A Europa e o Criacionismo na Educação

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
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docdeoz
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por docdeoz »

dreaming escreveu:
Adrianoped escreveu:
dreaming escreveu:
Let me think for a while escreveu:Por isso precisamos mais de cientistas militantes na sociedade. Cientistas enfáticos, compromissados e "atacantes". Se Dawkins não tem muito rigor lógico, embora o tenha no quesito ceticismo, por certo muitos outros bons cientistas, altamente lógicos e compromissados com a honestidade intelectual, altamente versados em epistemologia e história da ciência, poderiam ajudar. Mas não o fazem, com medo da repressão dos seus pares (o que sofre Dawkins), quando não por considerar que a empreitada não é coisa para se perder tempo. Mas é. Sua ausência na sociedade é sentida. Infelizmente.


O Dawkins é mt mais criticado por seus pares por defender q o alvo da seleção natural é o genótipo, uma concepção há mt abandonada na biologia evolutiva. Qt aos evolucionistas em geral, a alegação é a de q não entram nesses debates para não conferir às afirmações criacionistas o status de científicas. Quem estuda epistemologia sob a ótica pós-moderna tb entende q religião e ciência são domínios totalmente diferentes do conhecimento humano, com objetos de estudo distintos, não cabendo a uma ditar o caminho da outra. Seria como se a ciência fosse dizer o q é certo ou errado a arte elaborar, ou a arte tentar fornecer explicações científicas. Arte, religião, ciência, senso comum, são maneiras como o ser humano interpreta o universo, e uma não tem q ficar dando palpite na outra.

Teoricamente é fácil separar essas áreas, mas nos temas polêmicos fica complicado, pois o senso comum, a religião, e a arte querem ter o mesmo peso da ciência que é o melhor método de aproximação da realidade que temos. Todos se beneficiam dos avanços tecnológicos da ciência e depois querem criticar e dizer que está errada. Seria como criticar os computadores e estar na internet. Além dos avanços da medicina através dos diversos aparelhos e equipamentos que ajudam salvar vidas e prevenir contra doenças.


Kra, olha q engraçado, eu vou bater em mim mesmo.

No post acima eu disse q achava q uma área não deveria dar palpite em outra, mas pensando bem tem certos casos em q isso é imprescindível. Por exemplo, a filosofia e o senso comum devem sim estabelecer parâmetros éticos para a produção científica, caso contrário acontecerão abusos como os cometidos pelos cientistas nazistas, q conduziam pesquisas realmente científicas, mas sem nenhum respeito pela vida humana. A ciência deve servir à humanidade, e portanto deve agir em benefício desta.

Quanto à ciência ser o melhor método para o conhecimento da realidade, bom, acho q não é o caso de estabelecer juízos de valor. Religião não é melhor nem pior q ciência, só possui um objeto de estudo diverso e se propõe a resolver problemas diferentes. O problema real é q mts religiosos e mts cientistas negam-se a aceitar isso e tentam desqualificar o objeto de estudo do outro, o q é completamente desnecessário, ao invés de se concentrar no seu próprio.


Parece que no Pilares do Tempo, Gould, de origem judaica, diz que deveriam respeitar as esferas de atuação... Não aceitava a evolução como propósito de excluir a religião...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
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Ateu Tímido
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por Ateu Tímido »

clara campos escreveu:
emmmcri escreveu:Ora Clara aí é vc deveria se sentir animada a refuta-los !
A TE é péssimamente ensinada nas escolas(pelo menos aqui no Brasil),pergunte a alunos de segundo grau e eles dizem q o homem evolui dos macacos.
Já fiz esta esperiência.Quanto se pergunta os mecanismos evolutivos por exemplo percebe-se como estão mal informados a respeito desta teoria.
Abraço.


No ensino médio não se pretende formar evolucionistas, assim alguns "pequenos erros científicos" são aceitáveis e por vezes até desejáveis já que a evolução é realmente complicada.

O homem descender do macaco é um pequeno erro negligenciável (na minha opinião).

Clara, eu tenho quase a mesma idade do Emmmcricri e acho que, pelo menos quando estudei, a evolução foi muito bem ensinada. Isso de dizer que "existe quem não acredite" sempre acontece, até porque há sempre alunos religiosos que perguntam sobre "Adão e Eva". Isso de o homem descender do macaco é algo que eu nunca ouviria de um professor de biologia, até porque caberia perguntar: "de que macaco?"
Penso que hoje a barreira da religião já não impede ninguém de dizer claramente que o homém é um macaco.

