15% dos universitários nunca leram um livro

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

Re: Re.: 15% dos universitários nunca leram um livro

Mensagem por Res Cogitans »

Apocaliptica escreveu:
SickBoy escreveu:
André escreveu:Concordo, porém temo que possa levar muitos a aprender apenas a linguagem de internet, e uma busca por coisas superfulas. Conversas sem profundidade.

as pessoas acabam mantendo o interesse nas mesmas coisas que conversam com amigos: TV, cinema, baladas e cultura pop. mas pelo menos na internet vão "esbarrando" em coisas digamos mais edificantes, e o interesse pode ser despertado. lá fora ninguém entra numa biblioteca por engano

:emoticon8:

Certamente. As "bibliotecas" estão todas aqui e links para outras mais.
Fico me perguntando se as bibliotecas tradicionais ( pelo menos fora dos campus universitários), não estão às moscas, além das tradicionais traças...

Eu era sócio de 3 bibliotecas municipais e uma estadual, mais várias dos institutos da UFRJ.
Hoje continuo sócio da estadual, só renovei dois institutos da UFRJ e uso a conta de ex-aluno da PUC-Rio da minha mulher. Felizmente já não sou tão dependente das bibliotecas...em sebos eu encontro livro barato e compro o que eu quero.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Res Cogitans escreveu:
Apocaliptica escreveu:
SickBoy escreveu:
André escreveu:Concordo, porém temo que possa levar muitos a aprender apenas a linguagem de internet, e uma busca por coisas superfulas. Conversas sem profundidade.

as pessoas acabam mantendo o interesse nas mesmas coisas que conversam com amigos: TV, cinema, baladas e cultura pop. mas pelo menos na internet vão "esbarrando" em coisas digamos mais edificantes, e o interesse pode ser despertado. lá fora ninguém entra numa biblioteca por engano

Certamente. As "bibliotecas" estão todas aqui e links para outras mais.
Fico me perguntando se as bibliotecas tradicionais ( pelo menos fora dos campus universitários), não estão às moscas, além das tradicionais traças...

Eu era sócio de 3 bibliotecas municipais e uma estadual, mais várias dos institutos da UFRJ.
Hoje continuo sócio da estadual, só renovei dois institutos da UFRJ e uso a conta de ex-aluno da PUC-Rio da minha mulher. Felizmente já não sou tão dependente das bibliotecas...em sebos eu encontro livro barato e compro o que eu quero.

Hum...aqui em Porto Alegre, tirando a Biblioteca Estadual, no centrão ( onde nasci e não vou mais faz uns 15 anos ), só frequentava biblioteca acadêmica mesmo.
Sebos só no centro, pelo menos os que eu conheci...

manoelmac
Contato:

Re.: 15% dos universitários nunca leram um livro

Mensagem por manoelmac »

Aqui não temos boas bibliotecas... :emoticon8:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Res Cogitans

manoelmac escreveu:Aqui não temos boas bibliotecas... :emoticon8:

A melhorzinha aberta ao público geral é a Estadual. No quesito universidade a da Puc-Rio é muito boa.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Re.: 15% dos universitários nunca leram um livro

O metro-rio tb tem uma biblioteca mas o estilo dela não me agrada, vc olha oq tem num catálogo e pede o empréstimo. Eu gosto de garimpar os livros nas estantes, folheá-los etc.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Res Cogitans escreveu:O metro-rio tb tem uma biblioteca mas o estilo dela não me agrada, vc olha oq tem num catálogo e pede o empréstimo. Eu gosto de garimpar os livros nas estantes, folheá-los etc.

A Estadual aqui era assim também há décadas...pedia na recepção, tinha aquelas fichas e tal...a moça mandava buscar.A da PUC era boa, podia ficar passeando horas no meio dos corredores...e depois era só passar no balcão com os livros que queria.

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:

Escreva um post com 4 linhas em um fórum no orkut e veja quantas pessoas se dão ao trabalho de postar: "Muito grande, não li", "Não li", "Eu também não", "parem de postar livros".

Eles acham que estão inclusive prestando um serviço: "Vamos manter os foruns do orkut simples, só comentem bstra eskrito assim e d 1 linha.

Não subestime a preguiça, mesmo esbarrando em outras coisas, muitos acabam lendo o título e ignorando o resto.

PS. Faltou averiguar na pesquisa, quem leu mais de três livros, mas tudo no estilo Zibia Gaspareto. :emoticon16:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Trancado