A construção solene e meticulosa do atraso
Pronto!
Conseguimos nos superar na tragédia.
Havia, como sabem, 186 pessoas no Airbus da TAM. Considerando-se as vítimas em terra, os mortos devem chegar a 200.
Vocês conhecem a frase: o atraso e o subdesenvolvimento não acontecem por acaso; não são obra da natureza; não caem da “arvore dos acontecimentos”, para citar uma expressão de Karl Marx, de que alguns puxa-sacos do demiurgo gostam tanto. Eles são solene e pacientemente construídos. É preciso se dedicar meticulosamente a fazer a coisa errada para que se alcancem certos resultados. Ora, fabricar 354 mortos em acidentes aéreos em 10 meses é feito realmente digno de nota.
Lula reuniu ontem o chamado Gabinete da Crise. Dele faz parte o ministro Franklin Martins, pomposamente chamado da “Comunicação Social”. Consideradas as suas atribuições, é o homem da Propaganda & da Verdade. Sua pasta é tão ampla, que ele decide onde pôr um anúncio da Petrobras ou da Caixa Econômica — no jornal do MR-8 por exemplo — e o que dizer a um país perplexo, assustado, onde voar virou uma roleta russa. Se já tivesse a sua TV, aquela que vai custar R$ 350 milhões por ano, poderia fazer a cobertura “certa” da tragédia.
Uma das decisões do Gabinete da Crise foi evitar a vinda de Lula a São Paulo. A desculpa é que ele vai fazer uma pequena cirurgia no olho. É piada que nasce pronta. Com efeito, não anda enxergando bem. Mas tem ouvidos para ouvir a vaia. Por isso, não vem. A intervenção é tão urgente, que ele tinha viagem agendada para o Sul, aonde também não pode ir, porque lá estão os familiares de boa parte dos mortos. Em seu lugar, Lula despacha José Alencar, o titular anterior da Defesa, aquele que nos pede “paciência”.
Lula, sem dúvida, é bastante popular, mas não convém ficar exposto a uma solenidade não-controlada no Rio de Janeiro.
Lula, sem dúvida, é bastante popular, mas não convém ficar exposto à opinião das ruas em São Paulo.
Lula, sem dúvida, é bastante popular, mas não convém ficar exposto ao juízo dos gaúchos.
O ministro da Propaganda & da Verdade sabe como fazer.
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/
A construção solene e meticulosa do atraso
A construção solene e meticulosa do atraso
TULIO
WE ARE ALL MONKEYS