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manoelmac
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Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por manoelmac »

Quanto à ciência ser o melhor método para o conhecimento da realidade, bom, acho q não é o caso de estabelecer juízos de valor. Religião não é melhor nem pior q ciência, só possui um objeto de estudo diverso e se propõe a resolver problemas diferentes. O problema real é q mts religiosos e mts cientistas negam-se a aceitar isso e tentam desqualificar o objeto de estudo do outro, o q é completamente desnecessário, ao invés de se concentrar no seu próprio.


Não... A religião, na minha opinião, diferentemente da ciência, não tenta explicar o que não entendem, pegam isso e chamam simplesmente de "fé", sem sequer supor uma teoria plausível pra diversas coisas, e preferem acreditar acreditando, por conta própria.

A ciência "é" o melhor método de conhecimento da realidade, simplesmente pq trabalha em prol dela. Não criam fés, criam teorias que podem variar e por outra abaixo, o que não pode (e, por diversas vezes NÃO DEVE) contecer com a religião.

Com todo respeito, a religião se limita a explicar muitas vezes em textos floreados em parábolas, diversas explicações científicas comprovadas que se encaixam na maioria das vezes vagamente nessa "explicação", e se surpreendendo com verdades divinas. (se acontece uma grande coincidência então é uma festa!).

Podem me corrigir se eu estiver errado, mas seria o mesmo que eu escrever "Roger ganhará na megasena um dia e comprará uma ferrari"... pronto, profetizei... multiplica váras coisas bobas que podem acontecer em várias partes do mundo em várias páginas. É óbvio que algumas delas (já que não são datadas e são vagas) podem se coincidir em 2000 anos!!! afinal de contas são mais de 730.000 dias! Se Roger então ganhasse na megasena dentro desses dois mil anos, eu viraria Deus!

aff...
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

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(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

dreaming
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por dreaming »

docdeoz escreveu:
dreaming escreveu:
Adrianoped escreveu:
dreaming escreveu:
Let me think for a while escreveu:Por isso precisamos mais de cientistas militantes na sociedade. Cientistas enfáticos, compromissados e "atacantes". Se Dawkins não tem muito rigor lógico, embora o tenha no quesito ceticismo, por certo muitos outros bons cientistas, altamente lógicos e compromissados com a honestidade intelectual, altamente versados em epistemologia e história da ciência, poderiam ajudar. Mas não o fazem, com medo da repressão dos seus pares (o que sofre Dawkins), quando não por considerar que a empreitada não é coisa para se perder tempo. Mas é. Sua ausência na sociedade é sentida. Infelizmente.


O Dawkins é mt mais criticado por seus pares por defender q o alvo da seleção natural é o genótipo, uma concepção há mt abandonada na biologia evolutiva. Qt aos evolucionistas em geral, a alegação é a de q não entram nesses debates para não conferir às afirmações criacionistas o status de científicas. Quem estuda epistemologia sob a ótica pós-moderna tb entende q religião e ciência são domínios totalmente diferentes do conhecimento humano, com objetos de estudo distintos, não cabendo a uma ditar o caminho da outra. Seria como se a ciência fosse dizer o q é certo ou errado a arte elaborar, ou a arte tentar fornecer explicações científicas. Arte, religião, ciência, senso comum, são maneiras como o ser humano interpreta o universo, e uma não tem q ficar dando palpite na outra.

Teoricamente é fácil separar essas áreas, mas nos temas polêmicos fica complicado, pois o senso comum, a religião, e a arte querem ter o mesmo peso da ciência que é o melhor método de aproximação da realidade que temos. Todos se beneficiam dos avanços tecnológicos da ciência e depois querem criticar e dizer que está errada. Seria como criticar os computadores e estar na internet. Além dos avanços da medicina através dos diversos aparelhos e equipamentos que ajudam salvar vidas e prevenir contra doenças.


Kra, olha q engraçado, eu vou bater em mim mesmo.

No post acima eu disse q achava q uma área não deveria dar palpite em outra, mas pensando bem tem certos casos em q isso é imprescindível. Por exemplo, a filosofia e o senso comum devem sim estabelecer parâmetros éticos para a produção científica, caso contrário acontecerão abusos como os cometidos pelos cientistas nazistas, q conduziam pesquisas realmente científicas, mas sem nenhum respeito pela vida humana. A ciência deve servir à humanidade, e portanto deve agir em benefício desta.

Quanto à ciência ser o melhor método para o conhecimento da realidade, bom, acho q não é o caso de estabelecer juízos de valor. Religião não é melhor nem pior q ciência, só possui um objeto de estudo diverso e se propõe a resolver problemas diferentes. O problema real é q mts religiosos e mts cientistas negam-se a aceitar isso e tentam desqualificar o objeto de estudo do outro, o q é completamente desnecessário, ao invés de se concentrar no seu próprio.


