Como funciona o carma ?!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Como funciona o carma ?!

Mensagem por Fedidovisk »

Hitler devia ser um guru espiritual com a missão de fazer cumprir a sina dos Judeus ( não todos, só os com karma).

E se o aborto nesse caso tem como princípio fazer valer o Karma, a mãe então não pode ser condenada pelo assassinato da criança...

Taí uma coisa que nunca entendi, dependendo da bagagem espiritual de uns, os males causados por outros não serão punidos ?

Hipótese... 1

Eu tenho karma de ter sido alguém extremamente mau e sanguinareo, sádico... em outra vida para meu infortúnio eu nasci em um local onde crianças desde cedo aprendem à guerrear, isso pq eu preciso pagar karma, então eu desde pequeno vou a guerra, e tcharammm... morro com muita dor...

Hipótese... 2

Fui uma pessoa extremamente bondosa e caridosa, nasci de boa família... voila! Também morro com muita dor por alguém muito mau...

Hipotése... 3

Fui uma pessoa boa e de acordo com a DE, mas o meu meio foi selvagem e meus bens escassos... também morro como nas outras vezes de morte doída :P...

Na nº 1 :

A pessoa cumpriu seu karma, e o assassino cumpriu seu papel. Eu evoluí por ter cumprido minha sentença e ele por ter feito o que lhe era à cumprir.

Na nº 2 :

Depois de ter passado as penúrias da vida e aprendido o que é um espírito elevado... estou "relaxando e gozando", aí... me matam... Eu vou ter "ponto" com Deus pois era meu direito e me matam O.O! Eu vou para outro plano espiritual, e o assassino por cometer aquilo à quem não era destinado tal infortúnio vai pro Hades...

Na nº 3 :

Você está também cumprindo Karma, só que no entanto você ao invés de apelar para a carta dor, você decidi desenvolver-se intelectualmente e consequentemente espiritualmente... Mas denovo o assassino molestador de criancinhas torna a aparecer... Eu vou evoluir e se não cumpri como desejava terminei por saldar meu karma... o maniâco assassino vai para o céu também, mas mostrou que karma que é karma se paga na porrada

E talvez você me diga... nada acontece por acaso... então tornamos a velha questão, não existe livre-arbítrio!


Espíritas não faço um desafio tão pouco espero resposta... não entenderei como desistência, mas apenas que os que se encontram aqui no forum não possuem informações suficientes para maioreres esclarecimentos.

A proposta em questão é bem simples e um tanto infantil no seu entendimento.


Nunca falei tão sério!

Qualquer um tenha a liberdade de responder, não necessáriamente espíritas, contanto com algum conhecimento acerca do espiritismo relacionado com a proposta em questão.

Agora não dá pra não ver!

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Johnny »

Segundo a doutrina espirita, o que nós entendemos como sofrimento é especifico de nós encarnados. Por este ponto de vista obtém-se que:

Nós sofremos porque queremos, por não sermos bons ou por termos praticado atos ruins em outra encarnação ou ainda por não praticarmos atos bons na outra encarnação. Entende-se outra encarnação como as precedentes desta. Para se entender todos os conceitos, é necessário entender o que seria o espirito, como ele atua no corpo, o que seria um perispirito, como ele atua e assim por diante. Entende-se por perispirito a interface entre o espirito (imortal) e a matéria que conhecemos. O perispirito seria formado por matéria diferente da nossa. Eles dizer "matéria sutil" (?!?) mas não explicam este sutil, se são os mesmo átomos ou são outro tipo de matéria (formada por outros elementos quimicos por exemplo). Sem estas explicações, fica dificil para qualquer um entender. Tem uns aí que defendem a MEcânica Quantica que poderiam "hipoteticar" sobre o assunto, já que a mesma consegue inventar tanta coisa inexistente ao ponto de vista mundano.
Exemplos de carmas:

Um casal tem um filho que nasce morto e defeituoso. Provavelmente seria porque o ser que não nasceu degradou seu perispirito na encarnação passada (por uso de drogas ou outra coisa que levou seu corpo "para o buraco"). Neste caso ele tem uma encarnação compulsória para restaurar o perispirito danificado. Segundo o espiritismo, o perispirito é quem dá a forma ao corpo, respeitando a genética sempre que possível. Os espiritos (engenheiro genéticos da encarnação) podem mudar a genética de qualquer parte do corpo, podendo adicionar defeitos fisicos (para que a pessoa não se torne muito vaidosa por exemplo), melhorando sua capacidade fisica ou intelectual (para cumprir determinada missão) entre outras.
Uma coisa que não fica ebm explicada (talvez porque complique determinadas respostas...) é se e que tipo de espiritos podem ou não entrever o futuro ou mesmo uma pequena parte dele. Mas isso já é outra estória...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por videomaker »

Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Ashus »

videomaker escreveu:Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.


Responsável em vida?

Apocaliptica

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.


Responsável? Mas e o Livre Arbítrio? E o que tem que ser cumprido, inclusive com a interferência do outro? Não entendo mesmo...deve haver alguma lógica...puxa daqui, sobre dali, empurra prá cá...responsável + lei da causa e efeito? Como se junta as duas coisas? :emoticon12:

APROPRIADO... :emoticon4:

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por videomaker »

Ashus escreveu:
videomaker escreveu:Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.


Responsável em vida?


Responsavel pelo que se fez! seja em vida ou não! qual o problema? ou vc conheço outra justiça a não ser essa?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.


Responsável? Mas e o Livre Arbítrio? E o que tem que ser cumprido, inclusive com a interferência do outro? Não entendo mesmo...deve haver alguma lógica...puxa daqui, sobre dali, empurra prá cá...responsável + lei da causa e efeito? Como se junta as duas coisas? :emoticon12:

APROPRIADO... :emoticon4:


Qual a confusão Gaucha? :emoticon5: Por que te impresiona o sistema? paga quem deve e pronto! é tudo perfeitamente sicronizado! sem falhas! qual o problema?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Fedidovisk »

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.


Responsável? Mas e o Livre Arbítrio? E o que tem que ser cumprido, inclusive com a interferência do outro? Não entendo mesmo...deve haver alguma lógica...puxa daqui, sobre dali, empurra prá cá...responsável + lei da causa e efeito? Como se junta as duas coisas? :emoticon12:

APROPRIADO... :emoticon4:


Depos os ateus que são niilistas!

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.


Se o kardecismo é sério, suas respostas receberão tratamento sério.

Já que estamos falando de uma Lei (segundo os kardecistas) creio que sua resposta terá o mesmo tratamento que é dispensado a uma questão sobre MRU, MRUV, etc, etc.

Afinal, segundo os kardecistas, isso ai é ciencia.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Johnny »

videomaker escreveu:Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.


NEstte caso Video, acho que o melhor é aqui mesmo. Primeiro que não tenho visto fóruns dinâmicos como este, em que a resposta, crítica etc. seja tão rápida. A não ser claro que você indique algum mas, duvido. Não por incopetência mas porque já procurei e não encontrei. Demoram para responder ou têm que consultar ou não sabem. Nada contra afinal, quem domina tudo sobre um assunto qualquer não tem tempo para ficar em fóruns...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Johnny »

Apocaliptica escreveu:Responsável? Mas e o Livre Arbítrio? E o que tem que ser cumprido, inclusive com a interferência do outro? Não entendo mesmo...deve haver alguma lógica...puxa daqui, sobre dali, empurra prá cá...responsável + lei da causa e efeito? Como se junta as duas coisas? :emoticon12:

APROPRIADO... :emoticon4:


Apo, para fazer sentido tem-se que admitir que:
1- Exista um deus amoroso
2- Exista a reencarnação e espiritos
3- Exista o livre arbitrio.

Admitindo-se a existencia deste deus, admite-se também o livre arbitrio pois caso contrário, ele não seria amoroso. Entenda-se que amor envolve desde misericórdia como bondade, etc..

Mesmo assim ainda temos um conjunto de regras (leis) a serem seguidas, leis estas criadas pelo deus. Estas regras não podem ser quebradas por nós ou seja, seriam leis perfeitas.

