são frutas.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Alter-ego escreveu:Mas o que estou dizendo é análogo.
Assim como o filho de um presidiário, por melhor que ele seja, vai sofrer as consequencias de ter um pai na prisão, de forma semelhante se dá conosco, em relação a nossos pais.
Não entendi qual a neura...

Você continua confundindo os problemas de seres limitados com o relacionamento entre um deus todo poderoso e suas criaturas.
É claro que um pai não pode evitar que suas ações prejudiquem seus filhos, mas Deus deveria estar acima disto tudo no caso de consequências espirituais.
Deus deveria ser capaz de evitar que os pecados dos pais prejudicassem espiritualmente os filhos. Se não o faz, é um merda ou um sádico.

E chega de usar metáforas baratas. Seja racional: antes de postá-las, analise a questão de todos os lados, em vez de se satisfazer com o que lhe agrada à primeira vista.
Lembre-se: o RV é um fórum ateu. Você não está falando para crentes deslumbrados como você.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alter-ego escreveu:Como á arvore era do "conhecimento do bem e do mal" e conhecimento não dá em árvore, fica patente que a árvore é uma parábola.

Para Deus, tudo é possível.
E este é mais um caso de tomar no sentido figurado ou literal conforme a conveniência do crente.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Fernando Silva escreveu:Lembre-se: o RV é um fórum ateu. Você não está falando para crentes deslumbrados como você.

Há algum problema com minha presença aqui?

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:
Fernando Silva escreveu:Lembre-se: o RV é um fórum ateu. Você não está falando para crentes deslumbrados como você.

Igor, Igor... seus problemas em compreender metáforas, aforismas e outras construções linguísticas estão extrapolando as portas da igreja... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Explicando: não, nenhum problema. Só tenha consciência que a aceitação dos seus argumentos aqui é muito diferente do que na pastoral para casais que vc frequenta.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alter-ego escreveu:

Não, mas saiba que seu tipo de argumentação não vai funcionar. Você fazia mais efeito como católico.

Poderíamos até nos sentir ofendidos por você insistir tanto com esse tipo de argumento, como se estivesse menosprezando nossa inteligência, mas acho que a maior parte de nós já está acostumada a ouvir coisas assim.

Entretanto, é instrutivo. Algumas pessoas não acreditam que alguém chegue a este ponto. Você é uma prova viva.

Lamento, mas só não acho que você esteja nos zoando porque já vi isto acontecer com amigos meus, ao vivo e a cores.
Editado pela última vez por Fernando Silva em 19 Jun 2007, 14:07, em um total de 1 vez.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Fernando Silva escreveu: Herança espiritual é coisa de espírita.

Acho que está havendo algum mal-entendido aqui... Se puder explicar melhor o que você entende por uma suposta "herança espiritual" na D.E, ficarei grato.

Para mim, herança é algo que se passa de um para outro, ou direitos / obrigaçãos transmitidos por via de sucessão ( entes distintos ).

Já a pluralidade das existências pressupõe o mesmo Espírito ... Ele não está herdando no sentido estrito. Está dando continuidade ao seu aprendizado e arcando com as consequências dos seus próprios atos.

Editado pela última vez por Benetton em 19 Jun 2007, 14:08, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Benetton escreveu:
Fernando Silva escreveu: Herança espiritual é coisa de espírita.

Acho que está havendo algum mal-entendido aqui... Se puder explicar melhor o que você entende por uma suposta "herança espiritual" na D.E, ficarei grato.

Para mim, herança é algo que se passa de um para outro, ou direitos ou obrigaçãos transmitidos por via de sucessão ( entes distintos ).

Já a pluralidade das existências pressupõe o mesmo Espírito ... Ele não está herdando no sentido estrito. Está dando continuidade ao seu aprendizado e arcando com as consequências dos seus próprios atos.

É verdade. "Herança" é um conceito budista. E da RCC, ao que parece.

Trancado