Parece que no Pilares do Tempo, Gould, de origem judaica, diz que deveriam respeitar as esferas de atuação... Não aceitava a evolução como propósito de excluir a religião...


Tenho q ler esse um dia. O Goud é mesmo um kra fantástico.

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Sir Aristotle
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por Sir Aristotle »

docdeoz escreveu:
Sir Aristotle escreveu:Gould era gradualista. O que ele entendeu por gradualismo (naqueles tempos) é evolução constante. E ele insistiu que existiam periodos de estase seguidos de rápida evolução... gradual. Hoje, por causa de Gould, gradual já não é sinónimo de constante.

Na verdade, muito antes de Gould já se sabia que a evolução não era constante. O efeito de gargalo é um velho conhecido. Gould apenas tornou os colegas mais conscientes desse facto.

E seria milagroso que os fosseis mostrassem qualquer gradualismo do tipo que os criacionistas sempre pedem. Se é encontrado um intermediário... os criacionistas quertem logo saber qual o intermediário que originou esse intermediário.


Ele falava que as pressões seletivas ocorriam de maneira mais importante em pequenas populações isoladas e tinham maior dificuldade de se exprimir em grandes populações... Portanto, grandes "especiações" poderiam ocorrer em pequenas populações e apenas aparecerem nos fósseis quando se tornassem uma população maior... Bom argumento e lógico.... :emoticon19:


Em pequenas populações as mutações difundem-se mais rapidamente... o que permite que diferenças se acumulem mais rapidamente. a especiação é gradualismo rápido. Mas a taxa de mutação em populações maiores seria a mesma... mas quanto maior menor a difusão e acumulação de mutações. Outra coisa importante é o meio. Em meios muito constantes e em que os seres aí estejam num óptimo de adaptação, dificilmente ocorrerá especiação. Provavelmente é a principal causa do estase. Isso e grandes populações reprodutoras. E claro populaçoe pequenas deixam menos fosseis que as grandes. É uma questão simples de probabilidades... considerando que o processo de fossilização é raro.
Editado pela última vez por Sir Aristotle em 21 Jun 2007, 00:18, em um total de 1 vez.

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docdeoz
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por docdeoz »

manoelmac escreveu:
Quanto à ciência ser o melhor método para o conhecimento da realidade, bom, acho q não é o caso de estabelecer juízos de valor. Religião não é melhor nem pior q ciência, só possui um objeto de estudo diverso e se propõe a resolver problemas diferentes. O problema real é q mts religiosos e mts cientistas negam-se a aceitar isso e tentam desqualificar o objeto de estudo do outro, o q é completamente desnecessário, ao invés de se concentrar no seu próprio.


Não... A religião, na minha opinião, diferentemente da ciência, não tenta explicar o que não entendem, pegam isso e chamam simplesmente de "fé", sem sequer supor uma teoria plausível pra diversas coisas, e preferem acreditar acreditando, por conta própria.

A ciência "é" o melhor método de conhecimento da realidade, simplesmente pq trabalha em prol dela. Não criam fés, criam teorias que podem variar e por outra abaixo, o que não pode (e, por diversas vezes NÃO DEVE) contecer com a religião.

Com todo respeito, a religião se limita a explicar muitas vezes em textos floreados em parábolas, diversas explicações científicas comprovadas que se encaixam na maioria das vezes vagamente nessa "explicação", e se surpreendendo com verdades divinas. (se acontece uma grande coincidência então é uma festa!).

Podem me corrigir se eu estiver errado, mas seria o mesmo que eu escrever "Roger ganhará na megasena um dia e comprará uma ferrari"... pronto, profetizei... multiplica váras coisas bobas que podem acontecer em várias partes do mundo em várias páginas. É óbvio que algumas delas (já que não são datadas e são vagas) podem se coincidir em 2000 anos!!! afinal de contas são mais de 730.000 dias! Se Roger então ganhasse na megasena dentro desses dois mil anos, eu viraria Deus!

aff...


Leia o Universo Auto-Consciente de Amit Goswami sobre o monismo idealista e emita uma opinião após... :emoticon19:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
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dreaming
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por dreaming »

manoelmac escreveu:
Quanto à ciência ser o melhor método para o conhecimento da realidade, bom, acho q não é o caso de estabelecer juízos de valor. Religião não é melhor nem pior q ciência, só possui um objeto de estudo diverso e se propõe a resolver problemas diferentes. O problema real é q mts religiosos e mts cientistas negam-se a aceitar isso e tentam desqualificar o objeto de estudo do outro, o q é completamente desnecessário, ao invés de se concentrar no seu próprio.