Sendo assim o livre arbitrio não será total e irrestrito pois você de uma forma ou outra tem que assumir um determinado número de opções finitas.

E a existência da reencarnação, que neste caso assume-se que exista espiritos, vem para finalizar o sistema.
Admite-se que o mesmo é eterno. Sendo assim o espirito não morre. Se ele não morre, apenas renasce a cada morte. A cada nascimento experimenta novas experiências. NEste ponto começam as confusões pois cada qual é solicitado a uma vida de escolhas em que um erro pode gerar outros (até aqui tudo normal pois somos assim).
Com se não bastasse existe não só o espirito e o corpo mas um perispirito que seria a interface entre o corpo e o espirito. O perispirito guardaria em si as experiências adquiridas em vida corpórea. Seria como uma memória para a vida corporal. Este perispirito é uma imagem do corpo terreno e sendo assim, possuiria todos os seus orgãos-imagem. O perispirito não poderia se regenerar por si mas poderia ser submetido a regeneração em órgãos específicos nos mundos espirituais. Admitiu-se que existem espiritos e sendo assim, eles tem que ir para algum lugar quando saem do corpo que morreu. Este lugar, que podem ser vários, estão em uma camada à volta de nosso planeta e que não enchergamos nem detectamos pelos motivos citados por mim lá em cima (matéria sutil, etc...).

Daí assume-se que, qualquer dor ou sofrimento existente aqui é consequencia de nossos atos. Até aqui tudo bem pois também somos assim e seria perfeito se a justiça sempre encontrasse e prendesse os malfeitores, seja qual for.
Mas voltando, a dor existe por não seguirmos as leis básicas como amar ao próximo que segundo a doutrina seria respeitar, entender, cooperar, ajudar, etc...
Segundo a doutrina, toda ação causa uma reação e isso reflete no espirito. Se uma pessoa é alcoolatra, ela degrada seu fígado e isso será refletido em seu perispirito de forma que na próxima encarnação ele poerá vir com problemas no mesmo que exigirá um trnasplante ou ainda virá como uma pessoa que deverá patrocinar uma escola ou ensinar pessoas viciadas em drogas.
As leis de causa e efeito não possuem regras absolutas. Um assassino pode vir como vitima mas também pode vir como um potencial para a justiça para pagar sua dívida. Como a morte não existe, isso faria sentido. Falando em morte, por isso que os espiritas são contra a pena de morte pois, se esta não existe e existe a reencarnação, o assassino ficará no plano espiritual dos espiritos mais "duros" e ainda com raiva das pessoas, podendo obsidia-las. Depois vem mais um montão de coisas que só perguntando e respondendo mesmo.
Ale´m de tuuuudo isso, ainda tem as confusões lançadas pelos clãs espirituais, pessoas ditas como dissidentes da federação espirita por não concordarem em genero numero e graus com tudo o que dita a dita cuja. A FEB funciona como uma censura para livros, filmes e divulgação. COmo gosto de ficção, li um tal de Zana, a extraterrestre, uma "história" espirita que se passa entre um espirito humano e um espirito de outro planeta, trabalhando juntos no mundo espiritual. Depois no segundo livro o espirito diz que "as pessoas não concordam com o que ele escreveu" e fica claro que estas pessoas são os espiritas fundamentalistas.

Bem, como ficou muito pesado, acabei desistindo e passei a ler Harry Potter pois é divertido e faz mais sentido...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Fedidovisk »

Uma teoria "universal" independente do ponto de vista deveria assumir a mesma forma... O seu texto mostra de forma bem clara, mas não aponta, como se colocarmos determinados questionamentos, estes assumiram tantas outras interpretações.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Re.: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Johnny »

Fedidovisk escreveu:Uma teoria "universal" independente do ponto de vista deveria assumir a mesma forma... O seu texto mostra de forma bem clara, mas não aponta, como se colocarmos determinados questionamentos, estes assumiram tantas outras interpretações.


Sim, para ver como é. Penso até em ler toda a "Trilogia" espirita mas não tenho tempo nem de terminar de começar o me me propus (reler sobre quimica, fisica, etc...).

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Ashus »

videomaker escreveu:
Ashus escreveu:
videomaker escreveu:Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.


Responsável em vida?


Responsavel pelo que se fez! seja em vida ou não! qual o problema? ou vc conheço outra justiça a não ser essa?
:emoticon5:



Onde fica o karma quando um indivíduo comete atrocidades e morre sem ser punido?

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re.: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Jeanioz »

Até me dá ódio de perguntar, mas...

Qual a relação do carma no acidente do avião Airbus 320 da TAM? :emoticon2:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Fedidovisk escreveu:Taí uma coisa que nunca entendi, dependendo da bagagem espiritual de uns, os males causados por outros não serão punidos ?


É CRENÇA comum achar que: Karma ruim = punição ou vingança, ou achar que: karma bom = recompensa ou compensação.
Na realidade, Karma = ação.

De fato, nas religiões orientais de onde o termo Karma foi emprestado pelos espíritas, temos que nos livrar de todo o karma, seja ele ruim ou bom.
Nesse caso o karma não é apenas ação, mas ação egoísta ou apegada, ação do "eu" ilusório.
Uma pessoa com um acumulo de Karma bom, continuaria sujeita ao sofrimento e morte, mas vivendo no samsara em uma situação mais favoravel, mas isso não a livra dos sofrimentos inevitáveis da vida, nem da morte e renascimento.
No fim, o Karma bom também é ruim e deve ser eliminado.
Isso já demonstra que o Karma bom não é recompensa, assim como o Karma ruim não é punição.

Um bom exemplo de karma ruim:
Uma pessoa que não controla sua "ira" e é possessiva, já vive um inferno mental por si só, pois vivencia sempre brigas e estados mentais desagradáveis.

Vamos supor que um homem assim, namora uma garota e, é muito ciumento.
Ele vive sempre o medo de perder sua garota, vive a paranóia da desconfiança e sempre briga com ela, algumas vezes a ira é tanta que a agride.
Isso tudo por si só já é um inferno. Esse sofrimento é o efeito de seu karma, o efeito de sua própria ação.
Ele pode aprender com esse sofrimento, ou não.
Com o tempo a garota cansa de apanhar e o abandona... mais sofrimento, pois perde a pessoa pela qual é apaixonado.
É ele próprio quem acaba afastando a pessoa, gerando seu próprio sofrimento.

Bem, vamos supor que nessa vida ele morre sem aprender.
Ele vai ser magicamente "punido" na próxima vida?
Uma força misteriosa vai faze-lo viver infeliz para pagar pelas agressões feitas na vida anterior?
Ele vai sofrer o mesmo tipo de agressão que praticou?

Claro que não, entretanto, como não aprendeu, vai cometer o mesmo erro e vivenciar todo esse inferno novamente.
Vai continuar ciumento e possessivo e vai ter que arcar com suas atitudes.
Vai arrumar outras garotas e viver a mesma paranóia, a mesma ira, pode até ter problemas com a policia e vizinhos por isso.
Nesse caso, é "possível" que acabe sofrendo agressões, mas isso não é uma punição "magica", é apenas consequências de seus atos.
Isso mostra bastante a ligação do karma com a causa e efeito, mas o karma não se restringe a isso.

Vamos supor que ele ainda não aprendeu vivenciando todo esse inferno pela segunda vez.
Ele pode acabar reencarnando como filho de um pai que bate na mãe.
Apesar de não apanhar do pai, ele aprende a se controlar vendo o descontrole do pai e o sofrimento dos dois, sofrimento causado pelas atitudes do pai.
Pode sofrer por ver sua mãe apanhando sem motivos, bem como compreender que o pai é quem está errado, paranóico, possessivo e descontrolado.

Se com isso ele "aprendeu", não vai mais vivenciar esse tipo de coisa, não vai mais ter ciumes possessivo e bater em garotas, assim não vai mais viver aquele inferno mental.
Aprendizado concluído, fim desse karma, pois não vai mais praticar esse tipo de "ação", dessa forma não estando sujeito as suas consequências.