Não... A religião, na minha opinião, diferentemente da ciência, não tenta explicar o que não entendem, pegam isso e chamam simplesmente de "fé", sem sequer supor uma teoria plausível pra diversas coisas, e preferem acreditar acreditando, por conta própria.

A ciência "é" o melhor método de conhecimento da realidade, simplesmente pq trabalha em prol dela. Não criam fés, criam teorias que podem variar e por outra abaixo, o que não pode (e, por diversas vezes NÃO DEVE) contecer com a religião.

Com todo respeito, a religião se limita a explicar muitas vezes em textos floreados em parábolas, diversas explicações científicas comprovadas que se encaixam na maioria das vezes vagamente nessa "explicação", e se surpreendendo com verdades divinas. (se acontece uma grande coincidência então é uma festa!).

Podem me corrigir se eu estiver errado, mas seria o mesmo que eu escrever "Roger ganhará na megasena um dia e comprará uma ferrari"... pronto, profetizei... multiplica váras coisas bobas que podem acontecer em várias partes do mundo em várias páginas. É óbvio que algumas delas (já que não são datadas e são vagas) podem se coincidir em 2000 anos!!! afinal de contas são mais de 730.000 dias! Se Roger então ganhasse na megasena dentro desses dois mil anos, eu viraria Deus!

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Epistemologicamente sua posição está só uns cem anos ultrapassada. O Positivismo já está fora de moda há um bom tempo.

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manoelmac
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por manoelmac »

dreaming escreveu:
manoelmac escreveu:
Quanto à ciência ser o melhor método para o conhecimento da realidade, bom, acho q não é o caso de estabelecer juízos de valor. Religião não é melhor nem pior q ciência, só possui um objeto de estudo diverso e se propõe a resolver problemas diferentes. O problema real é q mts religiosos e mts cientistas negam-se a aceitar isso e tentam desqualificar o objeto de estudo do outro, o q é completamente desnecessário, ao invés de se concentrar no seu próprio.


Não... A religião, na minha opinião, diferentemente da ciência, não tenta explicar o que não entendem, pegam isso e chamam simplesmente de "fé", sem sequer supor uma teoria plausível pra diversas coisas, e preferem acreditar acreditando, por conta própria.

A ciência "é" o melhor método de conhecimento da realidade, simplesmente pq trabalha em prol dela. Não criam fés, criam teorias que podem variar e por outra abaixo, o que não pode (e, por diversas vezes NÃO DEVE) contecer com a religião.

Com todo respeito, a religião se limita a explicar muitas vezes em textos floreados em parábolas, diversas explicações científicas comprovadas que se encaixam na maioria das vezes vagamente nessa "explicação", e se surpreendendo com verdades divinas. (se acontece uma grande coincidência então é uma festa!).

Podem me corrigir se eu estiver errado, mas seria o mesmo que eu escrever "Roger ganhará na megasena um dia e comprará uma ferrari"... pronto, profetizei... multiplica váras coisas bobas que podem acontecer em várias partes do mundo em várias páginas. É óbvio que algumas delas (já que não são datadas e são vagas) podem se coincidir em 2000 anos!!! afinal de contas são mais de 730.000 dias! Se Roger então ganhasse na megasena dentro desses dois mil anos, eu viraria Deus!

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Epistemologicamente sua posição está só uns cem anos ultrapassada. O Positivismo já está fora de moda há um bom tempo.


Tudo bem, mas ainda não consegui uma explicação mais suave pra isso... Existiria algum "fino trato" no qual não "ofendesse" as eternas contradições religiosas?

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emmmcri
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por emmmcri »

Ateu Tímido escreveu:
clara campos escreveu:
emmmcri escreveu:Ora Clara aí é vc deveria se sentir animada a refuta-los !
A TE é péssimamente ensinada nas escolas(pelo menos aqui no Brasil),pergunte a alunos de segundo grau e eles dizem q o homem evolui dos macacos.
Já fiz esta esperiência.Quanto se pergunta os mecanismos evolutivos por exemplo percebe-se como estão mal informados a respeito desta teoria.
Abraço.


No ensino médio não se pretende formar evolucionistas, assim alguns "pequenos erros científicos" são aceitáveis e por vezes até desejáveis já que a evolução é realmente complicada.

O homem descender do macaco é um pequeno erro negligenciável (na minha opinião).