Copiado e colado de: http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=10791& ... c&start=80
Editado pela última vez por NadaSei em 18 Jul 2007, 07:36, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Johnny »

Como disse antes, admitindo-se que o que é eterno é o espirito e o resto é passageiro e APENAS os encarnados sentem a dor da morte, perda... temos que não faria sentido pensar que 1000 pessoas morrerem seria algo ruim, afinal, elas estariam se desprendendo de uma situação pior e indo para uma melhor com novas oportunidades.
Mas o maior problema da doutrina kerdecista está não em provar a existência de espiritos e sim em continuar a dar aval à Moisés e pior, não explicar determinadas parabolas de seu maior mestre...
Com não assumem nada, ficam como os catolicos. Com tres deuses inertes...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Como funciona o carma ?!

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:Até me dá ódio de perguntar, mas...

Qual a relação do carma no acidente do avião Airbus 320 da TAM? :emoticon2:

Acho que nesse caso é karma empresarial...
Fala serio, tanto avião pra escorregar na pista e tinha logo que ser um de quem? TAM... depois, tanto prédio pro avião bater e foi acabar entrando em um prédio que nem ao menos ficava em frente a pista, mas ao lado... prédio de quem? TAM...
Isso só pode ser karma :emoticon16:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Re.: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Ashus »

Se o entendi correctamente, NadaSei, o karma não passa de um estado mental são ou não.
O autocarro azul está a chamar

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Como funciona o carma ?!

Mensagem por aknatom »

Ashus escreveu:Se o entendi correctamente, NadaSei, o karma não passa de um estado mental são ou não.


Mais ou menos, mas é poir aí.
Karma pode ser definido como a tendência da vida da pessoa nauele tipo específico de relacionamento. Como vc costuma se relacionar com seu dinheiro, com seu corpo, com sua saúde, com sua família, com seus amigos, etc. Está além de ser bom por provocar uma sensação agradável ou ruim por ser desagradável.
Uma observação sobre a questão da necessidade de eliminação total do karma. Realmente muitas escolas ensinam isso mas outras ensinam que o ciclo de nascer e morrer é eterno, é a prórpia realidade das vida e não pode ser interrompida... nesta interpretação "nirvana" não é cessar o ciclo mas sim sair de um ciclo negativo onde as experiências são desagradáveis e infrutíferas e passar a viver um ciclo produtivo onde existe o crescimento e aprendizado. Nesse ciclo produtivo as realidades internas experimentadas são a de realização intelectual, realização produtiva, realização por compaixão e realização por compreenssão, ou erudição, absorção, bodhissatva e buda, respectivamente.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Mensagem por Fedidovisk »

NadaSei escreveu:
Fedidovisk escreveu:Taí uma coisa que nunca entendi, dependendo da bagagem espiritual de uns, os males causados por outros não serão punidos ?


É CRENÇA comum achar que: Karma ruim = punição ou vingança, ou achar que: karma bom = recompensa ou compensação.
Na realidade, Karma = ação.

De fato, nas religiões orientais de onde o termo Karma foi emprestado pelos espíritas, temos que nos livrar de todo o karma, seja ele ruim ou bom.
Nesse caso o karma não é apenas ação, mas ação egoísta ou apegada, ação do "eu" ilusório.
Uma pessoa com um acumulo de Karma bom, continuaria sujeita ao sofrimento e morte, mas vivendo no samsara em uma situação mais favoravel, mas isso não a livra dos sofrimentos inevitáveis da vida, nem da morte e renascimento.
No fim, o Karma bom também é ruim e deve ser eliminado.
Isso já demonstra que o Karma bom não é recompensa, assim como o Karma ruim não é punição.

Um bom exemplo de karma ruim:
Uma pessoa que não controla sua "ira" e é possessiva, já vive um inferno mental por si só, pois vivencia sempre brigas e estados mentais desagradáveis.