Clara, eu tenho quase a mesma idade do Emmmcricri e acho que, pelo menos quando estudei, a evolução foi muito bem ensinada. Isso de dizer que "existe quem não acredite" sempre acontece, até porque há sempre alunos religiosos que perguntam sobre "Adão e Eva". Isso de o homem descender do macaco é algo que eu nunca ouviria de um professor de biologia, até porque caberia perguntar: "de que macaco?"
Penso que hoje a barreira da religião já não impede ninguém de dizer claramente que o homém é um macaco.


Com toda certeza seu colégio foi uma exeção e hoje está pior ainda ! Experimente o que eu escrevi á cima! Eu fiz isso.
Abraço.
Editado pela última vez por emmmcri em 21 Jun 2007, 00:49, em um total de 2 vezes.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



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docdeoz
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por docdeoz »

manoelmac escreveu:
dreaming escreveu:
manoelmac escreveu:
Quanto à ciência ser o melhor método para o conhecimento da realidade, bom, acho q não é o caso de estabelecer juízos de valor. Religião não é melhor nem pior q ciência, só possui um objeto de estudo diverso e se propõe a resolver problemas diferentes. O problema real é q mts religiosos e mts cientistas negam-se a aceitar isso e tentam desqualificar o objeto de estudo do outro, o q é completamente desnecessário, ao invés de se concentrar no seu próprio.


Não... A religião, na minha opinião, diferentemente da ciência, não tenta explicar o que não entendem, pegam isso e chamam simplesmente de "fé", sem sequer supor uma teoria plausível pra diversas coisas, e preferem acreditar acreditando, por conta própria.

A ciência "é" o melhor método de conhecimento da realidade, simplesmente pq trabalha em prol dela. Não criam fés, criam teorias que podem variar e por outra abaixo, o que não pode (e, por diversas vezes NÃO DEVE) contecer com a religião.

Com todo respeito, a religião se limita a explicar muitas vezes em textos floreados em parábolas, diversas explicações científicas comprovadas que se encaixam na maioria das vezes vagamente nessa "explicação", e se surpreendendo com verdades divinas. (se acontece uma grande coincidência então é uma festa!).

Podem me corrigir se eu estiver errado, mas seria o mesmo que eu escrever "Roger ganhará na megasena um dia e comprará uma ferrari"... pronto, profetizei... multiplica váras coisas bobas que podem acontecer em várias partes do mundo em várias páginas. É óbvio que algumas delas (já que não são datadas e são vagas) podem se coincidir em 2000 anos!!! afinal de contas são mais de 730.000 dias! Se Roger então ganhasse na megasena dentro desses dois mil anos, eu viraria Deus!

aff...


Epistemologicamente sua posição está só uns cem anos ultrapassada. O Positivismo já está fora de moda há um bom tempo.


Tudo bem, mas ainda não consegui uma explicação mais suave pra isso... Existiria algum "fino trato" no qual não "ofendesse" as eternas contradições religiosas?


Contradição religiosa? Resumo do Ateísmo: a matéria se auto-organiza... E eu sou contraditório...? :emoticon19:
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docdeoz
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Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por docdeoz »

Há trinta anos os criacionistas diziam que era impossível as galáxias terem-se formado espontanemante dado as forças centrífugas superarem as centrípetas... Surgiu a Matéria Escura... Daqui a pouco, para explicar a capacidade da matéria auto-organizar-se vai surgir alguma particula hipotética intangível exprimível matematicamente... :emoticon12: Aguardem...
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por manoelmac »

docdeoz escreveu:
manoelmac escreveu:
dreaming escreveu:
manoelmac escreveu:
Quanto à ciência ser o melhor método para o conhecimento da realidade, bom, acho q não é o caso de estabelecer juízos de valor. Religião não é melhor nem pior q ciência, só possui um objeto de estudo diverso e se propõe a resolver problemas diferentes. O problema real é q mts religiosos e mts cientistas negam-se a aceitar isso e tentam desqualificar o objeto de estudo do outro, o q é completamente desnecessário, ao invés de se concentrar no seu próprio.


Não... A religião, na minha opinião, diferentemente da ciência, não tenta explicar o que não entendem, pegam isso e chamam simplesmente de "fé", sem sequer supor uma teoria plausível pra diversas coisas, e preferem acreditar acreditando, por conta própria.

A ciência "é" o melhor método de conhecimento da realidade, simplesmente pq trabalha em prol dela. Não criam fés, criam teorias que podem variar e por outra abaixo, o que não pode (e, por diversas vezes NÃO DEVE) contecer com a religião.

Com todo respeito, a religião se limita a explicar muitas vezes em textos floreados em parábolas, diversas explicações científicas comprovadas que se encaixam na maioria das vezes vagamente nessa "explicação", e se surpreendendo com verdades divinas. (se acontece uma grande coincidência então é uma festa!).