Vamos supor que um homem assim, namora uma garota e, é muito ciumento.
Ele vive sempre o medo de perder sua garota, vive a paranóia da desconfiança e sempre briga com ela, algumas vezes a ira é tanta que a agride.
Isso tudo por si só já é um inferno. Esse sofrimento é o efeito de seu karma, o efeito de sua própria ação.
Ele pode aprender com esse sofrimento, ou não.
Com o tempo a garota cansa de apanhar e o abandona... mais sofrimento, pois perde a pessoa pela qual é apaixonado.
É ele próprio quem acaba afastando a pessoa, gerando seu próprio sofrimento.

Bem, vamos supor que nessa vida ele morre sem aprender.
Ele vai ser magicamente "punido" na próxima vida?
Uma força misteriosa vai faze-lo viver infeliz para pagar pelas agressões feitas na vida anterior?
Ele vai sofrer o mesmo tipo de agressão que praticou?

Claro que não, entretanto, como não aprendeu, vai cometer o mesmo erro e vivenciar todo esse inferno novamente.
Vai continuar ciumento e possessivo e vai ter que arcar com suas atitudes.
Vai arrumar outras garotas e viver a mesma paranóia, a mesma ira, pode até ter problemas com a policia e vizinhos por isso.
Nesse caso, é "possível" que acabe sofrendo agressões, mas isso não é uma punição "magica", é apenas consequências de seus atos.
Isso mostra bastante a ligação do karma com a causa e efeito, mas o karma não se restringe a isso.

Vamos supor que ele ainda não aprendeu vivenciando todo esse inferno pela segunda vez.
Ele pode acabar reencarnando como filho de um pai que bate na mãe.
Apesar de não apanhar do pai, ele aprende a se controlar vendo o descontrole do pai e o sofrimento dos dois, sofrimento causado pelas atitudes do pai.
Pode sofrer por ver sua mãe apanhando sem motivos, bem como compreender que o pai é quem está errado, paranóico, possessivo e descontrolado.

Se com isso ele "aprendeu", não vai mais vivenciar esse tipo de coisa, não vai mais ter ciumes possessivo e bater em garotas, assim não vai mais viver aquele inferno mental.
Aprendizado concluído, fim desse karma, pois não vai mais praticar esse tipo de "ação", dessa forma não estando sujeito as suas consequências.



Copiado e colado de: http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=10791& ... c&start=80


Muito confuso...

O karma é proporcional não apenas as ações que você realiza e sofre mas como você encara.

O que dizer de um psicopata, que faz o "mal" e sente prazer... para ele não existe nenhum sofrimento carnal aí... e se há no espiritual... então existem certas regras no que diz respeito à elevação espiritual, que chamaremos de Bom ou bondade, há de se haver dessa forma uma definição do que é bom.

O psicopata faz o mal, mas jamais vai poder ser culpado por isso, e quem sabe em termos espirituais alcançaria uma elevação, pois obteve êxito entre seu estado de espírito, vontade, e realização.

E afinal onde isso vai dar... em um aspecto mais geral! O karma apenas uma lição de lidar com os sentimentos, mas não existem sentimentos bons ou maus, apenas sentimentos que nos fazem sentir mal... uma busca eterna pela anulação dos sentimentos que nos corrompem e privam de uma ação autônoma... o ser humano que ao invés de buscar um equilíbrio, busca a superação de si mesmo praticamente está condenado ao niilismo...

Avatar do usuário
Loki
Mensagens: 53
Registrado em: 16 Jul 2007, 00:23

Re: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Loki »

videomaker escreveu:Se a tua pergunta é assim tão séria, bom seria faze-la em espaço mais apropiado! Que tal em um forum espirita? talvez lá vc tenha um resultado mais interessante! o que posso dizer apenas que não há justiça maior do que ser responsavel por que se faz, e basicamente a lei de causa e efeito é isso! outras "hipotezes" só nos faz rir.



:emoticon16:

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Como funciona o carma ?!

Mensagem por Fedidovisk »

Depois do meu "palio" duro não digo nada...

:emoticon13: :emoticon19: :emoticon13: :emoticon22:

Trancado