Podem me corrigir se eu estiver errado, mas seria o mesmo que eu escrever "Roger ganhará na megasena um dia e comprará uma ferrari"... pronto, profetizei... multiplica váras coisas bobas que podem acontecer em várias partes do mundo em várias páginas. É óbvio que algumas delas (já que não são datadas e são vagas) podem se coincidir em 2000 anos!!! afinal de contas são mais de 730.000 dias! Se Roger então ganhasse na megasena dentro desses dois mil anos, eu viraria Deus!

aff...


Epistemologicamente sua posição está só uns cem anos ultrapassada. O Positivismo já está fora de moda há um bom tempo.


Tudo bem, mas ainda não consegui uma explicação mais suave pra isso... Existiria algum "fino trato" no qual não "ofendesse" as eternas contradições religiosas?


Contradição religiosa? Resumo do Ateísmo: a matéria se auto-organiza... E eu sou contraditório...? :emoticon19:


Cara,

Na boa, o que eu quero dizer é o seguinte:

Não estou dizendo que a ciência não tem suas contradições. Ela tem, e tenta provar e ASSUME uma teoria (a religião não Deus é Deus da verdade, justiça e amor ponto. Não é tolerante ao que vem de fora e semre tenta encaixar tudo que é inegavelmente comprovado dentro de seu âmbito, e citam, no caso dos cristãos, versículos dizendo que a verdadde está lá há séculos, como evidência, que só começaram a "reparar" depois das comprovações.)

Religiosos amam falar que a ciência é uma religião, sendo que a ciência, pelo menos até onde sei, é passível de mudança caso comprove queda de determinada teoria. (a religião não, é em sua essência, intolerante a mudança) Eu não sei o porque dessa crise em comparar estudos com textos que foram escritos uns duzentos anos depois que cristo morreu, e que um sacerdote resolveu juntar e disseminar esse alvoroço.

Não sei se é seu caso, eu não sou cientista, mas tb não sou totalmente idiota, mas, em nenhum texto bíblico vi exatidão ou coerência com estudos científicos.

Não me entenda mal, não sou nem nunca fui anti-religioso, mas eu penso que religião existe para confortar a alma.

Acho que a religião já tomou espaço demais dentro do estado, que deveria ser laico, e corroborou com ações contra minorias por séculos e séculos. Agora, querer tomar lugar de estudos sérios por causa de interpretações científicas que inexistem neste "livro sagrado" ou em qualquer outro, já é demais, estamos no século XXI.

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Ateu Tímido
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por Ateu Tímido »

emmmcri escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
clara campos escreveu:
emmmcri escreveu:Ora Clara aí é vc deveria se sentir animada a refuta-los !
A TE é péssimamente ensinada nas escolas(pelo menos aqui no Brasil),pergunte a alunos de segundo grau e eles dizem q o homem evolui dos macacos.
Já fiz esta esperiência.Quanto se pergunta os mecanismos evolutivos por exemplo percebe-se como estão mal informados a respeito desta teoria.
Abraço.


No ensino médio não se pretende formar evolucionistas, assim alguns "pequenos erros científicos" são aceitáveis e por vezes até desejáveis já que a evolução é realmente complicada.

O homem descender do macaco é um pequeno erro negligenciável (na minha opinião).

Clara, eu tenho quase a mesma idade do Emmmcricri e acho que, pelo menos quando estudei, a evolução foi muito bem ensinada. Isso de dizer que "existe quem não acredite" sempre acontece, até porque há sempre alunos religiosos que perguntam sobre "Adão e Eva". Isso de o homem descender do macaco é algo que eu nunca ouviria de um professor de biologia, até porque caberia perguntar: "de que macaco?"
Penso que hoje a barreira da religião já não impede ninguém de dizer claramente que o homém é um macaco.


Com toda certeza seu colégio foi uma exeção e hoje está pior ainda ! Experimente o que eu escrevi á cima! Eu fiz isso.
Abraço.


Quem recebe uma educação familiar razoável, além do acesso aos meios de informação que existem, tem notícia sobre a e evolução muito antes do ensino médio.
E a resposta vai depender dos alunos a quem você perguntar...
:emoticon131:

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emmmcri
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

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Ateu Tímido escreveu:
emmmcri escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
clara campos escreveu:
emmmcri escreveu:Ora Clara aí é vc deveria se sentir animada a refuta-los !
A TE é péssimamente ensinada nas escolas(pelo menos aqui no Brasil),pergunte a alunos de segundo grau e eles dizem q o homem evolui dos macacos.
Já fiz esta esperiência.Quanto se pergunta os mecanismos evolutivos por exemplo percebe-se como estão mal informados a respeito desta teoria.
Abraço.


No ensino médio não se pretende formar evolucionistas, assim alguns "pequenos erros científicos" são aceitáveis e por vezes até desejáveis já que a evolução é realmente complicada.

O homem descender do macaco é um pequeno erro negligenciável (na minha opinião).

Clara, eu tenho quase a mesma idade do Emmmcricri e acho que, pelo menos quando estudei, a evolução foi muito bem ensinada. Isso de dizer que "existe quem não acredite" sempre acontece, até porque há sempre alunos religiosos que perguntam sobre "Adão e Eva". Isso de o homem descender do macaco é algo que eu nunca ouviria de um professor de biologia, até porque caberia perguntar: "de que macaco?"
Penso que hoje a barreira da religião já não impede ninguém de dizer claramente que o homém é um macaco.


Com toda certeza seu colégio foi uma exeção e hoje está pior ainda ! Experimente o que eu escrevi á cima! Eu fiz isso.
Abraço.


Quem recebe uma educação familiar razoável, além do acesso aos meios de informação que existem, tem notícia sobre a e evolução muito antes do ensino médio.
E a resposta vai depender dos alunos a quem você perguntar...
:emoticon131:


Então eu dei muito azar porque eu perguntei a mais de 200 alunos, só numa sala de aula tinham cerca de oitenta alunos q não sabiam quase nada de evolução,em um colégio da tijuca.
:emoticon5: :emoticon5: :emoticon5:
Editado pela última vez por emmmcri em 21 Jun 2007, 01:16, em um total de 1 vez.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



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docdeoz
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Mensagem por docdeoz »

Cara,

Na boa, o que eu quero dizer é o seguinte:

Não estou dizendo que a ciência não tem suas contradições. Ela tem, e tenta provar e ASSUME uma teoria (a religião não Deus é Deus da verdade, justiça e amor ponto. Não é tolerante ao que vem de fora e semre tenta encaixar tudo que é inegavelmente comprovado dentro de seu âmbito, e citam, no caso dos cristãos, versículos dizendo que a verdadde está lá há séculos, como evidência, que só começaram a "reparar" depois das comprovações.)

Religiosos amam falar que a ciência é uma religião, sendo que a ciência, pelo menos até onde sei, é passível de mudança caso comprove queda de determinada teoria. (a religião não, é em sua essência, intolerante a mudança) Eu não sei o porque dessa crise em comparar estudos com textos que foram escritos uns duzentos anos depois que cristo morreu, e que um sacerdote resolveu juntar e disseminar esse alvoroço.

Não sei se é seu caso, eu não sou cientista, mas tb não sou totalmente idiota, mas, em nenhum texto bíblico vi exatidão ou coerência com estudos científicos.

Não me entenda mal, não sou nem nunca fui anti-religioso, mas eu penso que religião existe para confortar a alma.

Acho que a religião já tomou espaço demais dentro do estado, que deveria ser laico, e corroborou com ações contra minorias por séculos e séculos. Agora, querer tomar lugar de estudos sérios por causa de interpretações científicas que inexistem neste "livro sagrado" ou em qualquer outro, já é demais, estamos no século XXI. Manoelmac

Algumas coisas fzzem difernça na religião judaico cristã:

1-O homem é pó e em pó se tornará...

2-A Eva veio de Adão (Eva não poderia dar o Y)...

3-A idade dos primeiros seres humanos decresce em exponencial, segundo a LXX...

4-IHVH é definido como Aquele que É... (Eu sou-idéia do princípio antrópico...)

De repente Moisés era inteligentíssimo... :emoticon19:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

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manoelmac
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por manoelmac »

Ateu Tímido escreveu:
emmmcri escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
clara campos escreveu:
emmmcri escreveu:Ora Clara aí é vc deveria se sentir animada a refuta-los !
A TE é péssimamente ensinada nas escolas(pelo menos aqui no Brasil),pergunte a alunos de segundo grau e eles dizem q o homem evolui dos macacos.
Já fiz esta esperiência.Quanto se pergunta os mecanismos evolutivos por exemplo percebe-se como estão mal informados a respeito desta teoria.
Abraço.


No ensino médio não se pretende formar evolucionistas, assim alguns "pequenos erros científicos" são aceitáveis e por vezes até desejáveis já que a evolução é realmente complicada.

O homem descender do macaco é um pequeno erro negligenciável (na minha opinião).

Clara, eu tenho quase a mesma idade do Emmmcricri e acho que, pelo menos quando estudei, a evolução foi muito bem ensinada. Isso de dizer que "existe quem não acredite" sempre acontece, até porque há sempre alunos religiosos que perguntam sobre "Adão e Eva". Isso de o homem descender do macaco é algo que eu nunca ouviria de um professor de biologia, até porque caberia perguntar: "de que macaco?"
Penso que hoje a barreira da religião já não impede ninguém de dizer claramente que o homém é um macaco.


Com toda certeza seu colégio foi uma exeção e hoje está pior ainda ! Experimente o que eu escrevi á cima! Eu fiz isso.
Abraço.


Quem recebe uma educação familiar razoável, além do acesso aos meios de informação que existem, tem notícia sobre a e evolução muito antes do ensino médio.
E a resposta vai depender dos alunos a quem você perguntar...
:emoticon131:


Na boa, olha que a escola que estudei foi bem fraquinha, e meu professor sempre disse o seguinte: "Muitos cometem o engano de dizer que o homem descende do macaco, na verdade eles tem é um ancestral em comum."

Acho que isso não é mentira, e estava em meu livro de biologia no capítulo falando sobre o darwinismo. Nunca foi citado o criacionismo dentro deste livro ou dentro da sala de aula.

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Ateu Tímido
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Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por Ateu Tímido »

Faltou o "controle" do teste: perguntar sobre outras matérias, para ver se eles sabiam algo sobre alguma coisa... :emoticon131:

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emmmcri
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Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por emmmcri »

Bom , isso eu realmente não fiz.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
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Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
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manoelmac
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Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por manoelmac »

1-O homem é pó e em pó se tornará...

2-A Eva veio de Adão (Eva não poderia dar o Y)...

3-A idade dos primeiros seres humanos decresce em exponencial, segundo a LXX...

4-IHVH é definido como Aquele que É... (Eu sou-idéia do princípio antrópico...)

De repente Moisés era inteligentíssimo...


Era exatamente isso que eu queria dizer... Comprovações científicas encaichadas depois de descobertas dentro do contexto "judaico-cristão"... Resumiu TUDO! :emoticon12:

Os cientistas não consultam a bíblia pra descobrir, é sempre o contrário...

Apocaliptica

Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por Apocaliptica »

Também estudei em colégio público onde o darwinismo era ensinado, mas não se usava o termo Evolucionismo , e sim se passava a teoria como verdade científica até então mais aceita...
As questões criacionistas eram trazidas sempre em conversar familiares naturais para quem se criou dentro do Catolicismo, mas ninguém usava também este nome...só falavam das coisas constantes na Bíblia e normalmente aceitas sem muita convicção, por que nem sequer eram parte importante para a vida, só eram mais uma coisa entre tantas. Adão e Eva,`Paraíso, Maçã, Cobra, pecado original, as trevas e a luz, os sete dias da criação do mundo, estas coisas eram faladas naturalmente. Mas nunca na escola.

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emmmcri
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por emmmcri »

O que estou querendo dizer é o seguinte:
Nos colégios os livros falam de evolução como um fato sim, mas não explicam direito para os alunos como ela acontece, pelo menos os mecanismos básicos! O próprio Marcus Valério o XR , reconhece e se preocupa com isso em seu site sobre a evolução. Nunca me falaram em criacionismo ou Adão e Eva no colégio, isso só ouvi na igreja.
Abraços.
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Res Cogitans
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Localização: Hell de Janeiro

Mensagem por Res Cogitans »

Sinceramente, hoje nem me importa o que foi dado no meu colégio. Tudo de relevante que aprendi de darwinismo foi "por fora".
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

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emmmcri
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Mensagem por emmmcri »

Mas ai é que está o problema tem que se estudar por fora pra se saber a respeito.Pelo menos até onde sei, nos colégios aprende-se muito pouco sobre a TE. Ontem mesmo minha vizinha q estuda já em faculdade me respondeu que os homens evoluiram dos macacos.Perguntei como e ela não sabia nada .
Bom também o estudo no Rio é horrendo.Não sei no resto do País.
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King In Crimson
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Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por King In Crimson »

Também não aprendi que o homem veio do macaco.
Alías, meu ensino médio, em m atéria de evolução, foi muito satisfatório.

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emmmcri
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Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por emmmcri »

King In Crimson escreveu:Também não aprendi que o homem veio do macaco.
Alías, meu ensino médio, em m atéria de evolução, foi muito satisfatório.


Pow será que só aqui no Rio é q o ensino esta mal ?
Que as coisas estão más??
Outro dia o Acauan elogiou a polícia paulista,fiquei até assustado!!
Agora todos dizem q aprenderam satisfatóriamente a Te no ensino médio coisa q eu seu q aqui no RJ é mal ensinada pelo menos até uns cinco anos atraz.
Acho q o RJ não é Brasil então.
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